Autor Tópico: Cobrar ou não cobrar? eis a questão....  (Lida 988 vezes)

Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Online: 27 de Fevereiro de 2012, 00:39:54
Galera seguinte, como alguns sabem to estudando fotografia a mais ou menos 1 ano, tinha uma SZ e agora adquiri um equipamento um pouco melhor... Animado por causa da câmera esse final de semana acabei fazendo algo totalmente fora do meu perfil, tinha um brother meu aqui em casa, a gente colocou um terno nele, fez um fundo branco, cuidei da iluminação certinho, e meti bala.... as fotos não ficaram maravilhosas mas também não ficaram uma porcaria(digo em relação ao meu tempo de estudo e condições, nem sombrinha, fundos, enfim, nada, eu tinha rsrs)... como a gente tava jogando video game e tals eu editei as fotos na hora(demorou umas 2h +-) e entreguei pra ele(no cartão do celular) as fotos...

mas a questão é, ele gostou tanto das fotos que disse que vai trazer a namorada também.... aí eu ja querendo escapar disse que tem todo um custo de fazer isso, numero de clicks, depreciação, tempo de edição e tal... e ele disse pra eu fazer o meu preço(imagino esperando um valor baixo é claro)

Aí piora, ele colocou as fotos dele no facebook e o meu nome como fotógrafo nos comentários, e agora tem amigas dele querendo me contratar! Mas meu! eu não tenho nada pra fazer esse tipo de foto, mto menos saco....

Sério mesmo, comprei meu equipamento pra fazer fotos street, que é o que eu realmente gosto, só não sai ainda pra treinar pq to esperando me acertar com o seguro tudo certinho...

Agora minha pergunta é, vale a pena eu cobrar no caso dele que eu vou fazer um "segundo" serviço, tirando fotos dele com a namorada? E as gurias da faculdade que tão no facebook já me enchendo o saco? o que eu faço? Eu sei que tem gente se prostituindo no mercado aí por serviços de 70 pila em book externo, como ja ví, acho um absurdo isso....

Tava pensando em jogar tudo pro alto e falar que eu não sou fotógrafo, mas dinheiro é dinheiro né(maldito), e ia ajudar bastante a pagar o equip, mas é justo cobrar, sei lá, 150 reais por umas 20 fotos em CD/pen drive/email  todas em fundo branco(que é o que eu tenho) com iluminação simples e um fotografo inexperiente??? Eu to completamente perdido e não sei o que fazer, essa é a real, queria um help aí....
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 01:08:03
Razad, se não tá afim, é simples, não fotografe. Em relaçào ao preço, só voce pode achar seu preço. Faça uma pesquisa de mercado aí na tua cidade. Veja quanto fotografos do mesmo nivel que voce (se houver) cobram. Pense quanto voce acha justo ganhar por hora e pense quanto as pessoas pagariam pelo trabalho.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


alexkidd84

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • 500pxAlexandreCaitano
Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 09:45:19
Razad, se não tá afim, é simples, não fotografe. Em relaçào ao preço, só voce pode achar seu preço. Faça uma pesquisa de mercado aí na tua cidade. Veja quanto fotografos do mesmo nivel que voce (se houver) cobram. Pense quanto voce acha justo ganhar por hora e pense quanto as pessoas pagariam pelo trabalho.

Acho que o caminho é esse mesmo.
Se você resolver fazer pelo bendito dinheiro, deixe bem claro para os seus futuros clientes das suas limitações.
Mas se for pra fazer com má vontade, melhor não fazer. Aprenda a dizer NÃO, isso faz diferença, mesmo que no futuro você se arrependa de não ter ganhado aquela "graninha" extra.


Victor Carvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 10:38:42
É  como o nosso amigo alexkidd84 disse.

Se você não quiser fazer, for fazer por má vontade então não faça, mas sinceramente, é assim que se começa, você tem a oportunidade, de  "começar" a entrar no mercado, e se tantas pessoas gostaram, e estão pedindo, significa que você fez um belo trabalho, se eu fosse você eu aceitaria, pesquisaria, via bastantes fotos, eu já comecei dentro de um estúdio então foi diferente, mas te digo uma coisa, quem não tem essa sorte, quando termina os estudos e realmente quer começar, acaba se ferrando um pouco, vários amigos da faculdade estão tentando "começar", e você esta tendo uma chance de colocar pelo menos um dedo, na areá.

Servira de experiencia.
E na fotografia, a experiencia e a ousadia é tudo.
Canon T2i, 18-55mm f3.5 - 5.6, 50mm f1.8, 90-30mm f4.0 -5.6, Speed Light 420exii, Speed Light 430exii


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 13:38:43
Acho que nao vou fazer mesmo. . . Acho que tem mais meios de ganhar dinheiro fazendo o que eu gosto mesmo, vou falar um nao bem grande pros interessados, acho que so vou fazer mesmo esse book do meu amigo com a namorada e pronto rsrs
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 13:39:14 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr