Autor Tópico: Orçamento limitado de até R$ 1600,00. Compro DSLR ou SuperZoom?  (Lida 7130 vezes)

Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #15 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 13:12:08
João Paulo, de acordo com a Canon não há diferença ótica entre as duas, nem no sistema IS, somente de design e mudança na qualidade da construção.
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #16 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 14:05:24
Eu iria de DSLR porque com ela vc poderá crescer até onde quiser ou aguentar...rsrsrs

Mesmo como hobbie a gente quer sempre mais e uma compacta é aquilo ali e acabou. Vc fica limitado.

Com o tempo a sua percepção estética vai se aprimorando e vc vai ficando mais exigente e aí a SZ não vai te atender mais.

Com a DSLR é devagar e sempre...
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #17 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 22:02:27
No final do ano eu tbm passei pela mesma duvida: SZ ou Dslr. Fui estudando e pesquisando e acabei maturando a ideia. Acabei comprando um D3100 por 1.650. Realmente foi uma escolha quase certa. No meu flickr tem umas fotos já usando os controles manuais e sem  nenhuma editoração.
Porém hoje eu já compraria uma D90 ou T2i pois elas já tem motor de foco no corpo e torna o investimento em lentes (Nikon principalmente) menor.
O mr. Hide está certo qdo fala que é um hobby caro. Acabei de gastar 330 obamas em uma lente prime 35mm e uma bateria extra.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 23:54:27
Vai de superzoom, com um orçamento apertado você vai se cansar rápido da sua DSLR.

Discordo.  Primeiro que uma DSLR é outro nível de câmera. Sem comparação.  Tenho uma T3 e uso somente o lente do kit (18-55mm) e estou bastante satisfeito. Longe de estar cansado.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #19 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 00:21:26
Joao, sobre o curso do Senac exigir uma DSLR eles estão totalmente equivocados com essa exigência, pois o fundamento fotográfico independe de câmera. Por exemplo com uma Canon S95 (compacta) você tem à disposição todos os controles manuais, excetuando alguns aspectos como qualidade de Bokeh, lentes etc tudo tem nela.

Sobre a câmera, pense no que você quer fotografar. Uma superzoom chama atenção pelo zoom mesmo, mas vai que você tem o estilo Bresson na veia? a gente só descobre quando vai fotografar. Minha dica é você ir de DSLR, pois a qualidade também é um fator decisivo hoje em dia, e isso você obtém com a lente mais simples que é 18-55 vs lente que faz tudo da superzoom.

Mas se você quer fotografar coisas ao longe e não tem dinheiro para investir em lentes (que são caras) vá de superzoom.


João Paulo RP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #20 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 10:23:28
Joao, sobre o curso do Senac exigir uma DSLR eles estão totalmente equivocados com essa exigência, pois o fundamento fotográfico independe de câmera. Por exemplo com uma Canon S95 (compacta) você tem à disposição todos os controles manuais, excetuando alguns aspectos como qualidade de Bokeh, lentes etc tudo tem nela.

Sobre a câmera, pense no que você quer fotografar. Uma superzoom chama atenção pelo zoom mesmo, mas vai que você tem o estilo Bresson na veia? a gente só descobre quando vai fotografar. Minha dica é você ir de DSLR, pois a qualidade também é um fator decisivo hoje em dia, e isso você obtém com a lente mais simples que é 18-55 vs lente que faz tudo da superzoom.

Mas se você quer fotografar coisas ao longe e não tem dinheiro para investir em lentes (que são caras) vá de superzoom.

Jean acredito que o fato do Senac pedir câmeras Reflex é o fato deles ensinarem a dar foco manual e a mexer nas lentes.

Sobre o que quero fotografar é o seguinte: vou fotografar mais festas, aniversários, amigos e familiares. To pensando em fotos retrato e poses. Por enquanto não penso em tirar fotos de animais e naturezas, mas já vou juntar uma grana para adquirir uma 55-250mm ou uma 75-300mm para fotos externas de natureza.

Sábado estava num aniversário e meu primo que é fotógrafo estava tirando fotos com a 60D. Achei a câmera fantástica, porém muito cara para meu bolso no momento  :(

Terei que ir de início com a T3 ou a T2i que são as mais baratas e ir investindo em lentes.

Seria melhor já comprar um câmera TOP e lente básica ou uma Câmera mais básica e investir em lentes?


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #21 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 13:20:32
Jean acredito que o fato do Senac pedir câmeras Reflex é o fato deles ensinarem a dar foco manual e a mexer nas lentes.

Sobre o que quero fotografar é o seguinte: vou fotografar mais festas, aniversários, amigos e familiares. To pensando em fotos retrato e poses. Por enquanto não penso em tirar fotos de animais e naturezas, mas já vou juntar uma grana para adquirir uma 55-250mm ou uma 75-300mm para fotos externas de natureza.

Sábado estava num aniversário e meu primo que é fotógrafo estava tirando fotos com a 60D. Achei a câmera fantástica, porém muito cara para meu bolso no momento  :(

Terei que ir de início com a T3 ou a T2i que são as mais baratas e ir investindo em lentes.

Seria melhor já comprar um câmera TOP e lente básica ou uma Câmera mais básica e investir em lentes?
Sim, mas mesmo assim é absurdo. na S100 que citei você tem foco manual também  :D

Como vai fotografar mais festas e retratos aconselho uma 50mm 1.8 ou 1.4, mas ela é um pouco mais fechada, então se quer uma Walkaround para isso recomendo uma 35mm ou 28mm.
No seu caso o investimento em lentes é uma ótima opção. Conheço pessoas com 7D e a lente do kit e pessoas com rebel XS com uma 70-200 por exemplo, e no caso a lente amplia seus horizontes.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #22 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 17:02:49
Acredito que a exigência do Senac (aliás, não só dele, de todos os cursos de fotografia que conheço, inclusive os que são extensão de cursos universitários) seja em função não dos controles manuais, mas da diferença de linguagem (o que já comentei em outro tópico) entre DSLR's e outras câmeras de sensor pequeno.

De pouco adianta vc ensinar a diferença entre aberturas grandes e pequenas e o conceito de profundidade de campo em uma câmera onde essa diferença é muito pouco perceptível. Fotografar algo em f/2.8 ou f/8 (que é a abertura mínima da maioria das compactas, devido à difração) normalmente remete à uma diferença no resultado final muito pequena, muito diferente de usar as mesmas aberturas em uma DSLR.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #23 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 17:44:03
Acredito que a exigência do Senac (aliás, não só dele, de todos os cursos de fotografia que conheço, inclusive os que são extensão de cursos universitários) seja em função não dos controles manuais, mas da diferença de linguagem (o que já comentei em outro tópico) entre DSLR's e outras câmeras de sensor pequeno.

De pouco adianta vc ensinar a diferença entre aberturas grandes e pequenas e o conceito de profundidade de campo em uma câmera onde essa diferença é muito pouco perceptível. Fotografar algo em f/2.8 ou f/8 (que é a abertura mínima da maioria das compactas, devido à difração) normalmente remete à uma diferença no resultado final muito pequena, muito diferente de usar as mesmas aberturas em uma DSLR.
Concordo, mas mesmo assim é absurdo. Claro que uma compacta praticamente é hiperfolcal, mas excetuando a prática de DOF não há nada de muito diferente em termos de técnica fotográfica. Antigamente isso acontecia com o pessoal que usava 35mm por causa das médio e grande formato.



Zé Luis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #24 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 17:54:42
Caro João, comecei o curso no SENAC (RJ) agora em janeiro, e no ato da matricula perguntei sobre o equipamento, a única especificação dada era de que a cam. deveria ter no mínimo 10.1Mp.
A profesora na 1ª aula desse que em uma das turmas anteriores uma aluna usava a cam do celular (Nokia).
Em minha turma tem cams. de todos os tipos, nas aulas de campo a professora separa a turma em grupos de tipos de ca. e dá as explicações necessárias para ajuste naqueles tipos de cam.
abs


João Paulo RP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #25 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 10:15:41
Sim, mas mesmo assim é absurdo. na S100 que citei você tem foco manual também  :D

Como vai fotografar mais festas e retratos aconselho uma 50mm 1.8 ou 1.4, mas ela é um pouco mais fechada, então se quer uma Walkaround para isso recomendo uma 35mm ou 28mm.
No seu caso o investimento em lentes é uma ótima opção. Conheço pessoas com 7D e a lente do kit e pessoas com rebel XS com uma 70-200 por exemplo, e no caso a lente amplia seus horizontes.

Jean não conhecia essa S100. Por ser compacta tem uns recursos bem interessantes e ainda cabe no bolso. Mas a minha intenção de início é uma DSLR mesmo.

Você ou alguém poderia opinar a respeito da T3? Essa T3 é boa? Encontrei a T3 com lente Kit 18-55mm por R$ 1299,00 e mais R$ 339,00 levo uma 50mm 1.8. Com o dinheiro que disponho já daria para pegar esse conjunto.

Ou então a T2i com lente 18-55mm que sai R$ 1699,00, mas neste caso não daria para pegar a 50mm de imediato já que só a câmera pega todo meu orçamento rs.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #26 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 11:28:30
Compre a t3 18-55 e a 50mm f1.8 é uma lente muito boa quase nao sai da minha camera :)
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #27 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 11:42:08
Compre a t3 18-55 e a 50mm f1.8 é uma lente muito boa quase nao sai da minha camera :)

A minha 50mm F1.8 chegou ontem e já posso dizer... Por hora, é minha lente favorita! Comprei com o Nelson Nakamura. Aliás João Paulo, acho que você deveria cotar sua câmera com ele. O cara é firmeza!

Abraço,


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #28 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 11:50:18
Se você já tem a grana pra pegar a T2i eu pegaria ela e juntaria pra pegar a 50mm depois... Afinal, até parcelando depois não sairia caro pra você comprar. E nos classificados aqui do forum mesmo sempre aparecem boas lentes dessa usadas por 250,00 ou pouco mais...

Se você comprar a T3 com certeza ficara satisfeito até aprender a fotografar e pegar outra câmera na mão... se nunca tiver contato com outra câmera pode até ser que seja feliz "pra sempre" . Mas com ela você terá uma série de limitações em relação à T2i...

Mas é uma decisão pessoal.. não existe verdade ou mentira, certo ou errado nessa questão...
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2012, 11:51:34 por Luciano.Queiroz »


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #29 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 12:21:22
Se você já tem a grana pra pegar a T2i eu pegaria ela e juntaria pra pegar a 50mm depois... Afinal, até parcelando depois não sairia caro pra você comprar. E nos classificados aqui do forum mesmo sempre aparecem boas lentes dessa usadas por 250,00 ou pouco mais...

Se você comprar a T3 com certeza ficara satisfeito até aprender a fotografar e pegar outra câmera na mão... se nunca tiver contato com outra câmera pode até ser que seja feliz "pra sempre" . Mas com ela você terá uma série de limitações em relação à T2i...

Mas é uma decisão pessoal.. não existe verdade ou mentira, certo ou errado nessa questão...
Vou dar a minha opinião...

Entre a T3 e a T1i (Usada), preferi pegar a T1i e investir em lentes... Montei o set que esta na minha assinatura... Quando a T1i não me atender mais, passo ela para frente, pelo mesmo valor que eu comprei, o que faltar para uma câmera melhor, com certeza será menos que o meu investimento inicial.

Vou ficar com essa até eu aprender "tudo" dela... Até saturar a bichinha. Só então vou pensar em dar um passo maior...

Mas o que o Luciano falou esta muito certo. Tudo isso é muito pessoal. Não existe certo ou errado. Depois da decisão tomada, bola pra frente e boa! Essa será a decisão certa!
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2012, 12:22:29 por Santana. »