Autor Tópico: Dúvida sobre ângulo de visão  (Lida 1537 vezes)

takefotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Fevereiro de 2012, 13:05:04
Pessoal, boa tarde!

Sou novato aqui e tenho uma dúvida  :aua:  :aua:  :aua:: o ângulo de visão muda em uma câmera cropada em relação a uma FF? Assim, sei que o comprimento focal de uma lente,  por exemplo EF-50mm f/1.8, numa câmera com sensor APS-C vai para 80 mm "fechando" mais o objeto focado, correto? Mas e o ângulo de visão que é de 45, 46 graus, nesse exemplo, se altera? Sim? Pois o a distância muda e os dois se relacionam? Não, pois a construção da lente não altera com o tamanho do sensor, ou nenhuma das anteriores?

Agradeço muito antecipadamente!




Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 13:47:09
O ângulo de visão varia conforme a distância focal da lente, e como no seu exemplo uma lente de 50mm passa a ter a distância de uma 80mm, então o ângulo que você vai ver será o de uma lente de 80mm.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


takefotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 16:30:25
Obrigado, Gularth, pela resposta!

Mas a razão de variação do ângulo seria o mesmo? Por exemplo de 1.6x no sensor APS-C?

Pergunto isso pois eu estou tendo interesse em lentes de 35mm (equivalente às normais 50mm em FF, já que meu sensor é um APS-C). Eu poderia, por exemplo, escolher uma lente super grande angular como a EF 16-35mm f/2.8L II USM ou teria que ser uma prime como a EF 35 mm f/2 (sem comparar a abertura das duas) ou ainda uma zoom padrão?

Vi na especificação da Canon da mesmas que seu ângulo de visão máximo é de 63o e, no caso da zoom, teria ainda o grande angular. É isso mesmo?

Obrigado mais uma vez!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 17:08:49
Vamos com calma nessa hora...

A lente não passa a ter uma nova DF porque sai de uma cam com sensor cropado para uma cam com sensor FF. O que muda nesse caso é o sensor, não a lente.
A lente é um objeto físico e como tal não vai se alterar. Assim, a DF dela não "vira" 80mm, segundo teu exemplo. O que varia o o quanto de imagem o sensor vai registrar. Isso porque é o sensor que muda de tamanho. Assim, a imagem entregue sempre será a mesma, mas o sensor APS-C "enxerga" menos. É como se vc estivesse posicionado numa sala e olhasse por uma janela.

Você tem que olhar o ângulo de visão da diagonal da lente. É esse ângulo que será registrado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


takefotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 17:32:47
Obrigado, Mr. Hyde!

Ficou claro pra mim que o quanto da imagem é registrado é que irá se alterar quando se usa a mesma lente em FF ou sensor cropado, por exemplo, APS-C. Nos exemplos que dei da EF 16-35mm f/2.8L II IS USM e a EF 35mm f/2, é correto dizer que o ângulo, segundo o fabricante, de 63o. se manterá o mesmo tanto para FF e APS-C e as mesmas, então, em DF de 35 mm apresentarão a mesma imagem num sensor APS-C?

Não sei se estou misturando dois temas em um, mas se estiver me desculpe! rsrs

Abraço!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 17:51:55
A DF não muda, a imagem entregue é a mesma, mas como o sensor "enxerga" uma área menor, o ângulo de visão equivalente seria o de uma lente de 56mm em FF. Capisce? :)
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2012, 17:54:12 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


takefotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 19:36:24
Sim!

Valeu pelo esclarecimento, DMZamora!
Equivalente é a palavra! Hehehe
Abraço!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 21:20:39

(...)Nos exemplos que dei da EF 16-35mm f/2.8L II IS USM e a EF 35mm f/2, é correto dizer que o ângulo, segundo o fabricante, de 63o. se manterá o mesmo tanto para FF e APS-C e as mesmas, então, em DF de 35 mm apresentarão a mesma imagem num sensor APS-C?

(...)

Em tese, sim. Como nesse caso o fabricante é o mesmo muito possivelmente o ângulo tb será o mesmo. Mas se você for comparar DF's de diferentes fabricantes, p. ex. 18mm equivalente de uma determinada lente Sigma ou Tanrom ou Tokina ou Canon, para usar em tua cam, o ângulo de visão pode sofrer pequena alteração. Nada muito radical, mas terão diferenças sutis nos ângulos.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


takefotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 09:04:14
Legal Mr. Hyde, valeu pela informação sobre diferentes fabricantes, não sabia disso...  :ok:

Uma boa maneira de perceber tais diferenças é testar as objetivas com a sua câmera, não?

Interessante que eu estava observando algumas objetivas, me interessando por outras, depois desistindo e, após obter informações mais técnicas e específicas aqui voltando a me interessa por elas... Ainda bem que ainda não me decidi por nenhuma rsrsrs

Abraço