Carlos, não sou de discutir méritos técnicos de câmeras porque na realidade o mérito é do fotógrafo. Claro, não vamos ser estúpidos em falar que a câmera não importa, claro que sim, é uma extensão de nós. Mas atribuir certas condições técnicas que mais levam à discussões sem sentido e ode ao fanatismo é no mínimo condição humana extremamente previsível que na realidade é apenas uma intempérie dada a primitividade do assunto.
Ao ler suas declarações pude notar que você não gosta do corpo da 60D, claro, provavelmente não se adequou à você. Tenho colegas que ainda usam câmeras antigas porque se sentem confortáveis com ela, isso importa e não o mérito técnico. Sobre isso você se engana em um ponto, o da tal fragilidade. Parece frágil não quer dizer nada. Já viu fibra de vidro? Já viu carbono vs aço? Pois é. O corpo da 60D é estruturado em alumínio e forjado com policarbonato, que na realidade é um parente do plástico, assim como milhares de compostos. Mas parece que você não sabe, mas o Policarbonato é altamente resistente ao impacto, boa estabilidade dimensional, boas propriedades elétricas, boa resistência ao escoamento sob carga e às intempéries, resistente a chama. É um dos 3 plásticos de engenharia mais importantes DO MUNDO.
Sobre o link do Dpreview, apenas consta o que já sabia. Falha de renderização do vermelho é um deles tendo a levar para o magenta (mesmo a ISO100). Coloque a 6400 ou mais e compare o ruído, a D7000 não fecha o vermelho. Coloque na pilha e compare, na carta de baralho. ambas tem seus problemas, como por exemplo uma parece ser melhor do que a outra em certos quesitos, mas não perderia meu tempo em analisar frações.
Ambas as câmeras são ótimas, e na realidade não desmereço nenhuma delas porque conhece fotógrafos excelentes que realizam trabalhos fascinantes com elas. E mesmo que a 60D fosse tão ruim como o senhor apregoa, não muda em nada a minha opinião sobre a FOTOGRAFIA, que continua a mesma.
E como disse na post anterior, poderia me indicar alguma foto do seu portfolio que demonstre o que a 60D não seja capaz de fazer?
Eu entendo, como falei é uma opinião minha. O corpo de cada camera é o feeling que o fotografo vai ter, se ele gosta ou não. Esses dias fui comprar um relógio e a mulher me apresentou um de titanio e outro de aço. O titanio é umas 20x mais leve que o aço e acontecia a mesma coisa no relógio.... adivinha qual eu comprei? O de aço, pois pra mim o de titanio parecia xing-ling e frágil mesmo eu sabendo que o titanio é muito mais resistente que o aço. Como falei, sobre o corpo esse é o meu ponto. Eu não consigo gostar e confiar....
Sobre o dpreview é aquela coisa relacionada ao mundo perfeito. Onde o "pau come" é no cotidiano naquela foto inesperada que tu pega quando o flash falha e sai uma escuridão só e tu consegue recuperar e te proporcionar tal foto.
Não tenho como te dar uma foto feita com a minha D7000 que a tua D60 não vá fazer. Ela vai, com certeza agora a diferença vai ser pra que ela vai ser utilizada. Eu tenho fotos feitas com a minha D5000 em H3 (iso 6400) que eu imprimi em 10x15 e elas sairam perfeitas. A questão base é pra onde a tua foto vai ir, se será impressa ou então a sua resolução.
Qualquer D50 / rebel 1x da vida faz fotos em ISO 3200 10x15 e ela sai sem ruído
O que tu ganha com essas cameras novas são em situações "extremas" ou por exemplo no primeiro review que citei. Eu também não coloco minha mão no fogo pela autoria e seriedade dos pessoal que fez esse teste. Todos sabem que existe MUITO dinheiro atrás disso, e são os fornecedores que dão as cameras para o pessoal testar.
Realmente, é um pensamento bastante objetivo e altamente científico.
Aparentemente, o problema de foco da D7000 é ocasionado por problemas no repouso do espelho, o que faz variar o ângulo de incidência dos raios de luz sobre o sensor de foco. Pode não acontecer nunca, como parece ser o seu caso, pode acontecer e depois voltar ao normal sozinho, pode acontecer, vc regular o AF TUNE e depois de algumas fotos, ele deslocar novamente exigindo novo tuning.
Agora simplesmente creditar o problema a erro do operador é desrespeitar e minimizar a capacidade de milhares de profissionais que tiveram e continuam tendo estes problemas, alguns deles aqui mesmo no MF. Provavelmente, vc deve ser melhor que todos eles
Para não citar a Canon, que poderia ser imparcial, do próprio Dpreview
Construction Polycarbonate resin with glass fibre on aluminum chassis, ou traduzindo, resina de policarbonato com fibra de vidro sobre chassi de alumínio.
Já a D7000, sabe-se pelas fotos que tem chassi de plástico, com plates superior e traseiro de magnésio. Mas parece que não adiantou muito para este cara aqui (só para desdizer que nunca tinha visto uma DSLR quebrada)
D7000 cracked body
Exatamente, o que sai impresso. Acho que vc está de desdizendo agora..
Bom vc ter colocado este link. Já que estamos falando de reviews de internet, usando o mesmo link e comparando com a Rebel 600D, é só mudar um pouco a área de análise para uma área com mais contraste e mais detalhes, que o efeito da manipulação do RAW da D7000 já aparece, removendo totalmente as texturas (coisa que foi corrigida na D5100). E isso sem nenhum ganho em relação ao ruído quando comparado à 600D, isso num crop de 100%, imagina, como vc mesmo falou, impresso. Neste caso, a retenção de texturas da 600D, muito melhor que da D7000, é o mais importante, pelo menos para mim.
E antes que alguém fale, não acho as Nikons, especialmente a D7000, ruim, pelo contrário, acho que neste segmento as câmeras estão muito semelhantes, com algumas vantagens para alguns modelos, outras vantagens para outros modelos. Cada um deverá escolher por aquilo que acha mais importante, que são aspectos pontuais e pessoais. Agora vir aqui dizer que uma câmera como a 60D é "vergonhosa" é falta do que fazer, uma atestado de desinformação e extremo desrespeito ao forista que, conforme o tópico, queria apenas ajuda na escolha da lente para sua câmera, isso sem contar todos os outros foristas que possuem suas câmeras Canon e nem por isso vão ao espaço Nikon falar este tipo de asneira.
Eu já li sobre o foco e esse problema no espelho. No que parece é a minoria que tem nessa gravidade. O problema maior está com o pessoal que entra no mundo da DRSL agora. Salve uns 3 fotografos experientes que li aqui no MF e no DIGI o resto realmente está errando por falta de experiência, eu mesmo antes de pegar a minha já trabalhava com uma D7000 (onde também tive oportunidade de trabalhar com uma D3/ d3x / D80 e os seus sistemas são realmente diferentes). Ai tu pega o pessoal querendo fotografar com 3D mode ON / auto, sem ser single point e não sabendo que é preciso de uma diferença de contraste mínima que seja para fazer a metragem... ai o pessoal começa fuçar em forums e acha que o problema é relacionado com o equipamento ( a mesma coisa acontece em relação a hardware de PC, por exemplo). Alguns mal sabem mudar de AF-A para AF-S/C, acostumados com seu equipamento antigo. Sem falar em velocidades baixas de obturador etc. O problema real mesmo, e que a nikon não se pronunciou foi em relação ao backfocus. Ele existe, e está presente na maioria das cameras, mas não é em todas as lentes. Das minhas 5 lentes, apenas a do KIT da D5000 (18-55) apresentou problema.
Sobre as texturas, te digo que não senti nenhuma diferença entre elas. Agora a Sony aplha realmente está no caso deixando a desejar demais ali, e em varios outros reviews ela batia de frente com a D7000 até ISO 3200. Realmente é estranho.
O cara da D7000, como ele mesmo falou teve sorte de não ter destruido o equipamento. Ele ainda afirma que se fosse em plastico, estaria quebrado em centenas de pedaços "A plastic body would have been in dozens of pieces". E Eu já vi uma D3 que caiu de uma moto em movimento com uma tele completamente destruida.... elas também não podem fazem milagres.
E sobre o vergonhoso, denovo, me referindo aquele review especificamente. A menos que o pessoal tenha feito alguma coisa de propósito para ferrar com a Canon ( o que eu duvido muito) fica evidente o problema das texturas e perda de detalhes acima de ISO 1600.
Agora, finalmente voltando ao autor do topico.
Se realmente você for ficar com Canon e a 60D.
Pro que tu pensa em fazer, o melhor é pegar uma 50mm f1.8 (já que não possui a 35mm f1.8 igual a nikon) + a lente do kit normal ou então a 28-135.
Ambas (do kit e a 28-135) serão escuras e tu vai precisa de um flash externo. (430ex)
A 50mm é essencial para filmagem, até porque mantêm uma abertura e distância fixa, e ainda vai servir para fazer umas fotos legais.
No caso, eu ficaria com a do kit 18-55 (para conseguir fotografar com uma distância legal quando ficar apertado) + o flash 430ex e a 50mm.
A 17-85 também é uma boa opção se o orçamento permitir.
A outra possibilidade, seria alguma lente genérica ( Sigma/Tamrom) com abertura fixa (17-50 f2.8) + um flash.
Seria possível filmar e fotografar com a mesma.
Boa sorte.