Enquete

Assinatura nas fotos, na prática você insere em seus trabalhos?

Sim, em todas
4 (19%)
Sim, mas depende do contexto
10 (47.6%)
Não concordo com assinaturas
1 (4.8%)
Não tenho opinião formada
6 (28.6%)

Votos Totais: 21

Autor Tópico: Assinatura  (Lida 9114 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #30 Online: 06 de Março de 2012, 09:54:18
Eita! Não sabia que voce era tão famoso. Queria pedir um autografo :).
Tens razão, ninguem lê as regras. A internet parece terra de ninguém. Há países onde há maior regulamentação na rede. Não é o caso do Brasil

ha ha ha ha, não apareceu na rede grobo não é fama rs Que achei legal é que um cara do outro lado mundo se preocupou com isso, se bem que a maioria dos downloads daquela foto deve ser gringo e nem sinal de vida... mas aqui nunca vi isso acontecer, ja teve caso de perguntarem se eu não queria fazer todas as fotos de um livro de culinária de graça, que com a publicação seria bom pra minha divulgação... lógicamente não aceitei, por que o cara do mercado não aceita fotos em troca das minhas compras do mês, muito menos a Sabesp, Telefonica... se fosse uma foto quem sabe, mas todas as fotos do livro...

E pior que conheço empresas multimilionárias que fazem isso, pegam fotos por ai, usam e nem se preocupam com nada  :doh:

Engraçado que, lendo as mensagens, vemos que existe um grande campo a explorar entre o ato de fotografar e a divulgação. Interessante pensar em exif, técnicas de assinatura e formas de divulgação. Acredito que este segundo lado da moeda, quando bem focado e trabalhado, é o que faz toda a diferença em cima de uma foto bem capturada. Acredito que um fotógrado profissional, mesmo que tenha excelentes trabalhos, mas que não pensa nestas técnicas mensionadas, anda somente até metade do caminho.

Divulgação não é contar com o azar de alguém roubar suas fotos, usar sem te pagar nada e ficar menos preocupado por que pelo menos seu nome estar estampado na foto, isso não é técnica de divulgação. Quer divulgação prepare um material legal e exija o crédito pelas fotos sempre que possível  :ok:
« Última modificação: 06 de Março de 2012, 09:56:00 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #31 Online: 06 de Março de 2012, 11:25:26
Um fotografo nada mais é que um pintor com um instrumento diferente.
Fotografar é pintar com luz.
Pois o processo final é a imagem, assim como uma pintura a oleo ou grafite e outras tecnicas.

Discordo, a técnica é diferente, o processo de criação é diferente e, principalmente, os objetivos são COMPLETAMENTE diferentes.

Nem tudo que é imagem é arte e fotógrafos NÃO são artistas o tempo todo, aliás, raramente são.

[]s


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #32 Online: 07 de Março de 2012, 12:24:51
Nem tudo que é imagem é arte e fotógrafos NÃO são artistas o tempo todo, aliás, raramente são.

[]s
Pintor tambem não!
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


ymaza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #33 Online: 16 de Outubro de 2012, 13:13:01
Pessoal, sou novo no forum e não sei se esta pergunta cabe nesta parte do site, mas preciso saber se os metadados da fotografia colocadas a partir do Bridge, garante a autoria da imagem.

Por exemplo, eu coloquei os metadados em todas minhas imagens e eu posto minhas fotos no facebook e no flickr, porém eu baixei uma imagem minha pelo google e verifiquei ela no bridge e vi que não mostrava nenhum metadado, quem fez e palavras chaves. Então gostaria de saber como faço para que fique gravado na imagem a pessoa que fez uma determinada foto.

Desde já agradeço


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #34 Online: 16 de Outubro de 2012, 14:02:49
Determinados sites, como o FB e o Flickr, "desincorporam" os metadados.
Para efeito de comprovação de autoria, só processo judicial posterior com a apresentação do negativo digital com EXIF incorporado.
Uma forma de minimizar problemas com roubo de fotos é meter uma marca d'água gigante. Tem quem faça isso. Outros preferem uma marca menor. De todo jeito, com marca gigante ou pequena, se quiserem REALMENTE roubar sua foto, vão roubar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 16 de Outubro de 2012, 14:53:06
Leonardo Pacheco.
Apesar de ter uso indevido, você não sentiu-se bem em ver a foto da taça em vários locais diferentes?
não?  :)


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 16 de Outubro de 2012, 17:38:23
A um tempo atras descobri que uma foto minha foi parar nesse blog >:(

http://masutti.blogspot.com.br/2012/06/em-uma-manha-fria.html

Não procuro, posso me irritar. Assino pra web, se vendo algum print esta assinado no verso.
Sempre posto um resize, dificilmente se aproveita pra alguma coisa.


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #37 Online: 17 de Outubro de 2012, 13:53:39
 Leonobox, fotos no SXC , pode esquecer . Conheço trocentos fotógrafos


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #38 Online: 17 de Outubro de 2012, 13:56:54
 Ops dedo nervoso. Então Leonardo ,conheço vários fotógrafos e designers q pegam fotos´lá, e qdo eu conheci o site, o amigo meu, tbm indicou como sendo site de fotos pra uso livre .


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #39 Online: 17 de Outubro de 2012, 13:58:43
confesso q usei fotos de background pra fazer foto montagens para lojas de fotografias,mas nada pra expor na net ou em portifólio.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #40 Online: 22 de Outubro de 2012, 04:15:59
Determinados sites, como o FB e o Flickr, "desincorporam" os metadados.
Para efeito de comprovação de autoria, só processo judicial posterior com a apresentação do negativo digital com EXIF incorporado.
Uma forma de minimizar problemas com roubo de fotos é meter uma marca d'água gigante. Tem quem faça isso. Outros preferem uma marca menor. De todo jeito, com marca gigante ou pequena, se quiserem REALMENTE roubar sua foto, vão roubar.

Mas se retirarem a assinatura da foto usando photoshop não cabe um processo por danos materiais?

Tem uma foto still minha que pegaram do meu flickr e usam em vários anúncios do mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/Rokinon-500mm :(


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #41 Online: 22 de Outubro de 2012, 09:14:18
Claro que cabe.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


esli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 22 de Outubro de 2012, 10:26:23
Ao invés de assinar, prefiro colocar meu nome no exif da foto. Já até configurei o LR pra isso. Na hora que importo, já entra o meu nome no exif.

.
O exif é passível de alteração?
Acho a assinatura interessante, desde que discreta, como disseram anteriormente, um quadro sempre tem a assinatura do artista, pq a foto não poderia ter? Resumindo, acho que é uma questão bem pessoal mesmo. :D


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 22 de Outubro de 2012, 10:45:33
.
O exif é passível de alteração?
Acho a assinatura interessante, desde que discreta, como disseram anteriormente, um quadro sempre tem a assinatura do artista, pq a foto não poderia ter? Resumindo, acho que é uma questão bem pessoal mesmo. :D
Todo arquivo digital é passívels de alteração, umas mais fáceis, outras mais difíceis, mas dá pra alterar tudo. Sempre
A assinatura é válida, mas nem sempre o cliente quer ver outra marca "poluindo" seu trabalho (atente para às aspas). Mesmo para clientes para trabalhos particulares, fica parecendo propaganda em uma fotos pessoal. Se o cliente aceita, ok.
Imagine um cliente falando isso para você:

-As fotos ficaram ótimas, só estragou foi o carinha que aparece em todas elas?
-Quem?
-Você



esli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 22 de Outubro de 2012, 10:55:07
Todo arquivo digital é passívels de alteração, umas mais fáceis, outras mais difíceis, mas dá pra alterar tudo. Sempre
A assinatura é válida, mas nem sempre o cliente quer ver outra marca "poluindo" seu trabalho (atente para às aspas). Mesmo para clientes para trabalhos particulares, fica parecendo propaganda em uma fotos pessoal. Se o cliente aceita, ok.
Imagine um cliente falando isso para você:

-As fotos ficaram ótimas, só estragou foi o carinha que aparece em todas elas?
-Quem?
-Você

.
Entendi, mas  na foto aprovada pelo cliente não convém mesmo a assinatura, alias, não faz sentido! Fotos por encomenda é outra história.
Podemos fazer analogia com o vídeo, em quanto o cliente não paga a produtora a marca d'água não sai.
Já em fotos de divulgação do trabalho ou mesmo amadoras, acho que vale "assinar" :D
Abc