Autor Tópico: Lente Tamron 17-50mm F/2.8  (Lida 138422 vezes)

marciocons

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Resposta #15 Online: 01 de Março de 2012, 19:30:23
A linha de lentes da Tamrom (17 50 2.8, 28 75 2.8, 90mm 2.8 Macro e 70 200 2.8) é de excelente ótica, garantindo altos níveis de nitidez, controle de flare e contraste. A única coisa é o fato da maioria das lentes não possuírem o VC (tipo VR da Nikon) e a construção do corpo não possuírem o padrão da Nikon. Segue abaixo algumas fotos com outra lente da Tamrom (a 90mm Macro 2.8):







Só passei essa lente a frente pois apareceu um negócio altamente favorável com uma Nikkor 70 200 2.8 VR, pois o antigo dono queria montar um set de fixas e estava procurando uma 85mm. Quando ele testou a minha antiga 90mm 2,8 Macro, gostou tanto que aceitou a mesma como parte do negócio.
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Thales Souto

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Resposta #16 Online: 01 de Março de 2012, 20:49:30
Márcio algumas perguntas que acho que você poderia contribuir com o seu conhecimento e uso prático desta lente:

a) Você realmente acha que faz falta o VC nesta lente? Pois, geralmente, as fotos que tiramos são em velocidades relativamente altas (> 1/250)
b) Entre esta 17-50 Tamron e uma fixa prime 35 Nikkor, qual você acha que vai ficar mais tempo montada no corpo da minha câmera
c) A durabilidade desta câmera é boa?
d) Você já afirmou e mostrou via fotos que em 2.8 já é possível ter boa nitidez. Qual a melhor faixa de trabalho desta lente (abertura e distância focal)?

Márcio, mais uma vez parabéns pelas fotos. Você usou algum tipo de tratamento ou postou-as cruas...
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marciocons

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Resposta #17 Online: 01 de Março de 2012, 21:19:57
Tsouto, primeiramente gostaria de dizer que é uma imensa satisfação poder ajudá-lo com relação às dúvidas sobre a lente. O VC (ou VR) é sempre bem vindo, com certeza.

1 - Mas respondendo a sua questão número 1, o VC ajuda muito, mas nessa lente não é extremamente necessário, pois a lente é muito leve e como o range é de máximo 50mm, dá para se ter uma boa constância de fotos nítidas de 1/60s para cima. O VR (ou VC no caso Tamrom) faz muita falta na lente 70 200 2.8 dessa marca, em função de seu peso e maior distância focal.

2 - Entre a 35mm e a Tamrom 17 50 2.8, respondo que depende do que está fazendo meu amigo. Se for para um casamento, digo que a Tamrom será mais indicada, pois terá o controle de espaço, visto que em câmeras Dx, a dist. focal 35mm passa a ter o equivalente a 52mm. Nessa situação, vc ficará muito apertado para fazer as fotos. Para uso externo, em passeios por exemplo, a 35mm pode ficar o tempo todo na câmera, pois na maioria das vezes, vc terá espaço de sobra para se movimentar;

3 - Da lente (acredito eu)? A lente é construída no mesmo padrão de uma 18 105 VR, por exemplo, sendo que o encaixe estilo baioneta é em metal. Se cuidar dela, vai durar anos e mais anos!!

4 - Ela é plenamente utilizável em excelentes condições em todas distâncias e nas aberturas de 2.8 a F11 (até onde testei). Logicamente, toda lente tem seu sweet point e o dessa está em F5.6. Normalmente em lentes 2.8, o tal ponto fica dois stops de luz acima (f2.8..4,0... F5.6). Entenda que todas as lentes possuem uma melhor performance de nitidez em determinada abertura (até mesmo as Nikon são assim).

Outra coisa que julgo interessante também mencionar é que a Tamrom 17 50 2.8, apesar de não ser uma lente Macro, foca muito perto (cerca + ou - 10 cm) do assunto.



