Autor Tópico: Qual a relação mm da lente x zoom da lente?  (Lida 19331 vezes)

progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Online: 18 de Fevereiro de 2012, 11:01:30
Olá! Ando pesquisando bastante, mas tem algumas dúvidas que não consigo sanar apenas nas leituras, apesar de deduzi-las!!
Exemplo: Sei que uma lente 18-135mm vai ter um zoom aproximado de 7,5x. Divide-se o maior pelo menor, beleza?
Quando se fala de uma tele 100-400mm (como em um tópico nesta sala), qual seria o zoom desta lente?
Sim, 100mm é uma distância focal enorme! Então o zoom seria a partir desta distância?
Sempre para o cálculo faz essa divisão?
Peço desculpa se minha pergunta parecer infantil. Mas eu me considero no "maternal" nesse assunto. rsrsrs
Grande abraço


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 11:08:24
você mesmo já respondeu.. zoom é a relação entre maior e menor distância focal. só isso.

Em nenhum momento zoom é medida de aproximação como você mesmo já percebeu.. uma lente com 4x de zoom pode aproximar muito mais que uma com 7,5x de zoom...

Quem faz essa confusão são os fabricantes de cameras compactas e super zoom que "vendem" o zoom dessa forma..


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 11:56:07
Adicionando um pouco mais de informação. Não se atente para o zoom, que é como você falou basta dividir e sim para os mm da lente, que uma hora ou outra você vai acabar se acostumando e verá que é bem melhor do que os X de zoom. Mas se quiser saber mais ou menos como isso se compara a uma compacta você pode pegar por exemplo a 100-400 e dividir como você já fez, mas para saber qual a "final" comparada pode-se fazer dividindo por 18 que é mais ou menos um valor das angulares nas compactas. É um aproximação. E outro método é ver nas compactas a equivalência em mm.
Lembrando que a equivalência é sempre em 35mm, ou seja se sua câmera for cropada tem que fazre a conversão, por exemplo: 100-400 em uma Full frame ou 35mm como a 5DII é 100-400 mesmo, mas em uma T2i seria 160-640.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 12:25:29
Aproveitando o gancho...

Qual o significado dessa milimetragem? Quer dizer, com uma distância focal de 100mm, isso quer dizer que eu posso tirar uma fota de um objeto a quantos metros  de distância?

Não sei se ficou bem claro....

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 13:03:08
Obrigado Luciano, Sérgio e Jean!
Vixe...a coisa tá ficando séria!! Isso é bom, tenho que estudar ainda mais!
Estava lendo dias atrás sobre câmeras cropadas. Suas informações, Jean, me fizeram fazer umas contas.
Exemplo: Eu também tenho uma Fuji S4000 com 30x ou seja 4,3-129mm equivalente no formato 35mm a 24-720mm.
Se eu tivesse uma lente 100-400mm estaria basicamente com uma lente que proporcionaria um zoom maior que a Fuji?
Aproveitando: a lente 70-300mm f/4-5.6 seria uma lente legal para fechar um set com a 18-135 = 50 f/1.8?
Sergio, essa questão de equivalência mm x m eu também não sei.
Abraços a todos




Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 13:15:59
A distância focal, medida em milímetros, é a distância ente o centro ótico da lente e o sensor da câmera. Em uma lente 100mm significa que há uma distância de 100mm entre o sensor e o centro ótico da lente.
Não se prenda sobre "a quantos metros isso daria" e sim ao seu objetivo. Por exemplo minha última foto no Flickr até o momento cobre uma larga extensão:
http://www.flickr.com/photos/jeanchad/6896269205/in/photostream
Repare que apesar de estar longe, a parte de cima é perfeitamente visível. Agora se o seu objetivo é enquadrar um objeto de forma que parece grande, você tem que pensar em objetivas 135mm, 200mm em diante. Eis um simulador:
http://www.tamron.eu/en/lenses/focal-length-comparison.html

progrock
Se sua Fuji é equivalente a 24-720mm uma 100-400 em cropada daria 160-640mm, ou seja tem menos zoom, mas tem mais qualidade. Por exemplo tenho uma 200mm. Com ela eu consigo fazer uma imagem melhor do que as superzooms, bastando cortar a imagem. Essa câmeras cobrem uma longa distância focal, desde angular até tele, mas a imagem não é a mesma coisa por diversos fatores. Uma 70-300 te daria 112-480mm. Tome cuidado com a 75-300, se for nessa eu prefiro a 55-250.


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 13:48:57
Jean, porque você diz "cuidado com a 75-300mm"? A construção dela não deve ser legal, isso acho que já li em algum lugar!
Você tem conhecimento sobre lentes Tamron? Super legal o simulador que você passou.
Abs


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 14:37:10
Aproveitando o gancho...

Qual o significado dessa milimetragem? Quer dizer, com uma distância focal de 100mm, isso quer dizer que eu posso tirar uma fota de um objeto a quantos metros  de distância?

Não sei se ficou bem claro....

Sergio, a relação que existe é entre o comprimento focal e o ângulo de visão. Quanto maior o comprimento focal, menor será o ângulo de visão de uma determinada lente.

E é exatamente este estreitamento do ângulo de visão que causa a impressão de aproximação da imagem.

Uma mesma lente pode ser adequada tanto para fotografar um passarinho a 5m quanto um edifício a 2km, a distância só depende dos seus objetivos :)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 15:01:28
Valeu Jean !

DMZamora, essa relação entre mm e angulo eu já conhecia, mas oque faz 100mm conseguir visualizar um objeto a 1km e uma 50mm não?

Quer dizer, se eu tirar uma fotografia de uma área aberta com um objeto a uma distância de 1km com duas lentes : 20mm e 100mm.

Dando um crop na fotografia de 20mm na área do objeto eu vou conseguir ter a mesma ampliação do objeto que teria fotografando com a 100mm?


Outra dúvida é, existe um tamanho mínimo de um objeto para ser fotografado de acordo com a mm ?
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 15:01:46
Jean, porque você diz "cuidado com a 75-300mm"? A construção dela não deve ser legal, isso acho que já li em algum lugar!
Você tem conhecimento sobre lentes Tamron? Super legal o simulador que você passou.
Abs
A 75-300 é muito boa para o custo que apresenta. É que há lentes melhores, por isso e o cuidado é para não se deixar enganar porque é fácil confundir 70-300 com 75-300, até você ver elas que são diferentes. E também pessoas que falam que a 75-300 é melhor do que a 55-250 e depois você lê que muitos não gostam da 70-300 confundindo as lentes.

As lentes Tanrom variam muito a qualidade, por exemplo as 17-50 são ótimas.


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 15:06:30
Valeu Jean !

DMZamora, essa relação entre mm e angulo eu já conhecia, mas oque faz 100mm conseguir visualizar um objeto a 1km e uma 50mm não?

Quer dizer, se eu tirar uma fotografia de uma área aberta com um objeto a uma distância de 1km com duas lentes : 20mm e 100mm.

Dando um crop na fotografia de 20mm na área do objeto eu vou conseguir ter a mesma ampliação do objeto que teria fotografando com a 100mm?


Outra dúvida é, existe um tamanho mínimo de um objeto para ser fotografado de acordo com a mm ?
Um texto simples sobre a diferença:
http://www.dicasdefotografia.com.br/apostila-aprenda-a-fotografar-em-7-licoes/distancia-focal
http://blogdafotografia.com/2010/05/29/guia-do-fotografo-aprendiz-entenda-o-que-e-distancia-focal/

O que faz a diferença é  a distancia da lente para o sensor, quanto mais distante (100mm vs 20mm) menos área você capta e mais "zoom" você tem.
Isso na técnica.
Sobre a ampliação, é possível, mas vai perder qualidade, é como se fosse o zoom digital.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 15:27:45
Acho que os links postados pelo Jean esclarecem a questão amplamente  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 15:58:45
Perfeito! Eu já conhecia o conteúdo do primeiro link.
O 2° foi bastante esclarecedor.
Obrigado a todos que participaram deste tópico.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 01:38:24
Rá! ainda não consegui sanar minhas dúvidas...

Outra dúvida é, existe um tamanho mínimo de um objeto para ser fotografado de acordo com a mm ?
E
Qual a distância máxima de um objeto eu posso atingir com uma dada mm, por exemplo, 100mm.

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 02:00:11
Rá! ainda não consegui sanar minhas dúvidas...

Outra dúvida é, existe um tamanho mínimo de um objeto para ser fotografado de acordo com a mm ?

Esta relação não existe. Teoricamente, talvez até fosse possível calcular o menor objeto identificável com uma determinada lente e sensor, mas como definir identificável? É um critério completamente subjetivo.

Citar
E
Qual a distância máxima de um objeto eu posso atingir com uma dada mm, por exemplo, 100mm.

Outra questão sem resposta, porque as variáveis são muitas e, novamente, subjetivas.

Se você quiser saber qual a lente necessária para fotografar um objeto de X cm a uma distância de Y m, antes de mais nada precisará saber que tamanho a imagem do objeto, projetada no sensor, deverá ter. A partir daí, seria possível calcular o comprimento focal necessário.

Mas, o resultado só funcionaria se você fosse sempre fotografar objetos de mesmo tamanho e à mesma distância. Na prática, isto não existe.

Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!