Autor Tópico: Lente 50mm f1.8  (Lida 6131 vezes)

dan rufino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 29 de Fevereiro de 2012, 15:14:53
Olá galera,sou novo no fórum e tb na fotografia,minha Canon é a 600D(t3i)e tenho as lente do kit,18-55 e tb a 55-250.Estou pensando em comprar a 55mm f1.8 e gostaria de saber mais sobre essa lente.Meu principal interesse são fotos de flores,retratos e eventos.Fico no aguardo de uma ajuda de vcs.


Apollyon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #1 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 15:24:42
Ótima relação custo x beneficio. alinhando com esta frase é passagem obrigatória para todos os fotógrafos.

Lente bem construída

Proporciona um ótimo bokeh, ideal para retratos e fotos de detalhes bem como as do tipo que você mencionou ai.

Agora de dispõe de mais $$$ leva logo a 50mm f1.4.

Espero ter ajudado embora também não saiba muito.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 15:33:38
Lente  barata e de construção fraca.
Parece que vai quebrar.
Não é a MELHOR lente da Canon, mas também não é a pior. Falta contraste nas fotos.

Como disse o amigo acima, se tem $$, vá de 50mm f/1.4 ou se tem ainda mais, vá de 50mm f/1.2 L.

Lembrando que, se vai usá-la em sensor APS-C (geralmente crop 1,6), ela vai virar uma 80mm.

Tenho uma e não tenho do que reclamar. Se tivesse grana pra valer, iria nessas que eu te falei.

Abcs
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, 15:46:35 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


LucasCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
    • BahTrilhieros - Aventura, Saúde e Adrenalina


Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #4 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 15:43:00
Tenho uma 50mm 1.8 e, se tivesse que comprar outra 50mm, seria a mesma. De tanto ouvir falar em problemas com o AF das outras duas (1.4 e 1.2), fico satisfeito com a 1.8 e aproveitaria o dinheiro para comprar uma 85mm f1.8.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 15:52:23
Nem tanto ao céu, nem tanto à terra.

A 50mm f/1.8 é uma lente frágil, usa um sistema de motorização de foco já bem ultrapassado que faz com que as vezes o foco seja difícil em ambientes com pouca luz, principalmente com as câmeras de entrada da série Rebel.

Seu bokeh também não é dos mais bonitos e em f/1.8 pode ser um pouco soft, principalmente nas bordas.

Entretanto, é uma lente extremamente barata, muito nítida quando fechada pouco mais que sua abertura máxima e com certeza vai introduzir o usuário no mundo do DOF curtíssimo, que não é possível com as lentes mais escuras.

Eu particularmente acho que todo fotógrafo deve ter uma na bolsa, salvo tenha grana sobrando para um modelo f/1.4 ou f/1.2. E mesmo assim, dependendo do tipo de uso, também iria preferir uma 50mm f/1.8 + outra lente do que uma f/1.4 ou f/1.2.

Algumas fotos com ela, todas elas feitas em RAW e convertidas no Lightroom

Em f/1.8

Espírito de Natal por Alexandre.Schuster, no Flickr

Em f/2.0, com tratamento

Pai por Alexandre.Schuster, no Flickr

Em f/2.5

Gérbera por Alexandre.Schuster, no Flickr

Abçs

« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, 15:53:44 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #6 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 23:15:08
É, em resumo, todo mundo que tem canon tem q ter essa lente uma vez na vida, se você ainda não tem, compre, não vai se arrepender, eu tenho a minha e ela não sai da minha câmera rsrs...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


dan rufino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2012, 07:22:43
Galera,valeu ai pelos toques,pelas fotos que eu vi e pelo que vcs falaram vai valer a pena sim,eu só gostaria de saber um pouco pouco mais sobre esse fator de corte,que transformaria,não sei se essa é a palavra correta,a minha 50mm em 85mm.E também se feria muita diferença esses 35mm na hora de fotografar.
Fico mais uma vez no aguardo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2012, 08:31:52
Galera,valeu ai pelos toques,pelas fotos que eu vi e pelo que vcs falaram vai valer a pena sim,eu só gostaria de saber um pouco pouco mais sobre esse fator de corte,que transformaria,não sei se essa é a palavra correta,a minha 50mm em 85mm.E também se feria muita diferença esses 35mm na hora de fotografar.
Fico mais uma vez no aguardo.

Fator de corte não transforma nada em nada: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=64280.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dan rufino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #9 Online: 01 de Março de 2012, 13:30:38
Nem tanto ao céu, nem tanto à terra.

A 50mm f/1.8 é uma lente frágil, usa um sistema de motorização de foco já bem ultrapassado que faz com que as vezes o foco seja difícil em ambientes com pouca luz, principalmente com as câmeras de entrada da série Rebel.

Seu bokeh também não é dos mais bonitos e em f/1.8 pode ser um pouco soft, principalmente nas bordas.

Entretanto, é uma lente extremamente barata, muito nítida quando fechada pouco mais que sua abertura máxima e com certeza vai introduzir o usuário no mundo do DOF curtíssimo, que não é possível com as lentes mais escuras.

Eu particularmente acho que todo fotógrafo deve ter uma na bolsa, salvo tenha grana sobrando para um modelo f/1.4 ou f/1.2. E mesmo assim, dependendo do tipo de uso, também iria preferir uma 50mm f/1.8 + outra lente do que uma f/1.4 ou f/1.2.

Algumas fotos com ela, todas elas feitas em RAW e convertidas no Lightroom

Em f/1.8

Espírito de Natal por Alexandre.Schuster, no Flickr

Em f/2.0, com tratamento

Pai por Alexandre.Schuster, no Flickr

Em f/2.5

Gérbera por Alexandre.Schuster, no Flickr

Abçs

Me diz uma coisa,por ela ter a abertura 1.8,corro o risco de estourar muitas fotos durante o dia por exemplo,e por ser fixa,na hora de focar tem alguma difilcudade?
Valeu mais uma vez.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 01 de Março de 2012, 13:47:04
Dan, tudo bem?

Depende a situação de luz que estiver no dia, o ISO, a velocidade.

Quanto maior o ISO, mais sensibilidade a luz, a velocidade tem que ser menor (1/4000s na minha T2i).

Geralmente, quando saio com essa lente pra rua, coloco ISO 100 ou 200 e controlo a abertura de acordo com a situação.

Veja um Exemplo

Enquanto isso durante o carnaval V2 por Dimitry Gobbo, no Flickr

f/1.8, ISO 100, 1/800.

e mais um:


Sem título por Dimitry Gobbo, no Flickr

f/1.8, ISO 100, 1/1600.

Abcs
« Última modificação: 01 de Março de 2012, 13:53:06 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


dan rufino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #11 Online: 02 de Março de 2012, 12:13:50
Galera,valeu pelas fotos e pelas dicas,elas foram fundamentais na minha decisão,enfim,comprei a lente e no futuro vou postar as fotos com ela.Espero continuar contando com vcs com minhas duvidas,e já vou adiantar que serão muitas.
Valeu...


takefotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Março de 2012, 14:52:06
Muito boa a discussão sobre a 50mm f1.8. Essa realmente é uma lente que desperta muita curiosidade em diversas pessoas e em mim também! Também estão muito bacanas os exemplos apresentados.  :clap:  :clap:  :clap:

Quanto maior o ISO, mais sensibilidade a luz, a velocidade tem que ser menor (1/4000s na minha T2i).

Geralmente, quando saio com essa lente pra rua, coloco ISO 100 ou 200 e controlo a abertura de acordo com a situação.

Dimitry, no seu exemplo, com um ISO elevado, entendo que o ambiente deva estar mais escuro. Entretanto, 1/4000s é uma velocidade altíssima, não? O tempo de exposição é que será bem baixo, ou seja, a fotografia tende a ficar mais escura e você perde detalhes, estou certo? Por favor, me corrija se estiver falando alguma besteira, obrigado!


Fator de corte não transforma nada em nada: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=64280.0


Mr. Hyde, muito bom tópico também, muito esclarecedor.



fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #13 Online: 02 de Março de 2012, 15:00:51
essa lente é clássica e indispensável para qualquer máquina - canon, nikon, cropada, full frame, ...

com relação ao ângulo de visão, tu acaba se acostumando, já que ela é fixa, então não tem o que fazer - dá uns passos pra trás...

eu tenho a 50mm 1.4 e acho que o foco dela se atrapalha um pouco, mas em raras situações (não tenho experiência com outras lentes USM). acho ela levemente soft em abertura máxima, mas as coisas começam a melhorar de verdade já a partir de 1.6. pelo menos em minha curta e ridícula experiência com câmeras DSLR.

se quiser ver alguns exemplos de fotos com essa lente, dá uma olhada no meu flickr: http://www.flickr.com/photos/fkuhne/tags/canonef50mm14/

 :D :ok:
fkuhne.tumblr.com


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 02 de Março de 2012, 16:08:43
Dimitry, no seu exemplo, com um ISO elevado, entendo que o ambiente deva estar mais escuro. Entretanto, 1/4000s é uma velocidade altíssima, não? O tempo de exposição é que será bem baixo, ou seja, a fotografia tende a ficar mais escura e você perde detalhes, estou certo? Por favor, me corrija se estiver falando alguma besteira, obrigado!

Eu falei que, dependendo do ISO e das condições de luz, a velocidade tem que ser muito baixa (rápida) pra diminuir a entrada de luz. Eu colquei menor exatamente por ser mais rápida. Mas me confundi na expressão :doh:

Quanto mais luz e mais sensibilidade, maior a velocidade.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM