Autor Tópico: Construção de estufa parte 1  (Lida 7723 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 23:52:24
Não, velho... Esqueça furos, ventiladores e blá-blá-blá nosso... Vai no certo. Veda ela toda, coloca um higrômetro e controla a umidade via "Secar" (que é desaconselhado, porque acumula água) ou silica desecante azul com cobalto. Ela vem seca e azul. Quando hidrata (roubando água do ambiente) ela fica rosa. Daí, vc coloca no forno e seca ela novamente, reutilizando-a.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 00:36:10
Não, velho... Esqueça furos, ventiladores e blá-blá-blá nosso... Vai no certo. Veda ela toda, coloca um higrômetro e controla a umidade via "Secar" (que é desaconselhado, porque acumula água) ou silica desecante azul com cobalto. Ela vem seca e azul. Quando hidrata (roubando água do ambiente) ela fica rosa. Daí, vc coloca no forno e seca ela novamente, reutilizando-a.

É isso aí  :ok:  Distribua ela em potes destampados dentro do armário e observe. Quando o higrometro começar a subir e ela ficar rosa, vai pro forno.

Pelo que vi vc é de Santos, na época que comprei o melhor preço era aí de São Paulo. Paguei via depósito em conta e me mandaram por Sedex (esqueci de dizer que podia ser por PAC, muito mais barato)  :doh:
http://www.cacaumidade.com.br/ListaProdutos.asp?IDLoja=17609&Y=7917561938731&IDProduto=2734762

O link que postei é da embalagem de 1.5Kg, mas acho que no teu caso pode ser menos. Vc também pode confeccionar uns sacos de TNT com velcro, o TNT é permeavel e a sílica dentro dele vai retirar a umidade também. Vou fazer isso para uma caixa estanque onde guardo umas velharias, é mais prático que os potes  :ok:

Abçs !
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2012, 00:41:18 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #17 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 03:46:13
Achei um site com explicações legais e até como calcular quanto precisa.

http://www.e-didai.com.br/como-usar-silica-gel


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #18 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 12:07:53
Pô, falar depois do AlexandreS é complicado...rs

Só acho que o cooler de PC como exaustor não vai ajudar muito... Já que ele vai funcionar tirando ar de dentro, chega um momento que o ar terá que entrar novamente para ser novamente jogado para fora. Ele não tem a funcionalidade de transformar a caixa em ambiente de pressão negativa, onde o ar de fora não entra por diferença de pressão atmosférica (tal qual nos labs das fábricas de componentes eletrônicos e determinados quartos de hospital).

não precisa de ventilador elétrico.. faz um furo na parte superior da caixa.. o ar aquecido úmido sobe e vai embora...

eu não fiz caixa nem nada... simplesmente coloquei um desumidificador como esse do link dentro do guarda roupas, na parte onde guardo os equipamentos, sem nenhum outro preparo e mantenho a umidade lá dentro baixa.. de vez em quando faço uma limpeza dentro do guarda roupas com "lisoform" que teoricamente mata fungos e esporos que estariam na madeira esperando condições pra crescer... simples assim..

o abrir e fechar de portas de vez em quando é até bom pra renovar o ar de dentro do guarda roupas e baixar a temperatura já que todo desumidificador (pelo menos os que conheço) aumentam a temperatura ambiente)..

http://www.kalunga.com.br/prod/desumidificador-de-ambiente-fora-mofo-bivolt-295-force-line/240890?menuID=33

A sílica eu só vejo vantagem pra ambientes que vão ficar fechados por tempo razoavelmente longo.. se você abre e fecha essa caixa com frequência e propicia a troca do ar interno não consigo acreditar que a sílica dá conta...

Tenho uma sala pra madeiras na minha oficina aqui que trabalha com desumidificador e umidificador ligado direto através de chaves de controle.. nunca ultrapassa a faixa de 38 a 45% de UR, nem pra baixo nem pra cima.. em dias onde a umidade do ar tá alta, coisa de 80% ou mais, chego a retirar uns 5 litros de água do ar por dia numa sala de 10m2 .. só pra você "enxergar" quanta água tem no ar...
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2012, 12:17:11 por Luciano.Queiroz »


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #19 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 00:52:58
Cara ta massa o que tu tem aí, eu só guardo o equipamento numa caixa de plástico(daquelas de escritório) com uma luminária e lampada de 15w enfiada la dentro a meia tampa, deixo a caixa num lugar que pega uns minutinhos de sol de final da tarde todo dia .... qro comprar um termohigrometro pra colocar tbm e ver se as condições de umidade estão boas, aqui em Joinville dificilmente fica abaixo de 65%
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 01:10:29
ficou muito boa, gostei.
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 23:07:50
Quero agradecer ao Hyde, AlexandreS e ao Carlos, pelas dicas.

Razad, compre mesmo um termohigrometro, vale a pena para vc acomanhar o que acontece

Algumas observações feitas nesses ultimos dias.
Esqueci de mencionar que como mencionado no projeto, a caixa não esta totalmente lacrada, portanto ela esta sem espuma na tampa e não vedei o burraco por onde passa a fiação, ja no vidro foi totalmente vedada devido a um pequeno erro de medida  :aua:

Durante esses dias fiz alguns testes, desliguei a lampada o que me dava uns 2º graus a mais na temperatura e tbem um 2% a 3% a mais na umidade, consequentemente tais medidas cairam, depois desliguei o mofim, e para minha surpresa a temperatura tbem diminui 1º porem a umidade diminuiu cerca de 2% a 3%, Ou seja a estufa esta melhor somente com o uso da silica azul que possuo...
Quanto a silica li no artigo enviado pelo Carlos que devemos trocar depois de utiliza-la umas duas vezes, bom tenho a minha a quase dois anos e ainda esta cumprindo seu papel, por enquanto não penso em comprar mais.
Penso que a caixa tem cumprido seu papel de deixar os equipamentos mais organizados e de certa forma mais bonito, porem, o melhor resultado que obtive foi somente o uso de silica.