Autor Tópico: Pentax SL - fotômetro externo?  (Lida 2482 vezes)

Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Online: 02 de Março de 2012, 18:22:47
Pessoal, meu Pai sempre gostou de fotografia e, quando era jovem, comprou uma Pentax SL usada. Quando eu era adolescente, ele deixou a máquina e um livro de fotografia comigo. Foram minha escola. :worship:

Descobri na internet que ela deve ter sido fabricada por volta de 1965. Seria uma versão simples da Pentax Spotmatic.

Bem, muitos anos depois, cá estou com a máquina que usei para aprender o basicão. Aqui, uma foto da vovó:



Levei para uma manutenção, pois o espelho estava travando. Problema resolvido, tirei algumas fotos para testar e fiquei satisfeito com o resultado!



Em minhas pesquisas, descobri que havia um fotômetro externo para essa máquina, que poderia ser acoplado em um slot do dial de velocidade. Seria o equivalente e uma prioridade de velocidade!

http://whitemetal.com/pentax/ap_ccem/index.htm

Minha pergunta: será que vale a pena procurar um fotômetro desses? Mesmo que eu encontre, será que ele ainda forneceria leituras corretas, mesmo décadas depois? Fiquei pensando se o material de dentro do fotômetro não se desgastaria. :ponder: Em caso afirmativo, será que seria possível recuperar?

PS: por enquanto, estou usando um fotômetro de iPhone. Que paradoxo!  8-)

Obrigado a todos, um abraço.
D600 - E-M10


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2012, 18:33:07
não sei sobre o fotometro, mas gostei da foto!  :ok:






Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 02 de Março de 2012, 19:45:04
Obrigado, Lucas! :ok:
D600 - E-M10


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #3 Online: 02 de Março de 2012, 22:07:40
Prezado Kokimoto,
pelo que eu pude notar pelas fotos daquele link, o fotometro não é nada diferente dos fotometros de mão que existem aos montes por aí. A diferença é que este fotometro fica acoplado na camera e quando é feita a escolha da velocidade para fazer a medição, a camera já fica com esta velocidade selecionada. O restante é tudo igual. Voce seleciona o ISO ( que está na parte de baixo do botão de velocidade ) e o fotometro indica a abertura ideal.
Se voce está pensando em comprar um igual a este, eu acho que a chance de voce não encontrar é de 99,999999999%
Compre um fotometro de mão e seja feliz!
Nakinha.

Obs: Gostei da foto.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #4 Online: 04 de Março de 2012, 16:30:35
Nakinha, isso mesmo! É um fotômetro qualquer, mas que "veste" na máquina. Quando era adolescente, usava um fotômetro de "pescoço" como você sugeriu. É uma boa solução, mas fiquei com vontade de ter o original apenas porque era um acessório da câmera. Sabe aqueles calhambeques de coleção, que a gente quer inteirinho original? :D

Mas andei fuçando e está difícil mesmo de achar. Olhei uns fotômetros de mão nas lojas e hoje só acho daqueles modernos, de luz incidente e refletida, então são caríssimos! hehehe. Pelo jeito, vou continuar de iPhone mesmo. :hysterical:

Obrigado pessoal.  :ok:
D600 - E-M10


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Março de 2012, 17:01:54
Nakinha, isso mesmo! É um fotômetro qualquer, mas que "veste" na máquina. Quando era adolescente, usava um fotômetro de "pescoço" como você sugeriu. É uma boa solução, mas fiquei com vontade de ter o original apenas porque era um acessório da câmera. Sabe aqueles calhambeques de coleção, que a gente quer inteirinho original? :D

Mas andei fuçando e está difícil mesmo de achar. Olhei uns fotômetros de mão nas lojas e hoje só acho daqueles modernos, de luz incidente e refletida, então são caríssimos! hehehe. Pelo jeito, vou continuar de iPhone mesmo. :hysterical:

Obrigado pessoal.  :ok:

Acho que encontrei o paralamas para o seu calhambeque. O lugar que vou te mostrar é super confiável, gente do ramo e eu mesmo já comprei de lá várias vezes. Está nos EUA.

Você prefere que te mande o link por mensagem privada aqui no forum ou no seu email? Se neste último, passe o endereço.

-----------------------------------

editando para dizer que....

Estou enviando o link por MP.
« Última modificação: 04 de Março de 2012, 17:09:41 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Março de 2012, 17:15:20
O link já foi enviado.

Outra coisa. Às vezes, o site fica um pouco instável no final de semana. Talvez manutenção, sei lá. Um pouco de paciência e dá tudo certo.
-22.352971,-48.775582


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2012, 19:10:53
Caramba, Braga! Valeu!! Vou entrar em contato com eles.

Muito obrigado mesmo!! :ok:
D600 - E-M10


Willopes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #8 Online: 21 de Março de 2012, 17:29:52
Kokimoto, bela camera... Rapaz eu ví um desses anunciado em um corpo Pentax SV no ML. QUanto ao estado o cara em disse que tava tudo ok. Agora é pagar pra ver literalmente.

Link

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226113550-maquina-fotografica-antiga-pentax-meter-asahi-sem-reviso-_JM