Autor Tópico: Lei que isenta importação de equipamentos fotográficos  (Lida 19059 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 15 de Dezembro de 2013, 11:23:14
Em terra de 60% (ou 110% em alguns casos) quem paga 20% é rei. Quem paga 4% é deus.

É difícil mesmo. Eu tive que comprar uma 5dmk3 com NFe, foi uma facada, tive que trabalhar um pouco mais do que o normal pra ela se pagar, nestes casos o que acontece é que o fotografo profissional tem que montar um equipamento enxuto, objetivas mais baratas e o mínimo necessário. Nada de ficar comprando um monte de objetivas.

Eu sou músico, fui profissional por 20 anos e sempre se falou de uma lei pra importar instrumentos pra profissionais, nunca vingou. Eu cansei de viajar pra fora do país a trabalho e sempre tinha que declarar a saída dos meus instrumentos. Naquela época a declaração de bens ainda protegia a gente.

Se tá difícil pra fotografo profissional, imagina pra músico.

Seria uma boa ajuda de estas leis existissem e fossem usadas com honestidade de
todas as partes.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #61 Online: 15 de Dezembro de 2013, 11:26:51
Honestidade aqui no Brasil a gente não vai ver, todos se aproveitam das brechas que as leis permitem. Se essa lei for aprovada, todo fotógrafo de fim de semana vai querer se aproveitar dela.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 15 de Dezembro de 2013, 11:45:58
E nunca vi essa conta...mas creio que a evasão seja imensa....se computarmos os produtos que entram via Paraguai e as idas ao exterior de brasileiros e seus gastos lá...creio que se perde muito mais em arrecadação....uma queda significativa dos impostos provavelmente até aumentaria a arrecadação.... queria ver esse cálculo....
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #63 Online: 15 de Dezembro de 2013, 11:50:06
E nunca vi essa conta...mas creio que a evasão seja imensa....se computarmos os produtos que entram via Paraguai e as idas ao exterior de brasileiros e seus gastos lá...creio que se perde muito mais em arrecadação....uma queda significativa dos impostos provavelmente até aumentaria a arrecadação.... queria ver esse cálculo....

2x
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #64 Online: 15 de Dezembro de 2013, 11:52:29
E nunca vi essa conta...mas creio que a evasão seja imensa....se computarmos os produtos que entram via Paraguai e as idas ao exterior de brasileiros e seus gastos lá...creio que se perde muito mais em arrecadação....uma queda significativa dos impostos provavelmente até aumentaria a arrecadação.... queria ver esse cálculo....
Eu já estou considerando pagar INSS de fotografo para poder ter isenção! Se por um lado não pagaria imposto, que o Brasil não necessita de mais impostos, precisamos de menos corrupção, mais eficiência e seriedade; por outro lado eu financiaria a previdência social que está em situação calamitosa!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 15 de Dezembro de 2013, 14:24:08
Eu já estou considerando pagar INSS de fotografo para poder ter isenção!

Você e todo mundo! Todo mundo faria isso e eles já previram isso. Por isso não vão deixar passar. Vai continuar como está. Só paga imposto quem trabalha com fotografia e precisa da NF.

De uma forma ou outra, o prejudicado é sempre o profissional que precisa andar na linha, pois a concorrência é desleal com o mercado informal.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2013, 14:24:35 por Claudio Rombauer »


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #66 Online: 15 de Dezembro de 2013, 14:46:29
E nunca vi essa conta...mas creio que a evasão seja imensa....se computarmos os produtos que entram via Paraguai e as idas ao exterior de brasileiros e seus gastos lá...creio que se perde muito mais em arrecadação....uma queda significativa dos impostos provavelmente até aumentaria a arrecadação.... queria ver esse cálculo....

Eu nunca vi também, mas eu ja imaginei um pouco.

Segundo dados OFICIAIS, o brasileiro tem gastado aproximadamente 2 bilhões de dólares por mês ao viajar.
Esse número é do banco central do Brasil.

Agora, pega 25% disso como compras e 75% como gastos com hotel, alimentação.
São 500 milhões de dólares gastos fora do país, com praticamente nada de arrecadação. E isso é TODO mês.

Sem contar, como ja dito acima com os gastos de fronteira, RS faz muita compra no Uruguai e Brasil todo compra do PY.

Abrir o mercado não é tão simples, mas um governo decente ja deveria ter pensando nisso(e olha que ja passou varios partidos desde a redemocratização)
Canon R6 + 35 + 50 + 135


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #67 Online: 15 de Dezembro de 2013, 15:15:16

Você e todo mundo! Todo mundo faria isso e eles já previram isso. Por isso não vão deixar passar. Vai continuar como está. Só paga imposto quem trabalha com fotografia e precisa da NF.

De uma forma ou outra, o prejudicado é sempre o profissional que precisa andar na linha, pois a concorrência é desleal com o mercado informal.

Então, se vou pagar INSS, acho que o benefício para o pais e maior do que pagar imposto!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 15 de Dezembro de 2013, 15:19:54
Então, se vou pagar INSS, acho que o benefício para o pais e maior do que pagar imposto!

Ajuda o país e o fotógrafo amador, mas enterra ainda mais na lama o profissional que deveria ser o beneficiado. Não deixa de ser curioso.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #69 Online: 15 de Dezembro de 2013, 15:34:33

Ajuda o país e o fotógrafo amador, mas enterra ainda mais na lama o profissional que deveria ser o beneficiado. Não deixa de ser curioso.
Porque enterraria mais o profissional?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 15 de Dezembro de 2013, 15:43:59
Porque enterraria mais o profissional?

Me expressei mal, digo, não tiraria ele da lama, pois não estaríamos criando um benefício aplicado ao profissional, e sim a todos do mercado informal, que se passariam por profissionais pra pegar a mamata.

Quando um fotografo coloca no preço itens como aluguel de estúdio, hardware com NF, câmeras e objetivas com NF, softwares originais e atualizados, nota fiscal de empresa legalizada, etc., e compete com um orçamento feito por um fotografo tão bom quanto, mas atuando de forma ilegal, não tem como competir com a mesma margem de lucro.

Talvez, digo talvez pois não entendo muito dessa área, possa ser este um dos motivos de muita gente ter largado a fotografia profissional pra tentar outras áreas.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #71 Online: 15 de Dezembro de 2013, 15:51:21
Cláudio, o problema do mercado profissional está na falta de regulamentação do setor. Se houvesse mais fiscalização, aí sim teria benefício. Eu também uso softwares atualizados e oficiais, não sou profissional de fotografia e nem pretendo ser; mas quero acesso a material por um preço justo e como não temos fabricantes nacionais não tem motivo lógico para manter uma alíquota de imposto tão alta!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 15 de Dezembro de 2013, 15:55:27
Vc está certo. Eu também sou mais amador que profissional. Apesar de ter estúdio e agência eu compraria mais equipamentos pra uso amador e hobby mesmo.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 15 de Dezembro de 2013, 15:57:11
Hoje muito menos gente usa software pirata, pode ser uma das causas ou consequências da diminuição dos preços.

Mas sinceramente eu não acredito nessa lei saindo tão cedo.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #74 Online: 15 de Dezembro de 2013, 17:02:07
Hoje muito menos gente usa software pirata, pode ser uma das causas ou consequências da diminuição dos preços.

Mas sinceramente eu não acredito nessa lei saindo tão cedo.
De uma maneira geral, o brasileiro quer fazer a coisa certa... Com o advento do Netflix e streaming, a pirataria diminuiu. Basta cortar um pouco o preço que a gente paga. Não dá para pagar 10X o que um europeu paga...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr