Autor Tópico: Como alcançar este objetivo > fotos, contra- luz!  (Lida 24281 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #135 Online: 06 de Março de 2012, 00:45:34
Como eu  já escrevi infelizmente não temos uma câmera que fotografe exatamente aquilo que nossos olhos nos mostram. Mas dada a limitação das nossas câmeras, há um concenso do que é uma coisa real de uma imagem distorcida da realidade.


É isso que acontece também com as fotos borradas.  ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #136 Online: 06 de Março de 2012, 00:47:08
Como eu  já escrevi infelizmente não temos uma câmera que fotografe exatamente aquilo que nossos olhos nos mostram. Mas dada a limitação das nossas câmeras, há um concenso do que é uma coisa real de uma imagem distorcida da realidade.

Se eu fotografar uma árvore sem folhas ou flores num inverno sob neve cada um pode ter uma percepção diferente, a imagem pode transmitir ao espectador uma sensação, porém, a imagem não se modificou oque se modificou foi a percepção de cada um.

http://www.luminous-landscape.com/tutorials/dof2.shtml

As fotos tiradas com a tele não são fotografias porque o cachorrinho está ao lado do gremlin (o que não era verdade) e a torre está próxima?
Você acha que o fotógrafo não mostra a sua própria realidade escolhendo um determinado comprimento focal?


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #137 Online: 06 de Março de 2012, 00:51:41

Se eu fotografar uma árvore sem folhas ou flores num inverno sob neve cada um pode ter uma percepção diferente, a imagem pode transmitir ao espectador uma sensação, porém, a imagem não se modificou oque se modificou foi a percepção de cada um.
A imagem não se modificou? Como assim? Ja experimentou observar as caracteristicas de cada camera, de cada lente, de cada filme...? Ja pensou nas milhoes de formas de se fotografar um assunto?

O que voce tenta fazer é negar as diferentes vertentes da fotografia. Vejo que o que deve te agradar deve ser a má fotografia. Aquelas "fotografias de fim de semana" que estamos cansados de ver aqui no fórum. Fotografia que não transmite absolutamente nada. Um clique despretensioso e sem graça. :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #138 Online: 06 de Março de 2012, 00:56:30
http://www.luminous-landscape.com/tutorials/dof2.shtml

As fotos tiradas com a tele não são fotografias porque o cachorrinho está ao lado do gremlin (o que não era verdade) e a torre está próxima?
Você acha que o fotógrafo não mostra a sua própria realidade escolhendo um determinado comprimento focal?
Interessante, Pedro. Houve uma discussão bem interessante sobre o assunto aqui:

http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=72447&st=0
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #139 Online: 06 de Março de 2012, 01:07:37
É isso que acontece também com as fotos borradas.  ;)

A imagem pode estar borrada mas oque esta registrado neste borrão é uma cena da forma que ela aconteceu.
Oque eu quero dizer é ....

A imagem não se modificou? Como assim? Ja experimentou observar as caracteristicas de cada camera, de cada lente, de cada filme...? Ja pensou nas milhoes de formas de se fotografar um assunto?

O que voce tenta fazer é negar as diferentes vertentes da fotografia. Vejo que o que deve te agradar deve ser a má fotografia. Aquelas "fotografias de fim de semana" que estamos cansados de ver aqui no fórum. Fotografia que não transmite absolutamente nada. Um clique despretensioso e sem graça. :ok:

Cada câmera tem suas diferenças em tons de cores, nível de ruído etc. Porém, elas não tem a capacidade de distorcer a realidade. Uma coisa é eu tirar a mesma fotografia com uma Nikon e uma Canon onde a nitidez e as cores sairão com  algumas diferenças, outra coisa é sou eu usar o DOF para modificar a realidade como no exemplo que o Pedro postou.

Quer dizer que uma fotografia minha que mostrar um Tucano taxiando é despretenciosa e sem graça? Não para mim, longe disso!

Spider, para você fotografia só vale se for feita com muita arte, repito oque já escrevi, em relação a fotografia não artística, você é muito preconceituoso e talvez tenha a mente mais fechada do que o Magro ou Eu.


http://www.luminous-landscape.com/tutorials/dof2.shtml

As fotos tiradas com a tele não são fotografias porque o cachorrinho está ao lado do gremlin (o que não era verdade) e a torre está próxima?
Você acha que o fotógrafo não mostra a sua própria realidade escolhendo um determinado comprimento focal?

Claro que o fotógrafo pode escolher a sua realidade, mas em momento nenhum eu disse que isto é certo, pelo contrário, qualquer modificação na cena já é maniipulação da realidade. Este exemplo, por exemplo, esta distorcendo a realidade. Enfim o fotógrafo PODE  mostrar a sua realidade, mas NÃO DEVE fazer isso....

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #140 Online: 06 de Março de 2012, 01:11:32
Interessante, Pedro. Houve uma discussão bem interessante sobre o assunto aqui:

http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=72447&st=0

Dei uma olhada rápida porque estou capengando aqui, mas as questões abordadas são importantes mesmo.
Retratos é uma área fascinante, mas tenho uma certa dificuldade (ainda) :D


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #141 Online: 06 de Março de 2012, 01:12:31
A imagem pode estar borrada mas oque esta registrado neste borrão é uma cena da forma que ela aconteceu.
Oque eu quero dizer é ....

Cada câmera tem suas diferenças em tons de cores, nível de ruído etc. Porém, elas não tem a capacidade de distorcer a realidade. Uma coisa é eu tirar a mesma fotografia com uma Nikon e uma Canon onde a nitidez e as cores sairão com  algumas diferenças, outra coisa é sou eu usar o DOF para modificar a realidade como no exemplo que o Pedro postou.

Quer dizer que uma fotografia minha que mostrar um Tucano taxiando é despretenciosa e sem graça? Não para mim, longe disso!

Spider, para você fotografia só vale se for feita com muita arte, repito oque já escrevi, em relação a fotografia não artística, você é muito preconceituoso e talvez tenha a mente mais fechada do que o Magro ou Eu.




Claro que o fotógrafo pode escolher a sua realidade, mas em momento nenhum eu disse que isto é certo, pelo contrário, qualquer modificação na cena já é maniipulação da realidade. Este exemplo, por exemplo, esta distorcendo a realidade. Enfim o fotógrafo PODE  mostrar a sua realidade, mas NÃO DEVE fazer isso....

Não penso que só a fotografia arte é interessante. Aliás, nem acho que dê pra classificar desta forma. Só acho que uma fotografia desprovida do olhar do fotografo (se é que isso existe) com certeza é (ou seria) uma fotografia muito ruim.

P.S. A fotografia desprovida de emoção e desprovida de plasticidade é sim uma fotografia muito ruim. O diferencial na fotografia é justamente a impressão do olhar do fotografo na imagem. Se não houver isso, a fotografia não se sustenta.
« Última modificação: 06 de Março de 2012, 01:23:06 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #142 Online: 06 de Março de 2012, 01:17:28
Claro que o fotógrafo pode escolher a sua realidade, mas em momento nenhum eu disse que isto é certo, pelo contrário, qualquer modificação na cena já é maniipulação da realidade. Este exemplo, por exemplo, esta distorcendo a realidade.
Qual foi a modificação da cena?
Tudo ficou parado, ele só mudou a lente e se afastou/aproximou mais...
Aqui outro exemplo:
http://annawu.com/blog/wp-content/uploads/2011/08/focal-length-comparison.jpg

Enfim o fotógrafo PODE  mostrar a sua realidade, mas NÃO DEVE fazer isso....
Por que não deve? Quem estipulou isso?  :shock:
« Última modificação: 06 de Março de 2012, 01:18:17 por pedro_raythz »


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #143 Online: 06 de Março de 2012, 01:20:52
Qual foi a modificação da cena?
Tudo ficou parado, ele só mudou a lente e se afastou/aproximou mais...
Aqui outro exemplo:
http://annawu.com/blog/wp-content/uploads/2011/08/focal-length-comparison.jpg
Por que não deve? Quem estipulou isso?  :shock:

A foto foi feita de uma forma a enganar o olho do espectador com o uso de planos diferentes.

Bom, todos são livres para fazerem oque bem entenderem, quando disse que não devem foi na minha visão de que fotografia foi feita para registrar um momento (real).  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #144 Online: 06 de Março de 2012, 01:24:10
A foto foi feita de uma forma a enganar o olho do espectador com o uso de planos diferentes.

Bom, todos são livres para fazerem oque bem entenderem, quando disse que não devem foi na minha visão de que fotografia foi feita para registrar um momento (real).  :ok:

Foi, é?

E na minha carro foi feito para ser usado como meio de transporte. E daí?
« Última modificação: 06 de Março de 2012, 01:25:38 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #145 Online: 06 de Março de 2012, 01:28:20
A foto foi feita de uma forma a enganar o olho do espectador com o uso de planos diferentes.

Pois é, Sergio.
Mas partindo desse pressuposto, todos que estão com uma tele não estão fotografando porque os planos não condizem com a "realidade", então não são dignas de serem chamadas de fotos na sua definição. Nem a foto do tucano que você citou seria, a não ser que fosse com uma normal  :ok:


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #146 Online: 06 de Março de 2012, 01:30:12
Carro foi feito para ser usado como meio de transporte, ai vieram um grupo e fizeram disso um esporte, mas sem tirar a função principal do carro, que é um meio de transporte.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #147 Online: 06 de Março de 2012, 01:33:08
Carro foi feito para ser usado como meio de transporte, ai vieram um grupo e fizeram disso um esporte, mas sem tirar a função principal do carro, que é um meio de transporte.
Esporte, status, ficar bonito.

Será que essa é a função principal? Pra quem?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #148 Online: 06 de Março de 2012, 01:34:52
Pois é, Sergio.
Mas partindo desse pressuposto, todos que estão com uma tele não estão fotografando porque os planos não condizem com a "realidade", então não são dignas de serem chamadas de fotos na sua definição. Nem a foto do tucano que você citou seria, a não ser que fosse com uma normal  :ok:

Quando modificam o assunto principal com certeza que não.  Por exemplo, no meu modo de ver, uma GA não mostra uma realidade nua e crua.  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #149 Online: 06 de Março de 2012, 01:37:21
Quando modificam o assunto principal com certeza que não.  Por exemplo, no meu modo de ver, uma GA não mostra uma realidade nua e crua.  :ok:
Nossa senhora! Cada vez afunilando mais!! A fotografia que voce reconhece como fotografia simplesmente não existe!

Pra mim ja deu. FUI!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya