Autor Tópico: ajuda na escolha da lente - 60D  (Lida 7178 vezes)

Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #15 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:44:00
Review do Camera Labs tem certas tendencias de erro que já era todos estarem a par. Mesma coisa da DXO Optics.
se querem algo de concreto vá até o Dpreview. E na boa... Leiam isso sobre quem gosta de medir capacidades de câmeras:

http://www.kenrockwell.com/tech/7.htm

Versão em portugues, mas sem o nivel 0:

"Estes homens (e todos eles são homens) não têm qualquer interesse em arte ou em fotografia porque não têm alma. Sem alma não conseguem expressar a sua imaginação ou os seus sentimentos, que é a causa das suas fotografias, caso se dêem ao trabalho de fazer uma, serem uma porcaria. Estes tipos têm a paranóia da análise e nunca chegam a lado algum."
http://www.kenrockwell.com/tech/7pt.htm


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:55:40
Cara, nunca pensei que fosse ler algo do Ken Rockwell que fosse gostar.....  :shock: :D :D

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #17 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 21:07:35
Cara, nunca pensei que fosse ler algo do Ken Rockwell que fosse gostar.....  :shock: :D :D
O cara é bom.
E só uma coisa, aquela foto que postei de condição crítica, tinha um amigo com a D7000, ele não conseguiu focar. Quer dizer a minha 60D com corpo de plástico e ruim de ISO alto como o Sr. Ferrari apregoa baseado em reviews fez a foto.
Quando alguém me diz que tal câmera isso tal câmera aquilo, eu simplesmente falo para a pessoa me apontar uma foto DE SEU PORTFOLIO que não seria possível fazer com a minha camerazinha. Simples. E depois eu coloco o link do Ken  :D
Eu não perco o meu tempo em ver se câmera faz isso ou não. Nossos ídolos, nossas inspirações que o diga.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #18 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 21:11:35
Carlos Ferrari, vc por acaso já tirou fotos em RAW com as duas, ou pelo menos baixou e analisou os RAW's disponíveis na internet para falar com tanta propriedade ?? Ou é só um fanboy Nikon que fala sem ter o mínimo conhecimento do assunto ??

Corpo mais robusto significa um corpo de plástico, inclusive a baioneta que segura a lente, mas com dois plates de magnésio contra um corpo todo de alumínio ??  Já viu alguém falar de uma DSLR, seja de entrada ou não, com o corpo quebrado ??

Os problemas de foco da D7000, vastamente relatados aqui e em praticamente todos os fóruns, não tem peso não ??

A D7000 tem 39 AF points, mas apenas os centrais são cruzados, e com sensibilidade de f/5.6, ou seja, não existe um ponto cruzado nas laterais do frame e até onde eu sei, nenhum ponto de foco de alta sensibilidade. Na 60D todos os pontos são cruzados com sensibilidade de f/5.6, e o ponto central é cruzado duplo, em cruz e em X, sendo o sensor duplo em X com sensibilidade de f/2.8, o que talvez explique porquê a 60D foca mais rápido que a D7000 em ambientes com pouca luz.

Review por review, o popphotography dá um ganho da 60D sobre a D7000 de quase 1 ponto em ISO alto, a D7000 usando o CaptureNx2 e a 60D usando o DPP. E agora ???? Qual será que está correto ??

A D7000, tirando os problemas de foco, é uma excelente câmera, com bom nível de ruído e uma latitude muito boa. Mas daí a chamar o desempenho do sensor APS-C da Canon de "vergonhoso", ou afirmar que o desempenho da Nikon em ISO alto é muito melhor,  é, para dizer o mínimo, total falta de conhecimento sobre o que fala.

Cada um que me aparece...




é vergonhoso comparado com o que eu li e vi de amigos meus e pela internet. Já peguei a 60D na mão, e aquilo pra mim é um plastico muito ruim. Nunca vi corpo partido no meio, nem rachado nada. A minha opinião é essa, quando eu pego um objeto na mão e sinto que ele não é resistente, eu não confio. MEU PONTO.


Sobre o foco, eu já li e tentei reproduzir os problemas que o pessoal relata. Infelizmente (ou felizmente) não consegui reproduzir nenhum, já fotografei eventos com pouca luz e obtive o resultado que esperava. O foco pode ter mais lento (até porque no geral o foco da Canon sempre foi melhor) mas errar como esse pessoal afirma, pra mim é erro do operador.  O unico problema que tive foi com backfocus, devido a variação das lentes... que foi resolvido sem problemas com AF TUNE.

E esse review eu não li, não vou falar sobre ele agora.

não é a primeira vez que vejo tu colocando esse ponto do corpo dela ser de aluminio, eu procurei e não achei nada a respeito... da outra vez ainda.


Dá uma lida nesse artigo e descubra porque tua D70000000000 é boa de ruído: http://www.photomysteries.com/website/Photomysteries_BR/Ruido.html

Engraçado, não vejo nego entrando no espaço Nikon para desancar a marca. Fazer um apontamento, levantar uma questão, tudo OK. Mas dizer "de resto, não vale", acho desrespeitoso com os colegas foristas e com o consulente que optou por postar na sala Canon.   ;)


Tenho muito respeito por ti, já li esse artigo. Agora o que rea;mente importa no final das contas é o que sai no impresso / o que se consegue "recuperar" quando preciso.

E o de resto não vale, é devido a todos os prós citado, contra poucos contras.





E no geral, ninguém vai ter um review 100%

Sobre o dpreview, só comaprar: http://www.dpreview.com/reviews/nikond7000/21



Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #19 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 21:34:56
Carlos, não sou de discutir méritos técnicos de câmeras porque na realidade o mérito é do fotógrafo. Claro, não vamos ser estúpidos em falar que a câmera não importa, claro que sim, é uma extensão de nós. Mas atribuir certas condições técnicas que mais levam à discussões sem sentido e ode ao fanatismo é no mínimo condição humana extremamente previsível que na realidade é apenas uma intempérie dada a primitividade do assunto.

Ao ler suas declarações pude notar que você não gosta do corpo da 60D, claro, provavelmente não se adequou à você. Tenho colegas que ainda usam câmeras antigas porque se sentem confortáveis com ela, isso importa e não o mérito técnico. Sobre isso você se engana em um ponto, o da tal fragilidade. Parece frágil não quer dizer nada. Já viu fibra de vidro? Já viu carbono vs aço? Pois é. O corpo da 60D é estruturado em alumínio e forjado com policarbonato, que na realidade é um parente do plástico, assim como milhares de compostos. Mas parece que você não sabe, mas o Policarbonato é altamente resistente ao impacto, boa estabilidade dimensional, boas propriedades elétricas, boa resistência ao escoamento sob carga e às intempéries, resistente a chama. É um dos 3 plásticos de engenharia mais importantes DO MUNDO.

Sobre o link do Dpreview, apenas consta o que já sabia. Falha de renderização do vermelho é um deles tendo a levar para o magenta (mesmo a ISO100). Coloque a 6400 ou mais e compare o ruído, a D7000 não fecha o vermelho. Coloque na pilha e compare, na carta de baralho. ambas tem seus problemas, como por exemplo uma parece ser melhor do que a outra em certos quesitos, mas não perderia meu tempo em analisar frações.

Ambas as câmeras são ótimas, e na realidade não desmereço nenhuma delas porque conhece fotógrafos excelentes que realizam trabalhos fascinantes com elas. E mesmo que a 60D fosse tão ruim como o senhor apregoa, não muda em nada a minha opinião sobre a FOTOGRAFIA, que continua a mesma.

E como disse na post anterior, poderia me indicar alguma foto do seu portfolio que demonstre o que a 60D não seja capaz de fazer?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #20 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 21:40:30
A minha opinião é essa, quando eu pego um objeto na mão e sinto que ele não é resistente, eu não confio. MEU PONTO.

Realmente, é um pensamento bastante objetivo e altamente científico.

Sobre o foco, eu já li e tentei reproduzir os problemas que o pessoal relata. Infelizmente (ou felizmente) não consegui reproduzir nenhum, já fotografei eventos com pouca luz e obtive o resultado que esperava. O foco pode ter mais lento (até porque no geral o foco da Canon sempre foi melhor) mas errar como esse pessoal afirma, pra mim é erro do operador.  O unico problema que tive foi com backfocus, devido a variação das lentes... que foi resolvido sem problemas com AF TUNE.

Aparentemente, o problema de foco da D7000 é ocasionado por problemas no repouso do espelho, o que faz variar o ângulo de incidência dos raios de luz sobre o sensor de foco. Pode não acontecer nunca, como parece ser o seu caso, pode acontecer e depois voltar ao normal sozinho, pode acontecer, vc regular o AF TUNE e depois de algumas fotos, ele deslocar novamente exigindo novo tuning.
Agora simplesmente creditar o problema a erro do operador é desrespeitar e minimizar a capacidade de milhares de profissionais que tiveram e continuam tendo estes problemas, alguns deles aqui mesmo no MF. Provavelmente, vc deve ser melhor que todos eles  :clap:   :clap:

não é a primeira vez que vejo tu colocando esse ponto do corpo dela ser de aluminio, eu procurei e não achei nada a respeito... da outra vez ainda.

