Autor Tópico: Fotografando raios, qual a técnica?  (Lida 10312 vezes)

Alemao cl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Online: 20 de Fevereiro de 2012, 22:06:08
Pessoal


Não sei se estou colocando o tópico no lugar certo, se estiver errado por favor me avisem.

Hoje ocorreu uma chuva com muitos raios próximo a minha casa, e tentei fotografá-los. Minha idéia era utilizar um tempo longo de exposição, porém no ISO mais baixo, com a menor abertura e com qualquer tempo maior que 1/30 as fotos ficavam super-expostas. Apelei para a função de modo sequencial "6 últimas fotos", porém este método se mostrou totalmente improdutivo.

Consegui pegar 2 raios na sorte. Esqueçam qualquer detalhe das fotos, elas estão uma verdadeira m#$%@.


DSCF4729 por Daniel Venturi, no Flickr


DSCF4719 por Daniel Venturi, no Flickr

Minha pergunta é: qual técnica vocês utilizam para fotografar raios?

Abraços
Alemão


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 23:22:18
Alemão,

É por aí mesmo, meu amigo. O maior problema que vejo no seu caso é que a sua lente tem abertura mínima de f/8, é isso?
Na minha lente que veio com o kit (DSLR), eu consigo fechá-la em f/22 (se bem me lembro), então dá pra deixar o obturador aberto um tempão sem a foto estourar, entende? Mas a idéia é essa aí mesmo, ISO baixo, lente com mínima abertura, tempo de exposição o mais longo possível, paciência, perseverança e dedos cruzados!  :ok:
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2012, 23:24:10 por fs_isa »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 23:27:41
Bem, se não pode diminuir mais a abertura e nem comprar um filtro ND, tente, com a camera apoiada num tripé, fazer diversas fotos da maneira como está fazendo. Em seguida, vá no PS e sobreponha as fotos. Terá um céu cheinho de raios.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Washington

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 23:30:43
é isso mesmo, foto de raio de dia é complicadao mesmo, mas é como o colegas comentaram  :ok:
Canon T1i, Tamron 17-50mm 2.8, Canon 50mm 1.8 II, Canon 100-400L 480 EXII


Alemao cl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 15:00:50
fs_isa - a minha câmera só permite escolher a menor ou maior abertura para cada distância focal. Com zoom maior ela permite menor abertura, mas sem zoom ela só permite a abertura f/8. No zoom máximo ela permite até f/20, mas não dá para usar o zoom nessa situação. Acho a câmera muito limitada neste aspecto.

spiderman - gostei da idéia do filtro ND, qual graduação seria legal utilizar?

Washington - tá difícil uma chuva com raios aqui de noite, seria bem mais fácil...



dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 15:09:05
Se me permite, vou postar uma foto aqui.


Tempestade à vista por Dimitry Gobbo, no Flickr

Nesse dia, estava eu, na janela do meu apto, com aqueles tripé de mesa no para-peito da janela. Como estava com muitos raios, fui ajustando o tempo de exposição de acordo com o que eu queria. Estava ventando muito (você pode ver pelo movimento das nuvens) e o raio apareceu exatamente no último segundo de obturador aberto. Dei sorte.

Não tinha muita técnica aplicada nessa foto, mas me diverti um monte. Tirei mais de 20 fotos, nessa mesma posição, com diferentes tempos de exposição e aberturas.

EXIF dessa foto:
Câmera   Canon EOS REBEL T2i
Exposição   4
Abertura   f/6.3
Distância focal   18 mm
ISO   200
Compensação de exposição   0 EV

Foi meio na sorte e já estava mais a noite. Fotografar raios durante o dia, o ideal vai ser com o filtro ND mesmo.

Abcs
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2012, 15:09:54 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


silvio schuabb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 21:17:19
Não sei se é ruim reviver um tópico aqui, mas o assunto é de acordo.

Está chovendo c tempestade, como sou iniciante, é a primeira vez que tento fotografar raios.

Fiz exatamente o contrário do que deveria, tentei fotografar com velocidades altas 1/1000  :aua:

Acabou que consegui tirar foto de um raio, na verdade só uma parte dele.

Agora uma dúvida, quanto maior a exposição melhor (mais raios)? Ou os raios acabam ficando fracos, ou opacos (sei la) na foto?

Abs


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 14:13:24
Andei fotografando uns também. A fórmula das minhas fotos que ficaram boas foram com uns 15 a 30s de exposição, no tripé, abertura média (f/10 até f/14) para conseguir maior nitidez, iso mais baixo possível. Desligue a estabilização se houver, e também a redução de ruído de longa exposição. Assim que acabar uma fotografia, clique de novo, minimizando o tempo que a câmera passa sem fotografar, e a chance de tu perder algum raio. Para não perder praticamente nada, compre um disparador que trave o shutter, e coloque o drive no modo contínuo, assim a câmera vai tirar uma foto atras da outra sem tu precisar clicar.

Foto minha que gostei:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=815749195158386&set=pb.100001699396075.-2207520000.1423066455.&type=3&theater
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2015, 14:15:18 por tarcisioal »
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 15:04:18
Fiz exatamente o contrário do que deveria, tentei fotografar com velocidades altas 1/1000  :aua:

Acabou que consegui tirar foto de um raio, na verdade só uma parte dele.

Agora uma dúvida, quanto maior a exposição melhor (mais raios)? Ou os raios acabam ficando fracos, ou opacos (sei la) na foto?

 :shock: Que façanha! Pegar um raio em 1/1000 realmente é pra muito poucos.

Tem que usar velocidades lentas, mesmo. Eu deixo o suficiente pra dar uma boa exposição no ISO mais baixo com abertura f/11. Poderia usar aberturas menores, mas a perda de nitidez por difração começa a aparecer. COmo já foi dito, vc pode aumentar este tempo usando um filtro ND ou até um polarizador (ou um polarizador em cima de outro). E tripé realmente é essencial.


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 15:40:36
:shock: Que façanha! Pegar um raio em 1/1000 realmente é pra muito poucos.

hehehe. É verdade.. Billy the Kid se sentiria uma merda vendo isso..
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 23:33:35
O ideal pra esse tipo de foto é a noite.

30 segundos: O tempo máximo da câmera te dará mais chances de registrar um ou mais raios.
Use então uma abertura que te deixe o fotometro um pouco negativo ( lembre-se que quando o raio vier a foto vai clarear, então compense com uma medição mais escura ( f10-f16 ).
Iso menor possível, 100 ou 200.
Tripé ( ou câmera sobre uma superfície, claro ).
Sem estabilização.
Sem redução de ruído.
Temporizador automático com o máximo de fotos em sequência e o menor tempo de disparo entre elas ( meio segundo ? ).
Depois de fritar o sensor com meia hora de fotos direto vc seleciona o que prestou e mistura no Ps.
Ou seja: Uma composição com todos os raios bonitos sobre ela.

Bom divertimento!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 23:54:56
Ah, e um detalhe importante que esqueci: Foco no infinito e autofoco desligado. :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 02:10:24
O Raphael já disse tudo. Se for de dia pode usar um filtro ND-2 ou ND-4
Essa foi em prioridade de velocidade com 16s e filtro ND4, foco manual no infinito
Olympus C5050


« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2015, 02:16:04 por AFShalders »


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 09:12:34
De dia os filtros ND são muito necessários, pois com a lente muito fechada (f/20 ou menor) a foto não fica boa (a minha câmera/lente cria pontos parecendo sujeira na imagem). Então para compensar a claridade do dia, só com filtros mesmo...

Só sugiro que ao invés de temporizar, coloque a câmera em disparo contínuo, e trave o disparador. O intervalo entre as fotos vai ser o mínimo que a câmera consegue fazer, normalmente uma fração de segundo.

Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


silvio schuabb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 23:09:03
Boa noite pessoal.

Antes de tudo obrigado pelas dicas!!! Serão muito proveitosas.

Hj aqui no Rio falaram que ia cair o mundo em chuva, o prefeito até pediu pro pessoal sair do trabalho + cedo pra evitar a chuva no fim da tarde.

Por sorte acabei comprando meu tripé ontem a tarde, ai logo pensei: Opa, hj vou fazer a festa com fotos de raios + dicas da galera do fórum.

Ai eu fico olhando pro céu e aquele sol aparecendo....

Resumindo, deu uma chuvinha rápida de 5 min, nada de raios e minha câmera tá armada no tripé  e não tirei uma foto...  :(

Me amarrei nas fotos que vcs postaram!!!

Quanto a minha foto de raio a 1/1000, o que apareceu foi a mosca do coco do cavalo do bandido com relação ao tamanho do raio original rsrsrs, quase nada...   :assobi:

Quero chuva!!!