Autor Tópico: Problemas com filtro UV  (Lida 1977 vezes)

Jonatthan_Seagull

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 06 de Março de 2012, 19:05:37
Oi colegas do forúm!!!

Acabei comprando uma Fujifilm HS20EXR com vários acessórios!! Até agora estou gostando da câmera mas esta acontecendo um probleminha que não estou sabendo resolver.

Comprei um filtro UV de 58mm da marca Kenko (mais para proteger a lente), acontece que quando uso a câmera e o zoom passa de 8X (a máquina tem 30X) e a câmera não consegue mais focar (fica tudo embaçado). Quando volto abaixo de 8X ela consegue focar novamente.

Como resolvo? Compro outro filtro?
« Última modificação: 06 de Março de 2012, 19:07:07 por Jonatthan_Seagull »


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2012, 20:40:14
 >:D Cara! E sem o filtro, ela foca bem? Faça o teste, ai voce vai saber se o problema esta no filtro ou não! Tenho uma FZ-150, uso um filtro uv da marca greem nela e não vi diferença nenhuma no desempenho da camera (foco e qualidade de imagem) pelo fato de estar usando o filtro(apesar da negativa de alguns em relação aos filtros q dizem ter perda de qualidade com eles.Fiz varios testes com e sem filtros e não notei diferença nenhuma nas fotos mesmo ampliando elas) exeto por fantasmas a noite quando miro a camera p/ alguma fonte de luz(lâmpadas ligadas por ex.). Verifique se o filtro esta bem limpo!
« Última modificação: 06 de Março de 2012, 20:42:12 por Paulo666 »
FZ-150      SX-120is


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2012, 21:55:22
Tira o filtro e vê se fica tudo bem. Filtro não é pra ficar direto na lente.


Jonatthan_Seagull

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 07 de Março de 2012, 09:57:12
Sem o filtro a máquina funciona perfeitamente!! O único problema com o uso do filtro é que o foco da máquina não consegue se ajustar acima de 8X. O foco acima desse valor de zoom fica tentando se ajustar mas não consegue focar!!


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2012, 10:05:50
Esqueça o filtro, ele nem tem utilidade prática e no seu caso tá até atrapalhando. Eu nunca usei filtros pra proteger minhas lentes a não ser uma que já veio com filtro, basta usar com cuidado. Essa coisa de que algo pode atingir a sua lente é uma possibilidade muito pequena e pra isso tem a tampa.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2012, 17:21:34
 >:D Não estou conseguindo entender as negativas de alguns a respeito do filtro UV como protetor da objetiva contra pó,dedadas,sujeiras em geral, pois acho melhor limpar um filtro UV do que uma objetiva. Fiz varios testes(fotos com o mesmo tema ,mesmas condições etc...) com e sem filtros e não notei diferença nenhuma nas fotos mesmo ampliando elas exeto por fantasmas a noite quando miro a camera p/ alguma fonte de luz(lâmpadas ligadas por ex.). Alguem pode me dizer aonde é que o filtro UV atrapalha nas fotos uma vez que eu pelo menos não notei diferenças??? Obrigado!
FZ-150      SX-120is


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #6 Online: 07 de Março de 2012, 22:28:13
Depende do filtro né? Se o filtro é bom, tudo bem mas se o filtro for ruim mais atrapalha do que ajuda. Lembrando que qualquer sujeirinha ou risco no filtro pode atrapalhar o autofoco.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 07 de Março de 2012, 23:49:45
O Paulo mesmo respondeu sua própria pergunta.

Se fazendo uma foto para alguma fonte de luz aparecem "fantasmas" significa que existe reflexão indesejada entre o elemento frontal e o próprio filtro, derivada da má qualidade do coating. O mesmo processo que causa os "fantasmas" também é responsável por retirar nitidez, texturas e contraste, principalmente em fotos em contra-luz, além de favorecer o aparecimento de flares. Em situação controlada, pode ser que a diferença não apareça, mas os problemas podem aparecer quando menos esperamos (e queremos).

Claro que em algumas situações os filtros são interessantes, eu mesmo uso UV nas minhas lentes em situações críticas, como fotos a beira-mar. Mas para isso é necessário que os filtros tenham uma qualidade mínima. Engraçado que os filtros Kenko, embora não sejam os melhores (filtros UV realmente bons custam caro, existem filtros 58mm de mais de 100 dólares lá fora), também não são dos piores e embora provavelmente introduzam algum tipo de degradação, não deveriam impossibilitar o autofoco.
 :ponder:



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460