O que acontece é o seguinte, nos primeiros meses é necessário cobrar mais caro pra que o projeto se pague, e depois a câmera passa a ser vendida pelo seu real valor. Como a época de lançamento é quando mais se vende, natural que seja aproveitada pra pagar o investimento em projeto e desenvolvimento de processos industriais. No fim da vida da câmera, as vendas começam a cair (concorrência pressiona), e aí é necessário lançar um modelo novo pra manter a atenção do consumidor. O problema é que o modelo antigo consome recursos na linha de produção e na logística, e juntando isso ao fato das vendas estarem em queda, o mais lógico (pra eles) mesmo é tirar o produto de linha. O problema é que a indústria tá cada vez mais veloz nos lançamentos, porque a concorrência tá apertando ao despejar um marketing muito agressivo sobre as pessoas. Quer dizer, no fim das contas nosso próprio consumismo é que alimenta essa vida curta dos equipamentos :( Mas é uma pena mesmo, tem muita coisa boa que podia estar à venda ainda, e com um preço justo (projeto pago).