Autor Tópico: Orçamento limitado de até R$ 1600,00. Compro DSLR ou SuperZoom?  (Lida 7087 vezes)

João Paulo RP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Online: 13 de Fevereiro de 2012, 16:16:14
Pessoal, fiquei pesquisando a compra de uma câmera no final do ano passado e muitos me ajudaram nos modelos e comparações entre Canon e Nikon. Ocorreu que o orçamento que estava pretendendo inicialmente de R$ 2600,00 não poderei dispor e só terei um orçamento de R$ 1600,00 para gastar com a câmera inicialmente.

Com base nisso gostaria de um auxílio se opto por uma Canon T3 ou Canon XS com lente 18-55mm do Kit + objetiva 50mm ou se pego uma Superzoom Fuji HS20 na faixa de R$ 1000,00.

A Canon T3 com lente 18-55mm eu consegui por R$ 1200 e lente 50mm consegui por R$ 399,00. A Canon XS não consegui cotar preços.

A câmera será para hobby e aprendizado.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2012, 16:24:36 por João Paulo RP »


Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 16:37:22
Eu estava com o orçamento mais apertado que o seu e fui de T3. Preferi uma DSLR por que sempre foi meu sonho e o meu orçamento só permitiu a T3.

Obs: Antes dela eu tive uma "super-zoom" Olympus 800UZ, passei um ano com ela.
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


João Paulo RP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 16:57:15
Eu estava com o orçamento mais apertado que o seu e fui de T3. Preferi uma DSLR por que sempre foi meu sonho e o meu orçamento só permitiu a T3.

Obs: Antes dela eu tive uma "super-zoom" Olympus 800UZ, passei um ano com ela.

Itallo vc está gostando da T3? Ela é uma boa câmera?

Eu consegui também a T1i por R$ 1299,00 mas é de um vendedor de São Paulo. A T3 eu consigo pegar direto na minha cidade.

Sobre a T3, T1i e XS vc ou algum colega saberia me explicar qual dessas 3 é mais nova e melhor?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 17:01:49
Se seu orçamento é sempre apertado, prefira a SZ.
DSLR é um buraco no chão em que você vai enterrando dinheiro. Se se profissionalizar, pode resgatar o investimento. Mas se for só hobby é gastos e gastos sem fim... Cartões de memória, HD's externos, impressões, flashes, disparadores remotos, lentes e mais lentes, tripés, etc...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 17:05:33
Vai de superzoom, com um orçamento apertado você vai se cansar rápido da sua DSLR.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 17:31:19
Dica: se for de superzoomm, não vá de HS20. Prefira Canon SX40hs ou Panasonic Lumix Fz150. Vá lá na sala de câmeras compactas, dê uma lida nos tópicos que falam desses modelos. Atualmente, essas duas são o que há de melhor em termos de superzoom. Não que a HS20 seja ruim, mas as outras duas são melhores.


João Paulo RP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 09:07:55
Se seu orçamento é sempre apertado, prefira a SZ.
DSLR é um buraco no chão em que você vai enterrando dinheiro. Se se profissionalizar, pode resgatar o investimento. Mas se for só hobby é gastos e gastos sem fim... Cartões de memória, HD's externos, impressões, flashes, disparadores remotos, lentes e mais lentes, tripés, etc...

Mr. Hyde, meu foco é hobby mesmo, não pretendo me profissionalizar na área, mas gostaria de fazer um curso e apreender fotografia. O problema é que o SENAC e uma outra escola aqui de minha cidade pedem como pré-requisito uma DSLR para fazer o curso.

Dá para apreender usando uma compacta superzoom?

Dica: se for de superzoomm, não vá de HS20. Prefira Canon SX40hs ou Panasonic Lumix Fz150. Vá lá na sala de câmeras compactas, dê uma lida nos tópicos que falam desses modelos. Atualmente, essas duas são o que há de melhor em termos de superzoom. Não que a HS20 seja ruim, mas as outras duas são melhores.

Helena, qual seria a vantagem da Canon SX40 ou a Panasonic Fz150 perante a Fuzi HS20?

Eu lembro que eu li aqui no fórum no final do ano passado, uma comparação da HS20 com a Canon SX30 e o pessoal indicava a Fuji. Com esse novo lançamento da Canon ela está um apatamar acima da Fuji?

E entre Canon SX40 e a Panasonic Fz150 qual é melhor investir, levando em consideração até o uso de um Flash externo futuramente?


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #7 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 09:20:06
João Paulo,

Eu acabei de sair de uma SX30, para uma T1i e confesso a você que foi a decisão mais acertada da minha vida, no que se refere a fotografia. Apesar de ainda esta apanhando igual vaca na horta, tenho alcançado alguns resultados, que não seriam possíveis com a minha UZ.
Com uma T1i + 18-55mm + 50mm 1.8 e com algum esforço uma 75-300mm, você já tem um range legal.
O Hyde coloca muito bem o fato de que é investimento em cima de investimento, mas apesar de não ter o UZ que a SX30 me proporcionava, a melhora em qualidade é absurda.
Minha sugestão, vá devagar, mas prefira a DSLR. Procurando com calma, você encontra muita câmera boa, ainda que usada, com um preço legal.

Abraço,



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 09:25:52


Helena, qual seria a vantagem da Canon SX40 ou a Panasonic Fz150 perante a Fuzi HS20?

Eu lembro que eu li aqui no fórum no final do ano passado, uma comparação da HS20 com a Canon SX30 e o pessoal indicava a Fuji. Com esse novo lançamento da Canon ela está um apatamar acima da Fuji?

E entre Canon SX40 e a Panasonic Fz150 qual é melhor investir, levando em consideração até o uso de um Flash externo futuramente?

Sugiro utilizarmos a sala de compactas para discutir câmeras compactas.  :D
Deixemos esse espaço para as discussões ref. a câmeras reflex.  :ok:
Já adianto alguns tópicos pra vc ler:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=56073.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=62646.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=62071.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=65930.0

Mas a questão do flash, para aproveitá-lo numa reflex, o interessante seria a SX40hs, pois vc poderia pegar um flash da canon que seria compatível com uma futura reflex canon, se fosse o caso.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2012, 09:28:54 por Helena Bsb »


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #9 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 09:43:21
João, vou te dizer uma coisa, tenho uma SZ no momento e utilizei pra aprender o básico da fotografia, serve muito bem pra regular comandos manuais, fazer alguns efeitos e coisas do tipo. Mas chega uma hora que realmente falta qualidade ótica e versatilidade, além de um flash melhor, enfim, falta tudo, mas atendeu muito bem as minhas expectativas no início.

O que eu tenho a dizer é o seguinte, se você tem certeza que fotografia será o seu hobbie mesmo, vá de DSLR, se está comprando a câmera só pra fazer o curso e depois decidir, vai conseguir trabalhar e se aperfeiçoar durante um bom tempo com a SZ antes de desembolsar um pouco mais. Pq depois que você começa com uma DSLR a tendência é só gastar, é muita coisa, flash, lentes, lentes, lentes, tripés, acessórios, filtros, começou não para mais....
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 09:51:15
Mr. Hyde, meu foco é hobby mesmo, não pretendo me profissionalizar na área, mas gostaria de fazer um curso e apreender fotografia. O problema é que o SENAC e uma outra escola aqui de minha cidade pedem como pré-requisito uma DSLR para fazer o curso.

Dá para apreender usando uma compacta superzoom?

Helena, qual seria a vantagem da Canon SX40 ou a Panasonic Fz150 perante a Fuzi HS20?

(...)

Se dá liberdade em controlar tudo manualmente, abertura, obturação, ISO e tem uma sapata para flash externo, serve perfeitamente para aprendizado. Foi numa SZ que aprendi a fotografar. Tá certo que até hoje não aprendi direito, mas vou tentando...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #11 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 10:01:06
João, vou te dizer uma coisa, tenho uma SZ no momento e utilizei pra aprender o básico da fotografia, serve muito bem pra regular comandos manuais, fazer alguns efeitos e coisas do tipo. Mas chega uma hora que realmente falta qualidade ótica e versatilidade, além de um flash melhor, enfim, falta tudo, mas atendeu muito bem as minhas expectativas no início.

O que eu tenho a dizer é o seguinte, se você tem certeza que fotografia será o seu hobbie mesmo, vá de DSLR, se está comprando a câmera só pra fazer o curso e depois decidir, vai conseguir trabalhar e se aperfeiçoar durante um bom tempo com a SZ antes de desembolsar um pouco mais. Pq depois que você começa com uma DSLR a tendência é só gastar, é muita coisa, flash, lentes, lentes, lentes, tripés, acessórios, filtros, começou não para mais....

Seguindo essa linha de raciocínio, ainda assim eu acho que será melhor optar por uma reflex em qualquer das situações e explico porque...
Comprei minha SX30 há pouco mais de 1 ano e paquei mais de R$ 1.400,00 com um vendedor confiável no ML. Pensa no cara mais chato do mundo em termos de cuidado e conservação de equipamento... Pensou? Então... Sou 10 vezes mais chato... Hoje ela esta novíssima e anunciada no Mercado Livre, por R$ 900,00 e ainda esta cara e não vende nem que a vaca tussa... Só os R$ 500,00 que perdi nela, quase dava para comprar uma 75-300mm.
Há pouco mais de um ano atrás comprei uma XSi para minha irmã, também no ML, usada, mas conservadona! Paguei R$ 1.100,00. Recentemente vendi ela para que ela pudesse pegar uma outra mais nova, e vendi pelos mesmos R$ 1.100,00. A vantagem da DSLR usada, é que se você pegar gosto pela coisa e quiser melhorar o nível do seu equipamento, você consegue vender quase que pelo mesmo preço que comprou, pois ela já desvalorizou o que tinha para desvalorizar...

Abraço,..


João Paulo RP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #12 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 12:01:16
Sugiro utilizarmos a sala de compactas para discutir câmeras compactas.  :D
Deixemos esse espaço para as discussões ref. a câmeras reflex.  :ok:
Já adianto alguns tópicos pra vc ler:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=56073.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=62646.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=62071.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=65930.0

Mas a questão do flash, para aproveitá-lo numa reflex, o interessante seria a SX40hs, pois vc poderia pegar um flash da canon que seria compatível com uma futura reflex canon, se fosse o caso.

Helena muito obrigado pelos tópicos, dei uma lida  em alguns e reli o primeiro tópico, pois eu acompanhei ele todo em novembro do ano passado, período em que me cadastrei aqui pensando numa compacta superzoom mas acabei mudando meu foco para as Reflex depois que peguei uma na mão e comecei a brincar com ela rs. Já fiz um teste na loja FNAC e testei a Reflex T3 e T2i e testei a SX30 que tinha lá e acabei gostando mais da Reflex mesmo.

Penso em ir de DSLR mesmo, pois assim poderia aproveitá-la no curso e além do que eu gosto muito de fotografar.

Dei uma pesquisada no ML e encontrei a SX40 que vc citou por R$ 1480,00. Só que a Canon T3 eu achei por R$ 1200,00 com a lente do Kit e já to pensando numa 50mm 1.8 que encontrei por R$ 399,00. Neste valor eu já poderia dispor desse conjunto no momento e penso em no final do ano pegar uma tele para completar o Kit.

O orçamento limitado que tenho de R$ 1600,00 agora seria para investimento de imediato, mas penso em adquirir pelo menos uma tele mais pra frente. Isso se for de DSLR.

Encontrei também a T1i por R$ 1299,00, mas não sei se esse modelo (T1i) é mais antigo que a T3.

Minha pergunta  agora seria a seguinte: mesmo a T3 sendo um modelo simples e de entrada, ela é melhor que uma superzoom em termos de qualidade de imagem?

Seguindo essa linha de raciocínio, ainda assim eu acho que será melhor optar por uma reflex em qualquer das situações e explico porque...
Comprei minha SX30 há pouco mais de 1 ano e paquei mais de R$ 1.400,00 com um vendedor confiável no ML. Pensa no cara mais chato do mundo em termos de cuidado e conservação de equipamento... Pensou? Então... Sou 10 vezes mais chato... Hoje ela esta novíssima e anunciada no Mercado Livre, por R$ 900,00 e ainda esta cara e não vende nem que a vaca tussa... Só os R$ 500,00 que perdi nela, quase dava para comprar uma 75-300mm.
Há pouco mais de um ano atrás comprei uma XSi para minha irmã, também no ML, usada, mas conservadona! Paguei R$ 1.100,00. Recentemente vendi ela para que ela pudesse pegar uma outra mais nova, e vendi pelos mesmos R$ 1.100,00. A vantagem da DSLR usada, é que se você pegar gosto pela coisa e quiser melhorar o nível do seu equipamento, você consegue vender quase que pelo mesmo preço que comprou, pois ela já desvalorizou o que tinha para desvalorizar...

Abraço,..

Santana valeu pela dica, é sempre bom saber essa questão de desvalorização das câmeras. Isso conta muito também.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #13 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 00:07:07
João Paulo maior parte da qualidade da imagem vem da lente, por isso elas são tão caras, as câmeras ficam apenas diferenciadas pelas características técnicas de ruido, burst, latitude, gravação de vídeo, campo de visão no visor, etc...

tanto a t1i quanto a t3 serão ótimas pro seu uso, mas nesse caso eu iria de t1i acho...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


João Paulo RP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #14 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 08:38:21
Entre a T1i e a T3 existe diferença com relação à lente do Kit?

A T3 vem com lente 18-55mm f/3.5-5.6 IS II e a T1i vem com lente 18-55mm f/3.5-5.6 IS.

Qual seria a principal diferença da lente IS II para a IS? A primeira seria mais nova e com melhores recursos?