Autor Tópico: Lente Prime EF 50mm f1.4 - dificuldade de Foco  (Lida 16121 vezes)

LeandroSantos1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Fevereiro de 2012, 23:59:53
Olá pessoal,
Adquiri recentemente uma lente Canon EF 50mm f1.4 e estou usando-a para fazer retratos, em festas e ambientes abertos. Para minha surpresa, a lente não tem correspondido as minhas expectativas no geral. Eu tenho obtido um alto índice de fotos perdidas, devido a falta de foco da lente. Estou com um indice de aproximadamente 70% de fotos fora de foco, em qualquer situação que a utilizo. Já testei todas as combinações possíveis da minha T2i, setanto pontos de focagem, velocidades, aberturas diveresas, mas nada do que tentei melhorou este pecentual. Alguém já passou por isto, e tem alguma dica do que pode estar acontecendo, comigo ou com a (ben)dita cuja? Desde já agradeço a ajuda e orientações.
Canon Eos Rebel T2i 550d - Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS  - Canon 50mm F/1.4 USM -  Canon 28mm F/1.8 USM - Canon 430EXII - Canon 580EXII


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 02:18:21
Já experimentou testá-la em outra câmera? Se ela for USM, veja se a velocidade de giro do anel de foco está adequada ao modelo. Já tive problemas com uma USM que não era tão rápida quanto devia e as fotos saiam desfocadas. Meses depois o cabo flat interno partiu.
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 09:04:58
A 50mm 1.4 apesar de ser USM tem o foco mais lento que os demais modelos devido ao seu foco não ser totalmente interno, onde a mesma move a parte frontal da lente (se estiver com filtro pesado o foco fica um pouco mais lento ainda).
Mas independente disso o foco é apenas mais lento, a minha sempre teve o foco cravado, é possível que por estar tirando fotos de eventos em que tem que ser rápido, sua máquina esteja batendo a foto antes do foco se completar, experimente fazer umas fotos com calma e veja se o problema persiste.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 09:14:37
Tenho essa lente e também uma t2i e "a princípio" tá tudo bem com ela, dentro da minha experiência pelo menos. Mas já notei que ela fica sharp mesmo em f/1.8 para cima.

Sobre o USM, essa lente não tem o mesmo esquema das outras lentes USM, é um sistema mais simples por causa do tamanho da lente, então ela não é tããão rápida como as outras lentes com o mesmo sistema...

Se quiseres, dá uma olhada no meu Flickr, tenho algumas fotos com ela lá...

 :D :ok:
fkuhne.tumblr.com


Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 09:29:27
Você se mexe muito após focar? Pode ser que na hora de compor a foto esteja se mexendo demais.
Se não for isso, experimente usar apenas o ponto AF central, que é mais preciso.
Faça um teste: coloque a câmera num tripé e foque em algo que esteja parado. Se a foto ainda estiver fora de foco, pode ser que a lente precise de um Micro-Adjustment (observe se ao errar ela sempre foca perto demais ou longe demais), ou pode ser que ela precise ser calibrada ou esteja com defeito.


LeandroSantos1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 09:58:38
OK amigos obrigado pelas informações. Vou acrescentar mais algumas informações sobre o problema:
01. Na maioria das vezesm tenho usado o ponto central do AF. Tentei outros mas não alterou nada.
02. Não é probelma de lentidão de foco, mas sim um grande número de fotos desfocadas. Ativei aquele "Bip" da T2i, quando soa quando ela atinge o foco e só faço as fotos após este sinal. Entendo que a camera já está focada.
03. Outra dificuldade de foco da lente é em contra luz.
04 Eu uso a lente do Kit - a 18 55 e nunca perdi uma foto por problemas de foco, então a diferença de trabalhar com a 50mm é muito grande. Vou fazer os testes sugeridos e depois posto os resultados.
Canon Eos Rebel T2i 550d - Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS  - Canon 50mm F/1.4 USM -  Canon 28mm F/1.8 USM - Canon 430EXII - Canon 580EXII


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 18:24:51
até onde sei uma lente não dá problema se foco hora sim e hora não.. ou tem problema ou não tem.. tem que tentar ir isolando cada parte do problema aí pra identificar..


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:30:36
Ponha tua cam no tripé ou em algum lugar bem apoiada e faça os testes. Se der back ou front focus, pode trocar de lente. Dúvido que dê, mas não custa eliminar essa hipótese.
http://focustestchart.com/focus10.pdf
http://www.invisicord.com/docs/invisicordfocuschart.pdf

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 08 de Março de 2012, 16:07:14
Em qualquer lente, as fotos tiradas utilizando a abertura máxima, nunca irá sair focada como se tivesse sendo feitas com aberturas 5.6 ou 8.0.
Eu acho que o problema deve estar aí.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 09 de Março de 2012, 19:48:47
Focada sai, mas ele fica mais 'soft'. É natural e até querido por alguns fotógrafos.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


montanha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
  • "cair nove vezes, levantar dez."
Resposta #10 Online: 09 de Março de 2012, 20:18:16

A lodrita disse o que eu iria dizer...

Se você só teve experiências com a lente do kit, pode ser que você não esteja acostumado com a profundidade de campo mais curta por causa da grande abertura da lente. Tente tirar fotos em f/4 ou f/8 para tirar essa dúvida.

Eu tenho uma 50mm f/1.8, e pode acontecer de focar no olho de uma pessoa e o nariz sair desfocado, tão curta é a profundidade de campo. Numa lente de abertura f/1.4 isso deve ficar ainda mais acentuado.

Um grande abraço

Vinícius
« Última modificação: 09 de Março de 2012, 20:19:04 por montanha »


LeandroSantos1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Abril de 2012, 10:44:26
Ok amigos, obrigado à todoas pelas respostas e informações. Vou fazer mais alguns testes, usando outra máquina e outra lente, que adquiri recentemente (28mm f1.8) e ver se chego a uma conclusão.
Canon Eos Rebel T2i 550d - Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS  - Canon 50mm F/1.4 USM -  Canon 28mm F/1.8 USM - Canon 430EXII - Canon 580EXII


kasper

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2012, 16:30:09
Eu tambem acredito que o problema esteja apenas na profundidade de campo, pois se fosse back/front focus sempre ocorreria. Quando comprei minha cinquentinha tambem passei pelo processo de compreendimento da profundidade de campo em grandes aberturas.


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2012, 16:00:13
Leandro, existe uma função na câmera que pode ser habilitada pelo menu e se chama "AF Point display" ou "Vis. ponto AF". Quando essa função está ativada ao visualizar a foto pelo lcd da câmera uns quadradinhos vermelhos aparecem sobre o ponto de foco da imagem. Independente do resto da imagem, este ponto precisa estar focado. Se não estiver o problema pode ser da objetiva.


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2012, 10:27:07
A Canon informou que o auto focus de suas cameras podem ter erros de leitura dependendo da objetiva utilizada. Este erro passa pelo controle de qualidade se estiver dentro do limite de tolerância.
Ocasionalmente a combinação "câmera x objetiva" pode causar um erro de leitura de AF maior que o tolerado nos testes do controle de qualidade efetuado pela fabrica.
Após vc efetuar a operação da postagem acima, se no ponto vermelho não estiver focado, solicito que você verifique se algum ponto da imagem aparece em foco. Se isso tiver ocorrido posso te passar as informações de como executar a calibragem da sua objetiva. Um grande abraço.