Autor Tópico: 70-200mm f2.8 p/ futebol de campo?  (Lida 3991 vezes)

Cléinha.Cris

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Online: 19 de Fevereiro de 2012, 11:12:56
Olá,

Tenho uma Canon 7D (crop) e vou fazer jogos de futebol, nao tenho $$$ p/ investir em uma lente de 300mm fixa f2.8.
Pensei: Ja que meu corpo e crop, entao uma lente 70-200mm vai ficar 112-320mm, ok?
Seria a mesma coisa que um corpo com sensor FF com uma 300mm fixa!
Vou fazer as fotos perto da bandeirinha do escanteio, sera que esse ideia minha da certo? :ponder: :ponder: :ponder:


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 15:33:28
me interesso por esta discussão. também gostaria de ter umas lentes longas para jogos de futebol e shows.

por causa do preço estou considerando a Canon EF 200mm f/2.8L. ela tá por volta de US$700. Por este preço eu conseguiria a 70-200 f/4L. Ambas não possuem IS. A lente fixa é mais clara, tem uma nitidez maior (dizem que melhor que a 70-200 f/2.8L IS), mas perde um pouco em versatilidade...
fkuhne.tumblr.com


Jabez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 04:43:35
Olá,

Tenho uma Canon 7D (crop) e vou fazer jogos de futebol, nao tenho $$$ p/ investir em uma lente de 300mm fixa f2.8.
Pensei: Ja que meu corpo e crop, entao uma lente 70-200mm vai ficar 112-320mm, ok?
Seria a mesma coisa que um corpo com sensor FF com uma 300mm fixa!
Vou fazer as fotos perto da bandeirinha do escanteio, sera que esse ideia minha da certo? :ponder: :ponder: :ponder:

Para esta comparação, a 70-200 seria a f/2.8?
Em caso afirmativo, até que faz sentido mas deve ser levado em consideração o que o colega fkuhne disse sobre a qualidade d uma fixa, no caso a 300mm 2.8.

Mas jogo de futebol geralmente não tem problema de pouca iluminação, não é?
Acho que vale a tentativa.

Boa sorte e aguarde os comentários do pessoal que entende  :ponder:
Câmera:
Canon Eos Rebel T2i 550D

Lentes:
Ef-S 18-55mm F/3.5-5.6 Is // Ef 70-200mm F/4 L USM // EF 100-400mm F/4.5-5.6L IS USM


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 14:15:46
A 70-200 serve para fazer fotos de futebol, mas do lado do campo que você está se estiver pensando em ângulo fechado. 2.8 ou 4.0 tanto faz, além do mais você vai estar com tripé ou monopé, no mínimo. A iluminação do estádio (se noite) ou de dia é boa.
Sobre as fixas o pessoal que usa já tem o pedaço próprio do campo a qual quer fotografar, ou seja, com ela você não faz fotos do assunto se estiver perto por não enquadrar, Normalmente o povo mira com fixa na área de gol esperando um lance.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 15:15:50
Sobre as fixas o pessoal que usa já tem o pedaço próprio do campo a qual quer fotografar, ou seja, com ela você não faz fotos do assunto se estiver perto por não enquadrar, Normalmente o povo mira com fixa na área de gol esperando um lance.

Jean, valeu pelas informações. Tu já fez esse tipo de trabalho?

Sobre as fixas, tu diz então que 200mm (320mm num sensor crop) seria suficiente?

E o IS? Acredito que seja muito útil, certo? Pois ma 70-200 f/4 sem IS é a metade do preço de uma com IS...

Um abraço! :ok:
fkuhne.tumblr.com


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 17:45:12
Jean, valeu pelas informações. Tu já fez esse tipo de trabalho? Sobre as fixas, tu diz então que 200mm (320mm num sensor crop) seria suficiente?
E o IS? Acredito que seja muito útil, certo? Pois ma 70-200 f/4 sem IS é a metade do preço de uma com IS... Um abraço! :ok:
Não fiz, mas já acompanhei quem faz. 200mm dependo do que você quer fotografar, da bandeira para o gol é OK, mas da bandeira de escanteio para o centro você não consegue em close, e sim mais foto de campo aberto. As fixas é como falei, tem fotografo que não pode se mover então ele escolhe uma determinada área do campo para fotografar, mas terá problemas se quiser fotografar algo mais perto. Assim como tem fotografo que está do outro lado do campo. com uma 600mm, ele está fotografando o que está do outro lado e não o que está perto dele. Nesse caso pegue a IS pois há luz de sobra. E se for colocar em um tripé nem pode usar o IS.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 19:33:55
E se for colocar em um tripé nem pode usar o IS.

Desculpe as várias perguntas mas esse tópico fala sobre dúvidas que eu tenho muito interesse em esclarecer :)

Eu não entendi a tua afirmação acima. Porquê "não pode usar" IS com tripé?

Em julho vou para os EUA e uma das lentes que penso que estou considerando é a Canon 200mm f/2.8L (US$750), sem IS. Maaasss... se o IS for meio que importante nessa distância focal, prefiro guardar grana pra pegar a 70-200 f/4L IS (US$1200) ou uma 135mm f/2.8 sem IS (que aí até é mais barata (US$500).
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2012, 19:36:51 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 00:26:31
Desculpe as várias perguntas mas esse tópico fala sobre dúvidas que eu tenho muito interesse em esclarecer :)

Eu não entendi a tua afirmação acima. Porquê "não pode usar" IS com tripé?

Em julho vou para os EUA e uma das lentes que penso que estou considerando é a Canon 200mm f/2.8L (US$750), sem IS. Maaasss... se o IS for meio que importante nessa distância focal, prefiro guardar grana pra pegar a 70-200 f/4L IS (US$1200) ou uma 135mm f/2.8 sem IS (que aí até é mais barata (US$500).
Porque ocorre o efeito inverso, a foto pode sair tremida, isso ocorre porque o IS não detecta vibração e tenta compensar mesmo assim. na net tem vários testes à respeito, mas tanto Canon quanto Nikon tem problemas com IS ativado e tripé.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 00:55:59
Porque ocorre o efeito inverso, a foto pode sair tremida, isso ocorre porque o IS não detecta vibração e tenta compensar mesmo assim. na net tem vários testes à respeito, mas tanto Canon quanto Nikon tem problemas com IS ativado e tripé.

Tem lente , não sei se são todas, que desativa o IS automaticamente quando acopladas a um tripé.  No manual da Canon T3 é recomendado desligar o IS quando acoplado a um tripé, mas se não estou enganado, por uma questão de economia de bateria.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 01:04:56
Humm, valeu pelas informações. Já ouvi falar algo a respeito mas nada sólido...

mas pra mim isso é uma falha absurda de projeto. :ponder:
fkuhne.tumblr.com


Cléinha.Cris

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 10:08:51
ow, grata pelas informações! mais experiencias serao bam vindas!


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 11:35:12
Humm, valeu pelas informações. Já ouvi falar algo a respeito mas nada sólido...

mas pra mim isso é uma falha absurda de projeto. :ponder:
Na verdade não. Pode ser colocado um sensor para isso, mas iria encarecer a lente.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 12:24:59
Na verdade não. Pode ser colocado um sensor para isso, mas iria encarecer a lente.

mas a lente já é cara! :doh:

se o tal sensor fosse para desabilitar o IS no caso do uso do tripé, seria como "transformar um bug em feature", como se diz em desenvolvimento de software.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
fkuhne.tumblr.com