Autor Tópico: Pensa que sabe dançar só porque tem um corpo.  (Lida 7439 vezes)

Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #30 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 00:58:18
É... neste caso o resultado pode até ficar bom, mas o processo foi falho.
Como sou amigo da família, vou esperar o resultado e depois te digo como ficou...

Durante a cerimônia eu estava mais preocupado do que espantado.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #31 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 01:03:09
Não entro muito nesta nóia de equipamento para trabalho. Um cara com talento para fotografar e com talento para editar e diagramar um albúm faz miséria.  Um equipamento bom ajuda? Sabedo usar e dependendo da situação, sim. Mas já vi muitos trabalho q me surpreenderam feitos com equpamentos modestos.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #32 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 01:03:10
Já falei várias vezes, fotógrafos se supervalorizam demais. Mas o cliente não ve o fotógrafo com essa pompa toda, como qualquer um pode ser um fotógrafo ... Ele esta ali só para registrar momentos... Tem fotógrafo, a maioria, que se acha mais importante do que o contratante... Ai já viu né!

E por falar em preços, quem reclama por tal fotógrafo cobrar menos é porque tem medo da concorrência.
Talvez seja um problema de auto-estima baixa. Vejo que fotografo é uma classe bem desvalorizada.

Em relação a "estar ali só pra registrar momentos", talvez seja pelo fato da maioria pensar da mesma forma que você que a classe é tão desvalorizada.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #33 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 01:06:34
Não entro muito nesta nóia de equipamento para trabalho. Um cara com talento para fotografar e com talento para editar e diagramar um albúm faz miséria.  Um equipamento bom ajuda? Sabedo usar e dependendo da situação, sim. Mas já vi muitos trabalho q me surpreenderam feitos com equpamentos modestos.

Não tenho dúvida de que o equipamento nem sempre é o mais importante para entrega de um trabalho com qualidade. Se bem conduzida, uma T3i entrega um resultado tão bom quanto uma FF, mas o que me preocupa é deixar uma responsabilidade tamanha, como a de registrar um casamento, em cima de um mísero cartão SD!!!


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #34 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 01:06:34
Talvez seja um problema de auto-estima baixa. Vejo que fotografo é uma classe bem desvalorizada.

Em relação a "estar ali só pra registrar momentos", talvez seja pelo fato da maioria pensar da mesma forma que você que a classe é tão desvalorizada.

Além de registrar momentos estão ali para fazer mais oque?!
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #35 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 01:09:02
Além de registrar momentos estão ali para fazer mais oque?!
Existe toda uma arte envolvida, Sérgio. Se a intenção fosse só registrar, nem precisava pagar ninguém. Pendura uma filmadora em um tripé e deixa filmando sozinha. Em um ângulo só. Ficaria um lixo, mas seria um registro.

O detalhe esta em transformar esse registro em arte e entregar um trabalho de qualidade que consiga transmitir emoções impressas em papel!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #36 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 01:16:24
Uma conhecida contratou um cara para fazer as fotos do filho q tinha 6 mese(ou menos) na própia casa  e o cara mandou uma moça q fazia extra pro fotografo contratado ( q cobrava bem) e ganhava uma merreca. Ela levou uma sombrinha num tripé leve e um flash de sapata na sombriha. O resultado me deixou surpreso. Luz muito bonita, técnicamente muito bem feitas (Cam simples, bem como lente) e acima de tudo: conseguiu expressões e composições muito agradáveis. Definitivamente tinha talento a menina...Tempos depois soubemos q ela desistiu por ganhar pouco e não estar conseguindo trabalhos... o fotógrafo comtratado continua, pelo q sabemos, muito bem.....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #37 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 01:19:36
Existe toda uma arte envolvida, Sérgio. Se a intenção fosse só registrar, nem precisava pagar ninguém. Pendura uma filmadora em um tripé e deixa filmando sozinha. Em um ângulo só. Ficaria um lixo, mas seria um registro.

O detalhe esta em transformar esse registro em arte e entregar um trabalho de qualidade que consiga transmitir emoções impressas em papel!

E esses momentos que eu citei são oque?!

Tudo que é registrado em fotografia vem com emoções, "sentimentos" etc etc...

No final oque querem os noivos ao contratarem um fotógrafo para o seu casamento?
Oque querem os pais de uma criança que esta fazendo 1 ano ?
Oque querem os pais de uma adolecente que esta debutando?

Registrar os momentos de alegria, felicidade, emoção do evento. Mas não deixam de ser momentos....

Como aconteceu no caso que tu descreveu a alguns textos anteriores, por uma "expressão" diferenciada, foi correto os fotógrafos ficarem parando o tempo todo o casamento ou atrasando alguma parte dele?! Neste caso poderia ser apenas por limitação técnica, mas tem muito fotógrafo por ai que parece técnico de futebol....

E quanto a pendurar uma filmadora num tripé... Ficando num  bom angulo, pode registrar "emoções" melhor do que muitos fotógrafos...
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #38 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 01:28:58
E esses momentos que eu citei são oque?!

Tudo que é registrado em fotografia vem com emoções, "sentimentos" etc etc...

No final oque querem os noivos ao contratarem um fotógrafo para o seu casamento?
Oque querem os pais de uma criança que esta fazendo 1 ano ?
Oque querem os pais de uma adolecente que esta debutando?

Registrar os momentos de alegria, felicidade, emoção do evento. Mas não deixam de ser momentos....

Como aconteceu no caso que tu descreveu a alguns textos anteriores, por uma "expressão" diferenciada, foi correto os fotógrafos ficarem parando o tempo todo o casamento ou atrasando alguma parte dele?! Neste caso poderia ser apenas por limitação técnica, mas tem muito fotógrafo por ai que parece técnico de futebol....

E quanto a pendurar uma filmadora num tripé... Ficando num  bom angulo, pode registrar "emoções" melhor do que muitos fotógrafos...

Sérgio,

Da maneira que você colocou em seu post, registrar momentos, ficou simplista demais e EMHO não penso que seja por ai. Momentos especiais podem e são perdidos por falta de preparo. Uma lágrima de uma noiva, pode ser algo emocionante, se registrada em um ângulo aberto, é registro, se evidenciada em um close, em um ângulo diferenciado, continuará sendo um registro, porém com um toque de arte!
Enfim, não sei nem porque entrei nessa discussão, mas vou parar com esse tema por aqui, porque não creio que isso leve a lugar algum.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #39 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 01:30:32
Além de registrar momentos estão ali para fazer mais oque?!
O mais dificil, e isso são poucos os que conseguem, é tornar-se protagonista de sua obra. A partir do momento que as pessoas retratadas são menos relevantes do que o olhar do fotógrafo, o trabalho atingiu um patamar autoral elevado.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 01:31:33 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #40 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 01:38:10
Sérgio,

Da maneira que você colocou em seu post, registrar momentos, ficou simplista demais e EMHO não penso que seja por ai. Momentos especiais podem e são perdidos por falta de preparo. Uma lágrima de uma noiva, pode ser algo emocionante, se registrada em um ângulo aberto, é registro, se evidenciada em um close, em um ângulo diferenciado, continuará sendo um registro, porém com um toque de arte!
Enfim, não sei nem porque entrei nessa discussão, mas vou parar com esse tema por aqui, porque não creio que isso leve a lugar algum.

O "olhar artístico" com certeza é algo muito importante na fotografia, quem contrata um profissional já imagina que ele entregará algumas fotos com esse olhar, mas isso não faz minhas palavras perderem a validade.



O mais dificil, e isso são poucos os que conseguem, é tornar-se protagonista de sua obra. A partir do momento que as pessoas retratadas são menos relevantes do que o olhar do fotógrafo, o trabalho atingiu um patamar autoral elevado.

Até concordo, mas...
As pessoas retratadas devem ser o meio para que o objetivo seja atingido de forma satisfatória, este objetivo pode ser uma forma artística ou de um retrato simples e puro.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #41 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 06:14:37
O "olhar artístico" com certeza é algo muito importante na fotografia, quem contrata um profissional já imagina que ele entregará algumas fotos com esse olhar, mas isso não faz minhas palavras perderem a validade.
Jamais, Sérgio!

Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la! - Voltaire


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #42 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 07:45:06
Já cheguei a uma conclusão após tantos anos fotografando e conhecendo fotógrafos: O sucesso (financeiro incluido) está pouco relacionado com o talento, salvo poucos casos.

Isso aqui define praticamente tudo. Sucesso não tem nada a ver com talento (fotográfico), e sim como cara lida com o mercado.

Trabalhando eu vejo normalmente 4 tipos de fotógrafo:

 - O cara que acabou de comprar uma câmera de entrada e um flash xing-ling (ou pop-up mesmo), e acha que dá pra trabalhar e consegue fazer algumas kakas.
 - O cara que tem um equipamento básico mas tem clientes e serviço direto (tem equipamento básico porque é acomodado mesmo), poiss tem boa estratégia de mercado, investe em publicidade e ganha grana com isso
 - O cara que tem um puta dum equipamento bom mas não consegue ganhar dinheiro com isso, seja por falta de experiência, seja por falta de estratégia mercadológica, ou mesmo falta de sorte (esse é o cara que fica puto quando o primeiro tipo vem e tira o serviço dele por cobrar 1/4 do valor).
 - O cara que tem tudo, equipamento bom, retorno financeiro bom, boa estratégia mercadológica, sorte, clientes de classe mais alta e tudo o que um fotógrafo poderia querer (de eventos), um trabalho bom e atingiu o que queria, a foto valer mais pelo nome de quem a tirou do que pela própria foto (o nível autoral).
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 08:05:34 por Natão »


itamarmj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #43 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 07:51:25
Um ex-patrão meu, (Trabalho com eventos) costuma fotografar as entradas de padrinhos, noivos etc, com tele 70-200.2.8.
Até aí, beleza, o cara usa full frame, decisão dele.
Mas teve um casamento que eu não aguentei, hehehe... Ele ficou com a tele, no corredor, eu fui pro mezanino, pegar a noiva de costas, com uma 30d com 24-105. Beleza. Noiva entrando, eu lá em cima, tal, ele lá em baixo, de repente um tio da noiva, com uma rebelzona, daquelas de 6mp, com lente18-55, sem flash entra na frente dele, e fud** com as fotos dele.
O cara ficou macho, reclamou a noite inteira, e num dado momento da festa, o tiozinho, muito educado por sinal, foi puxar papo com a gente, conversar na boa, e meu chefe já foi excomungando o cara, dizendo que se ele queria tirar foto, que devia ter um equip decente, pra não atrapalhar os outros, bla bla bla... Aí o tiozinho escrachou: "De que adianta ter FF, tele 2.8, radioflash, e ficar escondido no fundo da igreja, lá na sacristia, aposto que minha foto ficou melhor que a sua, com toda aquela pompa". Batata, meu chefe quis comparar as duas fotos, tomou na tarraqueta, fui obrigado a rir na cara dele, shauhsaushas

Coisas assim servem pra que não nos vangloriemos dos nossos maquinários, porque a camera só faz o que a gente comanda.

Humildade é a palavra-chave pra tudo.

____________________________________________

Tem uma coisa que eu percebo, pelo menos aqui na região, na área de eventos, que conheço um pouco mais:
Desunião total. Se um médico bom descobre um tratamento inovador, chama toda a equipe do hospital, pra divulgar, etc.
Se o fotógrafo "cria" ou "descobre" algo novo, referente a qualquer coisa, lab, encadernadora, trat de imagem, esconde como se fosse o mais secreto tesouro da terra, heheehheeehee.
Digo isso, porque esse mesmo ex-chefe, um dia, recebeu uma visita de um outro fotógrafo, (Agora já ex-amigo, porque saiu da firma e abriu a sua) Visita de amizade mesmo, sem pretensões... Num dado momento, o cara pergunta, com a maior inocencia: " E aí, fulano? Tá encadernando seus álbuns onde?", nisso ouviu: "Ah, numa encadernadora aí, de SP" - "Qual?", insistiu. "Ah, acho que não compensa falar, agora somos concorrente, né, é meu diferencial."
Nisso eu gritei lá da minha sala: "Ow, a gente tá mandando na Hayan", Aí falei pro me chefe: Fulano, nosso diferencial é a nossa foto, nosso vídeo, nosso atendimento. Se ele quiser encadernar lá, qual o problema?
ahsuahsuahsuahsuahsausha

Boa!!!! rs.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 09:50:44
Isso aqui define praticamente tudo. Sucesso não tem nada a ver com talento (fotográfico), e sim como cara lida com o mercado.

Trabalhando eu vejo normalmente 4 tipos de fotógrafo:

 - O cara que acabou de comprar uma câmera de entrada e um flash xing-ling (ou pop-up mesmo), e acha que dá pra trabalhar e consegue fazer algumas kakas.
 - O cara que tem um equipamento básico mas tem clientes e serviço direto (tem equipamento básico porque é acomodado mesmo), poiss tem boa estratégia de mercado, investe em publicidade e ganha grana com isso
 - O cara que tem um puta dum equipamento bom mas não consegue ganhar dinheiro com isso, seja por falta de experiência, seja por falta de estratégia mercadológica, ou mesmo falta de sorte (esse é o cara que fica puto quando o primeiro tipo vem e tira o serviço dele por cobrar 1/4 do valor).
 - O cara que tem tudo, equipamento bom, retorno financeiro bom, boa estratégia mercadológica, sorte, clientes de classe mais alta e tudo o que um fotógrafo poderia querer (de eventos), um trabalho bom e atingiu o que queria, a foto valer mais pelo nome de quem a tirou do que pela própria foto (o nível autoral).

Definiu bem, Natão!