Autor Tópico: Nokia lança Smatphone com câmera de 41Mp.  (Lida 3698 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Fevereiro de 2012, 14:31:25
Galera, achei impressionante o lançamento da Nokia 808, um celular com sensor de 1/1.2" de 41Mp. Abaixo tem uma das imagens tirada por ele.

http://pcworld.uol.com.br/noticias/2012/02/27/nokia-anuncia-smartphone-com-camera-de-41-megapixels/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 14:49:40
Ou eu estou muito exigente, ou a foto é uma porcaria, o que é de se esperar de um sensor com uma densidade de pixels destas.

Sem textura alguma, baixa latitude, ruído até na foto de exemplo que foi feita na luz do dia. A lente também não acompanhou o sensor, desvios de cor, fringing para todos os lados. Aliás, para uma densidade destas a lente deveria poder resolver, chutando, uns 300 lp/mm ou mais, coisa que raríssimas lentes fixas fazem, e neste caso, a marca "Zeiss" não significa nada muito além de marketing.

Não adianta, algumas leis da física, seja na área da eletrônica quanto da óptica, continuam imutáveis.

« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 14:50:54 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 14:54:25
Alexandre, você não é exigente - a própria Nokia diz, delicadamente, que a foto fica boa com 8MP. Na verdade, essa amostra aí ficou razoável somente a 6MP, pelo menos aos meus olhos...

Mas que vamos ver filas para comprar esse "telefone" aí, vamos!  :no:

Puro marketing...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 15:00:18
números... é disso que o povo gosta!! qto mais, "melhor"!  :no:


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 15:15:28
Fotografar com isso deve ser tão divertido quanto chupar gelo. :assobi:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 17:27:37
Pelo que entendi esses 41mp estão ali pra servirem de zoom digital. O celular cropa a imagem e a perda de qualidade é menor por causa da resolução. Aí eles podem fazer uma lente fixa menor, e que transmite mais luz do que uma zoom com uma abertura de f/2.4. Eles também devem ter eliminado o filtro AA, pra ajudar na resolução.

O sensor também é bem grande, é duas vezes maior que o da Canon S100 ou G12, por exemplo.

Se vai funcionar ou não é outra história, mas pro usuário casual essa pode ser uma boa solução. Por mais escandaloso que possa parecer um celular que tem mais resolução do que algumas médio-formato digital, não devemos receber essa notícia com quatro pedras na mão, pelo menos aqui não é uma situação de "mais pixels só porque podemos colocar mais pixels e eles vendem", dessa vez teve um propósito interessante e uma solução de engenharia. Mas novamente, se vai funcionar eu não sei...


A imagem reduzida até que fica usável:

http://press.nokia.com/wp-content/uploads/mediaplugin/photo/reso/1200-sunset-in-south-africa-captured-with-nokia-808-pureview.jpg
***EDITADO***
Imagens postadas diretamente no forum devem ter no máximo 800 pixels em seu lado maior.


Ela original: http://press.nokia.com/wp-content/uploads/mediaplugin/photo/sunset-in-south-africa-captured-with-nokia-808-pureview.jpg
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 17:49:27 por Helena Bsb »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 17:30:42
No Dpreview a galera tá louca com esse celular, falando que a Nokia pode até conseguir matar o mercado de compactas.

Vários samples:
http://www.flickr.com/photos/nokiaofficial/with/6934446543/

Também achei a qualidade fantástica, tem ruído igual uma compacta de entrada, mas pelo menos tem muita nitidez (nessas imagens, pelo menos):

http://auto.hi.fi/kuvat/n808/n8086mp-.jpg/full
http://auto.hi.fi/kuvat/n808/n80812mp-.jpg/full


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 17:49:43
É como disseram em algum lugar, com symbian, pode ter o CMOS do Hubble que eu não quero.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 18:00:01
Tem gente q anda com 2 ou 3 aparelhos de celular. Melhor ter um iphone 4S e uma Lumix L5 ou o N9, com Maemo ( ou Meego, nao me lembro bem... ).
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 18:03:27
Mesmo que o sensor seja um pouco maior, são 41Mp, o que implica em uma densidade de pixels absurda com todos os problemas decorrentes disso, todos eles já bem conhecidos e sem solução. Sei lá, ao contrário do amigo aí em cima não gostei mesmo das imagens, me pareceu inclusive que falta profundidade de cores, com transições "manchadas", principalmente nas áreas mais escuras. Pode ser meu monitor,  mas ainda continuo aguardando a S100 :)

PS: Viram onde foi feita a primeira foto do set acima ???

« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 18:03:42 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 18:08:54
Sim, na Rocinha. Tem uma outra foto feita em algum lugar da costa brasileira também :)

Sinceramente eu achei muito bom o resultado, não deixa a desejar nada pra uma compacta de entrada, pelo menos nas condições em que foram feitas as fotos. Também não trocaria esse celular por uma S100, mas a questão é que o celular é pro fotógrafo casual e totalmente amador, ao ponto de ele não precisar mais ter uma câmera. A S100 vai ter melhor empunhadura, AF mais rápido, desempenho mais ágil, zoom ótico e sabe-se lá mais o que.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 18:13:29
Matéria do Dpreview:

http://www.dpreview.com/news/2012/02/27/Nokia-808-PureView-with-41MP-sensor

Eles dizem que o tamanho do fotodiodo vai ser igual ao de um telefone com 8mp, o que é muito bom.

E o tamanho do sensor. Só um pouco menor que o da Nikon série 1. Impressionante:



Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 18:18:14
ISO 800: http://3.s.img-dpreview.com/files/news/9716437399/quiet-moment-captured-with-nokia-808-pureview.jpg?v=1354

E ainda tem desfoque de fundo. Fala sério, gostei desse celular...


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 22:43:58
"it oversamples the image and then pixel-bins down to a smaller size"

normalmente se interpola uma imagem pra chegar a mais megapixels, o oversampling faz o contrário, tira a foto em 41 mp e transforma numa imagem de 8.2mp

eu gostei do resultado. Muita gente mais conservadora vai chiar mas a idéia de dar zoom numa cena desse jeito é interessante, quem sabe com o tempo a técnica fique melhor ainda e com algum celular com windows phone eu até encarava, symbian não...

ah e se der pra focar como o iphone faz (tocando no ponto escolhido na tela) e com essa profundidade de campo... :D

olha o que a própria Nokia diz: '5Mpix-6Mpix is more than enough for viewing images on PC, TV, online or smartphones. After all, how often do we print images bigger than even A4? [It] isn’t about shooting pictures the size of billboards! Instead, it’s about creating amazing pictures at normal, manageable sizes.'


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 23:11:41
The point of pixel binning is to also increase the SNR coming off the sensor.

Essentially, the intensity values of several pixels can be summed to equal one pixel thereby increasing the amount of signal. Noise level does NOT increase. This allows the sensor to appear to have a higher base-line sensitivity than it actually has.


Muito interessante.

Alguém no fórum do Dpreview perguntou porque a Canon não consegue colocar um sensor grande desses numa ELPH de entrada se a Nokia consegue colocar num telefone. Esse pode ser o futuro das compactas de entrada, utilizando um sensor grande e com muitos megapixels, e uma lente fixa e clara com zoom digital, dando um output de 8 megapixels, e com mais tempo podendo chegar a 10 ou 12 igual as câmeras atuais.