Autor Tópico: Iniciando em Fotojornalismo...  (Lida 4797 vezes)

BrGuedes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #15 Online: 17 de Abril de 2018, 22:13:47
Muito bom. Sou jornalista e pretendia entrar nesse ramo, também. Gostei demais das dicas.


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2018, 22:38:45
Uma boa foto, de um fotojornalista em sampa, por quanto tao pagando? Alguem sabe informar? Isso me lembrou Peter Parker ( homem-aranha ) negociando suas fotos com o editor do jornal. :D

Pois é, estão faltando relatos dessa parte.  :assobi: kkkkk

Mas é sério. Qual a paga? Essa correria toda que não permite vida social, esse negócio de a empresa não fornecer equipamento e vc ter de investir em tudo (assim como nos demais ramos da fotografia)...penso que a recompensa seja no mínimo razoável a ponto de valer a pena, não?

Ou estou sendo muito inocente?

« Última modificação: 17 de Abril de 2018, 22:40:35 por Samir »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 18 de Abril de 2018, 00:00:31

... como eu poderia INICIAR na área, tenho uma canon t2i e uma lente 55-200....!?


A camera sem problemas , mas essa lente ai NÃO vai te ajudar em nada , te sugiro uma 28-105 , 24-120 , 24-70 ... se a camera for full frame .... ( sou totalmente analfabeto em termos de canon ) ou o equivalente , como 17-70 , 16-80 , 16-55 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 18 de Abril de 2018, 00:07:16

...Minha dúvida é de como devo iniciar nesse seguimento, se devo simplesmente sair pelas ruas com o equipamento e buscar boas fotos desse tipo, ou correr atras de informações de protestos,


Voce está enganado até quanto à duvida .
Se ofereça como foca ( free lancer ) em jornais e revistas .
Se voce tiver tarimba  ( força de vontade , carisma , desenvoltura , agilidade ) obterá seus resultados . A partir deles voce poderá conseguir um emprego .
Quanto à ir atrás disso ou daquilo , um fotojornalista tem de estar com sua camera até mesmo quando vai tomar banho .

Lhe desejo boa sorte e sucesso .
Um abraço
Björn
« Última modificação: 18 de Abril de 2018, 00:16:14 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #19 Online: 18 de Abril de 2018, 11:26:44
Mas qual é a paga, gente?

Investimento em equipamento, vida social aniquilada, corre pra cá e pra lá, gastos e desgastes.

Tudo isso pra ganhar aproximadamente quanto? A resposta é desanimadora?

Estou no primeiro semestre de Jornalismo e cogito algumas áreas de trabalho. Fotojornalismo é algo que chama minha atenção (uma das coisas pelas que me interesso).

Mas se for esse martírio que estão falando aí pra no final do mês ganhar mixaria, eu tô fora...


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #20 Online: 18 de Abril de 2018, 12:06:24
Mas qual é a paga, gente?

Investimento em equipamento, vida social aniquilada, corre pra cá e pra lá, gastos e desgastes.

Tudo isso pra ganhar aproximadamente quanto? A resposta é desanimadora?

Estou no primeiro semestre de Jornalismo e cogito algumas áreas de trabalho. Fotojornalismo é algo que chama minha atenção (uma das coisas pelas que me interesso).

Mas se for esse martírio que estão falando aí pra no final do mês ganhar mixaria, eu tô fora...
Bom, tem mais um repórter fotográfico aqui (vulgo fotojornalista.... Rs).
Quanto paga depende para quem a foto foi, se foi capa, se você é CLT ou PJ, sua dedicação, sua competência e a relevância de suas fotos. Conheço gente que ganha R$1500 por mês e gente que ganha mais de R$10 mil e viaja até internacional para cobertura de eventos e acontecimentos. É igual a qualquer outra carreira. Seja bom, se dedique, estude sempre e faça networking.
O que eu acho indispensável em um fotojornalista é o domínio da técnica fotográfica. Tem que entender "a luz" e ter um raciocínio rápido para alterar as configurações da câmera. Isso porque tudo muda em centésimo de segundos em uma pauta. Você está lá, parado, esperando a coletiva de imprensa. Já fotometrou, bateu o branco. Assim que a entrevista começa, algum câmera liga uma luz forte que acaba com tudo que você "mediu". Sem rapidez, você pode perder a foto que seria a mais importante. Ou seja, você tem que estar sempre pronto. Concordo que um notebook e acesso a Internet é fundamental para enviar as fotos rapidamente para a agência, mídia ou contratante.
Quanto aos equipamentos, uma grande angular realmente é indispensável. Um flash também é muito importante, e uma 50mm 1.8 que é barata pode salvar a alma em uma situação de pouca luz, por exemplo uma manifestação de noite.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 18 de Abril de 2018, 17:33:30
Eu estudei Jornalismo mas ja fazem mais de 12 anos, e eu ja nao lembro muita coisa.

Mas uma das possibilidadesque lembro, eh buscar atento em press release de empresas, prefeituras e demais instituicoes, para ficar informado de eventos que vc possa ir atras, por exemplo, alguma pessoa importante fazendo conferencia para a imprensa, ou publica, ou inaugiracao de algo, ou feiras, ou noticias que vc possa ir atras de fotografia relacionado ao tema. Alem disso ficar atento com noticias de coisas que acontecem de surpresa como acidentes, operacoes policiais, problemas em algum hospital ou demais lugares. Bom, sua escolha depende da area que vc queira atuar, pode valer para fashion shows, celebridades, politicos, etc. E por ultimo, vc pode fazer algumas pesquisas sobre diferentes temas, ate encontrar uma questao que esteja acontecendo no pais, estado ou cidade mas que ainda nao esta chamando muita atencao, e comecar a ir em busca de fotografar o tema.

Tendo as fotos, vc escreve uma breve descricao de cada uma delas. Nao pode ter photoshop e nem muita edicao, apenas o basico de balanco de cores, contraste, nitidez, etc. E assim vai em busca de publicacoes oferecendo seu trabalho, ve quem esta interessado e quem esta disposto a pagar mais.

Em caso de eventos emergenciais, atente que tem muitos fotografos fazendo o mesmo, e o mais rapido costuma ser o que consegue vender primeiro. Entao faz as fotos que precisa, escreve a descricao, tenha uma lista de contatos de publicacoes e mande o mais rapido possivel para elas, se possivel ainda no local mesmo. Os ultimos ficam sem vender.

Isso eh o que eu lembro mas muito mal. Alguem corrija se a minha memoria estiver muito falha.

Paga mal e pode ser bem estressante, mas tem gente que gosta da adrenalina e da satisfacao de abordar os temas de seus interesses.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 18 de Abril de 2018, 17:40:58
Mas qual é a paga, gente?

Investimento em equipamento, vida social aniquilada, corre pra cá e pra lá, gastos e desgastes.

Tudo isso pra ganhar aproximadamente quanto? A resposta é desanimadora?

Estou no primeiro semestre de Jornalismo e cogito algumas áreas de trabalho. Fotojornalismo é algo que chama minha atenção (uma das coisas pelas que me interesso).

Mas se for esse martírio que estão falando aí pra no final do mês ganhar mixaria, eu tô fora...

Acho que como toda profissao, tem os independentes e os contratados, tem os que vao atras de qualquer coisa de momento para ganhar dinheiro rapido aqui e ali (de grao em grao a galinha enche o papo), e tem quem embarca em projeto que dura semanas ou meses, para depois conseguir vender como material exclusivo para alguma publicacao.

Como toda profissao, contato eh o que faz uma enorme diferenca, seguido da habilidade de garantir o trabalho que vem junto com a experiencia. O bom da faculdade eh que possibilita o inicio de alguns contatos, atraver de professores e colegas de sala. Mas nao conte so com isso.