Autor Tópico: Da pra usar uma 18-55mm Nikkor no lugar de uma Nikon Nikkor 40mm f/2.8G Micro  (Lida 2239 vezes)

dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Caros,

Junto com a minha D5100 veio uma lente "AF-S DX Zoom-Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G ED II" e tentei tirar algumas fotos de flores e itens pequenos, mas o resultado não me agradou 100%...
Fiz algumas pesquisas e vi que seria recomendado para este tipo de foto uma lente "Nikon Nikkor 40mm f/2.8G Micro" que não é muito cara... Mas fica a dúvida, ela faria realmente toda esta diferença ou eu devo aprimorar minhas técnicas (de iniciante) e desta forma as fotos ficariam melhores?
Seguem alguns exemplos no album do Flickr:

http://www.flickr.com/photos/dmirrha/sets/72157629078276470/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 11:47:49
Tenho essa 18-55mm q vc citou e tirei jah umas fotos bacanas de flores. Me parece q a distancia minima do assunto para essa lente eh 35cm, o q pra mim, tah bom.

Esse tipo de foto eh feito normalmente durante o dia e em dias de sol, ou seja, luz a vontade!!!! Deixe sua lente com o VR desligado, velocidade 1/60 para cima e f/9. Dah pra titar fotos bem nitidas dessa maneira. Se for num local encoberto ou um dia nublado, baixe a abertura para f/8, reduza um pouco a velocidade e aih vc apela pra um ISO mais alto, mas dessa forma, mantendo a nitidez q esse tipo de foto precisa. Se fosse vc, investia sua grana em outro tipo de lente, como uma 105mm fixa, q eh o ideal para esse tipo de foto.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 12:25:55
Bom, pra objetos estáticos a 40mm é suficiente, a 105mm macro é cara e não necessária (ela se faz útil para insetos e retratos).

A vantagem é que com a 40mm os detalhes são melhores revelados, até mesmo por ser uma macro. Acho uma boa escolha, Eu teria ela ao invés de ter uma 35mm f1.8DX, com certeza.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 22:46:27
mad666,
Para esta lente do kit, qual a abertura mínima que dá uma nitidez legal para fotos de pessoas? Geralmente não costumo usar aberturas maior do 5.6, mesmo porque esta lente é escura e gosto também de deixar o fundo desfocado.
Por isso que estou esperando chegar a minha AF-S 35mm 1.8.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 23:33:54
pra 18mm, 5.6 tah bom. Pra 35mm, uso f/8 e pra 55mm, f/11 eh o ideal, mas uso f/9 pra entrar mais luz, deixar o ISO mais baixo e usar uma velocidade de 1/60s, poupando de usar o VR, q tira um pouco da nitidez.

Dias ensolarados, a ceu aberto, como em praias e clubes de piscina, uso em f/9 por todo o range, ISO entre 100 e 200, VR desligado e alterno na velocidade para acertar a fotometria. Ela me dah fotos bem nitidas assim...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 00:52:30
Compre um ou um conjunto de tubos de extensão de qualquer marca genérica e o problema da distância está resolvido se é o que lhe incomoda.
A lente de macro é específica para essa função e deve lhe dar melhores fotos em macro, mas não te dará a versatilidade da sua lente zom.
Veja e decida o q é mais importante para vc. :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 14:36:21
Existe alguma regra básica para achar a melhor abertura de uma lente ou vai de modelo para modelo. Ex.: sempre usar duas ou três aberturas acima do mínimo para ter a melhor nitidez.

Tenho visto também em vários tópicos a questão de deixar o VR desligado pois melhora a nitidez. O VR deveria ser usado só para distâncias focais altas (200mm ou mais) ou baixas velocidades (menor do que 1/60)?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 15:33:29
Existe alguma regra básica para achar a melhor abertura de uma lente ou vai de modelo para modelo. Ex.: sempre usar duas ou três aberturas acima do mínimo para ter a melhor nitidez.

Tenho visto também em vários tópicos a questão de deixar o VR desligado pois melhora a nitidez. O VR deveria ser usado só para distâncias focais altas (200mm ou mais) ou baixas velocidades (menor do que 1/60)?

Li em alguns artigos que a melhor nitidez vem sempre após duas aberturas do mínimo, mas não sei se pode ser levado a fil para todas as marcas e modelos, uma vez que a construção e material de fabricação das lentes são diferentes...
Sobre o VR irei testar desligado em distâncias focais menores que 200mm para ver a nitidez das fotos, conforme orientação de outros membros do fórum...


abs


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 17:49:28
sobre o VR:

O VR eh util em situaçoes de pouca luz, onde vc lentifica o obturador para entrar mais luz, assim, nao subir tanto o ISO, q acaba degradando a foto. Aprendi com Natao uma regrinha bacana: use velocidades sempre acima do valor numerico do range q vc nao precisa de VR. Numa lente em 200mm, soh deixar 1/250 ou acima. Segundo a Nikon, o VR compensa 2 stops, ou seja, dah pra reduzir a velocidade de 1/250 para 1/4 disso, mantendo a nitidez da foto e entrando 4 vezes mais luz, deixando o ISO 4 vezes menor, sacaram? Jah tirei fotos bem nitidas com 1/30, VR ligado na minha 55-200mm@200mm. Uma mao bem firme, falta de pressa e uma paradinha na respiraçao ajudam bastante pra se conseguir isso.

sobre a nitidez e abertura:

Cada lente tem seus valores de abertura focal "top" em nitidez. Como regra geral, eh soh fechar a lente em 1 ( lentes top ) a 2 ( lentes simples e baratas ) pontos de luz ( stops ) de cada abertura maxima para aquele range. Lentes muito boas da Nikkon isso ocorre com 1 stop em diversos casos, como a 28-80mm 2.4-4 q tem nitidez maxima em f/4 ( 28mm ), f/5.6 (55mm ) e f/8( 80mm ). A 80-200mm 2.8 tem f/4 como nitidez maxima e a 24-70mm 2.8 tem f/4 tb como abertura com nitidez maxima.

Deem uma olhada no photozone, na parte "lens reviews" q vc vê isso em graficos tipo coluna. A sigma 24-70mm 2.8 soh consegue sua nitidez maxima em f/5.6 e lah mostra como a minha futura Nikkor 70-300mm VR fica podre ( com muita perda de nitidez ) em 300mm, principalmente nas bordas.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 19:27:54
Vou estudar mais estes macetes que eu julgo um dos prováveis pulo do gato.
Alguém do fórum teria mais algum macete para passar ou algum link com vídeos ou textos?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2012, 20:49:50 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!