Autor Tópico: Yashica Minister-D  (Lida 3931 vezes)

Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Online: 29 de Fevereiro de 2012, 01:31:53

Tô me esforçando pra tirar uma foto menos trivial por dia, e essa foi a de hoje.

50mm, F/16, iso 100, 1/200s.

Tem um flash (escravo, potência mínima) debaixo da câmera, apontando para cima, para iluminar a parte de dentro da panela.
O Yongnuo também está no modo escravo, potência mínima.
Outro flash (160w, potência máxima se não me engano), com sombrinha e um radio trigger, está num tripé, à direita.
A panela é da minha avó, que estava dormindo na hora e não viu quando invadi a cozinha. Favor não contar pra ela.


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #1 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 08:27:22
Manga,

Sinto muito, mas essa sua foto não diz nada acerca de nada!
Tem muita coisa para corrigir... Composição, enquadramento...

Sugiro que dê uma pesquisada sobre composição, enquadramento, formatos e otras cositas básicas!

Abraço,


Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #2 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 10:17:41
Santana,

Agradeço pela sua contribuição, mas infelizmente ela não me ajuda.
Imagine se você fosse ao médico e, após um exame, ele lhe diz: "Tem muita coisa pra corrigir... sangue, rins..."
Você não faz ideia do que isso quer dizer, não é mesmo? O colesterol ta alto? É pedra nos rins?
A seguir a sugestão "Sugiro que passe numa farmácia e compre uns remédios básicos" também não ajudaria.

Composição: escolhi colocar a câmera no centro da foto, já que a regra do terço não se aplica em fotos quadradas.  Para manter a câmera no centro, fui cortei uma parte pequena da boca da panela, o que não deveria comprometer a composição como um todo. Vendo agora, talvez com uma régua, dá pra ver que a câmera não está perfeitamente centralizada, talvez daria pra cortar menos da panela.

Enquadramento: Como disse antes, o corte à direita atrapalhou um pouco, mas como a panela é apenas uma moldura e não o assunto em si, o corte não me incomoda. Inclusive tirei outra foto que não cortava a panela, mas não gostei, a textura da parte externa chamava atenção demais e não combina com a parte de dentro (dentro é azulado, por causa do flash, e por fora é marrom, por causa da mesa de madeira). A alça da panela me incomoda, mas o que posso fazer? Tirar no photoshop? >_<

Formato: É o formato padrão quadrado. Acho que combinou com o tema circular: lentes, fotômetro, boca da panela, fundo da panela... apenas gostaria que o flash também fosse daqueles antigos, redondos, de metal. Infelizmente não tenho um daqueles. :(

Não me entenda mal, estou aberto a opiniões e críticas, desde que construtivas. Se discorda de alguma decisão que tomei, pode dizer! Aceito também que, devido às diferenças estilísticas/artísticas, podemos não chegar a um consenso comum. Mas francamente me sinto um pouco insultado com a recomendação de dar uma pesquisada sobre "coisas básicas". Pode até ser que eu precise, mas sem uma direção mais específica, o comentário me parece tão construtivo quanto se tivesse dito "você não sabe sequer as coisas básicas".

Abraço!
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, 10:18:14 por Manga »


panet

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 10:52:27
Santana,


 Mas francamente me sinto um pouco insultado com a recomendação de dar uma pesquisada sobre "coisas básicas". Pode até ser que eu precise, mas sem uma direção mais específica, o comentário me parece tão construtivo quanto se tivesse dito "você não sabe sequer as coisas básicas".

Abraço!

 Manga, permita uma sugestão: Alivie o pé! Eu nem chego a ser fotógrafo amador, sou só diletante menor, mas exerço uma profissão há 41 anos, na qual fui pioneiro em pós graduação e mestrado no Brasil, que ensinei em nivel de graduação por 25 anos, que ensino em pós graduação, e que, ao longo deste tempo colecionei só elogios na minha folha de serviços, e, não obstante, volto aos principios básicos dela frequentemente. 'Back to basics is always healthy', ensinava um dos meus mestres.
   A sugestão do Santana não foi insultuosa, ele é um dos foristas mais francos e diretos, e se postamos fotos aqui é para ouvir pareceres e sugestões, ficando o postante livre para gostar ou não, de segui-las ou não.
   O meu lombo já ardeu aqui neste forum, por má qualidade de fotos e até por divergências mais essenciais. Mas, como já disse aqui em outra ocasião, se eu precisar de elogios é só mostrar as minhas fotos a alguns dos meus subordinados.
   As criticas que recebo aqui me levam a voltar ao básico, não para conhecer, mas para aplicar melhor. Me levam a pensar, a reconsiderar, a aprender.
   Ninguém aqui quer ofender ninguém.
Dum senesco addisco


 Canon T3i - Nikon P900/p7800 - Canon G15/G16


Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #4 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 11:00:30
Me desculpem, eu sei que a intenção dele não foi me insultar, e concordo que as vezes é necessário voltar ao básico. Acho que me expressei mal e acabei parecendo meio dramático. :P
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, 11:03:13 por Manga »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 11:18:27
Concordo com o ponto do Santana e com o Panet.

O enquadramento não ajudou. A composição está fraca e o corte quadrado, bem, nada contra porque eu gosto do formato quadrado, mas em negativo 6x6.

Se a sua idéia era mostrar a câmera, feito. Mas não acho que seria necessário aquele flash disparando logo acima dela, muito menos ela dentro de uma panela.

Entendi que você quer tirar fotos fora do trivial, mas cuidado com isso. Se for quebrar alguma regra, tenha a certeza que está fazendo do modo correto.

O corte da panela realmente incomoda e, se você não fala, nem pensava que seria uma panela.
Para resolver o problema da textura, pegue um branco e coloque no fundo.

Tente tirar essa foto novamente, mas sem cortar as coisas. Outra coisa: você usou 2 flash para iluminar o assunto. Tente com um e mais um rebatedor. Seu controle sobre a luz vai aumentar e você consegue resultados mais legais, com sombras, aumentando a "tridimensionalidade" do assunto. Veja que, com um flash a cima e outro abaixo, não existe sombra nenhuma e parece um desenho, chapado. O flash ligado na câmera gerou um flair azul bem no centro da imagem o que chamou bastante minha atenção. Não acho que tenha necessidade dele ali.

Mais uma vez: não leve a mal os comentários. Estamos tentando ajudar com nosso pouco conhecimento.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #6 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 11:39:56
Eu agradeço sua réplica e lamento que meu comentário não contribua.

As vezes isso acontece mesmo, mas posso lhe dar uma dica de graça... Ignore!  ;)

A primeira coisa que precisamos deixar claro aqui, é que o Forum não é um consultório médico! Pois seguindo sua linha de raciocínio, seria o mesmo que fazer uma consulta médica no Google. Com certeza, se você procurar com jeito e souber o que esta procurando, vai até encontrar alguma resposta satisfatória, mas com certeza haverá mais merda do que informações aproveitáveis. Alguns remédios básicos fazem um bem danado, até o paciente procure  um especialista e pague por isso de alguma forma.

Possivelmente você perdeu mais tempo respondendo ao meu comentário, do que pensando e executando essa foto. Pelo menos essa é a impressão que me passa. Lamento se não te agrada, mas minha intenção não é agradar mesmo, minha intenção é ser sincero, contribuir com o quase nada que aprender, diante da imensidão de coisas que ainda tenho que aprender.

Cortar uma parte da panela para manter a câmera no centro? Por que? A panela era torta? E se você acha que esse corte não compromete a parca composição, lamento amigo, ela compromete, sim!  Se a panela é só uma moldura, experimenta mandar uma foto sua para colocar uma moldura torta, ou um lado mais fino que o outro e depois você me diz o que achou do resultado.

O formato quadrado pode ser, mas o resto é tão sofrível, que nem valeu a pena citar isso.

Amigo, espero que não demore muito a entender que essa composição é muito ruim! Que a execução é ruim! Que a impressão que passa, é que não houve cuidado nenhum na execução!

Eu não te entendo mal, mas você não me parece aberto a críticas, não. Pois se tivesse, teria entendido que essa foto é muito, muito ruim.

O que eu disse, realmente foi que você não sabe coisas básicas e não vejo isso como uma coisa tão ruim assim, afinal ninguém nasceu sabendo e pelo menos você esta se dispondo em por a cara a tapa para tentar aprender algo, ou acredito eu, nem no fórum você estaria.

Pode ter certeza de que eu nunca, escrevo seja lá o que for, com a intenção de insultar alguém. Simplesmente não perco meu tempo com isso. Se tomei a liberdade de comentar sua foto, é porque você colocou ela na berlinda. De tão fraca que ela é, achei por bem recomendar que você checasse algumas instruções básicas.

Agora sou eu quem te pede, não me leve a mal, mas não espere de mim “tapinhas nas costas” porque esse não é meu estilo. Se o que você me apresentar for bom, vou comentar, vou elogiar e se for ótimo, vou elogiar mais ainda, mas em todos os casos, sem exceção, vou procurar algo para acrescentar no seu trabalho. Porque dessa maneira, aprendemos juntos, afinal também estou em processo de aprendizado. E nunca se esqueça, não sou o dono da verdade, ninguém é! Cada um escreve o que pensa! A vida é assim, e essa tal democracia é mesmo uma merda!

Eu já postei foto aqui, que eu pensava ser uma das minhas melhores fotos e ela foi simplesmente massacrada pelos foristas!!! Tomei porrada de tudo que é lado! E quer saber? Todos tinham razão! Você nem consegue imaginar e nem eu conseguiria mensurar o quando aprendi apanhando, vendo forista apanhar e até mesmo batendo em forista, nesse pouco espaço de tempo que estou no fórum.
Dá uma olhada em um dos posts que eu tomei porrada!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=56983.msg543841#msg543841

Amigo, relaxa! Assimile e ignore o que achar que deve. Isso é só uma foto! As críticas são para a foto, não para o cara atrás da câmera. Seja mais forte e não se ofenda com pouco!

Espero que você tenha entendido minha posição e que continue a postar e aprender no fórum. Tem muita gente competente aqui, que pode te passar muita coisa, mas não se ofenda, nem se insulte por pouco. Aqui o sistema é bruto, mas funciona! :ok:

Abraço!


Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #7 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 12:08:25
Entendi que você quer tirar fotos fora do trivial, mas cuidado com isso. Se for quebrar alguma regra, tenha a certeza que está fazendo do modo correto.

O corte da panela realmente incomoda e, se você não fala, nem pensava que seria uma panela.
Para resolver o problema da textura, pegue um branco e coloque no fundo.

Tente tirar essa foto novamente, mas sem cortar as coisas. Outra coisa: você usou 2 flash para iluminar o assunto. Tente com um e mais um rebatedor. Seu controle sobre a luz vai aumentar e você consegue resultados mais legais, com sombras, aumentando a "tridimensionalidade" do assunto. Veja que, com um flash a cima e outro abaixo, não existe sombra nenhuma e parece um desenho, chapado. O flash ligado na câmera gerou um flair azul bem no centro da imagem o que chamou bastante minha atenção. Não acho que tenha necessidade dele ali.

Mais uma vez: não leve a mal os comentários. Estamos tentando ajudar com nosso pouco conhecimento.

Abcs

Hehe, eu não levo a mal os comentários. Pelo jeito eu realmente fui bem dramático na minha resposta, é uma pena que não posso editá-la mais (o botão [modificar] sumiu).

O propósito era mostrar a câmera sim, mas com algum aspecto diferente/quirky/estranho... eis a panela, que, por ser metálica, era pra combinar com o metal da câmera. Ela não é o assunto, portanto não era pra ser importante para a foto. O desafio para mim foi de iluminar corretamente a câmera dentro de um objeto côncavo (e daí o aspecto "menos trivial").

Quanto à iluminação, o assunto só está sendo iluminado por um flash, não dois. O que está "abaixo" está dentro da panela, iluminando apenas o interior da mesma. Por isso, há sombras sim... como a da lente sobre o corpo da câmera.
A foto a seguir foi de teste, tirada apenas para regular as potências dos flash, sem tentar enquadrar. Dá pra ver o segundo flash embaixo da câmera.


Eu geralmente uso uma cartolina branca para tirar esse tipo de foto, mas a única que eu tinha por aqui estava toda amassada e suja. >_<

Aqui está a outra que tirei, sem o corte da panela e sem flair, que na minha opinião ficou infinitamente entediante:  :ponder:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 12:17:21
Waaay better! :ok:

A última... que diferença. De verdade!

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #9 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 12:47:33
Santana: novamente peço desculpas, como disse antes, me expressei mal, especialmente no último paragrafo. Não espero tapinhas nas costas não. Estou aberto a criticas sim, desde que construtivas. Se me disserem "essa foto está ruim por causa de X, Y, e Z, seria melhor fazer A, B, e C", vou parar e pensar, talvez argumentar, talvez mudar de ideia e concordar. Se me disserem "Essa foto está ruim. Vá ler um livro sobre fotografia." eu não terei ideia do que está errado, nem em que aspecto melhorar. Um exemplo disso é que só agora sei que o corte da panela te incomodou. Vejo que ele também incomoda os outros. Mudei de ideia e admito meu erro: não era pra cortar a panela.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #10 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 13:13:25
Hehe, eu não levo a mal os comentários. Pelo jeito eu realmente fui bem dramático na minha resposta, é uma pena que não posso editá-la mais (o botão [modificar] sumiu).

É justamente por isso que o botão editar some depois de alguns minutos. As pessoas escrevem, se arrependem, apagam ou editam e as respostas dos outros perdem o sentido e o tópico fica inútil...

Pelo que entendi você tem algum conhecimento das técnicas, tem equipamentos (vários flashs pelo menos), mas não foi feliz nesta tentativa.
O Santana disse uma coisa muito importante. Você se esforçou, fez alguma coisa e "colocou a cara a tapa". Isso é muito bom. Mas tem que saber levar os tapas... hahahaha

Abraços a todos.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 13:14:17


Eu já postei foto aqui, que eu pensava ser uma das minhas melhores fotos e ela foi simplesmente massacrada pelos foristas!!! Tomei porrada de tudo que é lado! E quer saber? Todos tinham razão! Você nem consegue imaginar e nem eu conseguiria mensurar o quando aprendi apanhando, vendo forista apanhar e até mesmo batendo em forista, nesse pouco espaço de tempo que estou no fórum.
Dá uma olhada em um dos posts que eu tomei porrada!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=56983.msg543841#msg543841

Amigo, relaxa! Assimile e ignore o que achar que deve. Isso é só uma foto! As críticas são para a foto, não para o cara atrás da câmera. Seja mais forte e não se ofenda com pouco!



Ah! Como vão as tacinhas de sua vozinha?  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 13:15:07
Acho que o maior problema da foto é a falta de narrativa. Uma maquina dentro de um balde com um flash ligado? Curioso mas dificil de compreender. Enfim...cada louco com sua loucura.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #13 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 13:26:59
Acho que o maior problema da foto é a falta de narrativa. Uma maquina dentro de um balde com um flash ligado? Curioso mas dificil de compreender. Enfim...cada louco com sua loucura.
Huahuahua! Levarei isso em consideração para a foto de hoje.  :)


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #14 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 13:34:13
Ah! Como vão as tacinhas de sua vozinha?  :D
Vão muito bem, obrigado, Seu Mala de Papelão Sem Alças e Sem Rodinhas debaixo de Chuva Forte!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical: