Autor Tópico: Zenit 12xs  (Lida 4088 vezes)

vctrrl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 26 de Fevereiro de 2012, 20:54:21
Comprei uma Zenit 12xs hoje, aparentemente em boas condiçoes. Dispara normalmente, a cortina se movimenta normal e nada parece estar emperrado. A unica coisa que reparei é que parece ter algo solto dentro, tipo um parafuso. E o anel do diafragma, quando girado fora da maquina, nao mostra as "laminas". Nao sei se isso é uma caracteristica das lentes Helios, pelo que li no manual, parece que é assim mesmo. O fotometro ainda nao testei por falta de baterias (so tenho LR43, nao sei se serve) e tambem pq fiquei meio confuso sobre como montar o cilindro com as baterias e a mola.  Por fim, parece ter um pouco de fungos no espelho.

Alguém saberia um bom lugar no Rio onde posso mandar para uma revisao?


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 10:02:15
Vamos por parte:
1- Quando voce tira a lente da camera e gira o anel de abertura voce não vê as palhetas porque a lente Helios não tem a opção Auto/Manual. Assim sendo, ela só tem a opção Auto. Se voce quiser ver as palhetas do diafragma, gire o anel de abertura com aquele pino que fica na parte traseira da lente pressionado.
Olhando a camera de frente, sem a lente, voce vai notar uma espécie de alavanca que fica na parte de baixo do "buraco" que se move para a frente quando voce faz o disparo. Essa alavanca é que pressiona aquele pino da objetiva momentos antes do disparo e fecha o diafragma na abertura selecionada.
2- As baterias utilizadas na Xs são 3 LR44. A diferença entre a LR44 e a LR43 é a altura. A LR43 é um pouco mais baixa que a LR44.
Tome muito cuidado com estas "gambiarras" utilizando papel alumínio. Um contato mal feito pode causar um "curto" e queimar todo o circuito eletronico da camera.
3- Esse fungo que voce acha que tem no espelho pode não ser isso. A maioria dos prismas das cameras Zenit apresentam uma espécie de corrosão no espelhamento dando a impressão que existe sujeiras ou fungos, tanto no prisma como no espelho. Acontece o seguinte: o prisma é preso no corpo da camera com uma espécie de "braçadeira" metálica. Para que essa braçadeira não tivesse contato direto com o prisma, foi utilizada uma espécie de espuma para separar a braçadeira do prisma. Acontece que em 99% dos casos, esta espuma deteriorou, criando uma espécie de massa com cor de ferrugem. Essa massa corroe o espelhamento do prisma criando uma espécie de risco vertical bem no meio do visor. Eu acho que é isso que deve ter acontecido na sua camera.
A solução seria a troca do prisma. Mas onde encontra-la? Eu acho muito difícil.

Enviei uma resposta parecida com esta para um outro forista que estava com um problema igual ao seu.




vctrrl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 10:26:21
Ah sim! Ja me tirou muitas duvidas. Sobre a lente, foi pura inexperiencia minha. Com meio clique percebi que a quantidade de luz varia ao mover o anel do diafragma, entao a lente me parece estar muito boa.

O fotometro nao esta reagindo as baterias, nao sei porque. No modo bulbo a cortina trava, quando na verdade deveria se soltar quando libero o obturador. E estranhamente me parece ter algo solto na parte interna.

Sobre o espelho, vou ver novamente. A coloraçao nao parece de ferrugem. Sao pequenas teias brancas, acredito que possa ate se limpar, mas nao me arrisco.


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 17:09:32
Desculpe a minha sinceridade. Não quero te desanimar, não! Mas as Zenit's das séries Xs e XP são as que apresentam mais problemas, principalmente de cortina e espelho travado.
A manutenção não deve ficar muito barata.
Precisa pensar muito e ver se vale a pena fazer o conserto.
Espero que voce resolva o seu problema satisfatoriamente.
Lodirita.