Autor Tópico: 51 pontos de foco - quando usar?  (Lida 4956 vezes)

andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Online: 28 de Novembro de 2014, 08:43:55
Pessoal,
Quando é que os 51 pontos de foco da D7100 entram em ação?
Vocês costumam utilizar este recurso?

(Black Friday: A mão amanheceu coçando hoje para comprar esta câmera.)


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2014, 08:45:43
Desculpem-me por ter postado no lugar errado.

Era pra ter postado dentro do grupo "Nikon".


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2014, 09:14:33
Bom algumas vezes a quantidade de pontos de foco gera 'polêmica'.

Para alguns é importante, e para outro não. Pessoalmente não gosto de reenquadrar. Tem bastante discussão no fórum em relação a assunto....

Por enquanto não vi promoção relativa a D7100. E acho difícil rolar, talvez algum equipamento fora de linha, talvez coloquem uma única unidade (se alguém der sorte...).
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2014, 09:42:55
Como eu faço mais paisagem, sempre uso o ponto central, pois reenquadrar não apresenta diferença na nitidez do motivo pela alteração do plano do foco (quando vc foca e gira a câmera existe uma pequena alteração na distância entre o plano do foco e o objeto). Entretanto, se a foto é macro ou retrato, onde essa movimentação pode fazer com que um olho saia de foco, por exemplo, os pontos fora do centro são fundamentais para uma boa focalização, onde vc compõe a foto e aciona o ponto de foco em cima do objeto principal (olho, por exemplo).

Na função de foco preditivo, por sua vez, os pontos todos são básicos para o funcionamento dessa função, embora só tenha visto isso funcionando bem nas "supertops" profissionais (vc vai seguindo o objeto em movimento e os pontos de foco vão se iluminando, mostrando que o foco está sendo mantido): as câmeras de consumo normalmente perdem o acompanhamento se o objeto se move mais rápido...

Ou vc pode deixar por conta da câmera selecionar o ponto de foco, normalmente o mais próximo entre os 51, mas eu nunca dei essa liberdade para elas...  :ok:
« Última modificação: 28 de Novembro de 2014, 09:44:49 por efilho »


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2014, 17:58:53
Putz! Comprei a D7100.
Acho que vou apanhar da patroa hoje.
 


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2014, 20:43:41

Putz! Comprei a D7100.
Acho que vou apanhar da patroa hoje.
Qual o link?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2014, 08:53:16
Qual o link?
Comprei numa loja física aqui no RJ.


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2014, 12:27:20
Na D7100 o 3d focus é muito útil.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2014, 11:29:33
Usei bastante o AF-C da D7000 no modo 3D e funcionava bem, mesmo quando o objeto se movia rapidamente( na velocidade humana - nunca tentei com pássaros ).

Sobre Black Friday, para quem pode comprar nos EUA a D7100 está $896,95( apenas o corpo ).
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, 11:30:08 por dadozen »
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


HERIBELTHON

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo, Design e Laboratorista
    • http://https://heribelthonstudio.webnode.com/
Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 23:46:46
Tem gente se zangando por eu responder tópico velho, mas eu acho que tópico é pra TIRAR dúvidas seja que idade ele tenha, mas como esse não tá tão velho acho que não vão chiar, então vamos lá eu nas minha experiências  acho que pontos de focos são como Megapíxeles temos mais por status, mas nunca vamos precisar deles todos e nunca,  é mais um marketing pra vender câmeras, talvez muitos pontos sirvam em velocidades de vôos de pássaros em que os pontos ficam piscando igual luz de boate buscando o melhor ponto de foco particularmente gosto de usar o manual central como sou Nikonzeiro de Carteirinha e fotografo mais eventos sociais o auto focus uso o AF-S AUTO FOCUS ESTÁTICO , e deixo central e faço o reenquadramento, se for de uma noiva em frente um bolo e não quero fazer reenquadramento  vou ajustando pra cima ou pro lados dependendo da necessidade, uso o AF-C para fotos contínuos e nunca o AF-A que é uma mistura dos dois, ele se confunde ao mexer a câmera  achando que o objeto está se movendo ao invés d Câmera
HERIBELTHON STÚDIO O Nº1 da Família Novarussense https://www.facebook.com/HeribelthonStudio/photos_albums