Autor Tópico: Dúvida Técnica  (Lida 1235 vezes)

d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Fevereiro de 2012, 22:16:10
Pessoal, hoje levei minha câmera na aula de natação do meu filho. A piscina é coberta, apenas com iluminação artificial, mas relativamente bem iluminado. Eu tenho um flash externo, mas não quis levar pois achei que não seria necessário, até pq troquei de câmera recentemente e ainda não peguei o jeito dele com a nova cam (T2i). Bom, deixei a cam no modo AV, pois não queria toda hora ficar me preocupando com fotometria. Deixei o diafragma bem aberto, entre 4,5 e 5, lente do kit, e ISO em 800, pois não queria muito ruído. Logo no início vi que a cam estava trabalhando com velocidades muito baixas, menos que 1/10. Então liguei o flash da máquina, e pelo visor e histograma vi que havia melhorado bastante a exposição. Porém eu notava que a máquina ainda usava velocidades baixas, tipo 1/20, o que para uma aula de natação não era legal. Observei no visor e verifiquei que as imagens estavam borradas. Aí pensei em alterar a configuração do flash para ele disparar na 2ª cortina, imaginando que isso iria estampar as pessoas na cena. O resultado até que foi por aí mesmo, no entanto, tudo o que se mexia saía  com um certo nível de transparência, como se fossem fantasmas. O resultado final é que provavelmente terei que ir lá de novo pagar de fotógrafo mais uma vez, pois aproveitei muito poucas fotos. Dito isto, pergunto, onde devo mudar? Pensei em algumas coisas que eu poderia fazer, mas não sei se é o caminho certo:
1) Trabalhar no modo manual, acertando uma velocidade mínima, tipo 1/125 e ISO máximo aceitável, abertura máximo possível e trabalhar com a compensação de exposição.
2) Trabalhar no modo TV e compensar de exposição do flash, seja ela o embutido ou externo.

Teriam alguma outra sugestão ou dica?

 :ok:
Daniel

Instagram: @danacqua


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 20:19:18
oi amigo
é uma t2i?
você já fez alguma ampliação 15x21 ou 20x30cm de uma foto feita com iso 1600 ou 3200, 6400?
ficou ruim?
se já experimentou e ficou ruim então vai ter que comprar uma lente mais clara
tipo 1.8, ou usar o flash externo no modo ttl como iluminação
principal o que vai congelar e garantir o resultado mesmo com iso 200.
pode tentar com o flash fora da maquina (num tripe) para uma luz mais criativa
 :ok:



dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 20:28:06
Suba o ISO, para esse fim a T2i vai segurar bem a qualidade em ISO's além de 800.
Em vez de AV use TV e "trave" numa velocidade segura, esperando que ela abra o máximo do diafragma para acertar a fotometria.

Pense na compra de uma lente "clara" se esse tipo de situação for recorrente pra você.

[]s


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 20:38:07
Então Kiran e Dondon, eu ainda não tive tempo de testar de verdade a máquina com iso's elevados, por isso segurei no 800. Vou novamente com ela lá e testar com iso's mais altos.

Quanto a lente mais clara, oq define de fato uma lente como sendo clara? A sua constituição, tipo lente com DF fixa por possuir menos elementos filtrantes, ou uma lente com f baixo?

Como tiro fotos por hobby, não tenho paciência de ficar andando com muita tralha. Pensei em comprar uma 50mm, mas não sei ao certo se essa é a melhor mesmo para a minha cam, ou uma 35mm ou uma 85mm. Hoje possuo apenas a do kit 18-55.

 :ok:
Daniel

Instagram: @danacqua


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 20:51:03
amigo
leva o guri na piscina, faz uma foto na luz que tem com iso 6400, corre até o minilab
mais próximo e faz uma ampliação 20x30, pede para acertar o tom de pele.
num par de anos o teu filho vai ser campeão olimpico e não vai ter fotos da infancia
porque o pai não quis arriscar a sair com ruido  :hysterical:

sobre lentes tens um forum inteiro para pesquisar  :ok:



d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 23:44:58

Quanto a lente mais clara, oq define de fato uma lente como sendo clara? A sua constituição, tipo lente com DF fixa por possuir menos elementos filtrantes, ou uma lente com f baixo?
 :ok:

Confundi a câmera com o aquário, onde eu escrevi elementos filtrantes, leia-se elementos opticos!  :D
Daniel

Instagram: @danacqua


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 00:28:48
Então Kiran e Dondon, eu ainda não tive tempo de testar de verdade a máquina com iso's elevados, por isso segurei no 800. Vou novamente com ela lá e testar com iso's mais altos.

Quanto a lente mais clara, oq define de fato uma lente como sendo clara? A sua constituição, tipo lente com DF fixa por possuir menos elementos filtrantes, ou uma lente com f baixo?

Como tiro fotos por hobby, não tenho paciência de ficar andando com muita tralha. Pensei em comprar uma 50mm, mas não sei ao certo se essa é a melhor mesmo para a minha cam, ou uma 35mm ou uma 85mm. Hoje possuo apenas a do kit 18-55.

 :ok:

Lentes claras são objetivas que "possuem" grandes aberturas de diafragma. Ou seja, "buracos bem grandes para a luz atravessar e chegar no sensor".
É fácil de entender mas extenso de explicar em detalhes. Procure por "abertura do diafragma no Google".

Em linhas gerais, para a mesma condição de luz, quanto maior for a abertura de seu diafragma menor será o tempo de exposição (velocidade) o que te permite melhores resultados em situações de pouca luz.

[]s


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 22:43:14
 :ok:  :D
Daniel

Instagram: @danacqua