Autor Tópico: Diferença entre MS e CF  (Lida 2334 vezes)

sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Online: 05 de Fevereiro de 2005, 21:13:09
Algumas cameras digitais estão permitindo uso de 2 tipos de cartões de memória. A Sony V3, por exemplo, permite o Memory Stick e o Compact Flash(bem mais barato).

1) Alguém sabe informar qual a diferença entre o Memory Stick e Compact Flash? (Desempenho, velocidade, processamento, qualidade, etc...).

2) Qual a diferença entre o CF I e II?

 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2005, 23:47:08
Pelo que sei, o Memory Stick é um padrão totalmente fechado, existindo apenas 2 variações: MS comum e o Pro. Como este formato percente à Sony, os cartões são naturalmente mais caros, e não são compatíveis com nenhum outro produto. Porém os MS têm uma vantagem: são pequenos. O Compact Flash é um padrão em constante mutação, ganhando todo ano versões de maior velocidade e capacidade, lançadas por diversos fabricantes. Há dois formatos principais: os CF do tipo I são as chamadas "flash memory", e usam tecnologia semelhante à dos MS, xD, SD, etc. Já os do tipo II são mini-HDs (mini-drives), e foram desenvolvidos pela IBM. Tinham grande capacidade e custo mais baixo, porém mais susceptíveis a danos físicos. Hoje em dia quase não são encontrados mais, porque os CF do tipo I (memória flash), caíram muito de preço, e com isso suas vantagens cresceram muito. Como disse, existem CF (tipo I) de diversas velocidades e capacidades, como por exemplo os novos CF de 8 GB. Acredito que não existam MS com tal capacidade, e talvez não venha a existir tão rápido. O CF também são bem mais baratos, alguns (dependendo da capacidade) podem custar até metade de um MS. Mas o CF tem uma desvantagem: é grande. Por essa razão, a Canon está abandonando os CF em suas compactas (já abandonaram nas séries SD1xx/SD1x/SD2x/SD2xx/SD3xx/A5xx). Se eu tivesse uma máquina que aceitasse os dois tipos, e quisesse investir em cartões de maior capacidade, ira de CF mesmo. Lembrando ainda que, as máquinas que aceitam CF, também aceitam MMC/SD utilizando um adaptador pra isso.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2005, 10:05:01
Então quer dizer que existe somente 2 diferenças entre os cartões de memorória Memory Stick e Compact Flash? PREÇO x TAMANHO.

Andei pesquisando os preços no mercado livre e constatei o seguinte:

MS 512Mb PRO: 300,00
CF 512Mb : 180,00

Estou pra adquirir uma Sony V3, então é aconselhável comprar o CF?? Não terá desvantagem nenhuma sobre o MS?


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2005, 12:44:11
É isso aí... e se você comprar o CF 80x, é mais rápido que qualquer MS... só que um pouco mais caro que os outros CFs.


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2005, 14:08:50
Não existe ai um problema de velocidade de gravação do drive da maquina? Isso por que eu tenho um S7000 e na hora de comprar o CF acabei levando o Ultra II da sandisk por trabalhar em 60X com garantia de velocidade (já que este casou bem com a maquina), mas poderia ter pego o da Lexar de 80x com um recurso de write acceleration que não sei se funciona legal na minha maquina!
Posso estar pensando bobagem, mas assim como os drives de Cd de um computador, os drives de DF também possuem uma velocidade maxima de leitura e de gravação, não???
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2005, 14:29:37
E ae Georges?
Blz?
O que vc falou sobre os memorys sticks está correto. Só vou fazer um parenteses no que vc disse:
Citar
Pelo que sei, o Memory Stick é um padrão totalmente fechado, existindo apenas 2 variações: MS comum e o Pro. Como este formato percente à Sony, os cartões são naturalmente mais caros, e não são compatíveis com nenhum outro produto.
Porém, existem outros produtos/cameras que já possuem entrada para Memory Sticks (NÃO SEI PORQUE FIZERAM ESTA LOUCURA, MAS...) como por exemplo a camera da  Konica Minolta DiMAGE G600 - que usa SD/MMC card e Memory Stick.
Konica Minolta G600
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2005, 17:43:54
Olha a velocidade do cartão influencia pouco, hoje em dia o fator limitante é a velocidade dos dispositivos.
Lembrando apenas que a única tecnologica de acesso direto (que independe da velocidade do cartão e depende só da velocidade da câmera é a do Smart Media e do xD, os demais tanto a câmera quanto o cartão tem que ser rápidos, o que não ocorre, li uma matéria na dpreview a uns 6 meses onde a máxima velocidade de gravação de um dispositivo era 17X, ou seja, qualquer coisa acima disso seria inútil. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2005, 19:40:40
Pois é... um cartão acima de 20x só seria "útil" por enquanto para passar as fotos no pc.

Fazendo uma analogia com a velocidade das gravadoras de CD, existem se eu não me engano, gravadoras de até 52x (acho que existem de 60x, mas não tenho certeza!) e as pessoas na hora de comprar querem a MAIOR VELOCIDADE! Se o gravador de Cd for de 40x NÃO QUEREM! Mas... na hora de gravar, "todo mundo fala" que grava em 16x em 12x ou em até 4x ou 2x!!! (PREFEREM GRAVAR EM VELOCIDADES BEM BAIXAS!!!) para "não perder a mídia" ou para ser compatível com não sei o que tipo de som ou então para GRAVAR OS DADOS POR MAIS TEMPO! heheh - vai saber!

Creio que é a mesma coisa que acontece com os cartões de memória das câmeras digitais!

Abraços a todos,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br