Autor Tópico: Tem fotometria em cameras tipo superzoom/bridge?  (Lida 3390 vezes)

EmilioMann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #15 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 17:10:22
Valeu pela explicação Foto Facil, eu imaginava que a resoluçao total e a efetiva fossem 12.1 porque nao encontrei no manual dela esses 12.8 Aproveito para registrar aqui mais um elogio ao seu blog, tem muita coisa legal por lá!  :clap:


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #16 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 17:14:09
Obrigado pela moral! Tem muitas informações que não entram nos manuais de instruções, é complicado isso.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #17 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 18:21:45
Uma das diferenças entre pixels totais e pixels efetivos é que para a contagem do número de pixels totais se leva em consideração a totalidade de sítios do sensor. Ora, os sensores padrão Bayer captam apenas cores RGB e os pixeis finais da imagem são calculados baseado na leitura da luminância dos pixels vizinhos durante o processo de demosaico, gerando cada ponto da foto, mais ou menos assim:



Se esse fosse o sensor, teríamos 16 pixels reais, gerando 9 pixels efetivos. Claro que como o sensor ao invés de 16 tem milhões de pixels, a relação entre reais e efetivos é muito mais próxima.

Este é um dos fatores que geram essa diferença, podem existir outros, mas normalmente, essa diferença é insignificante e sensores com mesmo tamanho, proporção entre os lados e número de sítios tendem a ter número de pixels efetivos iguais ou muito próximos.


« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, 18:21:58 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


rrrjsj36

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #18 Online: 01 de Março de 2012, 19:00:13
Sergio, eu dei uma olhada no blog do foto facil, muito bom por sinal, mas não foi um teste que ele fez. Ele pegou as especificações tecnicas de cada uma, colocou lado a lado e avaliou por essas informaçoes do manual, onde cada uma se destaca mais. Ele avisa isso no inicio da matéria.
Inclusive existe um engano. A resoluçao da sx40 é de 12,1 e não 12.8, o que a tornaria a vencedora nesse quesito e tambem no de densidade, seguindo a proposta da avaliação, igualando o resultado da fz150.
Outra coisa, se for instalado o CHDK na sx40, ela vence em quase todo o resto. O tempo de exposição ultrapassa 2000 (dois mil) segundos, a abertura fica maior que f2 e a menor f11, o iso vai a 16000, fotografa em RAW e muito, muito mais com a simples gravação de um programinha no cartao de memoria que nao altera nada no firmware original da camera e nem faz perder a garantia. Ele simplesmente coloca um novo menu na maquina e abre todas essas possibilidades.
Aqui tem um comparativo prático entre a sx40 e a fz150. Basta selecionar cada uma, ir na foto em ISO 1600 e ver a diferença de ruido de uma pra outra. Infelizmente nesse site não existe teste da HS20 para compararmos tambem http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM
 
   Acho que as duas empatam, e muitas coisas são inúteis, por exemplo o ISO 16.000 que deve causar  um ruído enorme. Além disso essas câmeras Super Zoom tem sensores quase iguais, são pequenos, e geram quase que a mesma quantidade  de ruído, o que acontece é que a Canon Sx40HS acaba usando um tratamento mais pesado, que tira o ruído, mais também parte dos detalhes, algo que na HS33 ou na Fz150 poderia ser feito rapidamente usando  o Lightroom, ou mesmo com as configurações de redução de ruído através do menu. Bem, pelo menos é o que eu acho  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 01 de Março de 2012, 20:23:06
Uma das diferenças entre pixels totais e pixels efetivos é que para a contagem do número de pixels totais se leva em consideração a totalidade de sítios do sensor. Ora, os sensores padrão Bayer captam apenas cores RGB e os pixeis finais da imagem são calculados baseado na leitura da luminância dos pixels vizinhos durante o processo de demosaico, gerando cada ponto da foto, mais ou menos assim:



Se esse fosse o sensor, teríamos 16 pixels reais, gerando 9 pixels efetivos. Claro que como o sensor ao invés de 16 tem milhões de pixels, a relação entre reais e efetivos é muito mais próxima.

Este é um dos fatores que geram essa diferença, podem existir outros, mas normalmente, essa diferença é insignificante e sensores com mesmo tamanho, proporção entre os lados e número de sítios tendem a ter número de pixels efetivos iguais ou muito próximos.

Graaaaaaaaaaaaande Alexandre e suas valiosas contribuições técnicas!!! :)


EmilioMann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #20 Online: 02 de Março de 2012, 23:46:13
Agradeço muito pela explicação ilustrada Alexandre!  :clap: