Autor Tópico: DRSL versus superzoom/ultrazoom/bridge  (Lida 8230 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #15 Online: 12 de Março de 2012, 01:53:51
Hj, tenho uma sony compacta dessas de bolso, uma D90, uma D50 ( minha camera de chuva! ) e uma D5100. Confesso q sinto falta de uma boa compacta q caiba no bolso como uma LX5 e uma superzoom em moemntos em q se faz necessario um range alto. Minha praia mesmo sao as DSRLs, devido a boa qualidade das fotos e a ergonomia no seu manuseio. Nesse ponto as DRSLs sao imbativeis!

Jah bati fotos com ISO 2500 na D5100 e foto ficou muito boa, coisa impensavel numa superzoom, mas nao eh sempre q se precisa apelar para ISO 2500...

Confesso q tinha um preconceito imenso contra as mirrorless. A falta de ergonomia junto com o sistema de lentes intercambiaveis me deixava com um pé atras para esse tipo de camera, mas depois q eu estava com uma D90 + nikkor 18-70mm + grip + bateria extra pesando no braço num churrasco da minha turma e um amigo meu surgiu com sua NEX-3 pequena e levissima, com o mesmo sensor DX e uma lente equivalente a minha em termos de range e qualidade q a minha 18-70mm, batendo fotos com qualidade igual a minhas fotos, confesso q meu preconceito foi pro espaço nesse dia...

Vou ao PY no proximo mes e pretendo pegar uma boa SZ lah e talvez uma compacta em conta como a LX5, camera muito bem recomendada pela nossa querida moderadora. Estive jah em situaçoes com uma D90 + sigma 70-300mm e faltou zoom para as fotos q eu desejava ( era uma praia ). Uma simples FZ150 seria melhor nesse caso, jah q se tratava de um dia ensolarado, e nesse caso, como usava uma lente de mah qualidade ( sigma ), acho q a qualidade das fotos seria semelhante a FZ150, ou ateh a FZ150 seria melhor, com sua lente Leica.

Muitas vezes queremos aquela boa camera para uso pessoal e familiar, e vem alguem sugerindo uma DSRL de entrada, sem saber como eh limitante ter somente uma nikkor 18-55mm 3.5-5.6, q nem eh sequer eh uma lente clara. Aih começa o desanimo, a insatisfaçao e vejo uma porçao de gente vendendo suas D3100/D5100 nos classificados on line da minha cidade. Uma pena...
« Última modificação: 12 de Março de 2012, 01:55:50 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #16 Online: 12 de Março de 2012, 02:57:26
Mad, do jeito que tu escreve passa a impressão que sai de casa com uma reflex, uma SZ ou uma Compacta. Ou tem um arsenal em casa e escolhe oque é melhor para cada dia.

Sinceramente eu escolheria uma das reflex para ficar, venderia o resto e compraria uma lente com + do que 300mm. (Uma SZ tem suas lentes nas casas dos 700mm) e com o crop da sua câmera já ficava bem próximo disso. No seu caso acho que compensa mais do que ficar com vários corpos e lentes e estilos de câmeras.

E se gostou das Micro 4/3 tu conseguiria um bom set de lentes, pois o corpo geralmente é bem mais barato que as reflex, com a praticidade de um corpo compacto e qualidade que tu consegue numa D90 ou D5100.

:ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #17 Online: 12 de Março de 2012, 09:33:24
Meu plano eh ter 2 reflex, uma SZ e uma compacta premium. Nao estou satisfeito com a sigma 70-300 ( nao gosto dss cores, mas a nitidez me satisfaz ) e pretendo comprar uma 70-300  VR da nikon. Penso numa sigma 50-500 mas pesa 1.7kg e uma nikon 80-400 custa bem caro mas pesa um pouco menos.

Como turista em curitiba, andei pra cima e pra baixo com uma D90 + tamron 28-300. Esse conjunto junto com a bag de DSRL pesa quase 1.5kg e andava pelos shoppings com ela pendurada no ombro. Estranho, nao?

Nunca tive uma SZ ou compacta premium. Se nao ficar satisfeito com a qualidade a q estou acostumado com as D5100 e D90, e como vou comprar isso no PY, vendo-as sem perda de grana. Assim eu espero!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


montanha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
  • "cair nove vezes, levantar dez."
Resposta #18 Online: 12 de Março de 2012, 13:16:33
Citar
OPS! Montanha o GNU/Linux conta com bons softwares de manipulação de imagens....

GIMP (semelhante ao PS)
Draw (semelante ao coreal draw)
Inkscape (para diagramação)

Concordo que sejam bons, mas não são tão fluídos como os para Windows e MAC, por exemplo. E há de se aprender a usar o linux antes de tudo (embora hoje em dia isso está ficando mais fácil).


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #19 Online: 12 de Março de 2012, 14:17:48
Concordo que sejam bons, mas não são tão fluídos como os para Windows e MAC, por exemplo. E há de se aprender a usar o linux antes de tudo (embora hoje em dia isso está ficando mais fácil).

Nem vamos entrar nesta discussão... :D :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #20 Online: 12 de Março de 2012, 17:03:07
Tentei me acostumar com a interface do GIMP. Juro que tentei...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 12 de Março de 2012, 17:10:23
Tentei me acostumar com a interface do GIMP. Juro que tentei...

Putz, eu tbem, mas tem que ter muita força de vontade! :D ...Eu não tive :D

Recentemente comprei o concorrente do LR da Corel, o AfterShot Pro por 50 doletas...era promoção, mas acho que o normal é 99,00 doletas. Bem mais barato que o LR e tão bom quanto. Algumas coisinhas piores, outras melhores.
Daniel

Instagram: @danacqua


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #22 Online: 12 de Março de 2012, 17:25:42
Eu uso o GIMP a muitos anos, para o que eu preciso (muito eventualmente fazer algumas montagens ou tratamentos localizados) ele funciona muito bem, com a vantagem de ser leve e free.

O AfterShot Pro é bem interessante, não existe nada mais rápido para processar RAW do que ele (ele é baseado no Bibble, que já era o campeão neste quesito), com a vantagem que funciona nativamente em Windows, Mac ou Linux. Mas algumas rotinas ainda estão devendo principalmente na parte de conversão de RAW (o que não é tão importante aqui já que poucas compactas geram RAW). Mas é um bom editor, muito mais leve que o LR, com bom mecanismos de classificação e uma série de plugins, alguns interessantes. A página de plugins é meio xarope de encontrar porque não está vinculada ao próprio site da Adobe, então deixo aqui se alguém quiser: http://www.aftershotpro.com/plugins/

Outros programas de edição de imagem para o Linux são o RawTherapee e o Photivo, muitíssimo eficientes, mas de uso um pouco complexo.

« Última modificação: 12 de Março de 2012, 17:26:27 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 13 de Março de 2012, 19:15:07
A página de plugins é meio xarope de encontrar porque não está vinculada ao próprio site da Adobe, então deixo aqui se alguém quiser: http://www.aftershotpro.com/plugins/

Ôpa, só pra registrar, a AfterShot Pro é Corel e não Adobe.  :ok:
Daniel

Instagram: @danacqua


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #24 Online: 14 de Março de 2012, 11:17:29
Ops... Pensei uma coisa e falei outra  :D :D Corretíssimo, o After Shot Pro é da Corel  :ok: :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460