Autor Tópico: Ajuda para escolher a primeira DSLR!!  (Lida 1900 vezes)

sagnori_picture

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • "Ei você ai diz, quando é que a gente foi feliz"
Online: 27 de Fevereiro de 2012, 18:23:00
Oi pessoal, eu sou(como todos do MF) um amante dessa maravilhosa arte, e a muito tempo venho sonhando com uma Reflex, mas nunca tive grana pra comprar. Esse ano decidi que era hora de realizar essa imensa vontade.
 Eu tenho uma forte atração pela Nikon e resolvi que para o meu caso talvez fosse melhor eu pegar uma máquina um pouco melhor só que usada, então fui em busca de uma D90, estou negociando com algumas pessoas, mas um amigo que usa Canon e tem uma 30D, me disse que talvez seja melhor pegar uma 30D ou 40D, eu sinceramente prefiro até gastar um pouquinho mais e pegar um D90, mas ai vem aquela dúvida, será que ele tem razão?

Como eu sei que alguém vai perguntar eu já vou dizer o que eu preciso quero da câmera. Meu principal objetivo é aprender a fotografar, e os motivos que mais me interessam são, street, paisagens e pessoas e situações cotidianas em geral. Eu quero uma máquina robusta(por isso pensei na D90), pois eu não pretendo trocar tão cedo o corpo, vou usa-lá até que ela vá pro saco. Eu tenho a intenção(só não tenho a grana hehehehe) de montar um set de lentes pra aproveitar no futuro quando eu vier a trocar o corpo.

Minha dúvida é a seguinte, será que eu devo pegar a Canon 40D ao invés dá D90?A diferença de qualidade entre elas é grande? Vocês me indicariam alguma outra máquina(eu quero pegar uma usada)?

Desde já eu quero agradecer a galera do Fórum, que mesmo em tópicos que não fui eu que fiz ou participei a ajuda de vocês foi muito importante para sanar várias dúvidas e matar muitas curiosidades, além de me distrair e divertir por horas.

João Paulo Sagnori.
Nikon D200 + Nikkor  18-55mm VR+ Nikkor 55-200mm VR + Yongnuo 568 EX


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 18:32:51
Já tive as duas, a 40D e hoje tenho uma D90. Bom, em quesito de construção a 40D é melhor, com certeza, mas em qualidade de imagem não tem como comparar a D90 é melhor. Tem cores melhores, mas isso também vai depender muito das objetivas utilizadas.

Eu compraria a D90, até mesmo por ser um pouco mais nova.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 23:04:32
Nao conheço nada da Canon, mas a D90 como estah fora de linha, vc consegue ela bem barata pelo q ela te oferece. Acho uma camera de um excelente custo x beneficio!!!! Ela novinha sai por 2.400,00 ( soh corpo ) com importadores e usada sai uns R$ 1.700,00 ( tb soh o corpo ) em bom estado.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


sagnori_picture

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • "Ei você ai diz, quando é que a gente foi feliz"
Resposta #3 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 02:00:01
Natão e mad666 muito obrigado pelas respostas, eu sempre gostei mais da Nikon, não tenho motivos concretos para isso, mas é uma questão de simpatia, as Nikons sempre me pareceram mais bonitas e como eu sempre babei nas D90 eu não vou me deixar levar para o lado negro da força, vou pegar uma D90. Mas eu tenho uma dúvida sobre lentes, vale a pena comprar lentes manuais de câmeras analógicas para adaptar nas digitais, eu sei que provavelmente elas não irão ter o auto foco, mas é uma coisa que eu acho que pode até ser bom pois assim eu irei aprender a focar manual.
 Mais uma vez obrigado e espero que possam sanar essa dúvida.
   João Paulo Sagnori.
Nikon D200 + Nikkor  18-55mm VR+ Nikkor 55-200mm VR + Yongnuo 568 EX


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 07:21:40
João Paulo, realmente a D90 é a decisão mais acertada. Se eu pudesse escolher hoje, teria gasto uns 500 reais a mais e teria compra uma D90 usada.
Estou contente com a minha D3100, porém o fato de não ter motor de foco me deixou um pouco desapontado para investir em lentes (o mais importante na minha visão).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 11:08:47
João Paulo, realmente a D90 é a decisão mais acertada. Se eu pudesse escolher hoje, teria gasto uns 500 reais a mais e teria compra uma D90 usada.
Estou contente com a minha D3100, porém o fato de não ter motor de foco me deixou um pouco desapontado para investir em lentes (o mais importante na minha visão).

Nao fique assim tao chateado. As lentes AF-S sempre tem muitos atrativos ( foco mais rapido, mais elementos ED, melhor nitidez, VR,... ) q valem a pena compra-las, como eh o caso das 35mm 1.8G, 50mm 1.8G e 70-300mm AF-S VR. Algumas lentes nao tem versao AF-S como a 28-70mm 2.8, mas a 18-55mm 2.8 AF-S jah tem motor de foco integrado.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


sagnori_picture

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • "Ei você ai diz, quando é que a gente foi feliz"
Resposta #6 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 12:03:47
Nao fique assim tao chateado. As lentes AF-S sempre tem muitos atrativos ( foco mais rapido, mais elementos ED, melhor nitidez, VR,... ) q valem a pena compra-las, como eh o caso das 35mm 1.8G, 50mm 1.8G e 70-300mm AF-S VR. Algumas lentes nao tem versao AF-S como a 28-70mm 2.8, mas a 18-55mm 2.8 AF-S jah tem motor de foco integrado.


As lentes AF-S com certeza são muito boas e as vezes tem mais qualidade do que as AF, mas o motor de foco no corpo permite que se compre lentes de ótima qualidade, mas que não tenham o motor de foco que as encarecem muito, por isso minha decisão de comprar uma corpo com motor de AF embutido.Toda a linha de DSLR da NIKON é de ótima qualidade e para o meu caso tenho certeza que até uma D3100 seria mais do que suficiente, pois eu não tenho muita experiência com DSLR, mas a D90 além de me trazer mais opções de lentes mais baratas, também é um corpo robusto e com muita qualidade de imagem.
Nikon D200 + Nikkor  18-55mm VR+ Nikkor 55-200mm VR + Yongnuo 568 EX


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2012, 09:11:17
Mais ou menos. O sensor da D3100 eh melhor: mais resoluçao e melhor tratamento de ruido em ISO alto. Agora, o conjunto ( corpo da D90 + sensor da D90 ), a D90 ganha disparado!!!

Tenho uma D50, coloquei uma lente mecanica e fui para a beira de praia num dia chuvoso. Depois de 1h e 30mim. debaixo de chuva, ela tava toda molhada e funcionando perfeitamente!!!! Uma D5100/D3100 nao suporta esse tipo de uso. Para clubes de piscina, so levo a D90: muito respingo de agua na camera ocorre nesse tipo de ambiente. Minha D5100 soh a uso em festas e eventos noturnos ( melhor imagem em ISO alto ), basicamente.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


sagnori_picture

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • "Ei você ai diz, quando é que a gente foi feliz"
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2012, 13:11:55
mad666 vc disse que usa uma lente mecânica, como é a sua experiência?Vale a pena investir em uma lente assim, eu tenho vontade de ter uma câmera mecânica também e usar as lentes na D90 tbm, o que vc acha?
Nikon D200 + Nikkor  18-55mm VR+ Nikkor 55-200mm VR + Yongnuo 568 EX


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 01 de Março de 2012, 14:47:43
Tenho uma tamron 500mm Manual Focus f/4 mecanica ( AI ) q nem fotometria faz na D90!!!! Como DoF eh baixo devido a abertura alta ( f/4 ), eh bem complicado acertar o foco usando somente o visor optico. Eh legal usar o liveview para facilitar as coisas.

Tb uso uma tamron 28-300mm q uso em ambientes inospitos jah q ela foi barata, tem um range bem versatil e nao faz foto que preste em foco automatico. Sempre uso-a em foco manual e nao vejo problemas. Em ranges altos, requer um pouco de tempo para acertar o foco e tb vale o macete do liveview.

Quanto maior o range utilizado, mais dificil e chato acertar o foco manual. Se nao for uma tele como as tamron q uso, nao tem segredo. Mas vale salientar q foco manual eh para situaçoes em que vc nao precisa de pressa: paisagens e retratos, por exemplo. Fotos de crianças, animais em movimento, automobilismo e esportes soh um foco automatico rapido para vc nao perder a foto. Por isso as lentes AF-S sao valorizadas, mesmo em cameras com motor de foco como as D90/D7000.

Quanto a usar uma reflex mecanica, nao sei dizer. Penso numa reflex mecanica para um buquê mais acentuado em fotos de retrato ou tipo Macro, proporcionado pelo "sensor" de 35mm. Mas eh algo mais pra frente. Nao penso nisso nesse momento... . Sai bem mais barato q comprar uma D700, mesmo usada.
« Última modificação: 01 de Março de 2012, 14:50:26 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!