Para não citar a Canon, que poderia ser imparcial, do próprio Dpreview
Construction    Polycarbonate resin with glass fibre on aluminum chassis, ou traduzindo, resina de policarbonato com fibra de vidro sobre chassi de alumínio.

Já a D7000, sabe-se pelas fotos que tem chassi de plástico, com plates superior e traseiro de magnésio. Mas parece que não adiantou muito para este cara aqui (só para desdizer que nunca tinha visto uma DSLR quebrada)

D7000 cracked body

Tenho muito respeito por ti, já li esse artigo. Agora o que rea;mente importa no final das contas é o que sai no impresso / o que se consegue "recuperar" quando preciso.

Exatamente, o que sai impresso. Acho que vc está de desdizendo agora..

Sobre o dpreview, só comaprar: http://www.dpreview.com/reviews/nikond7000/21


Bom vc ter colocado este link. Já que estamos falando de reviews de internet, usando o mesmo link e comparando com a Rebel 600D, é só mudar um pouco a área de análise para uma área com mais contraste e mais detalhes, que o efeito da manipulação do RAW da D7000 já aparece, removendo totalmente as texturas (coisa que foi corrigida na D5100). E isso sem nenhum ganho em relação ao ruído quando comparado à 600D, isso num crop de 100%, imagina, como vc mesmo falou, impresso. Neste caso, a retenção de texturas da 600D, muito melhor que da D7000, é o mais importante, pelo menos para mim.



E antes que alguém fale, não acho as Nikons, especialmente a D7000, ruim, pelo contrário, acho que neste segmento as câmeras estão muito semelhantes, com algumas vantagens para alguns modelos, outras vantagens para outros modelos. Cada um deverá escolher por aquilo que acha mais importante, que são aspectos pontuais e pessoais. Agora vir aqui dizer que uma câmera como a 60D é "vergonhosa" é falta do que fazer, uma atestado de desinformação e extremo desrespeito ao forista que, conforme o tópico, queria apenas ajuda na escolha da lente para sua câmera, isso sem contar todos os outros foristas que possuem suas câmeras Canon e nem por isso vão ao espaço Nikon falar este tipo de asneira.



« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2012, 22:06:38 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #21 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 22:13:23
Não tinha lido o post anterior do Jean. Acho que foi direto ao ponto  :ok: :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #22 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 03:38:53
Carlos, não sou de discutir méritos técnicos de câmeras porque na realidade o mérito é do fotógrafo. Claro, não vamos ser estúpidos em falar que a câmera não importa, claro que sim, é uma extensão de nós. Mas atribuir certas condições técnicas que mais levam à discussões sem sentido e ode ao fanatismo é no mínimo condição humana extremamente previsível que na realidade é apenas uma intempérie dada a primitividade do assunto.

Ao ler suas declarações pude notar que você não gosta do corpo da 60D, claro, provavelmente não se adequou à você. Tenho colegas que ainda usam câmeras antigas porque se sentem confortáveis com ela, isso importa e não o mérito técnico. Sobre isso você se engana em um ponto, o da tal fragilidade. Parece frágil não quer dizer nada. Já viu fibra de vidro? Já viu carbono vs aço? Pois é. O corpo da 60D é estruturado em alumínio e forjado com policarbonato, que na realidade é um parente do plástico, assim como milhares de compostos. Mas parece que você não sabe, mas o Policarbonato é altamente resistente ao impacto, boa estabilidade dimensional, boas propriedades elétricas, boa resistência ao escoamento sob carga e às intempéries, resistente a chama. É um dos 3 plásticos de engenharia mais importantes DO MUNDO.

Sobre o link do Dpreview, apenas consta o que já sabia. Falha de renderização do vermelho é um deles tendo a levar para o magenta (mesmo a ISO100). Coloque a 6400 ou mais e compare o ruído, a D7000 não fecha o vermelho. Coloque na pilha e compare, na carta de baralho. ambas tem seus problemas, como por exemplo uma parece ser melhor do que a outra em certos quesitos, mas não perderia meu tempo em analisar frações.

Ambas as câmeras são ótimas, e na realidade não desmereço nenhuma delas porque conhece fotógrafos excelentes que realizam trabalhos fascinantes com elas. E mesmo que a 60D fosse tão ruim como o senhor apregoa, não muda em nada a minha opinião sobre a FOTOGRAFIA, que continua a mesma.

E como disse na post anterior, poderia me indicar alguma foto do seu portfolio que demonstre o que a 60D não seja capaz de fazer?

Eu entendo, como falei é uma opinião minha. O corpo de cada camera é o feeling que o fotografo vai ter, se ele gosta ou não. Esses dias fui comprar um relógio e a mulher me apresentou um de titanio e outro de aço. O titanio é umas 20x mais leve que o aço e acontecia a mesma coisa no relógio.... adivinha qual eu comprei? O de aço, pois pra mim o de titanio parecia xing-ling e frágil mesmo eu sabendo que o titanio é muito mais resistente que o aço. Como falei, sobre o corpo esse é o meu ponto. Eu não consigo gostar e confiar....

Sobre o dpreview é aquela coisa relacionada ao mundo perfeito. Onde o "pau come" é no cotidiano naquela foto inesperada que tu pega quando o flash falha e sai uma escuridão só e tu consegue recuperar e te proporcionar tal foto.

Não tenho como te dar uma foto feita com a minha D7000 que a tua D60 não vá fazer. Ela vai, com certeza agora a diferença vai ser pra que ela vai ser utilizada. Eu tenho fotos feitas com a minha D5000 em H3 (iso 6400) que eu imprimi em 10x15 e elas sairam perfeitas. A questão base é pra onde a tua foto vai ir, se será impressa ou então a sua resolução.

Qualquer D50 / rebel 1x da vida faz fotos em ISO 3200 10x15 e ela sai sem ruído


O que tu ganha com essas cameras novas são em situações "extremas" ou por exemplo no primeiro review que citei. Eu também não coloco minha mão no fogo pela autoria e seriedade dos pessoal que fez esse teste. Todos sabem que existe MUITO dinheiro atrás disso, e são os fornecedores que dão as cameras para o pessoal testar.

Realmente, é um pensamento bastante objetivo e altamente científico.

Aparentemente, o problema de foco da D7000 é ocasionado por problemas no repouso do espelho, o que faz variar o ângulo de incidência dos raios de luz sobre o sensor de foco. Pode não acontecer nunca, como parece ser o seu caso, pode acontecer e depois voltar ao normal sozinho, pode acontecer, vc regular o AF TUNE e depois de algumas fotos, ele deslocar novamente exigindo novo tuning.
Agora simplesmente creditar o problema a erro do operador é desrespeitar e minimizar a capacidade de milhares de profissionais que tiveram e continuam tendo estes problemas, alguns deles aqui mesmo no MF. Provavelmente, vc deve ser melhor que todos eles  :clap:   :clap:

Para não citar a Canon, que poderia ser imparcial, do próprio Dpreview
Construction    Polycarbonate resin with glass fibre on aluminum chassis, ou traduzindo, resina de policarbonato com fibra de vidro sobre chassi de alumínio.

Já a D7000, sabe-se pelas fotos que tem chassi de plástico, com plates superior e traseiro de magnésio. Mas parece que não adiantou muito para este cara aqui (só para desdizer que nunca tinha visto uma DSLR quebrada)

D7000 cracked body

Exatamente, o que sai impresso. Acho que vc está de desdizendo agora..


Bom vc ter colocado este link. Já que estamos falando de reviews de internet, usando o mesmo link e comparando com a Rebel 600D, é só mudar um pouco a área de análise para uma área com mais contraste e mais detalhes, que o efeito da manipulação do RAW da D7000 já aparece, removendo totalmente as texturas (coisa que foi corrigida na D5100). E isso sem nenhum ganho em relação ao ruído quando comparado à 600D, isso num crop de 100%, imagina, como vc mesmo falou, impresso. Neste caso, a retenção de texturas da 600D, muito melhor que da D7000, é o mais importante, pelo menos para mim.



E antes que alguém fale, não acho as Nikons, especialmente a D7000, ruim, pelo contrário, acho que neste segmento as câmeras estão muito semelhantes, com algumas vantagens para alguns modelos, outras vantagens para outros modelos. Cada um deverá escolher por aquilo que acha mais importante, que são aspectos pontuais e pessoais. Agora vir aqui dizer que uma câmera como a 60D é "vergonhosa" é falta do que fazer, uma atestado de desinformação e extremo desrespeito ao forista que, conforme o tópico, queria apenas ajuda na escolha da lente para sua câmera, isso sem contar todos os outros foristas que possuem suas câmeras Canon e nem por isso vão ao espaço Nikon falar este tipo de asneira.



Eu já li sobre o foco e esse problema no espelho. No que parece é a minoria que tem nessa gravidade. O problema maior está com o pessoal que entra no mundo da DRSL agora. Salve uns 3 fotografos experientes que li aqui no MF e no DIGI o resto realmente está errando por falta de experiência, eu mesmo antes de pegar a minha já trabalhava com uma D7000 (onde também tive oportunidade de trabalhar com uma D3/ d3x / D80 e os seus sistemas são realmente diferentes). Ai tu pega o pessoal querendo fotografar com 3D mode ON / auto, sem ser single point e não sabendo que é preciso de uma diferença de contraste mínima que seja para fazer a metragem... ai o pessoal começa fuçar em forums e acha que o problema é relacionado com o equipamento ( a mesma coisa acontece em relação a hardware de PC, por exemplo). Alguns mal sabem mudar de AF-A para AF-S/C, acostumados com seu equipamento antigo. Sem falar em velocidades baixas de obturador etc. O problema real mesmo, e que a nikon não se pronunciou foi em relação ao backfocus. Ele existe, e está presente na maioria das cameras, mas não é em todas as lentes. Das minhas 5 lentes, apenas a do KIT da D5000 (18-55) apresentou problema.

Sobre as texturas, te digo que não senti nenhuma diferença entre elas. Agora a Sony aplha realmente está no caso deixando a desejar demais ali, e em varios outros reviews ela batia de frente com a D7000 até ISO 3200. Realmente é estranho.


O cara da D7000, como ele mesmo falou teve sorte de não ter destruido o equipamento. Ele ainda afirma que se fosse em plastico, estaria quebrado em centenas de pedaços "A plastic body would have been in dozens of pieces". E Eu já vi uma D3 que caiu de uma moto em movimento com uma tele completamente destruida.... elas também não podem fazem milagres.


E sobre o vergonhoso, denovo, me referindo aquele review especificamente. A menos que o pessoal tenha feito alguma coisa de propósito para ferrar com a Canon ( o que eu duvido muito) fica evidente o problema das texturas e perda de detalhes acima de ISO 1600.



Agora, finalmente voltando ao autor do topico.

Se realmente você for ficar com Canon e a 60D.

Pro que tu pensa em fazer, o melhor é pegar uma 50mm f1.8 (já que não possui a 35mm f1.8 igual a nikon) + a lente do kit normal ou então a 28-135.

Ambas (do kit e a 28-135) serão escuras e tu vai precisa de um flash externo. (430ex)

A 50mm é essencial para filmagem, até porque mantêm uma abertura e distância fixa, e ainda vai servir para fazer umas fotos legais.

No caso, eu ficaria com a do kit 18-55 (para conseguir fotografar com uma distância legal quando ficar apertado) + o flash 430ex e a 50mm.

A 17-85 também é uma boa opção se o orçamento permitir.

A outra possibilidade, seria alguma lente genérica ( Sigma/Tamrom) com abertura fixa (17-50 f2.8) + um flash.

Seria possível filmar e fotografar com a mesma.

Boa sorte.



alysson91

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #23 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 11:04:43
Cara eu faria o seguinte, compra a 60D só o corpo, uma Tamron 17-50f/2.8 e um flash externo, se não puder comprar o da canon, tem uns importados da china que o pessoal anda falando muito bem aqui no forum, depois você compra mais lentes ;)


Citar
Se realmente você for ficar com Canon e a 60D.

Pro que tu pensa em fazer, o melhor é pegar uma 50mm f1.8 (já que não possui a 35mm f1.8 igual a nikon) + a lente do kit normal ou então a 28-135.

Ambas (do kit e a 28-135) serão escuras e tu vai precisa de um flash externo. (430ex)

A 50mm é essencial para filmagem, até porque mantêm uma abertura e distância fixa, e ainda vai servir para fazer umas fotos legais.

No caso, eu ficaria com a do kit 18-55 (para conseguir fotografar com uma distância legal quando ficar apertado) + o flash 430ex e a 50mm.

A 17-85 também é uma boa opção se o orçamento permitir.

A outra possibilidade, seria alguma lente genérica ( Sigma/Tamrom) com abertura fixa (17-50 f2.8) + um flash.

Seria possível filmar e fotografar com a mesma.

Boa sorte.


Caramba o topico deu o que falar hahahaha 

mais pessoal, ja aprendi muitoooooooooo com todos vocês.
obrigado por ter me ajudado nessa difícil escolha de quem começa agora nesse mundo maravilhoso da fotografia.

vlw pessoal!!  :ok: :ok: :ok: :ok:



a outra coisa.. vocês me indicam algum site pra comprar uma Tamrom ?
abraçao! vlw!!
CANON EOS 60D + Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS