Autor Tópico: LENTES PENTAX M  (Lida 3273 vezes)

PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Online: 24 de Fevereiro de 2012, 10:07:48
Alguém tem usado as lentes da linha M nas digitais com qualidade satisfatória? Tenho uma 24mm 2,8 - 50mm macro 2,8 - 135mm 2,5 - 300mm f4 da 645 - mas tenho tido alguns problemas nas calibrações. Na 135mm por exemplo, usando 2,5 ou 32 a profundidade de campo tem sito a mesma, ou seja, indiferente. Ja a 300 f4 ta funcionando legal. Aliás, recomendo essa lente, com adaptador para pk. Não sei se o focusing screeen irá resolver esse problema, mas acho que não. Tentei em várias programas AV, TV, M e o resultado tá sendo o mesmo. To fazendo alguma coisa errada?
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta


guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 19:13:48
Não sei qual a tua câmera, mas usa no M.
A profundidade de campo deve mudar utilizando F2.5 e F32, assim como a velocidade já que está mais fechada. Se não alterou, alguma coisa está errada com a lente. Tire-a da câmera e verifique se o diafragama abre/fecha alterando a abertura. Faça a mesma coisa com a 50 ou 28 para ver o comportamento.
Guaracy Monteiro
flickr
blog


PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 09:44:47
uso k-r. ja testei todos os diafragmas e tá abrindo normalmente. vou tentar no M  para ver o que acontece.
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 13:36:44
As lentes sao compativeis com o corpo, nao tem dessa de uma funcionar e a outra nao. Tem algo errado com a tua lente 135mm.

Ja que vc tem 3 lentes M, vc deveria conseguir facilmente ver o que esta acontecendo com a abertura ao mudar o anel da lente. Suspeito que a 135mm esta agarrando.


guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 17:04:53
uso k-r. ja testei todos os diafragmas e tá abrindo normalmente. vou tentar no M  para ver o que acontece.

Posso te dizer pela K10D mas deve ser igual nas outras.

1. Se colocar em outro modo que não o 'M', a foto será sempre com a abertura máxima da objetiva. Poderás alterar o ISO e a câmera apenas ajusta a velocidade. Fazendo duas fotos com aberturas diferentes, apenas pressionando o disparador, elas serão iguais.

2. No modo 'M', é necessário pressionar o 'botão verde' antes de fazer a foto para que o diafragma seja fechado e seja feita a medição. Fazendo duas fotos sem pressionar o botão verde e com aberturas diferentes, a exposição deverá ser diferente (uma mais escura e outra mais clara).

Se as coisas não funcionarem dessa maneira, algo está errado.
Guaracy Monteiro
flickr
blog


guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 17:06:00
As lentes sao compativeis com o corpo, nao tem dessa de uma funcionar e a outra nao. Tem algo errado com a tua lente 135mm.

Oi. Pensei que não tivesse mais ninguém por aqui. :-)
Guaracy Monteiro
flickr
blog


PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 22:11:12
Testei para ver se tava agarrando. coloquei 2s e baiti olhando de frente pra objetiva. o diafragma tá compativel com o colocado no anel. A 135mm funcionou conforme vc disse, usando no M. Mas a 24mm parece mesmo que ta com um problema no foco infinito. Parece que tem que soltar o anel frontal e dar um ajuste no elemento ali.
Eu tava usando elas no TV, AV e acontecia igual ao que vc falou - diafragma ia pra 2,5.
Obrigado pelas dicas.
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 12:00:20
Oi. Pensei que não tivesse mais ninguém por aqui. :-)

Somos raros, mas nao extintos!


PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 19:49:04
Caramba, agora que percebi uma detalhe. Minha 24mm 2,8 e a 135mm 2,5 não são Pentax M. Elas não tem o M na cara do corpo. Creio que é uma versão mais antiga. Porém a 135mm tem feito fotos bem nítidas. A porra da 24mm é que tá de sacanagem comigo. Será que essas minhas lentes são mais antigas que as M?

então usando no módulo M se eu colocar f8, pressionar o botão verde, ela vai medir a luz, e a foto vai sair de fato com f8?
se usar AV...botão verde....coloquei f8, a foto vai sair 2,8?
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta


PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 20:08:27
prezado, tava olhando no descritido da Kr e veja os modelos compátiveis:

Type/construction: PENTAX KAF2 bayonet stainless steel mount
Usable lenses: PENTAX KAF3, KAF2, KAF, KA (K mount, 35mm screwmount, 645/67 med format lenses useable w adapter and/or restrictions)
SDM function: Yes
Power zoom function: n/a

eu tenho uma 300f4 ED 645 com adaptador que é muito boa e funciona legal.
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta