Autor Tópico: Preciso de conselhos para iniciar profissão  (Lida 2828 vezes)

SrZodo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 02 de Março de 2012, 01:49:49
Amigos, antes de tudo quero expressar minha gratidão pelas enormes dicas que encontro aqui!

Eu estudei fotografia apenas um semestre. Foi uma cadeira eletiva na faculdade (eu estudo ciência da computação, estou me formando). Mas esse semestre estudando história da fotografia, fotografia analógica e digital, treinando ao ar livre e em estúdio, me fez despertar uma nova paixão (na verdade, duas novas paixões  :D ).

Estou desempregado há alguns meses. Junto a isso, coloquei na cabeça a ideia de que devo trabalhar por conta, autônomo. Mas pra isso, não avalio só trabalhar na minha área de computação, mas também na área de fotografia.

Sei que devo expandir meu conhecimento em fotografia (sou autodidata em várias áreas, mas pondero fazer um curso de foto). Mesmo assim, penso em começar a trabalhar, por conta, com fotografia.

A ideia inicial é a de cobrir pequenos eventos, como festas pequenas, de crianças, books de garotas, pessoas em família, sei lá... quando possível até mesmo automotivo.

Penso nesta ideia, principalmente porque tenho uma boa crença de que estarei fazendo algo que realmente gosto. Não me importo com o pouco retorno financeiro, principalmente no início.

Gostaria, então, de saber... há algum fator importante nessa história que eu não esteja considerando?
Caso pensem que devo realmente prosseguir, há dicas a serem dadas?

Agradeço desde já!
Canon EOS Rebel XS + Sigma 28-80mm
Canon EOS Rebel XSi + Canon 24-85mm USM
Olympus Pen EE-3
Beier-matic


klaklisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2012, 02:40:56
Vai achar que estou fazendo uma piada, mas é sério.

Trabalhe até conseguir comprar um equipamento minimo, depois disso, largue tudo que tem na vida, e vá viajar o mundo, fotografando o que você acha que tem que fotografar. (descubra o que gosta de fotogorafra, antes de tudo e depois dedique sua vida a isso) o resto é história. Desejo sorte.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 02 de Março de 2012, 09:39:18
Vai achar que estou fazendo uma piada, mas é sério.

Trabalhe até conseguir comprar um equipamento minimo, depois disso, largue tudo que tem na vida, e vá viajar o mundo, fotografando o que você acha que tem que fotografar. (descubra o que gosta de fotogorafra, antes de tudo e depois dedique sua vida a isso) o resto é história. Desejo sorte.
:shock:

Viajar o mundo é bom, mas alem de ser caro, não trará experiencia no ramo especifico que ele deseja ingressar.

Eu te aconselho a começar montando um portfolio. Mesmo que tenha que fazer alguns trabalhos de graça. Pra voce que quer ter o teu proprio negocio, sem portfólio fica dificil. Pense tembém que voce trabalhará mais na divulgação de seu trabalho do que fotografanfo. Acho isso um dado importante pra quem, como eu, detesto fazer divulgação.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 02 de Março de 2012, 09:55:52
Vai achar que estou fazendo uma piada, mas é sério.

Trabalhe até conseguir comprar um equipamento minimo, depois disso, largue tudo que tem na vida, e vá viajar o mundo, fotografando o que você acha que tem que fotografar. (descubra o que gosta de fotogorafra, antes de tudo e depois dedique sua vida a isso) o resto é história. Desejo sorte.
:shock:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


proenca.spo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.393
  • Sexo: Masculino
  • Siga na direção da Luz!
    • Flick Proença
Resposta #4 Online: 02 de Março de 2012, 10:00:10
Ser autônomo, exige ser muito flexível, eu gosto muito de ler sobre empreendedorismo, tenho projetos de abrir minha loja de roupas, mas ainda estou modelando a ideia com a ajuda do SEBRAE,

Eu recomendo a você procurar alguém que seja do ramo, e tente especular, no bom sentido, todo o caminho que ele passou para chegar até ali, experiencias, erros acertos, essas coisas, mas também existe o SEBRAE, que possa te dar uma ideia, uma direção.

http://www.sebrae-sc.com.br/novos_destaques/oportunidade/default.asp?materia=4343

Cara, fotografo é uma profissão que já existe, então existe variáveis de tudo jeito, basta você ter um olhar clinico ou analista, e ver o que você julga ser o correto, e entre de corpo e alma no negocio...

Boa sorte e Abraço!
Marco Proença
Canon t2i Rebel
50mm 1.8 - 18-55mm - 55-250mm


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 02 de Março de 2012, 10:01:43
:shock:
Até me lembrou esse filme aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=3Cfr5bOTFT8&ob=av3e

Acho que o cara viu um filme ou leu um romance antes de comentar aqui. A vida é real é menos poética. :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Março de 2012, 11:40:18
Até me lembrou esse filme aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=3Cfr5bOTFT8&ob=av3e

Acho que o cara viu um filme ou leu um romance antes de comentar aqui. A vida é real é menos poética. :)

 :( :( acabou com o meu sonho de ser fotografo e viajar o mundo  :( :(

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Procure inf com outros fotografos, talvez um emprego em algum studio?
mas, não deixe de viajar! nas ferias ou quando lhe for possivel  :ok:

Agora, se vc for um bilionario sem nada pra fazer da vida, compre uma camera, uma moto e rode este "mundão veio sem portera"
Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp


SrZodo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #7 Online: 02 de Março de 2012, 16:05:43
Vai achar que estou fazendo uma piada, mas é sério.

Trabalhe até conseguir comprar um equipamento minimo, depois disso, largue tudo que tem na vida, e vá viajar o mundo, fotografando o que você acha que tem que fotografar. (descubra o que gosta de fotogorafra, antes de tudo e depois dedique sua vida a isso) o resto é história. Desejo sorte.

Amigo, obrigado pela resposta. Viajar por aí atualmente não tá dentro das minhas possibilidades, mas quem sabe um dia eu me dê ao luxo. :)

:shock:

Viajar o mundo é bom, mas alem de ser caro, não trará experiencia no ramo especifico que ele deseja ingressar.

Eu te aconselho a começar montando um portfolio. Mesmo que tenha que fazer alguns trabalhos de graça. Pra voce que quer ter o teu proprio negocio, sem portfólio fica dificil. Pense tembém que voce trabalhará mais na divulgação de seu trabalho do que fotografanfo. Acho isso um dado importante pra quem, como eu, detesto fazer divulgação.

Um amigo me recomendou um portfolio tbm. Pode ser uma galeria já existente, tipo Flickr, ou precisaria ser um site exclusivo? Até tinha pensado em site, porque eu já trabalhei como webdesigner.

:( :( acabou com o meu sonho de ser fotografo e viajar o mundo  :( :(

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Procure inf com outros fotografos, talvez um emprego em algum studio?
mas, não deixe de viajar! nas ferias ou quando lhe for possivel  :ok:

Agora, se vc for um bilionario sem nada pra fazer da vida, compre uma camera, uma moto e rode este "mundão veio sem portera"

Ser bilionário não é minha situação :D
Procurei trabalho em vários studios da minha cidade, pequenos e grandes. Mas nenhum tem interesse em pegar um cara com pouca experiência em fotografia/nenhuma experiência profissionalmente nessa área.
Canon EOS Rebel XS + Sigma 28-80mm
Canon EOS Rebel XSi + Canon 24-85mm USM
Olympus Pen EE-3
Beier-matic


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 02 de Março de 2012, 21:10:40
Amigo, obrigado pela resposta. Viajar por aí atualmente não tá dentro das minhas possibilidades, mas quem sabe um dia eu me dê ao luxo. :)

Um amigo me recomendou um portfolio tbm. Pode ser uma galeria já existente, tipo Flickr, ou precisaria ser um site exclusivo? Até tinha pensado em site, porque eu já trabalhei como webdesigner.

Ser bilionário não é minha situação :D
Procurei trabalho em vários studios da minha cidade, pequenos e grandes. Mas nenhum tem interesse em pegar um cara com pouca experiência em fotografia/nenhuma experiência profissionalmente nessa área.
Se é webdesigner, opte por um site. Galeria flickr não rola pra esse tipo de coisa.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Satoshi-kun

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
    • Meu portfólio
Resposta #9 Online: 03 de Março de 2012, 13:48:06
Site pra portfólio, com certeza.
Se não quiser ter taaanto trabalho da pra utilizar plataformas prontas como Wordpress, Joomla, ExpressionEngine... Aí vc cria seu próprio tema e customiza do jeito que vc quiser! :)
Outra opção é o 500px.com que conta com umas opções interessantes na conta Awesome.


SrZodo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #10 Online: 08 de Março de 2012, 00:32:03
Site pra portfólio, com certeza.
Se não quiser ter taaanto trabalho da pra utilizar plataformas prontas como Wordpress, Joomla, ExpressionEngine... Aí vc cria seu próprio tema e customiza do jeito que vc quiser! :)
Outra opção é o 500px.com que conta com umas opções interessantes na conta Awesome.

Obrigado pelas sugestões de plataformas!

Realmente, quanto a isso não tenho tantos problemas.

Mas sobre o equipamento, venho pesquisando há meses e decidi que quero comprar uma T2i com lente do kit pra começar a trabalhar. Posteriormente outras lentes. Porém, não sei se devo investir no equipamento antes de me arriscar a trabalhar nisso.. obviamente usarei a DSLR também pra hobby, junto com minha analógica, mas meu orçamento tá muito limitado.
« Última modificação: 08 de Março de 2012, 00:33:51 por SrZodo »
Canon EOS Rebel XS + Sigma 28-80mm
Canon EOS Rebel XSi + Canon 24-85mm USM
Olympus Pen EE-3
Beier-matic


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 08 de Março de 2012, 00:38:50
Compre uma DSLR de entrada usada e uma boa lente. te garanto que vai facilitar a sua vida.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


SrZodo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #12 Online: 08 de Março de 2012, 00:54:11
Compre uma DSLR de entrada usada e uma boa lente. te garanto que vai facilitar a sua vida.

Mas vale a pena comprar usada?

Usadas tão em torno de mais de R$1000,00 com lente. Eu compro uma T2i nova com lente padrão, por exemplo, por um pouco mais do que isso.

E usada na minha cidade é bem difícil.
Canon EOS Rebel XS + Sigma 28-80mm
Canon EOS Rebel XSi + Canon 24-85mm USM
Olympus Pen EE-3
Beier-matic


Diogo Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Março de 2012, 07:37:00
Mas vale a pena comprar usada?

Usadas tão em torno de mais de R$1000,00 com lente. Eu compro uma T2i nova com lente padrão, por exemplo, por um pouco mais do que isso.

E usada na minha cidade é bem difícil.

T2i nova pouco mais de mil reais? Acho que não, acredito que uma T2I nova com lente do kit saia no minimo 2 mil reais.
Canon EOS 550D + 55-200mm

"Quando não se trata de vingança são negócios;
Quando não são negócios é diversão."


_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Março de 2012, 10:33:55
T2i nova pouco mais de mil reais? Acho que não, acredito que uma T2I nova com lente do kit saia no minimo 2 mil reais.

eu achei ja pra comprar
T2i 18x55mm = 1.450,00
T3i 18x55mm = 1.650,00

 :ok: :ok: 


Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp