Enquete

Assinatura nas fotos, na prática você insere em seus trabalhos?

Sim, em todas
4 (19%)
Sim, mas depende do contexto
10 (47.6%)
Não concordo com assinaturas
1 (4.8%)
Não tenho opinião formada
6 (28.6%)

Votos Totais: 21

Autor Tópico: Assinatura  (Lida 9030 vezes)

Daniel Accorsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Março de 2012, 16:25:37
O que vocês acham da assinatura nas fotos?? Alguns colegas dizem que não gostam de colocar a marca por estragar a obra. Já outros não abrem mão de divulgar o nome. Vocês também acham que inserir uma marca qualquer, mesmo que seja pequena, pode influenciar quem está observando??


--
Sony SLT A55 - DT 18-55 / F3.5-5.6


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2012, 16:30:23
Eu não curto assinaturas e nem bordas...  no caso de bordas só não gosto na digital, por que no papel gosto de fotos com bordas...  :) Mas assinatura pra mim sem chance, cada um cada um, mas acho que dependendo da assinatura acaba com a foto, outras nem tanto, mas mesmo assim não curto...

No caso de "influenciar" pra quem esta olhando, pra mim influência, negativamente :ok:
« Última modificação: 02 de Março de 2012, 16:34:17 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #2 Online: 02 de Março de 2012, 16:30:27
O que vocês acham da assinatura nas fotos?? Alguns colegas dizem que não gostam de colocar a marca por estragar a obra. Já outros não abrem mão de divulgar o nome. Vocês também acham que inserir uma marca qualquer, mesmo que seja pequena, pode influenciar quem está observando??

Eu acho importante. Pra quem é "peixe" pequeno que não vive disso (fotografia), se quiser fazer algum bico vai ser contratado geralmente por amigos / parentes / amigos de parentes etc.

é essencial a divulgação da sua marca.


Se tu tem um estúdio, e vive da fotografia eu já acho diferente.

A rede de contato que tu monta, por si só vai gerar o teu "buzz". E claro, com faturamento tu pode divulgar em radio,jornal e essas mídias baratas.

Mas também pode, com certeza deixar sua marca na foto.


Há também o fotografo que não quer ganhar dinheiro e também não quer ter suas fotos roubadas, por isso a marca.


proenca.spo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.393
  • Sexo: Masculino
  • Siga na direção da Luz!
    • Flick Proença
Resposta #3 Online: 02 de Março de 2012, 16:37:45
Eu sempre pensei sobre esse assunto..

Fazendo uma analogia, eu acho que um simbolo é mais forte que um nome.

Exemplo,
Ferrari = Cavalinho
Hitler = LOGO do Nazismo

E por ai vai, eu acho que o LOGO é mais forte que o Nome, nome tem muito! Logo é Unico..

Bom, fica ai pra pensar!  :ok:

Marco Proença
Canon t2i Rebel
50mm 1.8 - 18-55mm - 55-250mm


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #4 Online: 02 de Março de 2012, 21:47:49
Dias atrás li numa revista portuguesa uma matéria em que o fotógrafo falava da borda e exemplificava. Sábado sai para fotografar e cheguei cheio de vontade....mandei ver umas bordas (eu também achei pesadas) e o pessoal criticou o feito. Refiz minhas fotos.
Agora, estou testando algumas bem leves, só para destacar a foto. Eu acho legal, fica "tipo um quadro".
Abs


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2012, 11:07:10
acho que não tem nem que discutir que uma assinatura (seja logo ou nome) colada por cima da foto atrapalha sim.

Mas em tempos de internet acho muito importante colocar a assinatura.. eu particularmente não solto nada na internet sem assinatura. Só tento fazer algo que não apareça tanto em detrimento da imagem principal...


Letty

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Feminino
  • “Let`s put a smile on that face.”
    • Facebook
Resposta #6 Online: 04 de Março de 2012, 19:40:41
Nas minhas fotos eu coloco assinatura. Se nos quadros tem, pq não nas fotos?


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2012, 19:48:18
Acho bom para colocar na internet ou para dar de cortezia eu sempre coloco assinatira quando faço isso. Mas para venda não, o cliente não gosta de uma foto que pagou com uma marca do fotografo.
Tambem concordo que tem que ser discreta para não atrapalhar a imagem. Tambem não coloco nas originais.
« Última modificação: 04 de Março de 2012, 19:51:21 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #8 Online: 04 de Março de 2012, 21:18:25
Jamais! Assinatura em foto é complicadíssimo, nunca fica bom!

Bordas vão bem em algumas situações, para separar do fundo por exemplo, mas devem ser discretas e cuidadosas.

Segurança na internet NÃO EXISTE, qualquer mané tira sua assinatura no Photoshop em poucos minutos, refazendo a área ou só "cropando" o cantinho.
Não quer suas fotos voando pela net, não publique! É a única solução. Mantenha o portfólio em papel.

Nas minhas fotos eu coloco assinatura. Se nos quadros tem, pq não nas fotos?

Pq fotos são fotos, quadros são quadros. Pintores são pintores e fotógrafos são fotógrafos!
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!  ;)

[]s


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 04 de Março de 2012, 21:52:25
Eu coloco mais como forma de divulgação. Só entrego para os clientes fotos assinadas. Se ele colocarem no FB ou qua;quer outro lugar, saberão que é minha. Isso pode ser bom ou ruim pois a galera hospeda de qualquer forma. Mesmo assim sigo o principio do falem mal mas falem de mim. rsrs

Hoje é dia é muito comum também, blogs na internet usando fotos sem a permissão do fotografo. Normalmente não é feito de má fé mas por falta de noção das coisas mesmo. Hoje em dia, as pessoas acham que a internet tudo é permitido. Dessa forma, mesmo eu nem sabendo do uso, a minha assinatura estará lá dizendo de quem é aquele trabalho.

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 04 de Março de 2012, 22:19:35
Ao invés de assinar, prefiro colocar meu nome no exif da foto. Já até configurei o LR pra isso. Na hora que importo, já entra o meu nome no exif.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #11 Online: 04 de Março de 2012, 22:22:14
Eu coloco mais como forma de divulgação. Só entrego para os clientes fotos assinadas. Se ele colocarem no FB ou qua;quer outro lugar, saberão que é minha. Isso pode ser bom ou ruim pois a galera hospeda de qualquer forma. Mesmo assim sigo o principio do falem mal mas falem de mim. rsrs

Hoje é dia é muito comum também, blogs na internet usando fotos sem a permissão do fotografo. Normalmente não é feito de má fé mas por falta de noção das coisas mesmo. Hoje em dia, as pessoas acham que a internet tudo é permitido. Dessa forma, mesmo eu nem sabendo do uso, a minha assinatura estará lá dizendo de quem é aquele trabalho.

Entendo e respeito mas discordo dessa prática.
Primeiro pq, como você mesmo disse, a internet é terra de ninguém, sendo assim sua marca em uma foto sua roubada pode ir parar num contexto/lugar/veículo que denigre seu trabalho em vez de engrandecê-lo.
Segundo pq há uma questão técnica envolvida, se o ladrão de foto não respeitar sua marca e diminuir seu arquivo sua marca vira uma sujeira na imagem (aliás, dei uma olhada rápida no seu blog, dê mais atenção ao tamanho mínimo de visualização da sua marca sobre as fotos).
E por último pq fotos devem ser LIMPAS e livres de interferências. Respeito ao seu próprio trabalho é essencial!

---

Quadros são, por definição, obras de arte. Fotografias não são, apenas uma pequena parte delas é. Assinar fotografia comercial como arte é, no mínimo, um ato de vaidade vazio.

[]s


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #12 Online: 04 de Março de 2012, 22:23:26
Ao invés de assinar, prefiro colocar meu nome no exif da foto. Já até configurei o LR pra isso. Na hora que importo, já entra o meu nome no exif.

Perfeito, Aria! Quem realmente quiser saber de quem é a foto, sabe onde encontrar essa informação!  :ok:


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #13 Online: 04 de Março de 2012, 23:18:13
Perfeito, Aria! Quem realmente quiser saber de quem é a foto, sabe onde encontrar essa informação!  :ok:

é muitp facil o exif se perder.

pode baixar qualquer foto do facebook, google images etc...

em 98% dos casos o exif não está incluso.


Eu também tenho minha metadata feita, mas não adianta em nada... serve mais pra organização do que divulgação ou "registro de patrimonio"


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #14 Online: 04 de Março de 2012, 23:50:51
Nas minhas fotos eu coloco assinatura. Se nos quadros tem, pq não nas fotos?

Em um quadro, até para assinar, o cara tem que ter talento, pois inclusive nos quadros, já vi muita obra linda, ser destruída porque o pintor mandou ver em uma assinatura grande e mal feita!