Autor Tópico: Entrada de luz 50mm f/1.4 e f/1.8  (Lida 1870 vezes)

progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Online: 23 de Fevereiro de 2012, 09:31:15
Olá!
Minha dúvida é a seguinte:
Em uma lente fixa 50mm com abertura, por exemplo, em f/8, a quantidade de luz seria diferente em uma lente 1.4 e em uma 1.8?
Obrigado.


Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 09:40:24
Na prática, não. Em tese, pode ser que haja alguma diferençá mínima devido à diferente formula ótica... mas aí estamos medindo a transmissividade da lente, e não o diâmetro do diafragma.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 09:41:14
Aqui tem uma excelente explicação:

http://en.wikipedia.org/wiki/Aperture

Cada full stop que aumenta na abertura, metade da luz que entra. de 1.4 para 8 tu tem 5 stops, então será 5 vezes menos luz chegando no sensor.

Acho que é só isso...  :D :ok:
fkuhne.tumblr.com


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 09:55:45
Obrigado pela resposta.
Vou ler o artigo para entender melhor.
Eu penso exatamente isso. Na mesma abertura a quantidade de luz deverá ser praticamente a mesma, apenas com o acréscimo de alguns pontos.
Abs


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 17:09:30
A transmissão de luz é diferente, mas nada de muito diferente. Quem costuma medir isso é o pessoal da DXO.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:38:21
Na prática, não. Em tese, pode ser que haja alguma diferençá mínima devido à diferente formula ótica... mas aí estamos medindo a transmissividade da lente, e não o diâmetro do diafragma.

O tópico poderia ser trancado após essa resposta! Tá tudo aí.  ;)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 02:39:20
Olá!
Minha dúvida é a seguinte:
Em uma lente fixa 50mm com abertura, por exemplo, em f/8, a quantidade de luz seria diferente em uma lente 1.4 e em uma 1.8?
Obrigado.

A medida f/stop é uma raiz quadrada entre dois pontos da circunferência da lente. Uma abertura f/8 pode resultar em uma ligeira vantagem de luz sobre outra lente com diâmetro diferente (menor). Há muitas outras coisas envolvidas na questão f/stop x luminosidade.
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 09:18:08
Tecnicamente qualquer abertura é para ter passagem de luz idêntica entre si. Digamos, f/8 é para deixar passar a mesma quantidade de luz em qualquer objetiva, i.e., não importa se for 200mm, 300mm, 10mm, ou qualquer outro comprimento focal, porque na verdade a abertura é uma relação direta com o comprimento focal. Só que há outros fatores que influenciam nessa passagem de luz, como o nível de transmitância da ótica, quantos elementos óticos apresentam-se no interior da objetiva; isso pode fazer com que f/8 em duas objetivas distintas, permitam a passagem de quantidades diferentes de luz, que no geral é uma variação pequena mas presente. Essa variação ou na verdade essa passagem efetiva de luz é chamada de transmission stop ou (t-stop).