Autor Tópico: Lente Tamron 17-50mm F/2.8  (Lida 138586 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #30 Online: 11 de Março de 2012, 00:22:31
Compra a 24-70 e uma 12-24 f/4


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #31 Online: 16 de Março de 2012, 20:45:58
Alguém saberia mensurar o qto a Nikkor 17-55/1.8 seria melhor que a Tamron?

Ex.: 30%, 100%, inmensurável de tão superior, etc...

Mesmo sabendo que essa lente não é uma Brastemp, ainda pretendo trocar a lente do kit (18-55) por essa Tamron.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #32 Online: 16 de Março de 2012, 22:49:38
Honestamente, se vc trabalha com uma maquina DX, te aconselho a Nikkor 17-55mm 2.8 DX. Para um uso amador, muitos falam q nao vale os US$ 1.600,00 q pedem nela. Jah vi a venda por aqui, nos classificados, usada mas em bom estado por R$ 2.650,00. Aih a coisa começa a ficar interessante...

A sigma tem um foco automatico mais preciso q a tanrom correspondente mas soh eh bem nitida em f/5.6. Mas a 18-55mm VR 3.5-5.6 jah eh bem nitida em 5.6 ( 18mm )!!!! Aih nao vejo muita vantagem na Sigma, alem de ser mais cara q a Tamron. Sempre se pode deixar a lente do kit em 18mm, f/5.6 e fazer a composiçao por crop no PC ( 16mp dah tranquilio pra fazer isso! ) ou reduzir para a f/3.5, perdendo nitidez mas "economizando ISO'. Aih vai de cada situaçao...

Douglas me vendeu a Tamron 17-50 2.8 dele e ela estah passeando num pacote dos correios por aih. Quando chegar, faço um comparativo entre a Nikkor 18-55mm VR e a 35mm 1.8G. Se vc tem mobilidade para uma boa composiçao, a 35mm 1.8G eh uma boa pedida, mas nem sempre isso eh possivel.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #33 Online: 17 de Março de 2012, 20:48:15
Mad, todos no fórum irão aguardar ansiosamente você fazer esses comparativos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #34 Online: 17 de Março de 2012, 21:20:44
Mad, todos no fórum irão aguardar ansiosamente você fazer esses comparativos.

 :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Zé Luis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #35 Online: 18 de Março de 2012, 11:52:38
Caros foristas, e sobre essa prima-irmã da lente assunto deste tópico - Zoom Wide Angle-Telephoto AF Zoom Nikkor 35-70mm f/2.8D Autofocus - o que os Srs. tem a dizer?
Tenho interesse em adquirir uma lente clara dentro desse range (retratos, eventos, passeios em família, e afins), mas não conheço como se comporta esta "senhorita" na prática.  :ponder:
abs e bom fim de semana para todos.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #36 Online: 18 de Março de 2012, 13:18:14
vai pagar quanto???? Tudo depende do preço...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Zé Luis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #37 Online: 18 de Março de 2012, 18:45:18
Caro mad666, errei a especificação da lente, foi mal.
A lente é essa:  Zoom Wide Angle-Telephoto 35-70mm f/3.5 AI Manual Focus Lens , é usada, ao custo de $170 Obamas.
abs


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #38 Online: 18 de Março de 2012, 19:53:43
Vc vai pagar US$ 170,00 numa lente AI 35-70mm 3.5????!!!!! A lente eh mecanica ( sem foco manual ), somente algumas cameras faz fotometria nesse tipo de lente e ela ainda por cima eh escura ( f/3.5 ). Tem muitas opçoes melhores aqui nos classificados do forum.

Tenho uma Tamron 500mm f/4 de espelho e mecanica. Minhas D5100 e D90 nao fazem fotometria nessa lente, mas jah tô bem maceteado de usa-la sem fotometria. Uma lente com distancia focal e abertura variaveis, o buraco eh mais embaixo para acertar a fotometria logo de cara.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 18 de Março de 2012, 21:58:57
Novamente venho eu para colocar mais lenha na fogueira.. Heheheh... Vamos lá:


- Amador que tira fotos de vez em quando e não tira fotos a noite, não gosta de fotos com Bokeh, mas gosta de fotos de qualidade... LENTE IDEAL: as do kit (18-55 VR ou 18-105 VR);

- Amador metido a besta, que tem orçamento curto, não ganha dinheiro com fotografia ou ganha de vez em quando, mas quer qualidade, sem se importar com a construção de metal das Nikkor top.. LENTE: Tamrom 17 50 2.8.

- Amador metido a besta, que tem din din para gastar, não ganha dinheiro com fotografia, mas tem sempre um $$ sobrando, quer qualidade, e quer ter uma Nikkor para tirar onda com os foristas... hehehe.... LENTE: Nkkor 17 55 2.8.

- Amador que tira um dinheirinho com fotografia (com certa regularidade), pega a Nikkor 17 55 2.8

- PROFISSIONAL: nessa caso, o fotógrafo usa essa lente constantemente, portanto precisa de algo de um nível melhor, pois quer ter certeza que irá apresentar para o cliente o melhor em termos de imagem (foco, contraste e definição - nitidez). Indicação: esqueçam as lentes DX e partam para a D700 e comprem com ela uma 24 70 2.8 G. Esse kit sim é profissional pessoal!!

Lembrem que lente para eventos:

- Câmeras DX: lentes 17 50 2.8 (85% +) e 70 200 2.8
- Câmerdas FX: lente 24 70 2.8 (85% +) e 70 200 2.8

Lembrando que esse set é sem contar as lentes fixas que podem ser usadas como substitutas às lentes acima citadas, desde que o fotógrafo tenha já costume de usá-las.


O grande macete que peguei ao usar a minha Tamrom 17 50 2.8, sem errar o foco, é focar duas vezes (2 etapas). Na verdade, sempre fiz o foco dessa maneira, ou seja, faço a primeira vez para aproximar o foco geral do assunto e a segunda vez para "lockar"o foco no assunto. Sempre fiz isso com todas as lentes, sejam Tamrom, TOkina, SIgma ou Nikkor.
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #40 Online: 18 de Março de 2012, 23:21:05
Falou e disse, Marcio!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #41 Online: 19 de Março de 2012, 09:27:52
Só complementando o que o Márcio colocou aí em cima..

Tenho a Tamron 17-50 f/2.8 e depois de vários testes, tive que concordar com o Ken Rockwell  :shock:  :shock:

Existindo variação de distância focal e variação da distância de foco, o VC (assim como qualquer sistema de estabilização) faz um realinhamento dos elementos ópticos, o que ocasiona a tradicional "tremida" no viewfinder. No entanto, na Tamron muitas vezes é possível notar que mesmo após o foco ter sido confirmado, os elementos ópticos ainda não estão alinhados. Ou seja, se clicar sentando o dedo, focando e clicando ao mesmo tempo, com um só pressionamento do shutter, dependendo da situação existe a possibilidade da foto sair "tremida", ou pelo menos com blur, mesmo usando velocidades altas. Isso pode ocorrer porque a lente já informou à câmera que o foco está OK, liberando o shutter, mas os elementos ópticos ainda estão "se mexendo".

A solução é focar e esperar algumas frações de segundo antes de terminar o clique.

Eu quando uso velocidades mais altas, tipo 1/40 para cima, deixo o VC desligado. Velocidades mais baixas normalmente uso para fotos posadas ou ambientes, e aí não tem problema de focar e segurar o shutter enquanto espero 1/2 segundo ou menos antes de terminar o clique.

Seguindo esta regra simples, não tive problemas de focos desfocadas ou tremidas, e a nitidez, mesmo em f/2.8, é compatível com a categoria da lente. Em f/5.6 ou f/8, a nitidez assusta, sendo maior que de lentes fixas mais simples.

Tirando esta limitação, é um excelente custo x benefício para uso amador.



« Última modificação: 19 de Março de 2012, 09:33:14 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #42 Online: 19 de Março de 2012, 09:46:00
Para evitar esse aborrecimento, comprei a versao sem VC. Acho dispensavel VC numa lente clara e com range tao curto. Tb ouvi dizer q eh uma lente bem nitida, mas as vezes, o foco automatico fica um pouco a desejar ( foca um pouco antes ou depois do assunto ). Minha 35mm 1.8G nao tem VR e nao faz falta alguma e raramente uso ela em 1.8 devido a profundidade de campo muito baixa.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #43 Online: 19 de Março de 2012, 11:04:01
mad666, depende muito do uso que vc vai fazer da lente. Já fiz fotos de ambientes fechados usando velocidade de 1/10. Frequentemente uso velocidades de 1/30 para retratos posados. Esta velocidade já é critica para segurar na mão sem estabilização, mas com estabilização é moleza  :ok:  Isso sem contar o vídeo, onde a estabilização conta bastante.

Eu até o momento não tive problemas de back ou front-focus, pelo menos a minha unidade está com o foco cravado. E quanto à velocidade de foco, obviamente não é a mesma coisa que uma Nikon 17-55 ou a Canon 17-55, mas o foco é mais lento se tiver que variar de próximo ao infinito para planos mais próximos. Mantendo-se a zona de foco dentro de planos relativamente próximos, que é o que normalmente acontece em eventos, a velocidade até que é boa.

Aqui tem um vídeo mostrando, pelo viewfinder, a velocidade de foco em uma Rebel.
http://www.youtube.com/watch?v=2BuXfRQ-4os

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #44 Online: 19 de Março de 2012, 12:24:10
Márcio, excelente comentário e definição. Hoje eu me classifico como AMADOR METIDO A BESTA E SEM DINHEIRO, com pretensões de daqui uns dois anos ser um amador que ganha uma graninha por fora ou faz eventos familiares com qualidade de profissional.

Alexandre, em relação a pressionar "meio botão" para focar, esperar fração de segundo e depois pressionar o botão até o fim para tirar a foto eu não vejo nenhum problema pois desde a minha primeira sony compacta tirei fotos desta maneira. Só não entendi o por que você disse que concorda com o Ken Rockwell. Na análise dele ele recomenda muito mais a fixa 35 mm f/1.8 do que esta Tamron.

Cada vez mais estou ficando convicto de trocar a minha lente do kit (18-55) por esta Tamron. Espero ganhar bastante em claridade e não ter de usar velocidades baixas ou ISOs altos em fotos de ambientes internos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales