Autor Tópico: Qualidade RAW x JPEG  (Lida 12494 vezes)

Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 29 de Setembro de 2010, 16:43:32
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 05 de Outubro de 2010, 09:13:04
Cadê o teste?
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #47 Online: 05 de Outubro de 2010, 22:43:58
Cadê o teste?

Comecei o teste, mas a minha filha ficou doente, e viajei segunda agora e só volto daqui a alguns dias.

Peço desculpas, mas já adianto que usando o Silkypix, sem muitos ajustes do RAW, foi o melhor resultado que encontrei.

Ou seja, faria todos os ajustes no RAW pelo DPP, e repois abriria o Silkypix para fazer a conversão para JPEG.

Saliento que fiz o teste com o DPP exportando o RAW para TIFF e JPEG junto, e o resultado do JPEG foi melhor.

Cheguei a colocar as quatro imagens lado a lado para tirar uma screen: TIFF, JPEG do DPP, JPEG do Silkypix e RAW. Mas acabei não fazendo pois iria tentar alguns mais alguns ajustes.


Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 06 de Outubro de 2010, 14:05:07
Hector gostaria de propor mais um teste para vc, post 2 imagens raw igual vc fez na sua resposta das 10:14, uma do DPP e outra do Therapee mas no Therapee configure preferencias/processamento de imagens/metodo /EAHD e vamos ver qual fica melhor. Mas é importante o resto das configurações estarem como de fábrica, defalt.
Tranquilo Hector, peço apenas que não esquece do teste que sugeri pois gostraia de uma opnião sua tb, quando puder faz ele e reporta para gente, sem pressa. abraço!!!!!
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


dfloresta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 07 de Outubro de 2010, 02:34:46
Uso o programa de conversão do Lightroom. Ao converter você escolhe o nível de qualidade que vai de 1 a 100%. Acho que vale muito a pena testar!
abraço!
Daniel Floresta - fotógrafo
www.flickr.com/dfloresta


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #50 Online: 20 de Março de 2011, 13:17:07
Bom, depois de algum tempo sem ter tempo de fazer alguma comparação na conversão de raw, decidi tentar novamente.
Desta vez usei 4 programas diferentes, e a conclusão que cheguei é que a conversão vai depender da forma como a fotografia foi feita, podendo se ter melhor ou pior conversão.

No caso de uma conversão padrão, o resultado mais parecido ficou com o DPP e o LR. Depois vem o RT e o Silkipix.

Espero que os samples tenham ficado bons para uma comparação.
Devido a problemas de postagem, estou verificando as condições de cada imagem.
« Última modificação: 20 de Março de 2011, 13:47:10 por Hector. »


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #51 Online: 20 de Março de 2011, 15:36:57
Agora foi, ufa.
Programas utilizados na sequência de cima para baixo:
DPP Canon
LightRoom
Rawtherapee
Silkipix

Iso 12800
Velocidade 1/15s
Distância focal 200mm
Aertura f/8

DPP

DPP IMG_2795 por Hector.fotos, no Flickr

Lightroom

LR IMG_3585 por Hector.fotos, no Flickr

Rawtherapee

RT IMG_3585 por Hector.fotos, no Flickr

Silkipix

SKP IMG_3585 por Hector.fotos, no Flickr
« Última modificação: 20 de Março de 2011, 15:49:20 por Hector. »


Doncarmelo

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
  • http://www.olhares.com/doncarmelo
    • http://www.flickr.com/doncarmelo
Resposta #52 Online: 20 de Março de 2011, 22:21:56
Bom gente eu tenho Nikon, e converto minhas fotos no Lightronn e nunca tive problemas!!! Agora baixei a ultima versão do programa e é muito bom.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #53 Online: 21 de Março de 2011, 08:14:18
Bom gente eu tenho Nikon, e converto minhas fotos no Lightronn e nunca tive problemas!!! Agora baixei a ultima versão do programa e é muito bom.

Não é só questão de ter problemas. Agora já se trata de saber qual faz a melhor conversão. Aliás, para um iso 12800 acho que as imagens estão bem bacana.


Doncarmelo

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
  • http://www.olhares.com/doncarmelo
    • http://www.flickr.com/doncarmelo
Resposta #54 Online: 21 de Março de 2011, 08:50:48
Tudo bem que não seja problema, mais continuo com a dica do Lightroon. Agora se vc tem uma dica melhor de programas de conversão peço que indique. Para que eu possa testar tb.
Um Abraço André.'.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #55 Online: 21 de Março de 2011, 11:19:21
Tudo bem que não seja problema, mais continuo com a dica do Lightroon. Agora se vc tem uma dica melhor de programas de conversão peço que indique. Para que eu possa testar tb.
Um Abraço André.'.

Então André. Justamente o Lightroom foi o programa que em configurações Default ofereceu o melhor ajuste de ruído juntamente com o DPP da Canon. Ambos estão muito próximos.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #56 Online: 03 de Março de 2012, 08:34:55
Pessoal, faz tempo, mas resolvi reabrir o tópico para mostrar que obtive resultados diferentes.

Apesar da mensagem abaixo que recebi ao abrir o tópico, acho válido pois tive novas observações:
Alerta: este tópico não recebe novas postagens à pelo menos 180 dias.
A não ser que você esteja certo que quer responder, por favor, considere criar um novo tópico.


Ocorreu no passado que nunca consegui a mesma qualidade de imagem (e visualização no monitor) que o RAW me proporcionava. Testei vários programas, mas o que pude perceber é que quase um anos depois achei um programa que não só me trouxe a mesma qualidade de RAW como ainda melhorou, reduzindo a granulação de uma imagem feita a uma velocidade de 1/8000.

Foto gerada em JPEG diretamente pela câmera.



Foto convertida de RAW para JPEG pelo software PaintShop Pro X4.



Printscreen da tela para mostrar como fica a visualização (na tela) quando o arquivo é exibido no monitor.


A explicação pode ser por conta da compressão do arquivo.
O arquivo JPEG da câmera fica com mais ou menos 5Mb e o arquivo JPEG do PaintShop com 11Mb.
« Última modificação: 03 de Março de 2012, 09:02:05 por Hector. »