Olha, é por aí.
Segmentar e saber qual é seu cliente é básico.
É muito difícil ter foco em três tipos de público em serviço e com equipe pequena.
Agora, estamos realmente querendo formar profissionais e coloca los em eventos com comprometimento menor ou grau de exigência menor é interessante.
Não preciso de consultoria para isto, sou auto didata, e uso minha experiência e histórico para classificar turmas, inclusive esta classificação serve para remunerar o consultor.
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Nos meus pensamentos, a justificativa vai por isso tudo que o pessoal já postou, mas olha só:
- Faculdade hoje virou caça-níqueis tb e vc não pode esperar muita coisa dos formandos delas (estou falando da realidade do RJ, não sei como é nos outros estados).
- Por ter virado caça-níqueis, vc encontra o pobre esforçado que estuda até uma hora da manhã e trabalha igual a um cão o dia todo, não há como ele se ligar na importância simbólica do evento, ele só pensa em terminar "aquilo" e partir para outra para ver se melhora o din-din no fim do mês e obtém o retorno do investimento o mais cedo possível, na teoria de Maslow ele está correndo para sobreviver ainda.
Então sobram as faculdades do povo abastado, ou daqueles nem tão abastados mas que por grandes méritos próprios entraram neste tipo de faculdade (Medicina, Odontologia, Boas Faculdades de Direito e algumas Engenharias), esse povo abastado, tem capacidade de observar e valorizar um bom trabalho, aqueles que não são abastados mas estão nestas faculdades serão forçados a aceitar um bom trabalho (mesmo que tenha que parcelar em 50 vezes).
Sobram também formaturas militares, que são normalmente cercadas de pompa-e-cirunstância e que são um bom nicho a ser explorado também.
Em suma, somando isso às considerações dos colegas acredito que é um típico problema de marketing chamado segmentação do mercado e comuníssimo na fotografia.
Se teu trabalho é classe A, vc vai ficar nestas faculdades "top" nos cursos "top", e não adianta tentar ganhar escala pois a relação entre faculdades top x cursos top de tais faculdades é pequena mesmo.
Nos anos 80, as empresas adotaram a diversificação de mercados para atender a fatias de mercado diferentes, de modo que se vc tem uma empresa estabelecida. Nos anos 2000 a onda foi a personalização em massa, tá cheio de exemplos do mundo corporativo que tentaram resolver estas questões, mas o mercado evolui e o modelo de negócios deve mudar tb.
Fazendo um exercício imaginativo simples e sem compromisso algum agora, só para exemplificar. Se eu fosse empreendedor e visionário (coisa que não sou e vcs vão logo perceber disso), eu poderia, traçar o seguinte plano de negócios:
1 - Identificar faculdades x cursos top
2 - Identificar faculdades que possuem características específicas onde os formandos poderiam apreciar uma qualidade diferenciada (mas não são faculdades e curso top, i.e ou a faculdade ou o curso é top, ou msm não sendo o curso pode levar os formando a uma visão crítica que favoreça um trabalho diferenciado)
3 - Faculdades de massa
Respostas:
1- Faculdades x Cursos Top
- UNICAMP - Medicina, Odontologia e Engenharia
- UFPE - Engenharia
- USP - Medicina, Física, Engenharia, Odontologia
- PUC - Economia, Direito, Odontologia
- UFRJ - Medicina, Engenharia, Odontologia, Direito
- UFF - Medicina, Odontologia
Militares
- AMAN
- IME
- ITA
2 - Faculdades específicas
- Mackenzie - Enegenharia, Administração
- ESPM - Propaganda
- IBMEC - Administração
3 - Massa
- Univercidade
- Estácio de Sá
** Isto é só um exemplo baseado nos meus sentimentos e eu chutei os nomes de muitas faculdades x cursos, não há intenção de zoar com ninguém!
O Interessante é que vc poderia ter uma empresa (ou três) atuando em ramos diferentes produzindo um trabalho diferente e com uma participação do mercado muito maior, acho legal ter 3 empresas e uma de treinamento para ter sempre gente nova entrando na empresa que atende o mercado de massa (vai ter alta taxa de rotatividade profissional, mas vc estará alimentando o mercado de concorrentes qualificados que não vão pegar sua "galinha dos ovos de ouro", i.e. mercados 1 e 2).
Então a empresa de treinamento, treina (óbvio!) os fotógrafos novatos e os emprega na empresa que atende a base da pirâmide (mercado 3), se os fotógrafos desenvolverem um trabalho diferenciado, eles podem então ser passados para as empresas que atendem os mercados 1 e 2, veja que o mercado 2 não necessariamente irá querer o que o mercado 1 aceita, imagino que este mercado seja mais focado na diferenciação além da excelência na execução do trabalho, que me parece ser mais o caso do mercado 1, por se tratar de um mercado de faculdades mais tradicionais e que tem um compromisso com o legado que arrastam, p.ex. é comum vc encontrar numa família 2 ou 3 gerações de médicos e odontólogos ou militares, isso é tradição familiar e provavelmente não seria legal entregar um produto semelhante ao que você entregaria para um formando da ESPM em propaganda, os quais normalmente buscam rompimento com tais "legados" e onde não é tão comum vc encontrar longas linhagens de publicitários em uma mesma família, até porque é uma formação recente.
Como pregam os papas do pensamento estratégico existem 3 formas básicas de uma empresa atuar:
- Excelência operacional;
- Liderança em produto;
- Intimidade com o cliente.
No meu ponto de vista cada um dos nichos de mercado precisará de uma empresa com DNA diferente e focado em uma destas opções estratégicas, por exemplo:
Para o mercado 1 - Liderança no produto
Para o mercado 2 - Intimidade com o cliente
Para o mercado 3 - Excelência operacional
É por isso que o profissional que sai do mercado 3 não consegue roubar clientes dos mercados 1 e 2.
Abraços
Primo
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