Autor Tópico: Fotometro da Praktica MTL 5B  (Lida 2207 vezes)

Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 02 de Março de 2012, 16:35:29
 To com umas duvidas aqui, aparentemente o fotometro não varia de acordo com o asa selecionado na camera, ou seja, tá como se na mesma abertura um ISO 12 (que é o menor da camera) precisasse e tivesse a mesma exposição a luz que selecionando um ISO 1600... ou eu entendi muito mal a relação de velocidade, abertura e iso ou tem alguma coisa errada...
 Fora isso, eu já não entendo muito bem o fotometro dela, é só a agulha... eu deveria fazer uma avaliação da simetria dela e ver se ela está a 3/4 pra cima do meio então seria velocidade1/500? Por que não simplesmente por ali um valor?

 :ponder: :ponder:


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2012, 22:27:26
Embora voce não esteja sendo muito claro na sua pergunta, vou responder sobre aquilo que eu entendi. O fotometro de qualquer camera, incluindo a Praktica MTL 5B, tem que sofrer alterações quando voce altera o ISO.
Os parametros: abertura, velocidade e ISO são variáveis que irão determinar a exposição correta.
Voce já deve ter ouvido falar do Sunny 16. É mais ou menos assim: ISO 100, velocidade 100 ou 125 e abertura 16. Se voce alterar o ISO para 200, para se ter uma exposição correta, voce precisa alterar a velocidade para 250 ou voce altera a abertura para 22 (muitas lentes não tem esta abertura).
Então a combinação ideal seria: ISO 200, velocidade 250 e abertura 16 ou
ISO 200, velocidade 125 e abertura 22.
Se a agulha do seu fotometro não está se movendo quando voce muda o ISO, o fotometro está com problema. Também pode ser problema na bateria.
Se o fotometro estivesse funcionando normal, a combinação para uma exposição correta seria quando o ponteiro do fotometro estivesse bem no centro dos sinais (+) e (-).
Espero ter ajudado.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2012, 03:23:59
ajudou sim, o que eu queria saber e pergunta não saiu muito bem era se o ISO não alterar a marcação do fotometro era uma falha e qual a posição certa do ponteiro pra uma boa exposição...
Sobre essa ultima duvida, pensei que o ponteiro serviria pra indicar a velocidade a ser usada, como o fotometro de led da minha OM-10, o certo seria em toda foto o ponteiro ficar no meio, para isso alterando as configurações como abertura e velocidade?


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2012, 13:52:35
Exatamente.  O ISO precisa ser o mesmo do filme que voce estará usando. Determine uma velocidade que atenda o seu propósito. Lembre-se que uma velocidade de 60 para baixo é extremamente vulnerável a tremidas. Se voce for usar estas velocidades o ideal seria montar a camera num tripé. Determine uma velocidade razoável, por exemplo 250. Vá girando o anel de abertura até que a agulha do fotometro fique no meio (entre o sinal + e o sinal - ). Quando a agulha ficar bem no meio, a exposição estará correta e a foto com certeza sairá perfeita.
Nakinha.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 04 de Março de 2012, 13:24:36
Valeu, explicou tudo que eu precisava saber... :clap:
Só tem que eu vou ter que manda-la de novo para a técnica então, ele não responde a modificação de ISO nem de velocidade... mas ainda está na garantia...
Só mais uma pergunta, pra que servem as opções auto e manual na lente? Sei que é em relação ao diafragma já estar na abertura selecionada antes da execução da foto, mas quais são as vantagens de ser ou não assim, pra que seria bom eu usar uma ou outra configuração?