Autor Tópico: Tamanho da imagem para impressão - Como salvar no PC? Mais um capítulo ProgRock.  (Lida 11530 vezes)

progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Olá!
Desculpe a alugação mas surge determinadas dúvidas que apesar de buscar no manual e procurar por artigos na NET não consigo esclarecer!
Minha câmera esta programada para "alta qualidade" com arquivos de 6,4MB. Tamanho da foto 182,88 x 121,92 cm que é proporcional ao formato 15 x 10 cm.
Quando vou "tentar" pois ainda estou no processo de aprendizagem, faço os cortes que julgo necessário e pronto!!
A dúvida é: Qual a medida que tenho que usar para cortar essas fotos? Vi uma tabela na internet assim:

10x15cm. - 10,2 x 15,2cm.
13x18cm. - 12,7 x 17,8cm.
15x21cm. - 15,2 x 21,0cm.
20x25cm. - 20,0 x 25,4cm.
20x30cm. - 20,0 x 30,5cm.
30x40cm. - 30,5 x 40,0cm.
30x50cm -  30,5 x 60,0cm

Portanto, teria que deixar a ferramenta "crop" nessas medidas e só cortar nesses tamanhos? Claro que nessa medida já deverá estar uma borda, por exemplo!
Olhando minhas fotos, que ainda não são muitas (por isso ainda é tempo de consertar), cada uma tem um tamanho e se for fazer um crop novamente para adequar a essas medidas, muitas delas vão ficar sem sentido. Ex: Fiz uma foto da abóboda de uma igreja e para destacar e achar que ficaria mais "bonita" os detalhes, deixei a foto quadrada.


Essa foi para ilustrar. Se eu for fazer um book (isso daqui há bastante tempo!!), teria que estar com as fotos no tamanho correto, pois se depois da pós eu "jogar" fora as originais, babau!! (ainda bem que todas as fotos estão guardadinhas em um HD externo, cruas).
Desculpe o longo texto, mas não tenho vergonha de me expor agora e não perder o trabalho amanhã.
Abraço fraterno,
Obrigado.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Veja só Porgrock. Eita nomizinho dificil esse seu, hei? :D :D
Fora o tamanho 30x50cm que deve estar errado. O resto esta correto.
Basicamente são estes os tamanhos. Alguns laboratorios tem uma diferença só em milimetros o que é aceitavel.
Os laboratorios não fazem no formato quadrado só retangular, a não ser que voce peça um serviço diferenciado o que pode acabar custando um pouco mais caro.
Uma dica para esse tamanho, que eu sempre uso é cortar quadrado e colocar em um arquivo novo retangular e mandar fazer a foto em um tamanho maior com as bordas brancas. Assim quando é copiado em papel fica as bordas brancas ai é só corta-las e pronto.
Voce não deve esquecer de colocar se for usar o PS, a resolução em 300 pixel/pol.
Quanto as bordas voce pode faze-la ou pedir no laboratorio na hora. Aqui onde moro tem de todas as cores e até mista.
Outra opção é deixar para fazer o corte no laboratorio, só que la eles não vão fazer do jeito que voce quer. Só se pedir.
Nunca corte os originais, é sempre bom deixa-los bruto.
Espero ter ajudado.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Obrigado Branco Melo! Pode me chamar de João.
Sua resposta me ajuda bastante. Obrigado pela paciência!
Abraços


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Foto original, seja JPG seja RAW, não devem ser deletadas.

Faça os cortes necessários seguindo um determinado padrão que você queira. P. ex., a ferramenta 'Sobreposição de Corte' (((ou simplesmente 'Crop', como comumente usamos))) no LR dá a possibilidade de você manter a razão original das proporções, como dá, tb, a possibilidade de corte personalizado, 1X1 (quadrado), 4X5, 8,5X11, 5X7, 2X3 e 8X6 (3X4). Caso queira uma foto com 10X15cm de lado basta cropar com a proporção 2X3. O resto pode ser deduzido por regra de três, facilmente...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
João, ótimo tópico! Isso tb sempre foi uma dúvida minha...
Como iniciante faço os crops muitas vezes manualmente e tenho certeza que quando for, se for, fazer um portifolio terei problemas...
O ideal seria redimensionar a foto para depois fazer o crop ou isso não é necessário?


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Foto original, seja JPG seja RAW, não devem ser deletadas.

 no LR dá a possibilidade de você manter a razão original das proporções, como dá, tb, a possibilidade de corte personalizado, 1X1 (quadrado), 4X5, 8,5X11, 5X7, 2X3 e 8X6 (3X4). Caso queira uma foto com 10X15cm de lado basta cropar com a proporção 2X3. O resto pode ser deduzido por regra de três, facilmente...

É isso Mr Hyde, eu criei uma pasta no HD externo e coloco todas as fotos lá (com exceção daquelas extremamente horrorosas) que eu deleto rapidinho.
Quanto as proporções isso fica fácil. O problema era que eu não pensava que um dia teria que imprimir as fotos, ou para mim ou para alguém.
Minha mulher que me deu o toque, devido a essa foto quadrada. Ela usa uma Sony W570 e edita suas fotos no Picasa e sempre corta com uma regra já pre-estabelecida. Daí deu um estralo e percebi que eu estava totalmente errado nos meus cortes.

Rafaelpg, mesmo problema meu. Eu fazia os crops no olho, cortava tudo que não gostava sem pensar nas proporções.
Abs


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Rafaelpg, mesmo problema meu. Eu fazia os crops no olho, cortava tudo que não gostava sem pensar nas proporções.
Abs

Agora como que vc tá fazendo? Porque no programa que utilizo quando seleciono o rate de 10x15 por exemplo, a grade do crop cobre pequena parte da foto já que a resolução dela é alta...Sei explicar direito não ahhahahah


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Agora como que vc tá fazendo? Porque no programa que utilizo quando seleciono o rate de 10x15 por exemplo, a grade do crop cobre pequena parte da foto já que a resolução dela é alta...Sei explicar direito não ahhahahah

Será que não é problema de configuração? Tipo, ao invés do programa redimensionar a foto, e fazer pequenos ajustes para o tamanho desejado, será que ele não esta criando um novo arquivo apenas com a área que caiba dentro dos 10x15? Deu pra entender?
Daniel

Instagram: @danacqua


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Será que não é problema de configuração? Tipo, ao invés do programa redimensionar a foto, e fazer pequenos ajustes para o tamanho desejado, será que ele não esta criando um novo arquivo apenas com a área que caiba dentro dos 10x15? Deu pra entender?

Entendi...acho que é isso...o Crop na verdade só esta criando um arquivo dentro do 10x15


Simão J.G. Alpino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Olá, pessoal. Acho que minha dúvida cabe aqui neste tópico. Eu estou voltando a fotografar depois de muito tempo parado.
Sempre fotografei com analógico, mas vendi meu equipamento e agora estou com uma digital compacta.
Selecionei minhas melhores fotos e fui fazer minhas primeiras impressões num laboratório aqui da cidade.
Qual não foi minha surpresa quando a moça me disse que teria que cortar minhas fotos pois elas estavam fora do padrão!
Fiquei chateado com isso. Com o filme fotográfico também havia uma perda, mas era muito pouca, comparada com a que cortaram das minhas imagens hoje. Queria entender isso melhor. É sempre assim mesmo na digital? Como eu posso fazer para já fotografar no tamanho e proporção corretos?
Obrigado.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Olá, pessoal. Acho que minha dúvida cabe aqui neste tópico. Eu estou voltando a fotografar depois de muito tempo parado.
Sempre fotografei com analógico, mas vendi meu equipamento e agora estou com uma digital compacta.
Selecionei minhas melhores fotos e fui fazer minhas primeiras impressões num laboratório aqui da cidade.
Qual não foi minha surpresa quando a moça me disse que teria que cortar minhas fotos pois elas estavam fora do padrão!
Fiquei chateado com isso. Com o filme fotográfico também havia uma perda, mas era muito pouca, comparada com a que cortaram das minhas imagens hoje. Queria entender isso melhor. É sempre assim mesmo na digital? Como eu posso fazer para já fotografar no tamanho e proporção corretos?
Obrigado.
Não pode, isso sempre vai acontecer por isso sempre é bom cortar e salvar como copia, nunca cortar os originais. Dependendo do tamanho ha uma perda maior ou menor.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Simão J.G. Alpino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Obrigado, Branco Melo.  :ok:
Então o lance é já fotografar pensando que vai ser preciso cortar um pouco da imagem.
O engraçado é que algumas fotos não foi preciso corte... Fiquei confuso por isso.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
João,
ótimo tópico. também estava com essa dúvida (e muitas outras)  :D


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Agora como que vc tá fazendo? Porque no programa que utilizo quando seleciono o rate de 10x15 por exemplo, a grade do crop cobre pequena parte da foto já que a resolução dela é alta...Sei explicar direito não ahhahahah

pode ser que você esteja cortando com exatos 10x15 cm... em vez disso, tem como alterar de "medida exata" pra "medida proporcional".. deixando em proporção você arrasta o retangulo de corte pro tamanho que quer mas ele não muda a proporção.. se ficar em uma medida fixa voc~e não consegue alterar o tamanho puxando as bordas.. pode ser isso que esteja errado aí..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Particularmente, normalmente não recorto nada quando trato as imagens... Sai da câmera em 3x2 e fica assim..

porém quando vou imprimir, se escolho por exemplo 13x18cm, aí sim faço o recorte de uma cópia pra mandar pra impressão. Mas o original fica no backup aqui.

Se é um caso que o tratamento peça um corte fora do padrão, como quadrado por exemplo, corto uma cópia e mantenho o formato original no backup..