Autor Tópico: Formatura - Por quê é tão ruim ??  (Lida 10597 vezes)

proenca.spo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.393
  • Sexo: Masculino
  • Siga na direção da Luz!
    • Flick Proença
Resposta #45 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 16:23:16
Deixa eu compartilhar algumas experiencias, como cliente..
  :ok:

Quando me formei, o cara vendeu um álbum com 12 fotos, R$ 750,00, aquelas fotos de entrega de canudo e tal, fala pra vocês, Hoje analisando as fotos, Ughh que fotinhos maus tiradas, sobra, escuras, zuadas.....

Foi um momento de oportunista, na minha opinião, tirou proveito, e prestou um serviço péssimo, devido a vários fatores, muitas pessoas para fotografar, tempo, ambiente, etc...

A Outra, foi quando minha filha nasceu, mas deixaram um quadrinho 20cmx15cm no quarto, R$ 50,00 Qualidade horrível de tudo, Outro oportunista emocional, se aproveitando do momento, se fosse uma foto legal, bacana até pagaria, mas sem qualidade nenhuma desde a moldura até o papel da foto..

Eu acho que esse tipo de profissional vive de oportunismo, Tipo, É agora ou Nuca, quer ou não quer? Pra depois não tem... E pronto..

Um outro, quando casei, tinha um cara filmando na mesa do Juiz, todo o momento, e o nosso fotografo batendo as fotos, e o outro que eu nem conhecia filmando....

Eu to la saindo do cartorio com minha esposa, la vem o Cara, "Tem um minuto, pode me acompanhar" me levou até o carro e "play"  "E ai, gostaram"? Eu fiquei pensando...... (que M é essa) " Faço pra você por R$ 390,00, quer? EU Não.....Vai pra levar R$ 350,00.....E foi foi mas não comprei...

Gravação mau feita, horrível mesmo....  Oportunista mesmo esse são os "prostitutos" da categoria, Como tem em todas as áreas...

Bom enfim, neste caso o dinheiro fala mais alto na maioria dos casos.



Marco Proença
Canon t2i Rebel
50mm 1.8 - 18-55mm - 55-250mm


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #46 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 20:27:22
Portela 2011 Sim, a segmentação por renda não é o único meio, como vc falou mas eu precisava ser breve , e evidentemente não consegui.

Acho que quando vc segmenta por renda vc já corta naqueles que podem pagar o melhor (se quiserem) daí você fatia por classes e depois entram fatores subjetivos que eu tentei deixar alguma referência no texto a tais fatores. Na atualidade há meios bem interessantes que são baseados no comportamento das pessoas, mas para simples mortais como nós termos acesso a isso teremos que pagar uma pequena fortuna a alguma empresa para fazer tais análises e nos fornecer extratos de seus dados de BI, ou seja teríamos que pagar para ter uma informação, mas esta informação não nos daria nada se não soubéssemos utilizar, acho que para uma empresa do ramo fotográfico, fica mais fácil (e barato) partir para estas segmentações tradicionais ou pedir uma ajuda no SEBRAE, pois eles podem fornecer muitas informações que são caríssimas pois o governo subsidia.

Com relação a segmentação eu sou considerado baixa renda, mas junto dindin há um tempão para comprar minhas lentes L.

sergiotucano
Com relação as cerimonias militares, eles possuem serviços de comunicação, mas nas formaturas (AMAN, ESPECEX, EscAdmEx, IME, ITA, EPCAR, etc...) cada um pode contratar seus próprios fotógrafos para registro, acho que este nicho pode ser muito bom, pois normalmente são formaturas com pompa, de dia ( :-) ), todo mundo fica quieto e normalmente quem está ali ralou um bocado e vai dar valor a conquista que o momento representa.

proenca.spo
No nascimento da minha filha eu fui para a sala de parto com minha câmera e sentei o dedo, ficou melhor do que as fotos que vi das pessoas que contrataram fotógrafos de ocasião, eles são terríveis.

Minha filha foi se apresentar no balé, e eu tive que comprar um pacote de fotos pois disseram que os caras eram isso e aquilo e eu não poderia contratar uma equipe por minha conta, de qq forma levei minha 100-400 e como fiquei sentado há 4 fileiras de distância do palco e bem no meio do teatro, tirei fotos maravilhosas, closes das expressões, etc, quando vi as fotos da equipe quase chorei (de raiva), nada melhor do que um fotógrafo privado, mesmo que seja um pai coruja, essa foi minha conclusão.

Cara tinham erros horríveis. Quando todos os que se apresentavam olhavam para a esquerda, em um quadro que demorou pelo menos 3 minutos, os infelizes tiraram "todas" as fotos por detrás das pessoas! apontando para onde? para a frisa do Teatro! Nem gosto de lembrar.

Abraços
Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


zerobertomk

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
  • aprendendo a desenhar com a luz
Resposta #47 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 11:47:44
Ano passado fiz uma formatura pequena em uma escola e como tbm pensava assim iguais a alguns amigos citarão acima não via problema em cada um que quisesse levasse seu equipamento para que não dizesses que estava forçando a compra das fotos como ainda sou iniciante no ramo. Então no inicio do evento quase não tive problema com as maquinas que via um flash ou outro mais naum me atrapalho mais do meio pra frente tudo começo a ficar mais dificil, pois um monte de pessoas naum tem simancou nenhum passam na sua frente e fora alguams fotos q os flash rebateram e ainda tinha atenção dos fotografados que viãm outras maquinas e quando ia ver a foto naum estavam olhando para o lugar cert kkk... apesar de todo esse enredo tudo acabou bem e tirei otimas fotos mais nesse ano tertarei consentizar o pessoal a naum levar ou respeitar pelo menos a hora da cerimonia depois se quiserem esta liberado, naum acho que os  fotografos que proibem as maquinas estaum errados, pois dependendo do momento perdermos fotos que seriam defeitas, por causa do abelhão que se simancou nenhum toma a cena

Quando eu penso que já sei alguma coisa ...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #48 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 13:41:28
Ano passado fiz uma formatura pequena em uma escola e como tbm pensava assim iguais a alguns amigos citarão acima não via problema em cada um que quisesse levasse seu equipamento para que não dizesses que estava forçando a compra das fotos como ainda sou iniciante no ramo. Então no inicio do evento quase não tive problema com as maquinas que via um flash ou outro mais naum me atrapalho mais do meio pra frente tudo começo a ficar mais dificil, pois um monte de pessoas naum tem simancou nenhum passam na sua frente e fora alguams fotos q os flash rebateram e ainda tinha atenção dos fotografados que viãm outras maquinas e quando ia ver a foto naum estavam olhando para o lugar cert kkk... apesar de todo esse enredo tudo acabou bem e tirei otimas fotos mais nesse ano tertarei consentizar o pessoal a naum levar ou respeitar pelo menos a hora da cerimonia depois se quiserem esta liberado, naum acho que os  fotografos que proibem as maquinas estaum errados, pois dependendo do momento perdermos fotos que seriam defeitas, por causa do abelhão que se simancou nenhum toma a cena

Desculpe-me a franqueza, mas sem vírgulas e ponto final fica difícil compreender. Eu li umas duas vezes e não entendi muito bem qual é o problema, na real, qual a tua posição perante a discussão presente, sobre fotografar uma formatura.


zerobertomk

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
  • aprendendo a desenhar com a luz
Resposta #49 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 16:39:27
tem razão nobre amigo, viajei mesmo e pressa e nem penseio nisso mesmo,

entaum minha opinião foi dada por causa dessa mensagem que li, naum que critiquei cada um tem sua opinião, mais só quis conta a experiencia que tive:




Senhores, o fotógrafo contratado passa a ter a propriedade da igreja ou do cerimonial? entendo perfeitamente que o profissional contratado deva ter um tratamento diferenciado para que o seu trabalho, e o resultado entregue ao contratante, seja o melhor possível. Mas, isto não tira dos demais os seus direitos. Vale lembrar que um contrato não está acima das demais leis do pais. Entendo que o proprietário de uma casa pode estabelecer regras aos presentes, inclusive impedindo a entrada de máquinas fotográficas, da mesma forma que não permite a entrada de animais ou de pessoas sem camisa, mas o fotógrafo contratado impedir a entrada dos demais?!?! me parece absurdo. Será que o estrelismo faz com que a visão das pessoas fique destorcida e a realidade, para eles, passe a ser outra? quem sou eu para dizer o que é certo ou o que é errado, em fotografia principalmente, afinal sou apenas um amador empolgado que não tem 3 meses de foto no currículo, ou melhor, no caderninho de anotações, mas acho pouco provável que este ou aquele fotógrafo, ainda que um puta profissional, com resultados maravilhosos, como vi por aqui, possa me impedir de entrar em uma igreja e fazer minhas fotos. Ou será que as leis do pais mudaram e eu não estou sabendo?!Imagina só, não poder fazer a foto de minha avozinha, que, nem preciso dizer já deve estar "com o seu tempo no limite", e não causa o menor interesse na equipe contratada, ao ver a sua netinha se casando ou formando, com um brilho nos olhos que só a família entende, porque uma estrela de primeira grandeza está ocupando o espaço. Amigo, nem a policia me impediria de fazê-la, porque a ela não cabe tal direito, tampouco aos seguranças, pior ainda os contratados, que, vale nunca esquecer, estão ali prestando um serviço, não são os donos da festa (desculpem falar isto, parece tão cruel quanto dizer a uma criança no natal que o papai noel não existe, mas é a verdade). Sou um apaixonado pela fotografia, espero um dia saber apresentar resultados como os que vi por aqui, mas não quero nunca, NUNCA, parecer estrela, e esquecer que o direito das pessoas vale tanto quanto o meu. Isso me dá nojo.


entaum vamos recomeçar, la vai


Ano passado fiz uma formatura pequena em uma escola, eu pensava assim igual a alguns amigos citarão acima, não via problema em cada um que quisesse levasse seu equipamento, para que não dizesses que estava forçando a compra das fotos, como ainda sou iniciante no ramo.

Então, no inicio do evento quase não tive problema com as maquinas, via um flash ou outro mais naum me atrapalho, mais do meio evento até o final, tudo começo a ficar mais dificil, pois um monte de pessoas naum tem simancou nenhum, passam na sua frente e fora algumas fotos q os flash rebateram e ainda tinha atenção dos fotografados, que viãm outras maquinas e quando ia ver a foto naum estavam olhando para o lugar cert kkk.

Apesar de todo esse enredo tudo acabou bem e tirei otimas fotos mais nesse ano tertarei consentizar o pessoal a naum levar ou respeitar pelo menos a hora da cerimonia, depois se quiserem esta liberado, naum acho que os  fotografos que proibem as maquinas estaum errados, pois dependendo do momento perdermos fotos que seriam defeitas, por causa do abelhão que se simancou nenhum toma a cena.

Mais acho que os fotografos de formatura merecem seu respeito, apesar de ter um monte que são relaxados mesmo, mais se forem 100% profissionais e um trabalho danano.


valeu veio desculpe realmente fica dificil do jeito que estava se o moderador poder apagar, obrigado t+ :doh:


Quando eu penso que já sei alguma coisa ...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #50 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 18:38:57
tem razão nobre amigo, viajei mesmo e pressa e nem penseio nisso mesmo,

entaum minha opinião foi dada por causa dessa mensagem que li, naum que critiquei cada um tem sua opinião, mais só quis conta a experiencia que tive:





entaum vamos recomeçar, la vai


Ano passado fiz uma formatura pequena em uma escola, eu pensava assim igual a alguns amigos citarão acima, não via problema em cada um que quisesse levasse seu equipamento, para que não dizesses que estava forçando a compra das fotos, como ainda sou iniciante no ramo.

Então, no inicio do evento quase não tive problema com as maquinas, via um flash ou outro mais naum me atrapalho, mais do meio evento até o final, tudo começo a ficar mais dificil, pois um monte de pessoas naum tem simancou nenhum, passam na sua frente e fora algumas fotos q os flash rebateram e ainda tinha atenção dos fotografados, que viãm outras maquinas e quando ia ver a foto naum estavam olhando para o lugar cert kkk.

Apesar de todo esse enredo tudo acabou bem e tirei otimas fotos mais nesse ano tertarei consentizar o pessoal a naum levar ou respeitar pelo menos a hora da cerimonia, depois se quiserem esta liberado, naum acho que os  fotografos que proibem as maquinas estaum errados, pois dependendo do momento perdermos fotos que seriam defeitas, por causa do abelhão que se simancou nenhum toma a cena.

Mais acho que os fotografos de formatura merecem seu respeito, apesar de ter um monte que são relaxados mesmo, mais se forem 100% profissionais e um trabalho danano.


valeu veio desculpe realmente fica dificil do jeito que estava se o moderador poder apagar, obrigado t+ :doh:

Isso, com mais calma é melhor, parece que no primeiro post estavas afobado pra escrever, como se alguém tivesse perseguindo-te, só falta melhorar o naum, colocar não mesmo... é mais fácil a leitura, afinal isso é um fórum não sala de bate papo ou msn.

Mas então, eu já formei a minha opinião a respeito. O problema geral é que a grande maioria das pessoas que são intrometidas não tem boas câmeras, e sim compactas. Normalmente quando cara tem uma DSLR, ele se comporta muito melhor do que alguém que tem um celular que fotografa, salvo algumas exceções, evidentemente que sempre há exceções.

Mas o importante é saber lidar com esses problemas. Um fotógrafo de formatura tem que ter em mente isso já e pedir licença na hora de fotografar, e se impor durante o evento.

É isso.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 23:44:18
Não lí todas as respostas, mas vou dar meu pitaco.
Eu penso que um pouco da má qualidade das fotos de formatura é culpa da comiissão de formatura. Isso mesmo, aquela formada pelos alunos.
Minha esposa se formou, em 2007, em ADM na Faculdade Adventista Paranaense, no IAP.
Mas que merda de fotos. Soube depois que os safados da comissão, não gastaram um real, nem com álbum, nem com jantar, nem com convite nem com droga nenhuma.

A lógica é mais ou menos assim:
Empresa boa, séria, que vai cobrar da comissão e dar poucos brindes x Picaretas, com free lancers ruins, que vai dar aparelho de isso e aquilo, notebook, churrasco, etc (Brindes para a comissão de formatura)

Quem fecha o contrato?

Os picaretas, lógico. Os caras da comissão geralmente são os mais malacos das classes, e tão caando e andando pros colegas. FATO.

OUTRO FATOR IMPORTANTE é a qualidade dos fotógrafos e o valor recebido pelos freelas...
Ex. Chega um fulano com uma 1d MkX, lente 2.8, bla bla bla, free lance R$ 200,00 a 300,00. Chega um com a 10d toda fudida, obturador recuperado 3x, lente 28-105 da epoca do filme ainda, que faz serviço de pedreiro durante o dia. Freelance R$200,00 a 300,00.
Não desmerecendo o equip mais antigo. Mas falta valorizar quem investe em mais qualidade.



Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 05 de Março de 2012, 23:37:29
Olha, é por aí.

Segmentar e saber qual é seu cliente é básico.

É muito difícil ter foco em três tipos de público em serviço e com equipe pequena.

Agora, estamos realmente querendo formar profissionais e coloca los em eventos com comprometimento menor ou grau de exigência menor é interessante.

Não preciso de consultoria para isto, sou auto didata, e uso minha experiência e histórico para classificar turmas, inclusive esta classificação serve para remunerar o consultor.

uote author=eprimos link=topic=64628.msg650160#msg650160 date=1330051793]
Nos meus pensamentos, a justificativa vai por isso tudo que o pessoal já postou, mas olha só:
- Faculdade hoje virou caça-níqueis tb e vc não pode esperar muita coisa dos formandos delas (estou falando da realidade do RJ, não sei como é nos outros estados).
- Por ter virado caça-níqueis, vc encontra o pobre esforçado que estuda até uma hora da manhã e trabalha igual a um cão o dia todo, não há como ele se ligar na importância simbólica do evento, ele só pensa em terminar "aquilo" e partir para outra para ver se melhora o din-din no fim do mês e obtém o retorno do investimento o mais cedo possível, na teoria de Maslow ele está correndo para sobreviver ainda.

Então sobram as faculdades do povo abastado, ou daqueles nem tão abastados mas que por grandes méritos próprios entraram neste tipo de faculdade (Medicina, Odontologia, Boas Faculdades de Direito e algumas Engenharias), esse povo abastado, tem capacidade de observar e valorizar um bom trabalho, aqueles que não são abastados mas estão nestas faculdades serão forçados a aceitar um bom trabalho (mesmo que tenha que parcelar em 50 vezes).

Sobram também formaturas militares, que são normalmente cercadas de pompa-e-cirunstância e que são um bom nicho a ser explorado também.

Em suma, somando isso às considerações dos colegas acredito que é um típico problema de marketing chamado segmentação do mercado e comuníssimo na fotografia.

Se teu trabalho é classe A, vc vai ficar nestas faculdades "top" nos cursos "top", e não adianta tentar ganhar escala pois a relação entre faculdades top x cursos top de tais faculdades é pequena mesmo.

Nos anos 80, as empresas adotaram a diversificação de mercados para atender a fatias de mercado diferentes, de modo que se vc tem uma empresa estabelecida. Nos anos 2000 a onda foi a personalização em massa, tá cheio de exemplos do mundo corporativo que tentaram resolver estas questões, mas o mercado evolui e o modelo de negócios deve mudar tb.

Fazendo um exercício imaginativo simples e sem compromisso algum agora, só para exemplificar. Se eu fosse empreendedor e visionário (coisa que não sou e vcs vão logo perceber disso), eu poderia, traçar o seguinte plano de negócios:

1 - Identificar faculdades x cursos top
2 - Identificar faculdades que possuem características específicas onde os formandos poderiam apreciar uma qualidade diferenciada (mas não são faculdades e curso top, i.e ou a faculdade ou o curso é top, ou msm não sendo o curso pode levar os formando a uma visão crítica que favoreça um trabalho diferenciado)
3 - Faculdades de massa

Respostas:
1- Faculdades x Cursos Top
  - UNICAMP - Medicina, Odontologia e Engenharia
  - UFPE - Engenharia
  - USP - Medicina, Física, Engenharia, Odontologia
  - PUC - Economia, Direito, Odontologia
  - UFRJ - Medicina, Engenharia, Odontologia, Direito
  - UFF - Medicina, Odontologia
Militares
  - AMAN
  - IME
  - ITA

2 - Faculdades específicas
  - Mackenzie - Enegenharia, Administração
  - ESPM - Propaganda
  - IBMEC - Administração

3 - Massa
  - Univercidade
  - Estácio de Sá

** Isto é só um exemplo baseado nos meus sentimentos e eu chutei os nomes de muitas faculdades x cursos, não há intenção de zoar com ninguém!

O Interessante é que vc poderia ter uma empresa (ou três) atuando em ramos diferentes produzindo um trabalho diferente e com uma participação do mercado muito maior, acho legal ter 3 empresas e uma de treinamento para ter sempre gente nova entrando na empresa que atende o mercado de massa (vai ter alta taxa de rotatividade profissional, mas vc estará alimentando o mercado de concorrentes qualificados que não vão pegar sua "galinha dos ovos de ouro", i.e. mercados 1 e 2).

Então a empresa de treinamento, treina (óbvio!) os fotógrafos novatos e os emprega na empresa que atende a base da pirâmide (mercado 3), se os fotógrafos desenvolverem um trabalho diferenciado, eles podem então ser passados para as empresas que atendem os mercados 1 e 2, veja que o mercado 2 não necessariamente irá querer o que o mercado 1 aceita, imagino que este mercado seja mais focado na diferenciação além da excelência na execução do trabalho, que me parece ser mais o caso do mercado 1, por se tratar de um mercado de faculdades mais tradicionais e que tem um compromisso com o legado que arrastam, p.ex. é comum vc encontrar numa família 2 ou 3 gerações de médicos e odontólogos ou militares, isso é tradição familiar e provavelmente não seria legal entregar um produto semelhante ao que você entregaria para um formando da ESPM em propaganda, os quais normalmente buscam rompimento com tais "legados" e onde não é tão comum vc encontrar longas linhagens de publicitários em uma mesma família, até porque é uma formação recente.

Como pregam os papas do pensamento estratégico existem 3 formas básicas de uma empresa atuar:
- Excelência operacional;
- Liderança em produto;
- Intimidade com o cliente.

No meu ponto de vista cada um dos nichos de mercado precisará de uma empresa com DNA diferente e focado em uma destas opções estratégicas, por exemplo:
Para o mercado 1 - Liderança no produto
Para o mercado 2 - Intimidade com o cliente
Para o mercado 3 - Excelência operacional

É por isso que o profissional que sai do mercado 3 não consegue roubar clientes dos mercados 1 e 2.

Abraços
Primo
[/quote]


Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 05 de Março de 2012, 23:48:42
As comissões querem cada vez mais brinde e vantagens, não conosco.
Não tencionamos trabalhar com escala e não vivemos somente disto, logo nào compramos ninguém.
Também remuneramos de forma diferenciada: por câmera, lente, aproveitamento, estúdio, coordenador equipe e também para quem não presta este verá suas fotos numa tv de 52 polegadas e só com muita cara de pau pegará seu dinheiro que estará a sua frente .


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 06 de Março de 2012, 23:53:27
As comissões querem cada vez mais brinde e vantagens, não conosco.
Não tencionamos trabalhar com escala e não vivemos somente disto, logo nào compramos ninguém.
Também remuneramos de forma diferenciada: por câmera, lente, aproveitamento, estúdio, coordenador equipe e também para quem não presta este verá suas fotos numa tv de 52 polegadas e só com muita cara de pau pegará seu dinheiro que estará a sua frente .

Olá, Saldanha, tudo bem?

Não quis dizer que TODAS as empresas façam maracutaia com as comissoes, especialmente a sua, longe disso! :ok: :ok:
É que aqui na minha cidade (Maringá-PR)  vejo muito isso, por isso citei esse fator. E também, não sei como é na sua região!
Quanto À forma que vc usa para pagar seus freelas, parabéns, isso é raro, porque a situação que citei, eu já vi e viví... fotógrafo tosco ganhando o mesmo que os caras bons.


Abraço, desculpe se insinuei que sua empresa age dessa forma!