Autor Tópico: Estabilizador de imagem IS  (Lida 1949 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Fevereiro de 2012, 21:03:58
O fato de uma lente não ter IS torna mais complicado seu uso, certo ?

Não tendo IS tenho que trabalhar a velocidades maiores para a foto não ficar tremida.

Achei que fosse um problema com as mais baratas, tipo a 50mm f/1.8, mas a f/1.4 também não possui IS.

Estou raciocinando certo ou essa característica é necessária somente em lentes com zoom e não nas fixas ?

grato.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 21:29:53
quanto maior o comprimento focal da lente menor o ângulo de visão proporcionado...
com um ângulo de visão pequeno, 1mm que vc mexe a câmera representa alguns centímetros na imagem que está sendo captada.. por isso o IS aparece mais em Teleobjetivas do que em Grande Angulares...



Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 21:32:53
quanto maior o comprimento focal da lente menor o ângulo de visão proporcionado...
com um ângulo de visão pequeno, 1mm que vc mexe a câmera representa alguns centímetros na imagem que está sendo captada.. por isso o IS aparece mais em Teleobjetivas do que em Grande Angulares...

Então nao vale a pena comprar uma teleobjetiva sem IS? Mesmo sendo aquelas USM(Ultrassônica)?
Também tenho muitas duvidas em relação a IS.
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 21:43:16
USM é foco. Não tem nada a ver com IS (Estabilização de Imagem). Um feature não interfere necessariamente no outro.

Para quem tem braço para segurar a lente o IS é dispensável. Para quem tem uma cam com boa relação sinal X ruído, basta subir o ISO e ganhar velocidade de obturação, dispensando-se assim o IS. Para quem só fotografa cenas bem iluminadas o IS é dispensável. Se a lente é grande demais e necessariamente será usado com tripé, o IS é dispensável.
Se seu fazer fotográfico não se encaixa em nenhuma dessas hipóteses, o IS fará falta sim.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 21:49:39
USM é foco. Não tem nada a ver com IS (Estabilização de Imagem). Um feature não interfere necessariamente no outro.

Para quem tem braço para segurar a lente o IS é dispensável. Para quem tem uma cam com boa relação sinal X ruído, basta subir o ISO e ganhar velocidade de obturação, dispensando-se assim o IS. Para quem só fotografa cenas bem iluminadas o IS é dispensável. Se a lente é grande demais e necessariamente será usado com tripé, o IS é dispensável.
Se seu fazer fotográfico não se encaixa em nenhuma dessas hipóteses, o IS fará falta sim.

Entendi Mr Hyde, agora clareou tudo. rs
Obrigado pela explicação.
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 22:03:52
Se eu utilizar o temporizador em 2 segundos em um tripé, não haverá diferença significativa entre os resultados de uma lente canon 70-200 f4 -com e sem is, caso esteja fotografando com boa luz?
A diferença de preços delas é significativa.
Grato
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2012, 22:04:23 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Jabez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 04:33:39
Se eu utilizar o temporizador em 2 segundos em um tripé, não haverá diferença significativa entre os resultados de uma lente canon 70-200 f4 -com e sem is, caso esteja fotografando com boa luz?
A diferença de preços delas é significativa.
Grato

Desde que o tripé esteja bem fixo... :)
Com tripé vai (quase) tudo tranquilo, até se recomenda desligar o IS caso este não seja necessário no momento, no caso do uso com tripé bem fixo.
Câmera:
Canon Eos Rebel T2i 550D

Lentes:
Ef-S 18-55mm F/3.5-5.6 Is // Ef 70-200mm F/4 L USM // EF 100-400mm F/4.5-5.6L IS USM


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 14:23:16
No tripé há diferenças entre as duas versões. A com IS tem uma ótica melhor e dependendo da abertura e focal chega a ter mais nitidez e contraste melhor. A diferença entre elas não se restringe somente ao IS.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 16:13:52
No tripé há diferenças entre as duas versões. A com IS tem uma ótica melhor e dependendo da abertura e focal chega a ter mais nitidez e contraste melhor. A diferença entre elas não se restringe somente ao IS.

é a primeira vez que ouço isso.. pra mim era iguais..


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 16:34:22
Bom posso aproveitar o tópico aqui pra fazer uma outra pergunta?
Como disse o Mr.Hyde, IS é estabilização da imagem e USM é foco. OK entendido. Mas me veio uma dúvida agora com essa informação.

Eu trabalho com minhas lentes quase sempre em AF ou seja com foco no automático, e é sabido que nessa situação, a câmera só “libera”  o disparo após o foto estar feito (considerado OK pela câmera – sinal verde).
Bom minha dúvida é, pela lógica (confesso que nunca li nada a respeito) o foco é feito ou imediatamente depois ou no máximo junto com a estabilização da imagem, seja ela feita pelo IS, pelo braço firme ou pelo tripé, não? Como a câmera faria um foco sem que a imagem estivesse estabilizada?
Se a estabilização demora um pentelhonéssimo de segundo a mais pra ser feita, o foco idem, demora também.
Se essa afirmação for correta, seria válido afirmar que lentes sem IS tem um foco mais lento que as com IS?
Nem falo do caso na minha 75-300 que sei ser lenta pro outros N motivos (de construção mesmo), mas de outras lentes que a gente ouve comentários por ai como “essa é uma lente rápida e essa não é (e rápida se referindo ao foco).

Isso que imaginei sobre a relação IS / rapidez de FOCO tem sentido ou foi um baita amontoado de bobagem?
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2012, 16:36:17 por Magro Costa »


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #10 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 17:41:32
é a primeira vez que ouço isso.. pra mim era iguais..
São totalmente diferentes. A IS tem 20 elementos em 15 grupos e a normal 16 elementos em 13 grupos. As IS são seladas, as sem IS não.
Veja a diferença entre elas aqui

Bom minha dúvida é, pela lógica (confesso que nunca li nada a respeito) o foco é feito ou imediatamente depois ou no máximo junto com a estabilização da imagem, seja ela feita pelo IS, pelo braço firme ou pelo tripé, não? Como a câmera faria um foco sem que a imagem estivesse estabilizada?
Se a estabilização demora um pentelhonéssimo de segundo a mais pra ser feita, o foco idem, demora também.
Se essa afirmação for correta, seria válido afirmar que lentes sem IS tem um foco mais lento que as com IS?
Nem falo do caso na minha 75-300 que sei ser lenta pro outros N motivos (de construção mesmo), mas de outras lentes que a gente ouve comentários por ai como “essa é uma lente rápida e essa não é (e rápida se referindo ao foco).

Isso que imaginei sobre a relação IS / rapidez de FOCO tem sentido ou foi um baita amontoado de bobagem?
O IS é independente do foco. Ele funciona mesmo que o foco não esteja cravado. Por isso você nunca vai notar diferença de velocidade. Em termos de velocidade o IS é mais rápido que o foco, já que o mesmo demanda menos energia do que o sistema de foco e é mais rápido e não precisa calcular nada.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 19:34:09
São totalmente diferentes. A IS tem 20 elementos em 15 grupos e a normal 16 elementos em 13 grupos. As IS são seladas, as sem IS não.
Veja a diferença entre elas aqui

 :ok: :ok: