Autor Tópico: Como alcançar este objetivo > fotos, contra- luz!  (Lida 24273 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #120 Online: 05 de Março de 2012, 12:59:33
Toda esta discussão sobre fotos borradas, contra-luz, o que é erro e não é erro que tem ocorrido com certa frequencia aqui no MF lembrou-me de um artigo do Câmera Obscura, que acredito que o Homem-Aranha tenha lido também

http://camaraobscura.fot.br/2012/02/21/dez-maneiras-de-fugir-dos-cliches/

Tomarei a liberdade de pinçar uma parte

Citar
1. Lembre-se: fotografia não é realidade

Portanto, não é necessário que ela seja parecida com o mundo que você vê. Essa é uma luta perdida, então nem tente. Em vez de buscar essa semelhança, sinta-se livre para fazer com que as suas fotos sejam parecidas com aquilo que você quer dizer, e não como o mundo parece ser.

Acho que existe uma tendência dos fotógrafos de eventos e dos amadores em geral (não generalizando, claro) de buscar sempre este retrato da realidade, deixando de lado um outro aspecto da fotografia, que é a transmissão do sentimento por assim dizer.

Eu gostei de várias fotos do outro tópico-discussão sobre os "retratos borrados", e gostei de algumas fotos daqui também.




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #121 Online: 05 de Março de 2012, 16:37:54
Toda esta discussão sobre fotos borradas, contra-luz, o que é erro e não é erro que tem ocorrido com certa frequencia aqui no MF lembrou-me de um artigo do Câmera Obscura, que acredito que o Homem-Aranha tenha lido também

http://camaraobscura.fot.br/2012/02/21/dez-maneiras-de-fugir-dos-cliches/

Tomarei a liberdade de pinçar uma parte

Acho que existe uma tendência dos fotógrafos de eventos e dos amadores em geral (não generalizando, claro) de buscar sempre este retrato da realidade, deixando de lado um outro aspecto da fotografia, que é a transmissão do sentimento por assim dizer.

Eu gostei de várias fotos do outro tópico-discussão sobre os "retratos borrados", e gostei de algumas fotos daqui também.
TODOS OS QUE FAZEM FOTOJORNALISMO (PAPARAZZIS),
FOTOGRAFIA AEREA,
CIENTIFICA,
ARQUITETURA,
MEDICA,
NATUREZA,
DOCUMENTAL,ETC,ETC,ETC
BUSCAM RETRATOS DA REALIDADE, TAMBEM
SO QUEM FAZ FOTOGRAFIA ARTISTICA "VIAJA NA MAIONESSE",OU SEJA "CRIA IMAGENS DIFERENTES"!!!
ABS
« Última modificação: 05 de Março de 2012, 16:45:22 por agalons »


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #122 Online: 05 de Março de 2012, 17:05:05
TODOS OS QUE FAZEM FOTOJORNALISMO (PAPARAZZIS),
FOTOGRAFIA AEREA,
CIENTIFICA,
ARQUITETURA,
MEDICA,
NATUREZA,
DOCUMENTAL,ETC,ETC,ETC
BUSCAM RETRATOS DA REALIDADE, TAMBEM
SO QUEM FAZ FOTOGRAFIA ARTISTICA "VIAJA NA MAIONESSE",OU SEJA "CRIA IMAGENS DIFERENTES"!!!
ABS

cara não precisa gritar, a gente só ta conversando  :D
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #123 Online: 05 de Março de 2012, 23:24:18
agalons concordo contigo e para ir mais além, se uma fotografia deturpa a realidade para mim não é fotografia. Pode ser qualquer coisa, menos fotografia.

A Fotografia foi criada para registrar um momento não para deturpar a realidade. But... infelizmente ainda não existe uma câmera que registre o mundo exatamente como nossos olhos o ve.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #124 Online: 05 de Março de 2012, 23:26:42
agalons concordo contigo e para ir mais além, se uma fotografia deturpa a realidade para mim não é fotografia. Pode ser qualquer coisa, menos fotografia.

A Fotografia foi criada para registrar um momento não para deturpar a realidade. But... infelizmente ainda não existe uma câmera que registre o mundo exatamente como nossos olhos o ve.
O que é a realidade pra voce?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #125 Online: 05 de Março de 2012, 23:38:45
TODOS OS QUE FAZEM FOTOJORNALISMO (PAPARAZZIS),
FOTOGRAFIA AEREA,
CIENTIFICA,
ARQUITETURA,
MEDICA,
NATUREZA,
DOCUMENTAL,ETC,ETC,ETC
BUSCAM RETRATOS DA REALIDADE, TAMBEM
SO QUEM FAZ FOTOGRAFIA ARTISTICA "VIAJA NA MAIONESSE",OU SEJA "CRIA IMAGENS DIFERENTES"!!!
ABS

Ângelo, cada área tem seus recursos. Na fotografia de arquitetura, por exemplo, utiliza-se grandes angulares e muita correção de perspectiva para fotografar um apartamento pequeno e no folheto ele aparece enorme. Você acha que está transmitindo a realidade?
Você acha também que nas fotos paparazzi em que duas pessoas estão próximas, mas não no mesmo plano e devido a super tele do fotógrafo elas parecem estar lado a lado quase se beijando, ele está retratando a realidade?
Quem fotografa natureza e utiliza polarizadores, filtros graduados também estão retratando exatamente o que estão vendo, a "realidade"?

Qual é a diferença dessas fotos para as fotos da fotógrafa aqui postada no início do tópico?


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #126 Online: 05 de Março de 2012, 23:40:45
agalons concordo contigo e para ir mais além, se uma fotografia deturpa a realidade para mim não é fotografia. Pode ser qualquer coisa, menos fotografia.

A Fotografia foi criada para registrar um momento não para deturpar a realidade. But... infelizmente ainda não existe uma câmera que registre o mundo exatamente como nossos olhos o ve.

Oi Sergio! Não quero ser chata, só informativa... :ok:

"Pictorialismo   

Definição

O movimento pictorialista eclodiu na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos a partir da década de 1890, congregando os fotógrafos que ambicionavam produzir aquilo que consideravam como fotografia artística, capaz de conferir aos seus praticantes o mesmo prestígio e respeito grangeado pelos praticantes dos processos artísticos convencionais. O problema é que essa ânsia de reconhecimento levou muito dos adeptos do pictorialismo a simplesmente tentar imitar a aparência e o acabamento de pinturas, gravuras e desenhos ao invés de tentarem explorar os novos campos estéticos oferecidos pela fotografia. Por esta razão, este movimento, que perdurou basicamente até a década de 1920, foi estigmatizado durante muito tempo, mas, felizmente, assistimos hoje a uma releitura desapaixonada do pictorialismo que certamente muito contribuirá para a correta avaliação e contextualização histórica de suas contribuições." (http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3890 )

http://mestradoemculturavisual.blogspot.com/2006/12/o-pictorialismo-fotogrfico-e-o-seu.html

Existem conflitos nesta arte, mas o que estou querendo colocar é que o conceito abstracionista, pictorialista, existe desde o século XIX. A fotografia abstracionista faz parte da nossa realidade e ela tem como compromisso não ter relação com o objeto do qual foi retirada. Ela abstrai a realidade. Então dizer que a fotografia é meramente uma representação fiel da realidade é ser simplista e não querer ver que existem outras correntes de pensamento que não só são atuais (grande Geraldo de Barros!) como antigas (salvem os pictorialistas!). Não há só fotografia da realidade... há mais coisas neste mundo. Você pode até não gostar nem um pouco disso, mas não dá prá negar que isto é real (sem trocadilhos...)
 :ok:



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #127 Online: 05 de Março de 2012, 23:43:10
Ângelo, cada área tem seus recursos. Na fotografia de arquitetura, por exemplo, utiliza-se grandes angulares e muita correção de perspectiva para fotografar um apartamento pequeno e no folheto ele aparece enorme. Você acha que está transmitindo a realidade?
Você acha também que nas fotos paparazzi em que duas pessoas estão próximas, mas não no mesmo plano e devido a super tele do fotógrafo elas parecem estar lado a lado quase se beijando, ele está retratando a realidade?
Quem fotografa natureza e utiliza polarizadores, filtros graduados também estão retratando exatamente o que estão vendo, a "realidade"?

Qual é a diferença dessas fotos para as fotos da fotógrafa aqui postada no início do tópico?
Alguem vê em P&B? Alguem consegue enxergar os diferentes desfoques das diferentes lentes?

Sem contar a realidade criada pelo fotografo para ser utilizada no contexto que ele bem entende. Isso é realidade?

E as fotos em que o fotografo é percebido, elas não interferem na "realidade"?

E tem gente que continua acreditando em Papai Noel.

Eu prefiro acreditar naquilo que é irreal do do que numa falsa realidade.
« Última modificação: 05 de Março de 2012, 23:45:18 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #128 Online: 05 de Março de 2012, 23:47:27
agalons concordo contigo e para ir mais além, se uma fotografia deturpa a realidade para mim não é fotografia. Pode ser qualquer coisa, menos fotografia.

A Fotografia foi criada para registrar um momento não para deturpar a realidade. But... infelizmente ainda não existe uma câmera que registre o mundo exatamente como nossos olhos o ve.
Sérgio, assim como o Magro, você tem uma visão bastante ingênua da fotografia. Não te aconselharei a ter a mente mais aberta pois nem se trata muito disso. Aconselho-te apenas a estudar um pouco mais o assunto.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #129 Online: 06 de Março de 2012, 00:08:31
O que é a realidade pra voce?

Realidade é aquilo que o meu olho vê, sem edições, sem perspectivas falsas etc.



Oi Sergio! Não quero ser chata, só informativa... :ok:

"Pictorialismo   

Definição

O movimento pictorialista eclodiu na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos a partir da década de 1890, congregando os fotógrafos que ambicionavam produzir aquilo que consideravam como fotografia artística, capaz de conferir aos seus praticantes o mesmo prestígio e respeito grangeado pelos praticantes dos processos artísticos convencionais. O problema é que essa ânsia de reconhecimento levou muito dos adeptos do pictorialismo a simplesmente tentar imitar a aparência e o acabamento de pinturas, gravuras e desenhos ao invés de tentarem explorar os novos campos estéticos oferecidos pela fotografia. Por esta razão, este movimento, que perdurou basicamente até a década de 1920, foi estigmatizado durante muito tempo, mas, felizmente, assistimos hoje a uma releitura desapaixonada do pictorialismo que certamente muito contribuirá para a correta avaliação e contextualização histórica de suas contribuições." (http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3890 )

http://mestradoemculturavisual.blogspot.com/2006/12/o-pictorialismo-fotogrfico-e-o-seu.html

Existem conflitos nesta arte, mas o que estou querendo colocar é que o conceito abstracionista, pictorialista, existe desde o século XIX. A fotografia abstracionista faz parte da nossa realidade e ela tem como compromisso não ter relação com o objeto do qual foi retirada. Ela abstrai a realidade. Então dizer que a fotografia é meramente uma representação fiel da realidade é ser simplista e não querer ver que existem outras correntes de pensamento que não só são atuais (grande Geraldo de Barros!) como antigas (salvem os pictorialistas!). Não há só fotografia da realidade... há mais coisas neste mundo. Você pode até não gostar nem um pouco disso, mas não dá prá negar que isto é real (sem trocadilhos...)
 :ok:



Bom, tirar uma foto e editar para distorcer a realidade , sem dúvidas, é uma arte.
Ou mesmo técnicas fotográficas que distorcem a realidade, sem dúvidas, é uma arte

Porém são artes e não o registro de uma cena, acho que é por ai o que eu quero dizer.

1 Alguem vê em P&B? Alguem consegue enxergar os diferentes desfoques das diferentes lentes?

2 Sem contar a realidade criada pelo fotografo para ser utilizada no contexto que ele bem entende. Isso é realidade?

3 E as fotos em que o fotografo é percebido, elas não interferem na "realidade"?

4 E tem gente que continua acreditando em Papai Noel.

5 Eu prefiro acreditar naquilo que é irreal do do que numa falsa realidade.

1 De modo geral ninguém vê em P&B e eu não sei porque street é sinonimo de foto P&B, não digo que nunca tiro, mas nada haver...

2 Não isto não é realidade

3 Não, interferem no momento não na realidade.

4 Você acredita? Eu desde os 6 anos não...

5 Eu prefiro acreditar na realidade e não no irreal ou na falsa realidade

Sérgio, assim como o Magro, você tem uma visão bastante ingênua da fotografia. Não te aconselharei a ter a mente mais aberta pois nem se trata muito disso. Aconselho-te apenas a estudar um pouco mais o assunto.

Se o Magro e eu temos uma visão ingênua, por outro lado, você tem um baita pré-conceito contra aqueles que não gostam de fotografias "artísticas".
E estudar um pouco? sobre arte ou fotografia?

Sobre fotografia tenho estudado muito, sobre arte já estudei demais a ponto de ter minhas próprias denifinções do que é arte.

:ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #130 Online: 06 de Março de 2012, 00:18:08
(...)
Bom, tirar uma foto e editar para distorcer a realidade , sem dúvidas, é uma arte.
Ou mesmo técnicas fotográficas que distorcem a realidade, sem dúvidas, é uma arte

Porém são artes e não o registro de uma cena, acho que é por ai o que eu quero dizer.
(...)


Para alguns estudiosos, a fotografia abstracionista é aquela em que não se usa edição pós foto... muitas destas são feitas pegando-se uma parte de um objeto, com uma determinada luz, com uma determinada objetiva e que formam um conjunto de linhas, texturas e cores que às vezes, nem de perto, nos faz imaginar o objeto original. Não é uma representação fiel da realidade pois deixa de ter sentido intelectual... não sabemos o que é. É arte, mas com certeza também é fotografia!


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #131 Online: 06 de Março de 2012, 00:21:45
(...)
Sobre fotografia tenho estudado muito, sobre arte já estudei demais a ponto de ter minhas próprias denifinções do que é arte.

:ok:

Desculpe-me Sergio, mas acho complicado dizer que já se estudou demais algo a ponto de achar que não precisa mais estudar... sempre temos algo a aprender e sempre temos coisas a lembrar. O aprendizado é prá vida toda e podemos sempre mudar nosso ponto de vista, pois somos flexíveis e inteligentes o suficiente para sabermos que não sabemos tudo...


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #132 Online: 06 de Março de 2012, 00:25:01
Claro o aprendizado é para a vida toda, quis dizer com este comentário que não sou um leigo no assunto, como o Spider fez entender no comentário dele, e que tenho um estudo suficiente para ter minhas próprias definições.

Mas a cada dia aprendendo cada vez mais !

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #133 Online: 06 de Março de 2012, 00:25:01
Realidade é aquilo que o meu olho vê, sem edições, sem perspectivas falsas etc.
Então, Sergio. É isso que estamos querendo te explicar. Se voce pensar desta forma, nenhuma foto será fiel àquilo que seu olho vê. Para entender um pouco mais sobre o assunto, dê uma lida nesse tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=1326.0

Além desse fato, pelo seu modo de ver, qualquer foto que não seja sua já está fora da sua realidade, pois cada autor imprime a SUA realidade à foto tirada. Dependendo do observador, do contexto utilizado, do tempo em que está sendo vista, da abordagem realizada pelo fotografo, do fragmento escolhido, entre outros fatores, essa realidade pode variar e, muitas vezes, até se opor.
« Última modificação: 06 de Março de 2012, 00:27:10 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #134 Online: 06 de Março de 2012, 00:31:17
Então, Sergio. É isso que estamos querendo te explicar. Se voce penser por esta forma, nenhuma foto será fiel àquilo que seu olho vê. Para entender um pouco mais sobre o assunto, dê uma lida nesse tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=1326.0

Além desse fato, pelo seu modo de ver, qualquer foto que não seja sua já está fora da sua realidade, pois cada autor imprime a SUA realidade à foto tirada. Dependendo do observador, do contexto utilizado, do tempo em que está sendo vista, da abordagem realizada pelo fotografo, do fragmento escolhido, entre outros fatores, essa realidade pode variar e, muitas vezes, até se opor.

Como eu  já escrevi infelizmente não temos uma câmera que fotografe exatamente aquilo que nossos olhos nos mostram. Mas dada a limitação das nossas câmeras, há um concenso do que é uma coisa real de uma imagem distorcida da realidade.

Se eu fotografar uma árvore sem folhas ou flores num inverno sob neve cada um pode ter uma percepção diferente, a imagem pode transmitir ao espectador uma sensação, porém, a imagem não se modificou oque se modificou foi a percepção de cada um.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/