Autor Tópico: S5100, Z2, Z3?  (Lida 2492 vezes)

Rick

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 07 de Fevereiro de 2005, 16:45:25
Pessoal,

Sou novo no fórum e já dei uma olhada e vcs estão de parabéns pela ajuda aos novatos e dicas experientes para os mais avançados.

Como novato e querendo aprofundar meus conhecimentos em fotografia, gostaria de saber qual dessas devo adquirir, lembrando que a grana tá curta, por isso relacionei essas que parecem ser as melhores em custo beneficio.

Alias, li que todas essas cameras tem controles manuais, o foco e a abertura de todas podem ser controladas direto em aneis na lente ou são feitas através de comandos? Se são feitas através de comandos como eu vou trabalhar? Olho um  pouquinho, trago a camera até a mão, tento uma nova regulagem e volto a olhar a imagem?
 :blink: *Desculpem se falei alguma besteira nessa pergunta.

O preço da S5100 é meio que tabelado por aqui, por volta de 1200... alguém foi ao StandCenter esses dias? Esse preço já abaixou? Agora que vai passando carnaval e festas é capaz de abaixar.

Alias... viram que todos os fretes da BH aumentaram? (eu ia tentar trazer um powerbook e sempre pesquisava) Sacanagem c/ o povo sofrido do lado de cá.

A ocasião é muito nobre, em breve vou ser pai e quero ter as melhores fotos, rs.

É isso.

Abraços,
Ricardo

 
« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 22:56:30 por Rick »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2005, 17:27:32
Nessas opçòes eu iria de minolta. Se der olhe as Panasonic tbm que são muito boas.
Leias os tópicos: Cabeça cheia de ruídos
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2005, 17:31:56
Minha sugestão é Panasonic.

Leonardo que me desculpe, mas acho que as Minolta, apesar de serem boas, tomam uma pequena surrinha das "FZs"
 :P

 
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2005, 17:37:58 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Rick

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2005, 18:58:10
Li o artigo que o Leo mandou e as Panassonic acabaram ficando de fora da minha lista, em media saem 500 reais mais caro que uma Fuji S5100 e Minolta Z2.

Alias, estudando bastante percebi que essas 2 atenderiam minhas necessidades.

Sendo:

Fuji - trabalha c/ RAW e grava vídeo c/ som (pouco relevante), mas em contraposição possui maior ruído e lentes não tão boas.

Minolta - Não exporta para RAW e não grava vídeo c/ som, mas tem conjunto de lentes melhor e menos ruídos.

Pelos calculos a Minolta ainda acaba saindo mais barato porque já vem c/ pilhas recarregaveis, diferente de sua concorrente (aqui no meu critério) Fuji. (diferença minima, acredito que em volta de R$100,00)

Trabalho c/ Photoshop, mas voltado para WEB, esse formato RAW proporciona uma qualidade melhor de imagem de saída, é isso? Pelo que eu entendi nas pesquisas ele é equivalente a um TIF.

E ainda contínuo c/ a dúvida que postei acima, sobre o trabalho manual:

Alias, li que todas essas cameras tem controles manuais, o foco e a abertura de todas podem ser controladas direto em aneis na lente ou são feitas através de comandos? Se são feitas através de comandos como eu vou trabalhar? Olho um pouquinho, trago a camera até a mão, tento uma nova regulagem e volto a olhar a imagem?
 *Desculpem se falei alguma besteira nessa pergunta.

Abraços e obrigado,
Ricardo
« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 22:56:57 por Rick »


Rick

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2005, 19:01:29
Ah, esqueci:

Ambas possuem (EVF), pelo que entendi é o visor e da as coordenadas de luz, foco, etc. (vc vê o que vai ser fotografado).

Desculpem, sou bastante leigo, o pouco que sei e que vivi aprendi em aulas muito mal ministradas em minha faculdade de Publicidade.

Abraços,
Ricardo


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2005, 19:29:26
Citar
Alias, li que todas essas cameras tem controles manuais, o foco e a abertura de todas podem ser controladas direto em aneis na lente ou são feitas através de comandos? Se são feitas através de comandos como eu vou trabalhar? Olho um pouquinho, trago a camera até a mão, tento uma nova regulagem e volto a olhar a imagem?
 *Desculpem se falei alguma besteira nessa pergunta.
Exatamente, os ajustes são feitos por menu, e pra isso terás de apertar alguns botões no processo... Infelizmente poucas câmeras de lente embutida possuem recursos como ajuste mecânico de foco e zoom por anel na lente. Nas Panasonic FZ15 e FZ20, ao que parece o anel de foco é "by wire" (a FZ3 não tem anel de foco). Na S5100 e nas Z1/Z2, é tudo só por menu mesmo. Mas pegando o jeito, não é nenhuma tortura também, antes de fazer as fotos tu já deixa a câmera com os ajustes o mais prontos possível, de forma que na hora não precise ficar navegando por menus, e sim no máximo acertando a exposição com as setas na parte traseira da máquina.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2005, 22:00:58
Pessoal, sobre esse tema, estou realmente na dúvida sobre qual câmera comprar, a Fji s5100 tem a vantagem de se achar com nota e garantia num preço quase aceitável aqui mesmo no Brasil, o que de certa forma é uma segurança a mais.

Pelo que li até agora ela tem lentes muito ruins, não é? O problema das fz e das z é que não as encontrei aqui no Brasil, pra dar uma olhada na máquinas e ter noção do preço por aqui.

Dessa forma estou tentado a arriscar uma fuji mesmo e ir juntando grana pra comprar uma outra melhor depois. Mesmo pq preciso aprender muito de fotografia ainda, mas gastar com filme e revelação estã duro.... rs
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2005, 06:42:35
Citar
Alias, estudando bastante percebi que essas 2 atenderiam minhas necessidades.

Sendo:

Fuji - trabalha c/ RAW e grava vídeo c/ som (pouco relevante), mas em contraposição possui maior ruído e lentes não tão boas.

Minolta - Não exporta para RAW e não grava vídeo c/ som, mas tem conjunto de lentes melhor e menos ruídos.

Olá!
Tudo jóia?
Quem foi que disse que as minolta Z2 e Z3 não fazem vídeos com som?
Dê uma olhada em: Minolta Z2 Inclusive o link fala em vídeos de 800x600 pixels!!!

obs1: eu escolheria a minolta Z2 ou Z3 dentre estas q vc mencionou.
Se tiver mais $ eu iria de FZ20 Panasonic.

obs2: eu tinha feito um comentário melhor sobre o tema, mas não consta mais no post! Será que ele foi apagado?

Abraços a todos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Rick

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2005, 18:09:38
Ué, eu tinha escrito uma pergunta mas acho que sumiu.

Vendo o post do Renato, acima, vi claramente a diferença de ruído entre uma Minolta e uma Fuji.

Na verdade acho que o que vai definir minha compra vai ser o RAW.

Agluém pode me explicar a real importancia desse formato? Eu trabalho c/ publicidade e nada me impede de futuramente querer fazer alguma foto para trabalhos (inicialmente só penso como hobby) e se a qualidade de um RAW for extremamente melhor, acho que é um valor que pesa muito.

Um ex:

Nas comparações entre Fuji e Minolta fica claro o ruído, porém, se eu salvasse a foto em RAW esse ruído poderia ser menor? Ou seria a mesma coisa?

Abraços,
Ricardo
« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 22:57:13 por Rick »


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2005, 23:22:51
Tende a ser a mesma coisa.

Estou satisfeito com minha S5100. Depois dela, vai vir uma DSLR, mas por enquanto ela está sendo perfeita pra mim.
Posso dizer com grande segurança que boa parte do "ruído" que aparece nas fotos feitas em JPEG com a S5100 e devido ao seu baixo tratamento na imagem. Ou seja, de todas, ela é a camera que "maquia" menos a foto.
Ha algum tempo eu veria isso como ponto ruim, mas hoje vejo e entendo que isso é bom, pois deixa a foto mais real, menos cosmética.

Entendo que outras UZ podem ser superiores a Fuji, mas entendo que o custo/benefício delas começa a ir pro espaço, valendo muito mais a pena guardar um pouco mais o dinheiro e pegar logo uma DSLR...
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2005, 23:23:16 por mnc »


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 03:56:50
Olá!
Tudo jóia?
Eu não sei direito, mas me parece que a Fuji ocorre "esses ruídos" devido ao fato do sensor ser diferente e desta forma o "tratamento" (no modo automático, principalmente) que a câmera faz antes de gravar a foto, deixa as fotos como se estivessem com um "granulado" maior.
Tive a "oportunidade" de testar uma Fuji S7000 pessoalmente e no modo normal (quase automático, vamos dizer) ((sig. EV =0, sem flash, contraste norma, sharpness normal, sem compensação nenhuma, etc...) independente do tempo de exp. e PRINCIPALMENTE quando a foto é tirada na maior resol. (12 megapixels, ((ela é de 6 megas nativos)), ocorre o tal do ruído.
Ao mesmo tempo que ocorre um ganho (dizem que cerca de 30%), a foto de 12 megapixel tem que ser transformada em uma resol. aprox. de 7,42 megapixels para "desaparecer" o ruído.
De certa forma este ganho é bom = deixa a foto mais "real" ((principalmente para revelações)), mas os pontos parecem estar mais separados - dando a impressão que a foto foi tratada no photoshop usando o filtro unsharp mask!
Aliás, eu percebi que as Cameras da Canon "tratam" as imagens usando um tipo de "Blur" (as point shot com um blur bem agressivo por sinal = mas eu até gosto disso.. heheheh) - deixam definição e "acabam" com as texturas...  e as cameras da Fuji me parecem que usam um unsharp mask (na maioria das vezes agressivo tb!), o que preserva as texturas de um modo em geral, mas como a imagem fica entrelaçada, aumentam os ruídos e pontos de granulações.
Dá a impressão também que a S7000 em sua "medida de iso" é sempre um ponto maior do que o normal (tipo dizer que o Iso 100 numa outra câmera é "equivalente" ao iso 200 na S7000).
Bom, eu posso estar errado, mas foi o que eu consegui "absorver" da câmera.

Agora, para a sua compra especificamente, você tem que analisar o que será melhor para você, tanto no sentido financeiro, como na parte de câmeras que você quer, seja com superzoom, câmeras com ajustes manuais, cÂmeras point shot, cameras prossumers ou ainda câmeras SLRs.

Eu citei acima as minolta (z2 e z3) devido ao foco rápido! (eu particularmente adoro isso! Nada de lag no shutter!!! hehe é questão de apertar o botão e pronto).
E sobre a S5000 ou S5100 eu nunca usei e por isso, não posso te dizer das vantagens e desvantagens (mas tem um tópico muito bom feito pelo Ivan, na parte de análise das câmeras digitais que dá para vc ter uma idéia se a câmera é ideal para você ou não).

Espero ter ajudado um pouco mais (se vc ficou mais confuso, acho que ajudei.. hehehe).

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 11:31:17
Renato as questões do ruído estão comentadas nos meus dois artigos sobre o assunto na biblioteca do conhecimento.
As Fuji realmente tem mais ruído real no sensor, principalmente o super CCD HR que chega a ser trágico o nível de ruído, destruíndo completamente a image.
A Canon realmente tem sido muito agressiva nos tratamentos de ruído o que tem comprometido a qualidade de seus equipamentos, assim como a Minolta começou a fazer atualmente.
Nesse ponto eu gosto do trabalo que a Panasonic vem fazendo (reduzindo os níveis de ruído real no sensor e não só via software) e que a Fuji fez nesse novo super CCD SR II que tem uma curva de rendimento bem interessante tbm, ou seja, enquanto as outras marcas (que dependem mais da Sony) estão trabalhando ruído em termos de software as marcas que tem produção independente de sensores tem feito um trabalho concentrado em cima dos dispositivos de hardware, apesar de a Fuji ainda estar muito atrás neste quesito  perde inclusive para a Sony em termos gerais) me parece que estes novos super CCD SR estão com resultados bem interessantes em termos de ruído.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.