Autor Tópico: Pensa que sabe dançar só porque tem um corpo.  (Lida 7379 vezes)

sergiomarreiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
    • Sérgio Marreiro on Flicker
Resposta #45 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 10:13:17
Sinceramente, eu vejo por aí tantos fotografos reclamando que fiquei surpreso com a quantidade de respostas de alto-nivel deste forum.  :worship:


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #46 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 20:18:11
Minha humilde opinião, e como me é de costume usando figuras de retórica:
(adoro isso!)

"Uma Ferrari Enzo, é uma Ferrari Enzo com tudo que o que ela faz e proporciona.
Um Fiat 147, é um Fiat 147...
Independente das diferenças brutais entre um e outro, é indiscutível que ambos são carros, não há como negar isso e ambos acabam te levando ao mesmo lugar. Vai depender de você escolher COMO que chegar lá.
Há fotógrafos e fotógrafos, ambos fotografam, vai depender de você saber como quer suas fotos."


Idiota de quem ainda hoje, com toda essa informação amplamente disponível, e querendo dar uma de esperto (olha o Gerson!) acha que vai pagar o preço de um 147 e andar de Ferrari.


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #47 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 20:43:19
 :fight: Amadores e profissionais....
Eu sempre falo pro meu cliente que é possivel encontrar iniciantes com talento e também sem talento mas com equipamento"top".E falo que geralmente é mais barato , mas a maioria não arrisca, só se tiver zerado o  orçamento do casório.
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #48 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 21:51:00
Conheço um fotógrafo de uma cidade relativamente próxima que usa uma Canon T1i (500D) como câmera principal com lente 18-55, 55-250 e 50mm 1.8 ... mas passeia muito bem entre a nata da sociedade local e ninguém consegue pegar trabalho em quantidade e com o mesmo valor dele. O trabalho nem é tão bom assim, aliás é bem basicão... mas ele tem mais que ninguém o tal do network bem formado.. Enquanto isso tem gente com trabalho bem melhor penando pra conseguir preços e eventos pra concorrer.

é a prova pra mim que hoje em dia vale mais o conhecimento pessoal que equipamento e conhecimento profissional.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 21:52:46 por Luciano.Queiroz »


escalador1

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 01:26:52
Ouço e leio muitos fotógrafo revoltados com o fato de a pessoa se achar fotógrafa só porque tem uma camera. Sabe, eu acho esse um pensamento mesquinho e bem fechado. Realmente, tudo que uma pessoa precisa para ser um fotógrafo é só possuir uma camera e vontade de fotografar. A suposta superioridade não passa de mera vaidade.

É claro que se pode criticar as pessoas por qualquer motivo que se escolha, mas não necessariamente fará sentido.

Penso isso por alguns motivos:

a) Fotografo que fica bravo porque fulano pegou um trabalho muito mais barato e a justificativa é que fulano fica "se achando fotografo" só porque tem equipamento. Sinto informar, se ele tiver uma camera, fotografar, e receber por isso, isso o torna fotografo profissional

b) Fotografo que fica bravo porque fulano não é "tão bom" mas trabalha nesse ou naquele site de noticias/jornal etc. Desculpa, mas se cercar de pessoas que confiem em você e te passem trabalhos te faz tão profissional quanto qualquer um.

c) Fotografo que fica bravo porque fulano não entende regra dos terços, proporção aurea, etc. Enfim, mais um joguinho de ego. Cara, regras são feitas por humanos, humanos são imbecis, regras podem e devem ser desrespeitadas para se fazer algo diferente. E não vem com essa de que é preciso conhecer as pra "poder" desrespeita-las porque é outra disculpa pra dizer "estudei na frança e esta pessoa estudou onde?".

Chega de mimimimi e encarem os fatos, a fotografia está aí pra todo mundo como e todo mundo pode fazer e ainda por cima ganhar dinheiro com isso.

Se algum fotógrafo reclama que o mercado está banalizado, é pq não é bom o suficiente para fazer a diferença em um trabalho. A fotografia digital facilitou a vida de TODOS.

E sim, fotógrafo é elitista, preconceituoso e vaidoso(lógico que isso não se aplica a todos).

E por conta da vaidade, muito deixam de ganhar bem por querer explorar o mercado que ¨dá dinheiro¨ e esquecem que existe outros.

E tb tem os novatos folgados que adoram desfilar com uma câmera no pescoço atrás das menininhas.


E se vc é um profissional, faça o seu melhor! Se está começando, aprenda direito.

Abraços
C.Vong

Olympus Pen
Sony Mavica FD 75


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #50 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 09:53:14
"Se algum fotógrafo reclama que o mercado está banalizado, é pq não é bom o suficiente para fazer a diferença em um trabalho."

Me desculpe mas vc está sendo muito ingênuo, achando isso com tanta veemência. Basta vc ver o monte de porcaria q faz sucesso para perceber q a coisa não é tão simples assim. O mercado está banalizado sim. Isso é fato.  Exemplos? Música, TV brasileira...
Quem dera q fosse tão somente ser "Bom o suficiente para fazer a diferença". Até pq ser bom é muito relativo e cultura influencia muito nesta questão, bem como dinheiro, marketing pessoal, conhecimeto (amigos inflente e/ou formadores de opinião), simpatia e muito outros fatores...
Aliás, seu texto me parece meio confuso de um modo geral.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, 09:59:37 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #51 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 10:22:13
Li algumas passagens deste tópico. Não consegui identificar pra que lado a coisa está convergindo.

De qualquer forma. Profissionalmente sou engenheiro e professor. Como hobby, sou músico, fotógrafo, mestre de obras e projetista de aeromodelos. :D :D :D

Ter uma DSLR e conseguir fazer fotos com fundo desfocadinho não me torna fotógrafo. Eu nunca vou me intitular assim e não acho certo isso. Respeito quem se dedica, estuda e realmente INVESTE nisso como uma profissão.

Tem um site muito legal que fala dessa rusga da invasão de "fotógrafos profissionais". Até já foi mostrado aqui no fórum. É MUITO engraçado - PQP, não achei o site! Assim que lembrar posto aqui...

« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, 10:29:09 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #52 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 13:09:45
Eu sou contra qualquer medida de controle ou "regulamentação" da área. Fotógrafa profissionalmente quem quer. Basicamente, minha impressão, é q tá rolando apenas um papo onde se constata a muquirinização da área. No meu ponto de vista a questão se resolve com um maior nível de cultura do povo em geral. Assim terão capacidade de diferenciar um profissional/trabalho sério e talentoso. Claro q nunca chegaremos a "perfeição". Seria utópico achar isso, Mas a distorção seria beem menor.
Com o povo sem cultura e capacidade de discernimento a coisa vai continuar assim. E isso acontece em várias outras áreas.
O Brasileiro de maneira geral, não liga para essa coisa de arte e nem sabe diferenciar qualidade em produtos, de maneira geral..
Exemplo disso tenho aqui o do meu irmão: El ganha relativamente bem, tem uma vida confortável mas não Lê nada de nada e nem liga para estas coisas. Comprou uma TV de 10 metros de comprimento Full HHDD Super LCDezão.... A imagem (sinal sem ser HD) fica uma porcaria. Porcaria mesmo! E ele tá achando maravilhoso e não consegue ver problema nenhum, apesar de gritante.... Ele quer ver o Futebol em tela grande e a esposa o BBB....
Bad, muito Bad....
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, 13:11:30 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #53 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 13:24:20
Quando falo em cultura me refiro a cultura geral e não a obtida no ensino regulamentar.
Outro exemplo da família: uma pessoa muito "Inteligente", bem colocada IME e outros (no próximo passa), tá com o monitor do computador totalmente fora da resolução nativa. Resultado: Imagens totalmente distorcidades, cabeças achatada e mais outros problemas de regulagem. Comentei isso com ela (q vê fotos dos colegas e família e navega na internet) e ela disse q nunca reparou isso e nem fez questão q eu arrumasse...
E tem mais assim na família....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 13:28:40
Lembrando que isso acontece em várias áreas, em TI por exemplo, eu me recuso a aceitar uma oferta de emprego(?) onde a empresa exige 50 certificações, nível superior, MBA, inglês e espanhol fluentes, e oferece como salário 800,00 reais.
Mas acredite, sempre tem quem aceite, e querendo ou não, isso fode com o mercado sim e muito!
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #55 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 13:59:09
Desisti desta área exatamente pelo q vc relatou acima....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #56 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 14:20:26
Eu sou contra qualquer medida de controle ou "regulamentação" da área. Fotógrafa profissionalmente quem quer. Basicamente, minha impressão, é q tá rolando apenas um papo onde se constata a muquirinização da área. No meu ponto de vista a questão se resolve com um maior nível de cultura do povo em geral. Assim terão capacidade de diferenciar um profissional/trabalho sério e talentoso. Claro q nunca chegaremos a "perfeição". Seria utópico achar isso, Mas a distorção seria beem menor.
Com o povo sem cultura e capacidade de discernimento a coisa vai continuar assim. E isso acontece em várias outras áreas.
O Brasileiro de maneira geral, não liga para essa coisa de arte e nem sabe diferenciar qualidade em produtos, de maneira geral..
Exemplo disso tenho aqui o do meu irmão: El ganha relativamente bem, tem uma vida confortável mas não Lê nada de nada e nem liga para estas coisas. Comprou uma TV de 10 metros de comprimento Full HHDD Super LCDezão.... A imagem (sinal sem ser HD) fica uma porcaria. Porcaria mesmo! E ele tá achando maravilhoso e não consegue ver problema nenhum, apesar de gritante.... Ele quer ver o Futebol em tela grande e a esposa o BBB....
Bad, muito Bad....
rsrsrs. Engraçado voce comentar isso. Tenho amigos que também pensam assim. Quando vou ver futebol na casa deles e não é HD, só eu enxergo uma "aurea" em volta do jogador. Mais ninguem vê. Sem contar que a imagem da minha TV antiga de 29 polegadas me parece melhor do que a imagem dessas LCD (quando não estao em HD, é claro).
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, 14:21:11 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #57 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 14:22:07
Quando falo em cultura me refiro a cultura geral e não a obtida no ensino regulamentar.
Outro exemplo da família: uma pessoa muito "Inteligente", bem colocada IME e outros (no próximo passa), tá com o monitor do computador totalmente fora da resolução nativa. Resultado: Imagens totalmente distorcidades, cabeças achatada e mais outros problemas de regulagem. Comentei isso com ela (q vê fotos dos colegas e família e navega na internet) e ela disse q nunca reparou isso e nem fez questão q eu arrumasse...
E tem mais assim na família....
:hysterical:

Minha mãe.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #58 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 14:42:39
:hysterical:

Minha mãe.

Acho que todo mundo conhece alguém assim!
Eu não consigo ver TV com a imagem distorcida, proporção 4:3 passando em 16:9.. mas quando falo isso a família acha um desperdício comprar TV grande e não usar a tela inteira.. rs..


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #59 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 14:44:37
Acho que o autor deste topico comprou sua camera um dia antes deste topico :D :D
A boa fotografia não segue regras, mesmo existindo algumas que devem ser seguidas principalmente para quem está começando.
Algumas perderam o valor com a era digital, tais como anquadramento foco entre outras, tudo graças ao PS.
Ja fotografo profissionalmente a alguns anos, minha renda familiar é em sua maioria gerada da fotografia, me atrevo até a dizer que chega a 70% dela. Não tenho carteira de fotografo, não sou associado em nenhum sindicato da categoria, não tenho carteira assinada em nenhuma empresa que prova que sou, não tenho empresa inscrita com CNPJ, nunca tive um equipamento de ponta, (porque acho que se deve usar um equipo de acordo com a nescessidade). Trabalho como frila para algus jornais da região e presto servisos para a prefeitura de minha cidade as vezes, e cubro eventos sociais tambem. Sou conhecido em minha cidade como Branco Fotografo nunca me "elitizei", as pessoas daqui e de onde eu ja prestei serviços gostam do meu trabalho e frequentemente me contratam novamente. Durante todo esse tempo tenho ampliado meus conhecimentos e horizontes em relação a esse estranho viros que se chama fotografia, não ando de terno e nem gravata o dia inteiro, poucos foram os eventos que ja fui assim, não por falta deles mais por não haver nescessidade, não ando o dia inteiro com a camera pendurada no pescosso para cima e para baixo só para chamar a atenção como muitos fazem, saio com ela somente quando é para fazer algum trabalho e dentro de uma mochila discreta mesmo tendo uma que cabe todo eu equipo.
Bom! Meus caros, diante de toda essas informações se não sou fotografo profissional peço que qualifiquem minha profissão na lista de profições.
Há, e ja vivo nessa loucura a nada mais nada menos que 17 anos.
Quanto ao que esse moço chama de elite da fotografia eu chomo de responsabilidade, pois fotografo profissional não é só pegar uma camera que faz tudo por voce se colocar em modo "P" e sair sentando o dedo.
Pra ser fotografo profissional tem que ter acima de tudo, certeza do que esta fazendo e mais passar essa certeza aos clientes.
Muitos aqui lembram daquele fotografo que passou no "Fantastico" e que foi processado por não comparecer ao casamento que tinha sido contratado e voces viram o valor que ele cobrou, né?. A inesperiencia as vezes causa isso.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/