Autor Tópico: 18-55mm X 50mm  (Lida 28187 vezes)

Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #30 Online: 28 de Agosto de 2019, 17:06:53
Já fiz evolução com ajuda dos senhores. Quero evoluir mais.
Tenho D3300  e lente 50 mm. Utilizo para fotografar(tudo no automático) folhas A4 de manuscritos antigos e transfiro para computar para leitura. Depois das orientações aqui recebidas venho tendo êxito. Acontece que com a lente 50 mm  não conseguir ter imagem boa pra leitura da página inteira (daí, faço duas fotos) e pra completar os arquivos públicos pesquisados a claridade também não boa e muitos nem deixam usar o usar luz. Como o uso é bem específico, qual a próxima lente que me atenda, qual a especificação ?   No caso, preciso de mais abertura ?  Por favor, agradeço.

Faço um serviço parecido, digitalizando artigos cientificos de docentes da universidade, muitos com mais de 20 anos.
Sobre o seu caso, acho que um bom smartphone seria mais adequado. Minhas lentes são canon. A lente 50mm para ter boa nitidez precisa estar mais fechada, e isso aliado a falta de luz é um problema (ainda mais se não usar tripé). Tenho a lente 24mm que já tem angulo de visão mais largo e acho ter melhor nitidez que a 50mm. Vc não tem a lente do kit 18-55mm? Deve se dar melhor nessa situação.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 17 de Outubro de 2019, 21:19:22
Já fiz evolução com ajuda dos senhores. Quero evoluir mais.
Tenho D3300  e lente 50 mm. Utilizo para fotografar(tudo no automático) folhas A4 de manuscritos antigos e transfiro para computar para leitura. Depois das orientações aqui recebidas venho tendo êxito. Acontece que com a lente 50 mm  não conseguir ter imagem boa pra leitura da página inteira (daí, faço duas fotos) e pra completar os arquivos públicos pesquisados a claridade também não boa e muitos nem deixam usar o usar luz. Como o uso é bem específico, qual a próxima lente que me atenda, qual a especificação ?   No caso, preciso de mais abertura ?  Por favor, agradeço.

Na verdade o foco da 50mm está mais "longe" do que o enquadramento para deixar a folha A4 inteira no quadro. Você tem que fotografar de mais longe mas pode cropar a imagem depois. 
É só testar e ver se a qualidade é suficiente depois do corte.
Em relação à "claridade" do ambiente também é possível usar um tripé e uma velocidade baixa aliada ou não a um ISO mais alto. Assim você não precisa de mais luz e usa mais tempo de exposição.

Uma lente mais apropriada a fotos a curta distancia seria uma macro.
Há objetivas de diversos preços. A mais em conta seria a nikkor AF-S DX Micro NIKKOR
40mm f/2.8G.
Mas vale a pena tentar usar a 50mm com tripé acima mencionado e fazer o corte na imagem e ver se a qualidade lhe atende.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva