Autor Tópico: Para quem usa colorímetro com monitor LCD  (Lida 1323 vezes)

hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Online: 17 de Setembro de 2007, 00:28:06
Olá Pessoal,

Recentemente comprei um colorímetro Spyder2.
Tenho um monitor LCD LG L1760tq. Depois de fazer a calibragem algumas vezes, eu percebi que se fizer exatamente de acordo com o que o software manda, meu monitor fica claro demais. Não claro o suficiente para cansar ou atrapalhar a vista. Mas claro o suficiente para eu tratar as fotos equivocadamente. Por causa disso, tem foto que eu acho que está tratada direito, mas em outros monitores (calibrados ou não) fica escuro demais pois o meu está com muito brilho.

Fiz até um comparativo com um F700P. Calibrei os dois, criei dois profiles (um pra cada). Com o F700P as imagens ficam muito boas, nem muito claras, nem muito escuras e nem muito quentes. Já com o LCD, eu venho enfrentando esse problema do brilho excessivo. No caso das cores, pelo menos visualmente, a calibragem dá resultados parecidos em ambos. Mas é nítida a pouca latitude do LCD.

Agora vou explicar o que pensei em fazer...

O software pede para você deixar o contraste no máximo possível onde voce ainda consiga distinguir corretamente os blocos de uma barra de gradação branca. Já no caso do brilho, é para deixar no mínimo e ainda assim conseguir ver corretamente a barra de gradação preta. Acontece que se eu fizer exatamente desse jeito, a calibragem fica desconfortável, com muito brilho.

A idéia que eu tive foi deixar os niveis de contraste e brilho confortáveis (nem muito claros nem muito escuros) mas que ainda me permitam ver corretamente as barras. Lembrando que a calibragem dos canais RGB é feita durante o processo e neste caso eu faço exatamente o que o software pede.

Será que essa minha idéia é valida ou a calibragem só pode ser considerada correta se você seguir exatamente as instruções do software no que diz respeito a contraste e brilho?


Até mais
« Última modificação: 17 de Setembro de 2007, 00:30:50 por hakkinen »
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2007, 08:54:02
Olá amigo...

Bom, um conselho que te dou é: Tenha um target do lab que você costuma revelar... Com isso, você vai poder fazer o ajuste fino do contraste, pois realmente o monitor LCD mostra as imagens muito mais "vivas" pela luz que vem por tras e isso dá uma diferença nas imagens impressas. Com o target vc diminui o brilho o suficiente para deixar o monitor mostrando aproximadamente o que vc veria no papel.

Por ex... regulo meu monitor com brilho em 50 (na escala de 1 a 100) e depois de calibrado reduzo para 16.... Ou seja... O monitor fica com muito menos brilho e mais próximo do que o papel vai me oferecer.

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2007, 19:21:10
Hmm, então você reduz o brilho depois que o monitor é calibrado, né?

Minha dúvida era se isso influenciaria na eficiência da calibragem.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Paulo Sassarrão

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
    • http://www.paulosassarrao.com.br
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2007, 23:55:35
No meu monitor (tubo) fica bom mas no Notebook,não reconhece o Profile.Uso tambem o Spider 2.Verifico que no note fica um pouco saturado bem inverso que no tubo.
Paulo Sassarrão
CANON
São Paulo- S.P
F:(011)98366-0003/(011)7786-3826  ID 125*89962
paulo@paulosassarrao.com.br
www.paulosassarrao.com.br