Autor Tópico: Duvida - Ajudem - !  (Lida 1297 vezes)

romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Online: 16 de Fevereiro de 2012, 00:43:42
É possivel filmar com a velocidade do obturador baixa?  :ponder:
Se sim, como faz na Canon T3i?

Obrigado desde já!
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 08:02:34
Romero,

Esse vídeo, além de explicar o assunto, demonstra-o na T2i:

http://www.inovartebc.com.br/blog/index.php/2011/02/25/frame-rate-vs-velocidade-do-obturador/

Para a T3i, penso que você encontrará detalhes no manual.

 :ok:


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 13:13:43
Romero,

Esse vídeo, além de explicar o assunto, demonstra-o na T2i:

http://www.inovartebc.com.br/blog/index.php/2011/02/25/frame-rate-vs-velocidade-do-obturador/

Para a T3i, penso que você encontrará detalhes no manual.

 :ok:

Obrigado!
Vou dar uma olhada.
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 15:13:51
Velocidade alta implica num vídeo com visual meio "picado" ...  se você usa por exemplo velocidade 1/1000 a 30 quadros por segundo (qps ou fps) é como se você estivesse "perdendo" partes do movimento, já que durante 1 segundo de vídeo seriam captados somente 30/1000 segundos de imagem...

Pra velocidade baixa, até onde sei 1/30 é a menor possível... já que com ela é possível fazer os 30 quadros por segundo necessários pro filme.

Não faz sentido usar velocidade 1/10 e só poder fazer 10 quadros por segundo..

Em materiais que andei lendo e cineastas que conheço, a recomendação é usar o dobro da taxa de qps pra velocidade. Isso dá mais fluidez ao filme.. Por exemplo, filmando a 24 qps, use velocidade de 1/50 .. a 30 qps use 1/60 ... aí é só controlar a abertura e iso, e se necessário usar filtros ND pra diminuírem a incidência de luz pra manter a velocidade fixa..

Se quer saber como controlar a velocidade é só filmar em modo manual... mas se quer saber se tem como baixar mais que 1/30, acho que isso não é possível.


Satoshi-kun

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
    • Meu portfólio
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 13:42:00
Velocidade alta implica num vídeo com visual meio "picado" ...  se você usa por exemplo velocidade 1/1000 a 30 quadros por segundo (qps ou fps) é como se você estivesse "perdendo" partes do movimento, já que durante 1 segundo de vídeo seriam captados somente 30/1000 segundos de imagem...

Pra velocidade baixa, até onde sei 1/30 é a menor possível... já que com ela é possível fazer os 30 quadros por segundo necessários pro filme.

Não faz sentido usar velocidade 1/10 e só poder fazer 10 quadros por segundo..

Em materiais que andei lendo e cineastas que conheço, a recomendação é usar o dobro da taxa de qps pra velocidade. Isso dá mais fluidez ao filme.. Por exemplo, filmando a 24 qps, use velocidade de 1/50 .. a 30 qps use 1/60 ... aí é só controlar a abertura e iso, e se necessário usar filtros ND pra diminuírem a incidência de luz pra manter a velocidade fixa..

Se quer saber como controlar a velocidade é só filmar em modo manual... mas se quer saber se tem como baixar mais que 1/30, acho que isso não é possível.

Interessante Luciano. Apesar de não filmar frequentemente queria saber o efeito da velocidade do obturador nas filmagens, já que pra mim não conseguia enxergar uma relação entre as duas coisas.


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 03:57:16
Velocidade alta implica num vídeo com visual meio "picado" ...  se você usa por exemplo velocidade 1/1000 a 30 quadros por segundo (qps ou fps) é como se você estivesse "perdendo" partes do movimento, já que durante 1 segundo de vídeo seriam captados somente 30/1000 segundos de imagem...

Pra velocidade baixa, até onde sei 1/30 é a menor possível... já que com ela é possível fazer os 30 quadros por segundo necessários pro filme.

Não faz sentido usar velocidade 1/10 e só poder fazer 10 quadros por segundo..

Em materiais que andei lendo e cineastas que conheço, a recomendação é usar o dobro da taxa de qps pra velocidade. Isso dá mais fluidez ao filme.. Por exemplo, filmando a 24 qps, use velocidade de 1/50 .. a 30 qps use 1/60 ... aí é só controlar a abertura e iso, e se necessário usar filtros ND pra diminuírem a incidência de luz pra manter a velocidade fixa..

Se quer saber como controlar a velocidade é só filmar em modo manual... mas se quer saber se tem como baixar mais que 1/30, acho que isso não é possível.

Valeu Luciano!! É que eu andei vendo uns videos em que as luzes dos carros ficam borradas como um lightpaint, mas não sabia que tinha como mudar a velocidade do obturador em filmagens também.

 :)
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.