Como sempre tiro fotos em RAW, acabo fazendo algumas correções de contraste, exposição e nitidez.
« Última modificação: 01 de Março de 2012, 21:30:20 por marciocons »
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Resposta #18 Online: 01 de Março de 2012, 22:23:36
Muito bacana os seus esclarecimentos, marcio. Fico aqui na espera para compara-la com a 18-55mm do kit.
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Resposta #19 Online: 01 de Março de 2012, 23:15:19
Muito legal Marcio.... Obrigado
Como as opiniōes divegem no mundo da fotografia. O Ken Rockwell teceu pouquíssimos elogios dessa lente e colocou a 35mm f/1.8 em um pedestal.
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Resposta #20 Online: 02 de Março de 2012, 11:17:03
Tenho a 35mm 1.8G DX e te digo uma coisa: eh uma otima lente!!!! Mas vale salientar q q por ser fixa e equivaler a uma 52mm em termos de range numa camera DX, fica inviavel usa-la em eventos. Para paisagens e passeios ao ar livre ( mata, bosque, praias,... ) eh o q eu uso... Tambem eh boa para fotos de grupos de pessoas, se vc tem espaço para recuar e fazer uma boa composiçao, se nao, nao dah mesmo...
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Resposta #21 Online: 02 de Março de 2012, 13:57:24
Mad, qual lente você usa em eventos?
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Resposta #22 Online: 02 de Março de 2012, 17:19:33
Por enquanto, a 18-55mm do kit. Se a tamron 17-50mm ou a tokina 28-70mm, ambas 2.8, nao me satisfizerem, aih parto pra uma Nikkor 18-55mm 2.8 mesmo...
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marciocons

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Resposta #23 Online: 02 de Março de 2012, 18:30:04
Como falei antes e mostrei via fotos, na minha opinião, eu acho a Tamrom 17 50 2.8 bem mais versátil. Montar um set de fixas, que sem dúvidas tem qualidade superior que as lentes zoom, tem suas vantagens e desvantagens. A maior desvantagem das fixas é a falta de flexibilidade para se tirar fotos em ambientes apertados e necessitar a troca de lentes para mudança de efeito ou perspectiva. Com um set de lentes, deve-se estar muito adaptado com ela, caso contrário existe a possibilidade de se capturar "aquela imagem". E a maior vantagem é justamente ter melhor qualidade ótica, além da maior abertura do diafragma.

Pessoal, infelizmente vejo muita gente aqui falando mal das lentes de terceira sem nem ao menos ter usado. Eu mesmo era um que evitava usar essas lentes, visto que acabava acreditando nesses bizus furados de outras pessoas. Já testei alguns modelos de Sigma, tanto para Canon bem como para Nikon, e todas as que eu usei tinha séria pane com relação à imagens soft e fora de foco. Já ouvi falar que as novas lentes HSM resolveram esse carma antigo da marca, mas como ainda não as testei, não tenho como opinar.

Com relação à Tokina, tive a ATX pro 28 20 2.8 e já usei por mais de uma vez a Tokina 11 16 2,8. A primeira (ATX PRO 28 80 2.8) é uma lente profissional, com construção em full metal, como as nível pro da Nikon. O problema dela é o controle de flare e quando na abertura 2.8, a imagem ficava um pouco soft em distâncias focais acima de 50mm. O pior quadro era em 80mm. Mas em F4.0, a lente já apresentava excelente nitidez. É uma lente pesada e usa filtros de 77mm. A outra Tokina (11 16 2,8) é considerada uma das melhores (senão a melhor) ultra wide angle para câmeras DX. SHow de lente!!

Marca Tamrom: foram justamente as últimas lentes de terceira parte que eu testei. No geral, possuem o foco ligeralmente mais lento que as Nikkor top (similar no mesmo range), porém o mesmo é tão preciso quanto os da marca. Como dito antes, já tive ou testei alguns dos principais modelos (17 50 2.8, 28 75 2.8, Macro 90mm 2.8 e 70 200 2.8) e única coisa que vi que é uma coisa a ser pensada é justamente a falta do VR na lente 70 200 2.8, visto que a mesma é uma lente com peso considerável e o VC (VR da Tamrom) ajuda muito em situações de baixa luz, onde tenta-se ao máximo controlar a máxima sensibilidade ISO para evitar o acréscimo de ruído às fotos. Portanto, a única ressalva que faço é justamente em relação a esse modelo devido à ausência do controle de vibração (VC). Para as lentes 17 50 2.8 e 28 75 2.8, o VC não faz tanta falta visto que ambas são feitas de materiais leves.

OBS.: Cabe salientar que nunca perdi fotos com a Tamrom 17 50 2.8 por causa de foco ou erro da lente. Não sou partidário da marca, tanto que tenho também duas outras peças da Nikon (55 200 VR e 70 200 2.8 VR), mas vejo muita gente metendo malha na Tamrom sem nem ao menos ter testado alguma lente dela.
« Última modificação: 02 de Março de 2012, 18:34:35 por marciocons »
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Rafaelpg

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Resposta #24 Online: 02 de Março de 2012, 19:02:05


OBS.: Cabe salientar que nunca perdi fotos com a Tamrom 17 50 2.8 por causa de foco ou erro da lente. Não sou partidário da marca, tanto que tenho também duas outras peças da Nikon (55 200 VR e 70 200 2.8 VR), mas vejo muita gente metendo malha na Tamrom sem nem ao menos ter testado alguma lente dela.

Gostei do relato! Isso ajuda muito na hora de tomar uma decisao pra quem pensa em adquirir lentes dessas marcas


Natão

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Resposta #25 Online: 02 de Março de 2012, 19:19:39
OBS.: Cabe salientar que nunca perdi fotos com a Tamrom 17 50 2.8 por causa de foco ou erro da lente. Não sou partidário da marca, tanto que tenho também duas outras peças da Nikon (55 200 VR e 70 200 2.8 VR), mas vejo muita gente metendo malha na Tamrom sem nem ao menos ter testado alguma lente dela.

Eu nunca vi ninguém que não conheça falando mal, eu mesmo não falo, apenas coloco o fato de quem há o problema de metade das pessoas que utilizaram reclamarem de ser soft, de ter cores ruins, de errar no foco. A outra metade fala bem. Eu já disse que não compro enquanto não tiver certeza, de como elas estão funcionando.

Mas tenho quase certeza que não me acostumaria para trabalhos, justamente por trabalhar com objetivas de AF muito rápido (não adianta querer comparar qualquer objetiva de terceiros em questão de af com uma nikkor 24-70mm, em relação à velocidade e precisão).

É evidente que a tamron é uma alternativa interessante, ainda mais pelo preço, e tem o porém de se não gostar vender rápido. Mas tem gente que se vira com uma 18-55mm + 35mm f/1.8 ou 50mm f/1.8 que não investe nessas outras e junta a grana para comprar as nikkor's top.

Uma que ouço falar muito mal é a tamron 28-75mm f/2.8, dizem que tem cores feias e só fica boa a partir de f5.6, eu não sei, nunca usei. Talvez a nova 24-70 f/2.8 USD VC venha pra suprir uma demanda por uma objetiva desse range estabilizada.


marciocons

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Resposta #26 Online: 02 de Março de 2012, 19:34:14
Eu nunca iria comparar com a Nikkor 24 70 2.8 (The Beast), até porque ela dá de lavada em qualquer uma outra, no mesmo range, incluindo as da marca Canon. A que me refiro é na comparação com a NIKKOR 17 55 2.8 e para quem não usa profissionalmente com maior intensidade. A única lente profissional que tenho é a Nikkor 70 200 2.8 VR que é uma lente super pesada (dá até dor nos braços.. heheh), mas só adquiri essa lente para poder trabalhar com um amigo nos finais de semana em fotos de estúdio.

Se voltar um pouco no tópico, verá que quando me refiro na indicação da Tamrom, cito a mesma ideal para uso não profissional, onde a construção da lente é fator importante a ser balanceado. Cito uso profissional se for utilizá-la intensamente.
« Última modificação: 02 de Março de 2012, 19:36:14 por marciocons »
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Checheel

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Resposta #27 Online: 04 de Março de 2012, 08:07:20
A tamron 17-50 substitui fácil a 35mm f/1.8, a não ser que você precise usar f/1.8 quase sempre por falta de luz. E a 35mm é uma baita lente sim, só que é justamente nos 35mm que a tamron alcança o pico de nitidez dela.


marciocons

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Resposta #28 Online: 04 de Março de 2012, 09:02:04
Bem falado Checheel... e foi justamente por isso que eu não pensei duas vezes quando tive a oportunidade de usar a 35mm 1.8 G DX e a outra Tamrom 90mm 2.8 Macro na compra da Nikkor 70 200 2.8 :ok:
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Mauro Nery

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Resposta #29 Online: 11 de Março de 2012, 00:20:20
Pesssoal, tenho uma Tamron 17-50mm. Sem dúvida, é uma lente muito versátil. Eu a uso direto em eventos. Agora estou pensando em fazer um up grade e partir pra uma Nikon. Tenho uma D300s. Estava pensando na Nikkor 24-70mm f/2.8G ED Autofocus , visto que pretendo também (mais tarde) comprar uma D700 ou (quem sabe) D800. No entanto, se eu comprar a 24-70mm agora, não vou ter um espaço importante do range da 17-50mm, visto minha câmera ser DX. Pensei na AF 17-55mm f/2.8G ED-IF AF-S DX Zoom-Nikkor, mas ela fica coprada na FX (que pretendo comprar mais tarde). Pensei então na AF-S Zoom Nikkor 17-35mm f/2.8D ED-IF, mas o range dela ficará meio curto na FX. O que faço? Não abro mão de lentes claras. Quais seriam as opções de lente para eventos para se usar tanto em DX como FX?
Mauro Nery
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