Autor Tópico: Todo filme hoje em dia tem o sistema DX?  (Lida 1611 vezes)

michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Online: 16 de Fevereiro de 2012, 08:05:44
Bom dia! pessoal,

Eu gostaria de saber se todos os filmes vendidos atualmente "normais" Exemplos: Kodak color plus 200, Fujifilm Superia 200.... Todos eles tem o sistema DX? que é aquele sistema que "era pra vir nos filmes" que informa para a máquina qual a ISO/ASA do filme para a mesma se Auto configurar.
Alguém sabe dizer se essas marcas que eu citei vem com esse sistema?

Abraços,

Michel


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 10:04:15
Os filmes vêm com um "código de barras" através do qual as câmeras mais recentes e "digitais" para filmes conseguem ler, entender qual o ISO do filme e se configuram para utilizar aquele ISO.

Isso mexe diretamente com o fotometro da câmera e com a fotometria a ser feita por ela na cena. Se não me engano, essa configuração pode ser alterada (para fazer a famosa puxada). Você pode informar à câmera que está com um filme ISO 100, mas está com um ISO 200, por exemplo

Nas câmeras mais antigas, esse código não funciona pois não tem o leitor.

Era isso?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


EFJ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 11:15:27
Sem reparos! Disse tudo! :ok:

Os filmes vêm com um "código de barras" através do qual as câmeras mais recentes e "digitais" para filmes conseguem ler, entender qual o ISO do filme e se configuram para utilizar aquele ISO.

Isso mexe diretamente com o fotometro da câmera e com a fotometria a ser feita por ela na cena. Se não me engano, essa configuração pode ser alterada (para fazer a famosa puxada). Você pode informar à câmera que está com um filme ISO 100, mas está com um ISO 200, por exemplo

Nas câmeras mais antigas, esse código não funciona pois não tem o leitor.

Era isso?

Abcs
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2012, 11:16:45 por EFJ »