Autor Tópico: o que é preciso para fazer fotos assim  (Lida 1131 vezes)

montanha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
  • "cair nove vezes, levantar dez."
Online: 24 de Fevereiro de 2012, 20:11:25

Olá a todos,

O que é necessário para conseguir fotos como esta abaixo, considerando equipamento, edição, hora do dia (posso imaginar que seja muito cedo), etc... ou seja, qualquer coisa necessária. Tanto o aspecto retrô quanto a coloração dourada.

Imagino que nesta foto tenha sido utilizado um pouco mais do que "só" o braço do fotógrafo. Mas vejo filmes com um estilo parecido com esta imagem e fiquei curioso.

Um grande abraço.


« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2012, 20:12:09 por montanha »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 20:19:56
Um dedo, um olho e um cérebro acumulando anos e anos de experiência, erros, acertos, análises, blá-blá-blá..

O resultado tanto pode se dar pela pós como por uso de filmes vencidos. Nesse caso específico, deve ter sido na pós. Cross Process.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 08:42:34
Cross processing no GIMP (calma Adobemaníacos, pode ser feito no PS tb):

http://www.gimpforphotos.com/tutorial-intermediate/cross-processing.html
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


sergiomarreiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
    • Sérgio Marreiro on Flicker
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 22:21:25
Senti um pouco de preguiça por partes dos meus colegas fotógrafos na hora de responder sua pergunta. Sim, crossprocessing é o recurso de "revelar" a foto simulando os quimicos "errados". Além disso, na foto citada, contam muito muitos fatores importantes como:
1- Planejamento
A foto em si pode não ter sido tão planejada com antecedência, o que eu duvido muito, mas toda a situação provavelmente foi, estar alí naquela hora, com as pessoas certas não foi acaso
2- Locação
Escolher o lugar não é definitivo na foto, mas ajuda bastante, embora um lugar bonito por sí só não resolve foto nenhuma
3- Muito tempo de estudo sobre estetica e arte
O fotografo brincou com as formas geometricas e equilibrio nessa foto fazendo referencia a tudo que um esportista tem que ter em mente para podere se superar
4- Muita noção de luz
O dia está com neblina leve, o que faz com que os planos irem ficando cada vez mais claros conforme se distanciam do fotógroafo, criando uma atmosfera poética, e filtrando a luz por entre os objetos.
5- Conhecimento de linguagem fotografica
Brincar com planos focais não é tão simples quanto se possa imaginar, logo no primeiro plano temos um objeto que talvez outro fotografo não tivesse incluído no enquadramento, mas, creio eu, realça a noção de distancia entre os objetos no enquadramento.

Sobre o equipamento, não há necessidade de nada a não ser uma lente com foco manual e uma camera que vc controle Tempo+Abertura+ISO

Abs