Autor Tópico: Ajuda - Canon SX150 IS  (Lida 21181 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #30 Online: 17 de Março de 2012, 12:41:49
Boam Dia pessoal,

Na quinta  - feira recebi minha CANON SX150IS.

Feliz com a nova aquisição e afoito para testar os recursos disponiveis no equipamento, lancei-me a fotografar tudo que encontrei para frente. Confesso que fiquei satisfeito com os resultados obtidos, fotos nitidas, boa estabilização, o superzoom é fantástico, fiquei realmente satisfeito.

OBS: claro que tudo isso no modo automático, preciso apronfundar meus conhecimentos para utilizar todos os recursos das maquina.

Porém, após pouco tempo de uso as PILHAS deram o primeiro sinal de cansaço, mas considerando que era as pilhas que estavam na maquina, e também que sempre que adquirimos um brinquedo novo gastamos muita energia mexendo nas funções, considerei normal.

Neste mesmo dia, era o dia da minha colação de grau, desta forma, deixei dois jogos de pilhas novas da marca SONY recarregáveis, prontas para hora do evento.

Entreguei a maquina no modo automático nas mãos da minha esposa, e passei a ser alvo dos cliques fotográficos.
A colação de grau teve inicio as 20 horas e termino as 22:30 hs.

Terminada a colação dirigimo-nos ao restaurante a fim de encerrar esse dia festivo.
E claro, eu estava ansioso para verificar o resultado obtido pela SX150IS, confesso que fiquei decepcionado com as fotos, porém esse resultado não muito satisfatório não se deu por conta do equipamento, e sim pelo operador do equipamento, pois minha esposa não tem nenhuma intimidade com maquinas fotográficas, até ai tudo bem.
O que mais me assustou foi o fato de que nas 02 hs e 30 min de duração da colação, foram gastos os 02 jogos de pilhas.
Assim, chegando onde queria chegar, pergunto, seria normal esse consumo de energia?

Existe algum tipo de pilhas que tenha uma duração maior?

As pilhas utilizadas foram SONY DE 2500 amperes.

Pergunto ainda, considerando que minha mãe gostou da maquina por ser de fácil manuseio, repassei a maquina para ela, e agora preciso adquirir outra para mim, dado o alto consumo de pilhas da SX150IS tenho a oportunidade de trocar o modelo, então pergunto que modelo teria na mesma faixa de preço, com desempenho parecido e com melhor performance das pilhas ou baterias?

aguardo vossos apontamentos....

Não tem pilha ou bateria que aguentem muitos cliques com flash. Flash consome muito. Nesse caso, a culpa não foi das pilhas, provavelmente. A vantagem das pilhas, é que ter pilhas extras é bem mais em conta do que ter bateria extra. mas as pilhas precisam ser BOAS. Porém, como eu disse, clicar com flash leva qualquer fonte de energia embora rapidinho!


Allisson tavares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #31 Online: 17 de Março de 2012, 12:51:53
Não tem pilha ou bateria que aguentem muitos cliques com flash. Flash consome muito. Nesse caso, a culpa não foi das pilhas, provavelmente. A vantagem das pilhas, é que ter pilhas extras é bem mais em conta do que ter bateria extra. mas as pilhas precisam ser BOAS. Porém, como eu disse, clicar com flash leva qualquer fonte de energia embora rapidinho!



Helena,

Considerando que a maquina estava no modo automático, e que o ambiente era muito bem iluminado, o flash foi pouco usado. até o momento foram tiradas 180 fotos, dessas 120 na colação de grau, onde foram utilizados 02 jogos de pilhas, ou seja, 60 fotos por jogo de pilhas.

Esse numero é normal?


E mais uma vez, haveria alguma outra opção na faixa de preço?

E desde já muito obrigado pela ajuda.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #32 Online: 17 de Março de 2012, 13:12:57
Não tem pilha ou bateria que aguentem muitos cliques com flash. Flash consome muito. Nesse caso, a culpa não foi das pilhas, provavelmente. A vantagem das pilhas, é que ter pilhas extras é bem mais em conta do que ter bateria extra. mas as pilhas precisam ser BOAS. Porém, como eu disse, clicar com flash leva qualquer fonte de energia embora rapidinho!



Helena,

Considerando que a maquina estava no modo automático, e que o ambiente era muito bem iluminado, o flash foi pouco usado. até o momento foram tiradas 180 fotos, dessas 120 na colação de grau, onde foram utilizados 02 jogos de pilhas, ou seja, 60 fotos por jogo de pilhas.

Esse numero é normal?


E mais uma vez, haveria alguma outra opção na faixa de preço?

E desde já muito obrigado pela ajuda.

Vc tem CERTZA de que na sua colação de grau o flash não disparou sempre, a cada clique? Ainda mais que a câmera estava no automático e não era vc que estava tirando as fotos...
Bem, de qualquer forma, com relação à qualidade ruim das fotos em pouca luz, não há compacta que se saia maravilhosamente bem nesse quesito.  As que se saem melhores, custam mais caro. O que se pode fazer ,é conhecer a técnica de fotografia e passar a utilizar outros modos que não o manual, e de preferência, usar tripé para evitar o uso do flash, qdo possível. Mas não adianta esperar muito dessas câmeras qdo se usa o automático. Sendo assim, na questão de qualidade, o problema não está exatamente na câmera, e sim, no usuário, hehe. Não adianta comprar outra na mesma faixa de preço e esperar que ela faça bonito no modo automático, pois não fará.
E com relação ao consumo de energia, eu realmente não sei indicar outra coisa. É preciso lembrar que vários fabricantes informam a autonomia das pilhas/bateria, em numero de cliques. mas isso sempre é bem relativo, pois vários fatores influenciam: o uso do flash, o foco (tipo de foco - single ou contínuo), o tempo que a foto é exibida no LCD (qdo a câmera tem visor EVF, fotografar através desse visor ajuda a economizar energia), e por aí vai...


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #33 Online: 17 de Março de 2012, 18:06:15
Complementando o que a Helena disse: Imagine quantas vezes a luz auxiliar de foco foi acesa, quantas vezes as fotos foram visualizadas no LCD, quantas vezes a lente se moveu devido ao mecanismo de zoom in e zoom out, isso sem contar que o modo automático tende a puxar o consumo pra cima já que ele vai alterando muitas configurações simultaneamente a cada clique.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #34 Online: 17 de Março de 2012, 18:22:24
Complementando o que a Helena disse: Imagine quantas vezes a luz auxiliar de foco foi acesa, quantas vezes as fotos foram visualizadas no LCD, quantas vezes a lente se moveu devido ao mecanismo de zoom in e zoom out, isso sem contar que o modo automático tende a puxar o consumo pra cima já que ele vai alterando muitas configurações simultaneamente a cada clique.

só para citar mais alguns fatores, rs.
e tem tbem o estado das pilhas. São velhas? Se são novas, será que são originais?

ah, lá em cima, no meu post, aonde eu disse "conhecer a técnica de fotografia e passar a utilizar outros modos que não o manual", leia-se "que não o AUTOMÁTICO", hehe.


Allisson tavares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #35 Online: 17 de Março de 2012, 19:56:50
Boa noite...

Agradeço mais uma vez os esforços de todos vcs para tentar sanar minhas duvidas e ajudar na boa escolha...

Mas considerando que gostaria de adquirir um equipamento com maior autonomia de energia e com bons recursos, continuo perdido quanto a nova escolha que devo fazer.

Assim, fui ao shopping dar uma olha nos modelos disponiveis e encontrei alguns:

Fuji S2800 r$ 500/ S2950 r$ 600/ S3300 r$ 680/ S4000 r$ 680 -

GE X500 r$ 499,00 -

NIKON L120 - 700,00

obs: todos esses modelos com alimentação a pilha.

vcs acreditam que os modelos alimentados com 04 pilhas teriam melhor desempenho?

Mas considerando a experiencia que tive com o modelo SX150IS alimentado a pilha, acredito que o melhor seria partir para um modelo a com alimentação a bateria.

A unica opções que encontrei foram os modelos:

NIKON P500 r$ 1.599,00
PANASONIC FZ47 - 1.299,00
CANON SX30IS  - 1799,00 -

Porém esses modelos estão um pouco acima de minha realidade, precisaria de algo intermediario, nao me importaria de pagar um pouco mais para encontrar um modelo com as caracteristicas da SX150IS, mas que fosse alimentado a bateria.

Vcs teriam alguma sugestão?



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #36 Online: 17 de Março de 2012, 20:04:57
Boa noite...

Agradeço mais uma vez os esforços de todos vcs para tentar sanar minhas duvidas e ajudar na boa escolha...

Mas considerando que gostaria de adquirir um equipamento com maior autonomia de energia e com bons recursos, continuo perdido quanto a nova escolha que devo fazer.

Assim, fui ao shopping dar uma olha nos modelos disponiveis e encontrei alguns:

Fuji S2800 r$ 500/ S2950 r$ 600/ S3300 r$ 680/ S4000 r$ 680 -

GE X500 r$ 499,00 -

NIKON L120 - 700,00

obs: todos esses modelos com alimentação a pilha.

vcs acreditam que os modelos alimentados com 04 pilhas teriam melhor desempenho?

Mas considerando a experiencia que tive com o modelo SX150IS alimentado a pilha, acredito que o melhor seria partir para um modelo a com alimentação a bateria.

A unica opções que encontrei foram os modelos:

NIKON P500 r$ 1.599,00
PANASONIC FZ47 - 1.299,00
CANON SX30IS  - 1799,00 -

Porém esses modelos estão um pouco acima de minha realidade, precisaria de algo intermediario, nao me importaria de pagar um pouco mais para encontrar um modelo com as caracteristicas da SX150IS, mas que fosse alimentado a bateria.

Vcs teriam alguma sugestão?

Bem, continuamos a falar que a questão das pilhas está no uso ou na má qualidade/exaustão das pilhas.  :D
mas se vc insiste que vai achar algo melhor...
Bem, eu não ficaria com nenhuma dessas fuji. Vc vai perder em qualidade de imagem. não ficaria com a GE nem Nikon tbém.
Dos modelos à bateria que vc cita, FZ47 SEM DÚVIDAS. A SX30is já saiu de linha, já existe sua sucessora, a SX40hs, que é MUUUUUITO melhor do que a SX30. E eu a comprei hoje por R$1.150,00, já com cartão de 4 GB.
Aqui no forum, o pessoal costuma comprar muito de um fornecedor que tem preços justos, é de super confiança, e nele, a Canon SX40hs sai a R$ 1.099,00, a FZ47 sai a R$ 849,00. Peguei esses preços com ele ontem, hehe.
se interessar, diz aí que eu passo o e-mail do cara. Tem até um tópico aqui no Papo Furado em qeu várias pessoas aqui do forum que já compraram com ele, relatam a confiabilidade dos negócios.


Allisson tavares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #37 Online: 17 de Março de 2012, 20:20:18
Bem, continuamos a falar que a questão das pilhas está no uso ou na má qualidade/exaustão das pilhas.  :D
mas se vc insiste que vai achar algo melhor...
Bem, eu não ficaria com nenhuma dessas fuji. Vc vai perder em qualidade de imagem. não ficaria com a GE nem Nikon tbém.
Dos modelos à bateria que vc cita, FZ47 SEM DÚVIDAS. A SX30is já saiu de linha, já existe sua sucessora, a SX40hs, que é MUUUUUITO melhor do que a SX30. E eu a comprei hoje por R$1.150,00, já com cartão de 4 GB.
Aqui no forum, o pessoal costuma comprar muito de um fornecedor que tem preços justos, é de super confiança, e nele, a Canon SX40hs sai a R$ 1.099,00, a FZ47 sai a R$ 849,00. Peguei esses preços com ele ontem, hehe.
se interessar, diz aí que eu passo o e-mail do cara. Tem até um tópico aqui no Papo Furado em qeu várias pessoas aqui do forum que já compraram com ele, relatam a confiabilidade dos negócios.


Legal Helena,

Acho que o mais prudente seria mesmo optar pelos modelos a bateria...

Acho que o preço da FZ47 interessante.

Vou fazer uma cotação com o meu fornecedor do PY, caso o valor seja superior, dai peço a vc o e-mail do fornecedor.

E mais uma vez agradeço muito a atenção dispensada.


Allisson Tavares

Obs: quanto a utilização do equipamento a pilha com certeza ele não foi bem utilizado, mas ainda assim acredito que não poderia ter durado tão pouco as pilhas... mas, acho que adquirindo uma camera a bateria terei melhor resultado e assim fica resolvida essa questão.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #38 Online: 17 de Março de 2012, 20:54:04
Não se esqueça que a autonomia de bateria é sempre menor, bem menor que a das pilhas se compararmos câmeras de mesma categoria. Acho que nesse quesito está se precipitando bastante. Já foram enumerados todas as eventuais situações que levaram as pilhas a durarem pouco, serão as mesmas com a bateria.

Agora, se você disser simplesmente que não gosta de pilhas, aí sim, pegue uma movida a bateria.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Allisson tavares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #39 Online: 17 de Março de 2012, 21:54:36
Não se esqueça que a autonomia de bateria é sempre menor, bem menor que a das pilhas se compararmos câmeras de mesma categoria. Acho que nesse quesito está se precipitando bastante. Já foram enumerados todas as eventuais situações que levaram as pilhas a durarem pouco, serão as mesmas com a bateria.

Agora, se você disser simplesmente que não gosta de pilhas, aí sim, pegue uma movida a bateria.

Estou realmente perdido...

Minhas experiencias são com cameras amadoras, do tipo sony, daquelas que as baterias duram muito, vc viaja e com duas cargas faz as fotos da viajem inteira.

Por isso no momento em que usei a CANON SX150IS considerei baixa sua autonomia.

Porém importante quanto termos a opinião de quem conhece do assunto, pois falei em bateria baseado na minha experiencia.

Ocorre que nesse caso estamos falando de cameras com maiores recursos o que consequentemente geram maior consumo de energia.

Então, voltarei a reconsiderar, e voltarei a avaliar as opções.

Baseado no seu conhecimento vc acha que as maquinas com 04 pilhas possuem maior autonomia?

Não acha que a CANON SX150IS mereceria 04 pilhas para ter maior autonomia?

Se eu escolher a PANASONIC FZ47 estarei fazendo uma boa escolha, considerando ainda que passei a considerar o requisito estético x qualidade x preço para minha escolha?


Dentre as opções considerando qualidade x preço x estética qual seria a sugestão de equipamento? como parametro de valor eu colocaria em torno de 700 a 800 R$ com o produto adquirido no PY.


Sei que a ja estou ficando um pouco chato, mas é que as duvidas são muitas, se puder ajudar, eu desde ja agradeço.


OBS: sem esquecer o desempenho das pilhas ou baterias.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #40 Online: 17 de Março de 2012, 22:30:21
FZ47 é uma boa escolha!
« Última modificação: 17 de Março de 2012, 22:30:48 por Helena Bsb »


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #41 Online: 18 de Março de 2012, 09:27:03
conforme falei antes, tenho uma SX150is, que comprei faz 1 mês

sobre a questão das pilhas, (eu tb tinha uma sony compacta com bateria antes) eu acho razoável a duração das minhas
não uso muito flash, pois estou tentando aprender a configurar ela no manual e estou ajustando a iluminação de acordo com o tempo de exposição e abertura

normalmente uso 2 pares de pilhas para uma tarde de fotos
tenho 4 pares de pilhas, mas nunca precisei usar todos eles

na câmera sony com bateria conseguia quase um dia de fotos, mas ela já me deixou na mão e na última viagem tive que comprar uma bateria extra


em relação a qualidade e configurações a Canon está dando de 10, a única coisa q sinto falta é da opção de foto panorâmica q gosto muito e era muito simples na sony (que morreu afogada no mar de Porto de Galinhas).


no caso das fotos em automático na Canon, se realmente for fazer isso, tente usar a opção que tem um coração vermelho no seletor ao invés do modo Auto, normalmente as fotos ficam melhores

outra coisa, no modo manual da canon vc pode configurar a intensidade do flash, e dessa forma minimizar ou aumentar o consumo das pilhas

qualquer outra dúvida sobre a canon pode perguntar, apesar de estar engatinhando no assunto estou começando a ler um pouco mais pra aprender





Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #42 Online: 18 de Março de 2012, 10:35:45
Isso é uma coisa importante: A Canon SX150, assim como todas as suas antecessoras, deveriam mesmo ser alimentadas por 4 pilhas AA. É algo que desde a série A da Canon já fazia falta quando todas elas possuíam controles manuais.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Reginaldoz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 18 de Março de 2012, 18:58:58
Pessoal, recebi a Canon SX130 IS. Uma pergunta: ao balançar suavemente a câmera de um lado para o outro, sinto algo solto na câmera. Não sei se são as lentes, sei lá. É algo muito discreto, mas é perceptível. Alguém que tem esse modelo de câmera sabe dizer se isso é normal?? Fiz um teste básico aqui e a câmera funciona normalmente.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #44 Online: 18 de Março de 2012, 20:56:53
Outras pessoas já relataram a mesma coisa, deve ser normal, talvez o mecanismo de estabilização da lente.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/